Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

PC World: "Dez truques para se dar bem com o pingüim"

Notícia publicada por brain em julho 16, 2004 11:00 PM | TrackBack


A curiosidade em torno do Linux está em alta entre os usuários de outros sistemas operacionais, e a imprensa acompanha a tendência. Hoje foi a vez da edição brasileira da PC World, que publicou em seu site um guia com 10 dúvidas comuns de novos usuários de Linux. A introdução pode dar uma má idéia do que está por vir, mas a maior parte das dicas são interessantes e práticas: "Não tem jeito: por mais que você esteja acostumado com o Windows, na hora de usar o Linux é tudo completamente diferente. Às vezes, o teclado não funciona direito, arquivos MP3 não são reproduzidos corretamente... Enfim, os mais inexplicáveis problemas podem ocorrer. Para ajudar você a escapar das armadilhas mais comuns, selecionamos dez dicas úteis para dominar o sistema operacional. Assim, você não passa nervoso e pode gastar seu tempo conhecendo os novos recursos do sistema."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Heitor Moraes () em 16/07 23:55

Não sei não.
Esse texto pode dar uma impressão bem errada.
Ele vai de escolhas simples aos detalhes complexos em segundos.
Pra mim o título deveria ser "10 dicas soltas espalhadas pela Internet que eu peguei em meia hora".

Acho que usuário iniciante deveria pegar o SuSE, Mandrake ou Conectiva e instalar o padrão.

Daria um ponto extra pro Conectiva nesse caso; O OpenOffice está realmente bem traduzido - Meu pai* adorou.

* (psicólogo, 56 anos) - Não é o tipo de usuário mais comum; prova que Desktop Linux é uma realidade.

Quem instalou o Conectiva na maquina do meu pai foi meu irmão (Windowzeiro), que além de achar muito fácil de instalar (e de particionar o disco), agora só vive jogando Enemy Territory (nativo pra Linux).

E essas dicas ai não tem quase serventia no caso de um Desktop Conectiva (nesse caso, instalado só com o CD1) ou mesmo na quase robótica instalação do SuSE com o YaST.


» Milton Ferreira da Silva () em 17/07 08:38

Acho que dez truques é pouco. Por exemplo, instalei o conectiva e fiquei supreso com a qualidade, evolui muito em relação a versões anteriores, ai veio o inesperado, não foi acentento nem a dificudade de instalar o Flash. Não consigo instalar a Adsl Speedy da telefonica de jeito nenhum. Até postei neste forum e no da comunidade conectiva o problema que ainda não resolvi. Tanto é que estou agora no Windows. Até peço ajuda dos amigos deste forum. A mensagem está postada como, " Speedy ADSL Conectiva 10".

Um abraço a todos.


» Jose Luis () em 17/07 09:09

Ralmente não consigo entender o porque a revista fala em dificuldades em rodar MP3, nem o motivo pelo qual o teclado nao funciona. Aqui tudo funciona direitinho e tranquilamente. Minha mulher tem 44 anos e não reclam de nada. Aliás, tem pavor de Windows. Só pra esclarecer uso o Kurumin Linux.


» Augusto Campos () em 17/07 09:34

José os comentários fazem sentido sim, embora não para todos, felizmente. E que bom que nunca foi teu caso. Mas acho correto mencionar.

Por exemplo, existem distribuições que não suportam MP3, por escolha própria de seus desenvolvedores - devido a preocupações com patentes. O usuário precisa instalar pacotes adicionais, "por fora", para ter esta funcionalidade.

Da mesma forma, quem tem teclado não-ABNT (o popular americano internacional) corre o risco de enfrentar problemas para fazer funcionar algumas teclas (como o c cedilha), inclusive com versões recentes de várias distribuições. Embora haja as que façam funcionar perfeitamente).

Assim, se há possibilidade de ocorrer a dificuldade, acho correto que a questão seja mencionada, e soluções sejam propostas. Eles não estão dizendo que o problema ocorre para todos, e sim que pode ocorrer. E fazem isto com uma atitude positiva, de mostrar que o problema pode ser bem mais simples do que parece. Você discorda?


» Anônimo () em 17/07 11:24

São 10 dicas válidas, acho que pra um usuário que está conhecendo Linux pelo menos umas 5 dicas ali podem ajudar bastante.

Ei, nem todo mundo sabe usar o google direito :)

Só achei exagero eles colocarem na página inicial(http://pcworld.uol.com.br/AdPortalV3/) isso sobre o artigo:
"Saiba como escolher a melhor interface gráfica"

Não precisam exagerar :D, mesmo quem testa tudo que é ambiente e WM pode ficar indeciso, não são dicas superficiais que vão ajudar a escolher o melhor ambiente.

Eu lembro do nome desse Toni Cavalheiro, ele não era editor de alguma revista de games não?


» EdCrypt () em 17/07 13:05

NA primeira dica, eu não diria que GNOME é mais para usuários esperientes: ele pode ser para quem simplesmente não é artista ou não quer fazer graaandes customizações. Clato que ele é bem customizavel, mas esconde um pouco essas op'~oes mais 'detalhistas' no Gconf, que na verdade é uma forma de organizar todos aqueles arquivos de configuração malucos...
Eu por exemplo, realmente não quero alterar a cor e fonte de cada componente do gtk, como diria alguem num artigo por ai, eu não sou artista, qualquer coisa desse tipo feita por mim fica bem amador. Eu até já vi uns tutorias pra criar temas por aí, mas não tenho necessidade disso fora do qe eu já achei no www.art.gnome.org, especialmente aquele GDM-Angel... :P
No geral achei o artigo muito bem intencionado :P


» Lordello () em 17/07 13:19

Augusto Campos:
"existem distribuições que não suportam MP3"

O texto deles dá a entender que o suporte a mp3 é defeituoso, isso não é verdade:
"arquivos MP3 não são reproduzidos corretamente..."

"Já o Gnome é mais recomendado para quem já tem um pouco de prática com Linux, uma vez que suas opções são um pouco mais escondidas."

No meu ver estupidez do cara, o Gnome 2.x é muito mais fácil que o KDE, com menos opções e completamente intuitivo. Ele fala como usuário fuçador, que quer ter milhões de botões para ficar apertando e ver o que acontece. O suporte a temas é simples, não precisando compilar nada etc...

O cara faz citação sobre compatibilidade Win/Lin, caramba, isso não tem nada a ver com SO, tem a ver com os produtores de softwares. Além do mais, para efetuar muitas tarefas, que no Linux é nativo, você precisa instalar uma penca de softwares no Windows. A compatibilidade que ele prega é: "eu uso M$ Word, não quero usar OpenOffice!" Mas não cita que os usuários de M$ Word não usam sequer 10% dos recursos do software.

Outra coisa que sempre digo, esse tipo de matéria se refere ao geek windows, que fica pegando programinhas na internet, mal sabe instalar e manter um sistema funcionado e formata o sistema uma 2 vezes no ano. No windows todos usam a conta administrador como principal e sem senha, já que nesse sistema é impossível até executar um antivirus sem ser administrador. Isso se reflete nos nesses usuários quando instalam Linux, querem usar o Desktop logado como root (já muito assim), querem que o programa xyz tenha versão para Linux (eu disse Kazaa?).

O que o Heitor Moraes disse é 100% válido, eu também coloquei o OpenOffice no trabalho para umas funcionárias usarem e elas adoraram, quando tiveram que voltar a usar seu computador (que tinha pifado) com M$ Word ficaram me pedindo para instalar meu programa nele. Não é o software que tem que mudar e sim a cabeça de quem forma opinião.

Falou, liberdade na cabeça de todos...


» Augusto Campos () em 17/07 13:30

Lordello: mas o texto deixa bem claro que foi escrito justamente para quem conhece o Windows e está experimentando o Linux.

Eu acho excelente que existam matérias escritas para este público - senão ele corre mesmo o risco de pegar uma distribuição que não suporte MP3, por exemplo, e ninguém vai explicar pra ele a razão, ou que tem solução.

Se você prefere que todos os artigos sejam escritos para quem já conhece, beleza, e certamente estou disposto a publicar os que você escrever. Mas eu acho que é muito importante ter alguém preocupado em guiar os novos usuários, mesmo que para isso tenha que abrir mão de parte das informações de modo a fazer caber mais dicas nas duas ou três páginas disponíveis na pauta que as revistas disponibilizarem.


» MaRZ () em 17/07 16:28

Tsc, tsc, tsc...

Mais uma lista de "truques" from lameland. Quando as pessoas vão entender que o GNU/Linux é uma nova alternativa ?! E que, como foi há 15 anos atrás, quando se migrou do DOS para o windoze, tivemos que treinar, e muito...
Ficar longe de tudo parecido com o m$windoze ajuda bastante. O caminho mais interessante, IMHO, é substituir os aplicativos - officestuff e internetstuff - por coisas do mundo novo. Ex: OpenOffice, Mozilla. Em seguida substituir o uso do sórdido cmd, pelo cygwin e começar a usar os editores (o nano é um ótimo começo), scripts bash e comandos nativos.
Quem quiser ficar clicando janelinha, ao migrar, faça todo o possível para ficar longe do KDE, o Gnome 2.6 está excelente e muito estável. Também sugiro ficar longe de distribuições "corporativas", insista no debian, gentoo ou slackware e até mesmo o Kurumin vale a pena (excelente trabalho do Sr. Morimoto. As rh's da vida tendem a criar "linmonkeys" como fez a m$.
Estou usando o Gentoo, desde janeiro, quando saiu o CD na saudosa Revista do Linux, e de lá pra cá, já instalei em 2 notebooks e 2 desktops que uso em rede. Os resultados são surpreendentes. A minha meta atual é treinar os meus filhos para usarem o GNU/Linux em vez do XPorco.
Finalmente: os "atalhos" e dicas, são bem vindos, mas quando tendem a fazer comparações depreciativas, são bem suspeitos. Se quiserem uma boa fonte de dicas, usem o site do Kurumin ou linuxgazette (2cents tips). Uma dica final executem o tutorial do emacs (inclusive instalem no rwindows) pois as teclas de atalho são ótimas para manipular a linha de comando do bash!


» André Felício () em 17/07 18:45

Sem comentarios, a PC World poderia ter ficado quieta que era melhor.
A dica que mais doi é: "Problemas com acentuação"
Como sempre os espertinhos pegam e destroem o suporte a Unicode do linux.

Fiz um patch pequeno altera o comportamento da cedilha ' + C

http://www.felicio.com.br/downloads/Compose.patch


» Henrique Vicente () em 17/07 20:50

Ficar longe do KDE porque motivo? Vai dizer que ele gasta muita memória? E se o usuário tiver muita memória para gastar e quiser um ambiente cheio de coisinhas? E ele pode configurar o KDE para gastar muito menos memória do que o que normalmente os usuários do KDE gastam... o KDE só gasta muita memória se tiver marcado lá para usar o máximo de coisinhas... tem uma barrinha para configurar isso em algum lugar... e outra, o Kurumin usa o KDE não é? :)
E para um usuário uma distribuição como Mandrake vai muito bem.. agora, vá dizer para a sua vizinha nutricionista para usar slackware, ela pode ficar louca...


» Alan Kelon () em 18/07 02:59

Olá,

"Para ajudar você a escapar das armadilhas mais comuns, selecionamos dez dicas úteis para dominar o sistema operacional" (pcworld)

Caramba, olha só estou dominando o linux!

"Mas eu acho que é muito importante ter alguém preocupado em guiar os novos usuários" (Augusto)

Desculpe, mas não houve guia nenhum por lá. As "dicas" são inúteis.

1. KDE, Gnome ou Window Maker?

Deu para decidir totalmente o meu desktop.

2. Windows dentro do Linux

"a compatibilidade do Windows com o Linux ainda é bem ruim"
Como? o Linux tem que ser compatível com Windows? O_o

"Se você tem um dispositivo de hardware que ainda não tem drivers para Linux, é só usar o VMware para resolver o problema."

Até parece que é de graça... Ah, havia esquecido que o cara é usuário de Windows, logo usar crack é rotineiro.

3. Nunca use o Linux como root

Acho que isso vale para qualquer sistema. Não use o usuário administrador para tarefas banais.

4. Adicionando comandos no boot

kelon@november:~
[02:58]$ more /etc/rc.d/rc.local
/etc/rc.d/rc.local: Arquivo ou diretório não encontrado

5. Tenha sempre um disco de boot

Idem a 3.

6. Mate um programa

Essa pode ajudar o usuário.

7. Ouça MP3 no Fedora Linux

Não eram dicas sobre linux? acho que entendi o rc.local agora... se minha distribuição vier sem mp3 vou continuar na mesma se não usar fedora.

"Por motivos legais, a Red Hat foi obrigada a remover o suporte a arquivos MP3 de todas as suas distribuições"

Acho que estou desinformado, mas isso aconteceu quando?

8. Entenda as portas do Linux

Ah, tá. E agora? eu faço o que?

9. Firewall sempre à mão

Gratuito? "até é gratuito", mas...

10. Problemas com acentuação

Essa STA funciona mesmo? STA é Solução Tecnológica Alternativa (Gambiarra).


» Glauco () em 18/07 08:53

Concordo com o Alan. Essas "reportagens" são absolutamente ineficazes. Não ajudam o usuário leigo em p* nenhuma. E, realmente, o tal de Toni Caganeira fazia análises de games qdo era guri, passou a editor de revista de games e agora sabe Deus lá o que ele é. Agora, ninguém pode negar que ele é péssimo em fazer matérias. Roda, roda roda e não sai do lugar.


» Augusto Campos () em 18/07 13:12

Vejam como enviar suas dicas alternativas em http://br-linux.org/noticias/002904.html

Vamos transformar um limão em uma limonada...


» Tiago Cruz () em 19/07 10:46

Tem um banner gordo em flash grudado na metade da página, impossibilitando ler os primeiros ítens... affff....


» Lordello () em 19/07 12:41

Augusto Campos,

Não estou execrando a criação de artigos por parte de "usuários Windows instalando Linux", só acho que deveria ser pelo menos bem feito, pondo os pingos nos is e dando nomes aos bois. Como o Alan disse, a forma como ele fala do iptables parece que o usuário vai encontrar um ZoneAlarm para Linux, eu disse "parece". Vi uma análize anterior comparando Fedora, SuSe e Mandrake, que foi pelo menos melhorzinha do que essa. Como o Alan disse, "10 dicas"? Ele só apontou alguns "defeitos" e nenhuma solução.
Claro, estou criticando o artigo, não se sinta ofendido, por favor.

Falou, liberdade na cabeça de todos...


» Wilfredo () em 19/07 15:19

Achei os comentários de Alan estúpidos e idiotas, típicas de quem se acha 'o dono da verdade' em computação. São dicas simples porém importantes para quem começa a usar o GNU/Linux. Metade dos ajustes que precisei fazer nas versões que usei foram 'truquinhos' parecidos com os ditos na revista.

Sinceramente, acho besta esse comportamento de que 'sou superior porque sei usar Linux'. Ironicamente, sequer sabem identificar corretamente o sistema operacional: GNU/Linux.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.