Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Quais as dicas da comunidade para os iniciantes no Linux?

Notícia publicada por brain em julho 18, 2004 12:54 PM | TrackBack


A notícia abaixo, anunciando um artigo da PC World com dicas para usuários acostumados ao Windows e que estejam iniciantes do Linux, gerou polêmica por parte de leitores que acreditam que este tipo de matéria esconde preconceitos contra o Linux, ou que acreditam que as respostas e dicas sugeridas não são suficientemente abrangentes ou corretas.

De minha parte, acredito que se determinadas situações vão se manifestar para alguns dos novos usuários, devem sempre ser mencionadas - mesmo quando a causa é a expectativa equivocada (exemplo: usuários que esperam compatibilidade com os executáveis de seu sistema anterior), mas principalmente quando é uma situação real, como os problemas que algumas configurações default têm com as cedilhas nos teclados não-ABNT, ou a opção de determinadas distribuições de não oferecer suporte aos arquivos MP3. São situações reais, frequentes, para as quais existem soluções conhecidas, mas os novos usuários não necessariamente sabem disso. Se a resposta dada por este artigo específico não é perfeita, ao mesmo tempo é importante que artigos assim existam.

Mas para transformar um limão em uma limonada, convido os insatisfeitos (e outros interessados) a me enviarem (através do formulário de contato) sua resposta alternativa para três ou mais das situações descritas no artigo da PC World.

Cada pessoa pode enviar quantas contribuições desejar, desde que não as repita. As respostas devem ser enviadas até o dia 22 de julho, e cada dica deve ocupar de 5 a 15 linhas, não pode conter referências externas (exceto no caso de indicação de downloads ou da página inicial do site oficial de softwares - não vale mandar ler a FAQ ou o HOWTO!), deve estar corretamente escrita, com acentuação, pontuação e sem abreviaturas. Além de responder a 3 ou mais questões do artigo, o autor pode incluir outras questões adicionais de sua preferência. As respostas servirão de base a um artigo alternativo, para que todos possam indicar aos novos usuários quando eles tropeçarem nos mesmos problemas de sempre.

O nome completo e o endereço de e-mail do autor de cada contribuição devem ser fornecidos, porque a melhor contribuição (na opinião do autor do BR-Linux) vai receber uma caneta de metal "Powered by Linux" e outras 3 contribuições serão sorteadas para receber adesivos com temas sobre software livre.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» David () em 18/07 13:14

Acho que onde está escrito "servirão de base para um artigo alterativo", a intenção era "artigo alternativo". Faltou um n. Se é alterativo mesmo, no sentido de alterar, apenas desconsidere meu comentário. Não conheço essa palavra, mas aprecio todas as liberdades, inclusive a liberdade poética de criar neologismos. E viva o brain!


» Augusto Campos () em 18/07 13:24

Era alternativo mesmo, vou corrigir. Obrigado.


» O Heremita () em 18/07 13:42

Existem muitos usuários, que não são programadores, mas que querem mudar para o Linux.
Assim toda informação ajuda, pelo menos a iniciar, a busca por soluções.
Quanto à montagem de um artigo alternativo, com as soluções dadas pelos insatisfeitos, a idéia é muito boa.
Parabéns mais uma vez!


» Alex Rabelo () em 18/07 16:50

Achei interessante e demagogo a discussão causada pelo artigo da pc world, creio que a mesma atende perfeitamente ao nível de usuário iniciante.
Creio que não deveríamos perder nosso tempo criticando iniciativas como essa e sim, ajudar um amigo ou colega de trabalho a instalar uma distribuição para iniciantes como ( Conectiva 10, Mandrake, e Kurumin, etc ...) em que o forte seja a interface gráfica ... Afinal viva as Janelas ..( não é isso que importa ao iniciante?!), ele não quer saber se existe sete níveis de inicialização e o quinto nível é para ser personalizado pelo usuário ... Ele quer é editar seus documentos, acessar os sites, e ler um monte de spam com vírus, que ficará surpreso ao saber que o linux é imune a isto ...
Desculpe pelo desabafo, mas creio que ninguém aprende sexo lendo ... deve-se praticá-lo :)
Nunca ninguém conseguirá aprender linux lendo, apenas colocando a mão na massa ....
Ajude um colega a instalar um kurumin e deixe-o descobrir que ele possui outras opções e se sua inércia mental deixar, o mesmo poderá decidir qual o melhor sistema para as suas necessidades ... o software que pode ser conseguido na banca de jornais, o software conseguido na banca de camelô, ou o comprado por 5000,00 ...
Ajude seu colega a instalar o linux na máquina ...


» Alex Rabelo () em 18/07 16:57

Aqui vai minha contribuição ...
Para fazer atalhos de programas faça o seguinte:
- Edite o arquivo .bashrc no diretório do usuario;
- Acrescente os aliases para qualquer comando que achar necessário
alias desligar='clear; shutdown -h now'
alias reiniciar='clear; shutdown -r now'
alias mcdrom='clear; mount -t iso9660 /dev/cdrom /mnt/cdrom; cd /mnt/cdrom; ls'
o primeiro comando desliga a máquina;
o segundo reinicia a maquina;
o terceiro monta automaticamente o cdrom

Boa iniciação do linux ...


» Augusto Campos () em 18/07 17:10

Por favor, enviem suas contribuições através do link que consta ali na notícia. Postando nos comentários dificulta em muito a tarefa de edição posterior.


» wolf () em 18/07 20:35

A questão do suporte ao mp3 (redhat,fedora),mostra bem o quanto esta iniciativa do Augusto,se bem aceita e aplicada pela comunidade,vai ajudar muita gente a entrar de cabeça no linux de vez,só que em alguns casos vai ser necessario passar as dicas bem mastigadinho,senão algumas não serão aproveitadas pelos inpacientes,ex:baixe o plugin do xmms e copie para o diretorio x,reinicie o programa e ouça seus mp3.
Claro que eu entendo que quem disponibilizou uma dica destas teve a maior boa vontade em ajudar,e, eu sou grato a quem dedica seu tempo a ajudar iniciantes só que algumas dicas precisam ser dadas como se estivessem sendo dadas a um aluno do 1º ano, pois a maioria dos usuarios vem de um sistema que forma preguiçosos e dependentes e, precisam desmontar a preguiça mental provocada por aquele "sistema" por exemplo,eu,após fuçar aqui e ali,e, comprar e ler livros e dicas inclusive neste site e em outros,já consegui aprender a dar os primeiros passos,começei no linux em janeiro de 2003 após vencer o medo inicial,a curiosidade de saber o que era auele sistema que aparecia nas revistas sempre simbolizado por um pinguim,reportagens que citam dificuldades e dicas no uso do linux devem ser aceitas,se reais devemos agradecer e prestigiar se falsas ou com intenções de "fud" devem ser desprezadas,sabendo que não vão conseguir seus intentos,vão acabar vindo para o nosso lado.


» Arkhanjo () em 19/07 11:12

Acho muito interessante a iniciativa, valeu Augusto!

Vou ver no que posso ajudar... Um idéia. Que tal criar uma área no site só pra iniciantes. Com dicas, tutoriais e artigos?

O Newsletter semanal podia ter uma coluna voltada para esse público... já fui iniciante um dia e sei bem como é procurar alguma ajuda(em português).

Abraço,

Arkhanjo


» Augusto Campos () em 19/07 11:18

Arkhanjo, eu criaria áreas para vários temas se tivesse conteúdo. Mas como no caso das sugestões anteriores, de áreas para dicas de softwares e áreas para ofertas de emprego, prefiro aguardar para ver se surge o fluxo contínuo de conteúdo das respectivas áreas durante um período extenso (digamos, duas semanas) antes de criar a área. Criar por criar não vale a pena...


» Joao Emanuel () em 19/07 13:44

Olha posso ajudar da seguinte formar: iremos criar apostilas para o curso básico de GNU/Linux da nossa escola e depois poderiamos ceder para ser mais uma ajuda para os iniciantes já visto que o curso é voltado para este tipo de usuário.


» Joao Emanuel () em 19/07 13:45

Olha posso ajudar da seguinte formar: iremos criar apostilas para o curso básico de GNU/Linux da nossa escola e depois poderiamos ceder para ser mais uma ajuda para os iniciantes já visto que o curso é voltado para este tipo de usuário.


» Helvécio Guimarães () em 19/07 15:50

Ótima iniciativa,
Embora o Linux possua vasta documentação, não é suficiente. Os usuários de windows não leêm How-to ou man pages. Por que? Falta paciência, tempo, conhecimento, interesse (ou tudo isso junto). Por mais absurdo que isso possa parecer para quem usa Slackware.
Se um novato posta em uma lista de discursão alguma dúvida, recebe a resposta "leia a man page".
Não esta errado, mas não é o tipo de resposta que anime os novatos a entrarem no mundo Linux. Acho que esta iniciativa do br-linux.org pode tornar as iniciação mais rápida.

Saldações
Helvécio


» Glauco () em 19/07 18:45

Eu já havia comentado isso em outra discussão: já está na hora de dar um basta na falsa intelectualidade de algumas figuras do mundo Linux. Realmente, conheço alguns iniciantes que desanimaram por respostas negativas de questões simples. Façamos o possível para popularizar mais ainda o Linux. Afinal, liberdade não pressupõe que os mais experientes dividam seu saber com os novatos? Deixo aberta a reflexão. É tão fácil dividirmos os programas prontos, sob o manto da liberdade. Será difícil dividirmos também o conhecimento? Parabéns pela iniciativa da limonada, Augusto. Vamos trabalhar para que o sabor seja agradável.


» leonardo falcao () em 04/09 10:11

Olá!
Lí algumas opiniões sobre iniciação de usuarios de Linux, e o que sinto em relação a esse problema é que, e muito difícil ter acesso a informações aproveitaveis pois geralmente quem conhece quer explicar como se o iniciante já soubece, e se fosse o caso não seria iniciante.
Como foi dito em um dos comentarios que lí, o "outro" sistema operacional realmente torna os celebros preguiçosos,e faz com que os usuários queiram tudo prontinho só para dar um click onde esta a palavra certa e pronto.
É uma maquina de fazer celebros preguiçosos, e isso e horrível.Espero algum dia encontra informações realmente bem intensionadas em rel~ção aos novos usuarios de linux pois tambem quero penssar.Abraço.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.