Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

PhoneGaim - telefonia via Internet disponível para Linux

Notícia publicada por brain em julho 18, 2004 09:12 PM | TrackBack


O Slashdot informa sobre o PhoneGaim, um software livre baseado no Gaim (que aliás também lançou versão nova na sexta-feira), distribuído pela Linspire e que é capaz de integrar a conversação via voz aos serviços (como o ICQ, MSN e Yahoo Messenger) já tradicionalmente oferecidos pelo GAIM. Segundo o anúncio, o sistema é baseado no padrão aberto SIP, e permite (ao menos nos EUA) a realização de chamadas também para telefones comuns. Relatos de usuários que estejam dispostos a comentar o resultado de seus testes serão bem-vindos!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Douglas Augusto () em 19/07 06:42

Muito interessante! Inclusive é possível fazer/receber ligações para/de telefones fixos e celulares (em alguns casos o serviço é taxado). É lançado sob a licença GPL e deverá em algum momento ter seu código incluído no Gaim.

Outro projeto interessante é o Gaim-vv ( http://gaim-vv.sourceforge.net/ ), que permite a transferência de vídeo/voz no Gaim (o projeto ainda é um fork, mas também espera-se que retorne ao Gaim).


» Alexandre Arruda Paes () em 19/07 09:27

Aproveitando a citação a telefones SIP, se alguém se interessa por projetos do tipo: "Não acredito que existe um software assim!!!", não deixe de conhecer o Asterisk.
O Asterisk além de outras coisas funciona como um PABX que pode interligar telefones analógicos, SIP, H323, etc. transparentemente. Tem chamada em espera com MP3, secretária eletrônica, conferência e mil outros coisas. Fabuloso!


» Alexandre Arruda Paes () em 19/07 09:29

Faltou link: www.asterisk.org
Mais informações também em www.voip-info.org


» Patola () em 19/07 09:41

Isso me parece mais um fork que devia ter sido enviado para o gaim-vv (que oferece vídeo E voz)...

Aliás, falando em mensageiros instantâneos e correlatos, infelizmente ainda não temos nada para o GNU/Linux que se assemelhe de verdade ao netmeeting. Pra quem acha que o gnomemeeting serve, conferência de vídeo e voz não é o único ponto do netmeeting: ele oferece também bate-papo escrito (incompatível com gnomemeeting), compartilhamento de desktop (parecido com VNC, mas *MUITO* mais rápido até do que TightVNC e não deixa sujeirinhas na tela) e "whiteboard" (um programa de desenho compartilhado, como se você escrevesse em um quadro pra todos verem). Todos esses recursos o gnomemeeting não tem, e fazem muita falta no desktop corporativo. Não existe nenhum programa pra GNU/Linux que preencha esse nicho ainda e mesmo o netmeeting não roda em Wine, Cedega ou Crossover Office. Uma pena.


» Douglas Augusto () em 19/07 11:50

O interessante seria que estes recursos faltantes, citados pelo Patola, pudessem ser incorporados em um protocolo aberto, bem definido. Talvez uma união das funcionalidades (protocolos) do Jabber, Gnomemeeting, VNC, etc.

O cliente poderia então ser multiplataforma, o que aceleraria a adoção e tornaria a comunicação mais fácil e consistente.

É sem dúvida uma proposta ousada, mas nos libertaria de estarmos sempre correndo atrás das mudanças ao bel-prazer da Microsoft (caso MSN/Netmeeting) ou da Mirabilis (ICQ). Sinceramente não acredito podermos andar juntos lidando com protocolos proprietários, desse jeito, os clientes de mensagem instantânea do Linux serão apenas imitação, uma obra incompleta. Não por incompetência dos desenvolvedores, mas a obrigação de conversar com sistemas obscuros.

Desde modo ainda haveria vantagens para a criação de servidores de redes locais, o que é bastante útil.


» Daniel Fonseca Alves () em 19/07 12:28

Interessante este Asterisk, será que vem com a sopa mágica para vencer os romanos ?
Pena que o hardware requerido para soluções Vo-ip seja caros.
Patola.
Acho que vai demorar um bom tempo para aparecer um software da forma do netmeeting pois como vc mesmo disse existe as soluções mas não na forma integrada.
E juntar projetos tão distintos um no outro não é uma tarefa muito simples.
Enquanto isso aqui eu uso o jabber+vnc+gaim para executar os serviços do netmeeting e sinceramente não vejo motivos suficientes para usar o netmeeting.
Claro que cada caso é um caso, talvez ainda falte no vnc uma forma de acessar o desktop do usuário pelo seu Nome(através de LDAP talves ?), mas nada muito grave.
Transfencias de arquivo diretamente, sem artifícios de servidor ftp, talvez se o Jabber+Gaim transmitissem arquivos diretamente.
E Dashboard não acho muito interessante.
Bom é isso.


» Daniel Fonseca Alves () em 19/07 12:30

Por falar nisso é Dashboard ou Whiteborad ?
Me lembrava deste recurso com o nome Dashboard.


» Daniel Fonseca Alves () em 19/07 12:35

Outra correção:
Pelo que li o Gaim trasmite arquivo com o protocolo Jabber, recurso que ainda não testei.


» Alexandre Arruda Paes () em 19/07 13:18

Daniel Fonseca Alves,

Estou acabando de montar meu PABX com 4 ramais SIP(2 Linux e 2 Win) e duas linhas tronco usando dois WinModem Intel. Cada modem custou R$ 50,00.
Agora as placas FXS (para ligar telefones analógicos) realmente são caras. Mas com softphones, supimpa... :)



» Allyson () em 19/07 15:43

No laboratório que eu trabalho existe um projeto para criar um software para trabalho cooperativo. Na verdade já temos as ferramentas em separado, voz, vídeo e whiteboard (do qual eu sou responsável), falta ainda integrá-las.

No entanto, como é um laboratório de pesquisa, o software é mais voltado para projetos específicos e, pelo que eu sei, infelizmente, não seguirá nenhum padrão como SIP ou H323.


» Ricardo Barboza () em 19/07 20:02

Olha existe um software que nunca testei ja li algo a respeito e a proposta eh bem interessante a inteafce eh lima e eh multiplataforma, nao o testei apenas vi superficialmente.

http://www.marratech.com/home.shtml

Augusto vc filtrar o email eh complicado cai na besteira de colocar um dos meus emails de produção em alguns comentarios que fiz e hoje pago com a chuva de spam que recebo, portanto filtrar um email do tipo silvarb arroba bol dot com dot br, na minha opinião não faz muito sentido.

abraços a todos.


» alexandre () em 20/07 01:29

So para completar o Daniel Fonseca.

O gaim jah transfere arquivos em jabber e msn.
O sim ( outro client) transfere em varios protocolos.
o kopete transfere em jabber e deve ter suporte ao protocolo msn na proxima versao do kde.

Video e voz no linux... precario :( .

Acho fundamental a adocao de protocolos aberto.

O proprio jabber nao eh difundido nos desktops linux. Acho que servidores jabber como "conectiva.org" "suse.org" "mandrake.org" etc etc jah ajudariam a difundir o protocolo pelo menos na plataforma linux. Um bom client na plataforma windows tb :). lembrando que na plataforma win... a interface eh muito importante e que um client como o gaim com aquela aparencia (gtk) nao vai agradar muita gente.


» Daniel Fonseca Alves () em 20/07 08:32

Alexandre.
Esqueci de comentar, existe um cliente para Windows muito bom, é o exodus.
Procure no site do jabber.org
Eu uso aqui na empresa e é muito bom, talvez vc goste também.


» Roberto Liarth () em 20/07 14:15

Alexandre,

Vi os seus comentários

"Estou acabando de montar meu PABX com 4 ramais SIP(2 Linux e 2 Win) e duas linhas tronco usando dois WinModem Intel. Cada modem custou R$ 50,00.
Agora as placas FXS (para ligar telefones analógicos) realmente são caras. Mas com softphones, supimpa... :)"

no site BRlinux.linuxsecurity.com.br, e fiquei impressionado.

Sou estudante e meu projeto final será sobre VOIP. Vc teria alguma documentação que lhe ajudou a montar esse PABX? Tem algum e-mail que posso lhe contactar além do colocado em seu comentário?

Obrigado.


» Gilberto Gurgel () em 24/09 18:15

Estou precisando montar uma solução de um PBX numa Intranet para funcionar como Gatekeeper SIP, utilizando softphones em estações Windows. Alguem tem isso pronto ai ?

Estou interessado em conhecer as possibilidades.

Vi que o alexandre fez a solucao rodar com Placa Fax Modem. tem como fazer tambem...


» Gilberto Gurgel () em 24/09 18:15

Estou precisando montar uma solução de um PBX numa Intranet para funcionar como Gatekeeper SIP, utilizando softphones em estações Windows. Alguem tem isso pronto ai ?

Estou interessado em conhecer as possibilidades.

Vi que o alexandre fez a solucao rodar com Placa Fax Modem. tem como fazer tambem...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.