Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Nova versão do brasileiro Insigne GNU/Linux

Notícia publicada por brain em julho 14, 2004 10:38 PM | TrackBack


Recebemos hoje o anúncio de lançamento da versão 3.0 do brasileiro Insigne GNU/Linux. Usuários desta distribuição serão bem-vindos se quiserem comentar sobre ela, que segundo o anúncio parece bastante interessante, embora os detalhes técnicos sejam escassos: "Novadata, Positivo e Semp Toshiba são os primeiros fabricantes de PC que já fornecem microcomputadores com a nova versão. As soluções opcionais disponíveis para o Insigne GNU/Linux 3.0 ZINO incluem boot remoto, webmail, alta disponibilidade e balanceamento de carga, RAID, FAX, Groupware, VFS (Virtual File System), Monitoração de servidores, IDS (Auditoria de segurança), Mail e Web servers de alta performance, além de muitas outras."

Como de hábito, você pode conferir abaixo a íntegra do anúncio recebido.

Chega nova versão do sistema operacional Insigne GNU/Linux 3.0 ZINO

Wilians Geminiano (wgeminiano@fontemidia.com.br) disse: "Chega nova versão do sistema operacional Insigne GNU/Linux 3.0 ZINO

Sistema operacional ganha novos recursos, um guia para instalação automática e ferramentas para configuração de servidores e redes. Novadata, Positivo e Semp Toshiba são os primeiros fabricantes de PC que já fornecem microcomputadores com a nova versão.

Depois de superar a marca de 85 mil PCs em todo o Brasil rodando com o seu sistema operacional Linux Insigne, a Insigne Free Software do Brasil, anuncia a chegada da versão do Insigne GNU/Linux 3.0 ZINO, sistema operacional multiusuário e multitarefa de 32bits, e se prepara para aumentar a sua participação no mercado na distribuição e pré-configuração do sistema operacional de código aberto.

Para o lançamento da nova versão (disponível para download no endereço http://www.insignesoftware.com), a Insigne se empenhou por mais de 11 meses em desenvolvimento de novos recursos e parametrização para promover as alterações necessárias para tornar o Linux Insigne 3.0 o mais amigável possível aos usuários. Novadata, Positivo e Semp Toshiba são os primeiros fabricantes de PC que já fornecem microcomputadores com a nova versão.

O sistema ganhou um instalador automático para usuários corporativos e domésticos, além de ferramentas para a configuração de servidores. Este novo instalador permite durante o processo de instalação de pacotes, mouse, teclado. O recurso detecta e instala o kernel adequado ao equipamento garantindo uma melhor performance ao equipamento no gerenciamento avançado de discos com o LVM2 (Logical Volume Manager), bancos de dados PostgreSQL e MySQL, serviços de rede DNS, Web, servidor de arquivos, impressão e outros.

O gerenciador de pacotes do Insigne, IPAK, foi totalmente reescrito e teve a incorporação de todos os comando do RPM (RED HAT PacKage Manager), com a finalidade de facilitar a instalação de programas oferecidos por outras empresas distribuidoras de software, sem a necessidade de conversão ou qualquer outras alterações dos aplicativos e sistemas. Com isso, os usuários terão uma flexibilidade maior em atualizações e instalações de novos programas e na configuração de redes.

Para atender às necessidades dos usuários SOHO, o Insigne GNU/Linux 3.0 ZINO ganhou novos padrões de ícones e um ambiente gráfico totalmente renovado para possibilitar um ambiente de trabalho amigável e leve.

O Insigne GNU/Linux 3.0 ZINO é acompanhado de um pacote de softwares para uso no escritório, para acessar a Internet e aplicações multimídia e oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento de aplicações gráficas e textuais para a criação de dispositivos de alta performance e confiabilidade. A nova versão foi desenvolvida para permitir aos desenvolvedores e usuários em geral, construir, gerenciar e manter todos os seus serviços necessários a partir do fornecimento de ferramentas gráficas com utilização simplificada.

O sistema operacional Insigne GNU/Linux permite a execução de aplicações remotas e trabalha com memória compartilhada e bibliotecas dinâmicas para possibilitar maior eficiência e economia de espaço em disco e memória e obter aumento de performance. Possui suporte nativo aos protocolos de rede, incluindo IP (e IPv6), IPX e Appletalk, além de modelos de autenticação variados, incluindo autenticação local, NIS e LDAP. Possui também suporte a aplicações servidor/cliente baseadas em vários protocolos e serviços, incluindo NFS, SMB, WWW, FTP, TELNET, SSH, SMTP, POP3, IMAP, LPD, IRC, SNMP, PROXY, VPN, NTP, DNS, SSL. Um sistema firewall facilitado com capacidade de filtros de pacotes e QOS.

As soluções opcionais disponíveis para o Insigne GNU/Linux 3.0 ZINO incluem boot remoto, webmail, alta disponibilidade e balanceamento de carga, RAID, FAX, Groupware, VFS (Virtual File System), Monitoração de servidores, IDS (Auditoria de segurança), Mail e Web servers de alta performance, além de muitas outras.

“Todos estes recursos podem ser customizados (kernel e aplicativos) para casos específicos, como a solução oferecida para nossos parceiros OEM”, avisa João Pereira da Silva Jr., diretor de Negócios Estratégicos da Insigne Free Software do Brasil. “Sua flexibilidade permite a sua fácil integração com outros sistemas operacionais em rede, por exemplo, Windows, Macintosh e Netware e UNIXes”, garante o executivo.

Pereira afirma ainda que, para garantir maior compatibilidade do sistema operacional Insigne GNU/Linux 3.0 ZINO, foram seguidos todos os padrões da LSB (Linux Standard Base) e Free Standards Group. “O objetivo é que a distribuição seja capaz de suportar quaisquer soluções desenvolvidas para o sistema operacional Linux, independente de quem a tenha desenvolvido”, ressalta o executivo.

A nova versão chega ao mercado com uma ampliação significativa do suporte a diferentes sistemas de arquivos, incluindo Ext2fs, EXt3fs, Reiserfs, NTFS, FAT, e JFS. Além disso, informa Pereira, o sistema executa programas dos ambientes DOS e Windows através de emuladores. Conta com apoio a idiomas, que podem ser selecionados durante o processo de instalação, e ganhou um manual on line de utilização básica do sistema, disponibilizado no web site da Insigne. A versão OEM que acompanha os PCs fornecidos pelos grandes fabricantes (Novadata, Positivo e Semp Toshiba) é totalmente customizada e oferecer maior personalização.

“Todas as inovações na nova versão do sistema foram feitas para atender a uma elevada demanda de profissionais que buscam um sistema operacional fácil de utilizar e simples de instalar”, afirma Pereira. “Apostamos no crescimento do número de usuários no seguimento SOHO e estamos prontos para atender a todas as necessidades das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes”.

Requisitos do Sistema

- Processador de 266 Mhz ou superior; recomendado 500 Mhz
- Memória mínima de 64 MB de RAM; recomendado 128 MB de Ram
- Disco Rígido mínimo de 2.2 GB; recomendado 10 GB
- Drive de CD-ROM ou DVD-ROM
- Monitor VGA ou de resolução superior. Recomendado monitor Super VGA

Mais informações e download: http://www.insignesoftware.com "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Anderson C. Santos () em 14/07 23:26

Dei uma olhada no site, e acessei a documentacao deles.

O que voces acham que o texto abaixo esta querendo dizer ?

http://www.insignesoftware.com/docs/guia55.html

12.1. Por que usar um Prompt do Shell?

Os ambientes gráficos para Linux vieram uma maneira longa no passado poucos anos. Você pode perfeitamente trabalhar no sistema de janela gráfica e tem que somente abrir um prompt do shell para terminar algumas tarefas.

Entretanto, muitas funções do Insigne GNU/Linux podem ser completadas mais rapidamente no prompt do shell do que em um ambiente gráfico. Em menos tempo do que em um ambiente gráfico o prompt do shell pode fazer análise para abrir um arquivo, encontrar um diretório, e criar, suprimir, ou modificar arquivos de um ambiente gráfico, uma tarefa pode ser terminada com apenas alguns comandos em um prompt do shell.

Um prompt do Shell é similar à outra linha de comando, relações com que você pode ser familiar. Os usuários digitam comandos em um prompt do shell, e o shell interpreta estes comandos, e então o shell diz ao Sistema Operacional o que fazer. Os usuários experientes podem escrever scripts do Shell para expandir suas potencialidades.


» Henrique Vicente () em 15/07 00:36

Acho que ela tenta mostrar que para algumas atividades é mais rápido usar o console que fazer via ambiente gráfico, por exemplo, se eu quiser criar uma pasta em /home/henrique/downloads/bandas/evanescence/ chamada fallen, é mais prático eu digitar mkdir /home/henrique/downloads/bandas/evanescence/fallen/ ao invés de ir no ambiente gráfico, abrir ~henrique, abrir downloads, bandas, evanescence, e com o mouse eu apertar o outro botão procurar onde tem criar, e apertar nova pasta, e digitar o nome e apertar ok, ufa :)


» #startx# () em 15/07 10:21

É, inclusive, se vc não souber de cor o caminho: /home/henrique/downloads/bandas/evanescence/, vc vai ter que abrir o navegador, abrir downloads, bandas, evanescence, pegar um pedaço de papel, uma caneta, anotar o caminho completo, abrir o terminal e digitar mkdir /home/henrique/downloads/bandas/evanescence/fallen.
Ufa! Ainda bem que existe o modo gráfico. Cada um com o método a que mais se adequa, não é mesmo?


» Rafael Rezende () em 15/07 10:40

Se você não souber exatamente o caminho do diretório, basta fazer mkdir /home/henrique/downloads/evanescence/(etc)

Ou também:

locate evane|grep download
ou
locate download|grep evane

Há várias maneiras bem rápidas de se achar um arquivo pelo shell :)

Então acho que depende de casa situação, depende se você já tem um terminal aberto, ou se já tem um nautilus/konqueror aberto etc.


» Rafael Rezende () em 15/07 10:42

Ops, não saiu direito a primeira coisa que escrevi, refazendo agora com parenteses:

"Se você não souber exatamente o caminho do diretório, basta fazer mkdir /home/henrique/(TAB, ver opções)downloads/eva(TAB)"


» Michel Thadeu Sabchuk () em 15/07 10:46

Mas claro que eu poderia escrever mkdir /h[tab]/h[tab]/dow[tab]/b[tab]/ev[tab]/fallen, poderia precisar digitar uma ou outra letra a mais, sem dizer que trabalhar com o teclado é muito menos arriscado no caso de uma ler do que com o mouse...


» Duda Nogueira () em 15/07 14:49

Tem coisas que só faço no modo texto mesmo.
Eu já recuperei um sistema onde o usuário foi apagar um arquivo, clicou nele e deletou, o grande problema é que a pasta /usr/bin (ou o /etc, não me lembro bem) também tava selecionada acidentalmente, e foi tudo pro saco... snif snif.

mas é questão de gosto... eu prefiro coisas práticas e seguras ;)


» ATF () em 15/07 15:41

Esse texto, no início, parece uma tradução feita por programa. Coisa horrorosa. Não gosto desse negócio de traduzir um material e assumir sua autoria. Não pega bem.
Por que não dizem logo qual foi a base para a adaptação.
Posso estar enganado!!!


» Joao Emanuel () em 15/07 16:24

Pessoal, vamos resumir a história que tal? Para os que gostam de modo gráfico, como eu, usem o modo gráfico e os que gostam de modo texto usem o modo texto. E pronto e por favor sem essas brigas antigas que já foram solucionadas, ok?


» flaviothunder () em 15/07 18:32

Mas e então,
a distribuição é boa ou não ?

Sucesso


» Wconserta () em 15/07 21:18

Bem eu testei a versão 2 e achei um lixo péssima para instalar , tenta adotar outro padrã de empacotamento de programas binarios e alem de não reconhecer todos os hardware, agora este 3 eu não puxa pois pelo que eu vi não foge muito a 2 segunda versão


» Wconserta () em 15/07 21:18

Bem eu testei a versão 2 e achei um lixo péssima para instalar , tenta adotar outro padrã de empacotamento de programas binarios e alem de não reconhecer todos os hardware, agora este 3 eu não puxa pois pelo que eu vi não foge muito a 2 segunda versão


» Sr_BUG () em 26/07 13:45

Olá a Todos !!!

Tenho uma sugestão, o que podemos fazer é ajudar os caras a desenvolver um sistema operacional melhor e tenho certeza que a cada versão sempre sai coisas novas eu estou utilizando o Insigne GNU/Linux 3.0 e estou gostando muito e com certeza é diferente da versão 2.0.

As vezes temos de conhecer os produtos mais novos e assim mudar a nossa foto sobre produtos....

Um grande abraço a todos.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.