Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Atualização: Campanha Almanaque Abril no Linux

Notícia publicada por brain em julho 20, 2004 12:22 PM | TrackBack


O Leitor Paulo Zambon (zast) avisa: "Uma semana após a publicação no BR-Linux da chamada sobre a campanha que promovi para termos acesso ao Almanaque Abril no Linux, enviei os comentários da comunidade para a editora deste produto e recebi a seguinte resposta: 'Agradecemos sua ajuda e esforço para que desenvolvamos o Almanaque Abril para Linux. Fique certo de que encaminhamos a proposta aos nossos superiores, para que avaliem e analisem sua sugestão, pois agora compete a
eles essa decisão.' Ainda vou entrar em contato com o suporte técnico do Almanaque Abril daqui há algum tempo. Quando tiver mais notícias, volto a informar. Agradeço a todos que participaram.
"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Wilfredo () em 20/07 14:01

Não senti muita firmeza na resposta-padrão dada pela equipe da Abril. Será que eles têm interesse 'real' em criar uma versão para GNU/Linux?


» valdo () em 20/07 14:18

Acredito que isso só irá acontecer quando eles estiverem certos de que haverá retorno finaceiro que compense a adptação.
O ojetivo do Almanaque Abril é informar, mas, de seus produtores é ganhar! Penso, porém, que isso não é uma particularidade da Abril.

Valdo!


» atha () em 20/07 16:17

Alguém sabe como é desenvolvido o dito cujo ???


» eliton () em 20/07 17:28

sinceramente eu não acredito que eles disponibilizem uma versão linux. vejo dessa forma porque a equipe deles muito provavelmente não está habituada com o linux e tampouco com programação para ele. Noutras palavras, como ter o almanaque abril sob gpl é utópico do ponto de vista comercial, creio que vamos ficar mais uma vez ao léu.


» Daniel Fonseca Alves () em 20/07 17:39

Digamos que por isso que uso software livre, pois permite que não apenas aqueles que deteêm o dinheiro façam o que bem entederem mas sim a aqueles que produzem algo de útil.
Não entederam ?
Simples, se a Abril não faz uma versão para Linux contribuamos com a Wikipedia e forçaremos(através da concorrência) que a Abril faça uma para Linux.
Precisamos somente de divulgação e uma pequeno esforço de cada um.


» Paulo Zambon () em 20/07 17:49

eliton,

Não estamos falando e nem estamos pedindo para o Almanaque Abril ser GPL. Isto nem sequer foi mencionado durante a Campanha. Para tanto existe a Wikipedia e em português http://pt.wikipedia.org . Estamos querendo sim que ele seja utilizado no Linux sem nenhuma "gambiarra" , isto é, que seus desenvolvedores o façam rodar nativamente para Linux. Também, de acordo com a "Campanha", não estamos querendo nada de graça e nem queremos dois CDs em separado (um para Linux e outro para Windows) e já deixamos claro desde o começo da mesma que (pelo menos para mim) não é um preço utópico/absurdo o que se cobra pelo conteúdo didático do Almanaque Abril. Simplesmente, repito, queremos que ele rode no Linux, e em todas as versões possíveis deste sistema operacional, sem problemas.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 20/07 18:55

Outra alternativa é alguém descobrir o formato dos dados deles e fazer um 'engine' semelhante e livre que funcione no GNU/Linux. Isso é o que normalmente é feito com um monte de coisas para as quais não surgem alternativas...


» Wilfredo () em 20/07 18:59

O problema, como disse Valdo, é o retorno financeiro. Não podemos nos esquecer que eles precisarão ter um pessoal treinado para programar em ambiente GNU/Linux. Pessoal que provavelmente terá de traduzir o código para poder usar uma das várias bibliotecas gráficas (espero que escolham GTk ou Qt) e fazer as adaptações necessárias para criar um produto multiplataforma, que exija pouco esforço paralelo em cada plataforma adotada.

Outro porém é de logística: como a quantidade de usuários de ambientes GNU/Linux é limitada, provavelmente o único meio de venda viável é pela Internet. E não sei se a Abril possui uma rede de distribuição de seus produtos própria ou usa o serviço de terceiros (como a empresa Fernando Chinaglia, por exemplo). Não sei como isso influencia a oferta e o preço de um produto vendido apenas via Internet.

Dependendo, não vale o gasto de recursos humanos e logística para desenvolver um software para uso de poucos linuxistas.

Programas comerciais para GNU/Linux já existem. Dois exemplos são o AutoCAD (para projetos nas áreas de engenharia) e o Matlab (para processamento numérico). Mas ambos existem porque há empresas e universidades -- não poucas -- que possuem redes rodando em ambientes Unix (mesmo antes do GNU/Linux) e que preferem programas rodando nativamente para esse tipo de sistema operacional. Com isso, as empresas de software têm certeza de retorno financeiro ao investir em adaptação de alguns de seus produtos para plataformas tipo Unix.

Já no caso do Almanaque Abril, o público alvo são usuários domésticos e escolas (provavelmente não muitas). E quase todo esse público usa um computador rodando uma versão do MS Windows. Usuários de MacOS e GNU/Linux são franca minoria.

Sobre a Wikipedia, é um projeto de colaboração de dados, não um projeto de referência. Para ser um projeto de referência enciclopédida, é necessário a colaboração de especialistas em várias áreas, tratando tanto de assuntos de interesse do leitor comum quanto de tópicos mais técnicos. Além disso, deve ter tópicos abrangentes bem cobertos nas áreas em que se propõe versar. E possui uma atualização regular, que ao mesmo tempo nào torne a informação nela contida desatualizada e que possa ser referida em trabalhos diversos (fonte: enciclopédia [nome], página [nnnn]/tópico [xxx], ano/edição/versão [nnnn]).

Na Wikipedia, qualquer pessoa coloca a informação que quiser e pode alterar o conteúdo fornecido a qualquer tempo. Isso não garante a fidelidade das informações e impede referenciá-las (pois podem não estar mais lá). Há tópicos em aberto, que poucos ou ninguém se interessam em escrever sobre eles. Sem falar que a navegação, ao menos para mim, é um tanto confusa.


» Henrique Paiva () em 20/07 19:28

Uma coisa é eles fazerem uma versão para linux, outra é fazerem em GPL. Eu sei que tudo mundo gostaria que fosse GPL, mas a versão Windows nunca foi livre, porque a versão linux seria?

Aí alguem diz:
Ah! mas eu usava o Almanaque no windows, agora sou usuário linux gostaria de uma versão pra linux!

Eu diria: A cópia q vc usava era pirata ou original? Se era original, tudo bem, uma versão comercial do Almanaque em linux seria bem vinda, mas se era pirata, então a coisa muda.

Compliquei um pouco né?
Enfim, muita passa a usar o linux porque é de graça, e quer que tudo que ele usava no windows, passe a ser de graça também.


» Alexandre Martins () em 20/07 19:29

Retorno financeiro eles podem ter, é uma questão de tempo, assim como a debacle do monopólio da M$, alguém tem dúvida disso? Concordo mesmo com o primeiro comentário, "não senti firmeza na resposta padrão", e todos sabemos, a Abril é a mesma editora da revista INFO... Precisa dizer mais alguma coisa?


» Wilfredo () em 20/07 19:58

Segundo o site http://www.abril.com.br/loja/almanaque.htm , o preço do CD-ROM Almanaque Abril 2004 é de R$39,90. Um preço que acho adequado, considerando que há CD de áudio com preços nessa faixa.


» lilux - lilux arroba linuxmail ponto org () em 20/07 20:28

Atitudes como essas devem ser encorajadas. Muitas pessoas não usam Linux pelo simples fato de tal programa não existir pra ele. As pessoas não usam um sistema operacional, mas sim programas... para alguns não interessa se é Linux ou windows ou MacOs.. quer simplesmete usar determinado programa. Se o programa não existe pra um sistema, ele usa no outro. Há gráficas que não usam Linux simplesmente pelo motivo dos clientes levarem as fotos em disquetes pra serem abertas no CorelDraw (.cpt), e o CorelDraw só tem no Windows. Tinha no Linux o CorelDraw9, mas foi desencorajado por alguma força misteriosa monopolista.


» Paulo Zambon () em 20/07 21:30

Nossa pessoal, que legal! Todo mundo aqui dando muito apoio. Fico muito feliz com isso. Não sabem o quanto me sinto feliz e útil tendo iniciado essa campanha. Se me lembro bem, deram uma alternativa no primeiro link da campanha aqui, de fazerem no estilo páginas HTML, assim até rodaria no MAC, embora este não seja software free, mas é (para eles) um mercado a mais. Eu sinceramente estou otimista quanto a campanha, creio que eles serão coerentes e farão o possível para que o Almanaque Abril seja portado para o Linux.

Se alguém possuir o Almanaque Abril 2004 poderia fazer um favor para mim? Instale o Wine e tente rodá-lo. Fiz isso na versão 2003 e ele iniciou sem problemas, só travou (na pior hora) na hora de eu pesquisar algo. Tentem aí, por favor, e depois postem o resultado. Amanhã também vou tentar fazer isso. Obrigado desde já. Não sabem o quanto estou feliz!!!! ;-)


» jr () em 21/07 16:03

Desde quando existe AutoCAD para Linux?
Eu não fiquei sabendo deste lançamento ou o colega está muito enganado. Existem outras aplicações cad para linux, mas nenhuma chega sequer perto do AutoCAD.
Haviam alguns comentários que ele estava sendo portado, porém nada de concreto surgiu, principalmente por causa da grande dependência do mesmo com as aplicações VBA, que hoje são muito mais comuns do que as feitas em AutoLisp.
Se for verdade, uma grande revolução aconteceria rapidamente e a M$ não ficaria nada contente.

Jr


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.