Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mudança na maré dos navegadores web beneficia Mozilla

Notícia publicada por brain em julho 13, 2004 11:58 PM | TrackBack


Em mais um provável efeito da recomendação de órgãos oficiais de segurança do governo norte-americano recomendando que os usuários da Internet em ambiente Windows substituam o IE por outros navegadores, publicou-se pela primeira vez uma estatística de origem não-partidária apontando queda do número de usuários do IE acompanhada de incremento no número de usuários da família de navegadores Mozilla. A percentagem apontada é absolutamente marginal do ponto de vista do IE, que continua líder absoluto em número de instalações, e ainda está longe de ser um número a comemorar. Ainda assim, representa uma ocorrência inédita em uma pesquisa realizada periodicamente há vários anos. Talvez não seja ainda o ponto de inflexão definitivo da tendência, mas certamente é um sintoma que será levado em conta por todos os envolvidos. Veja um trecho da cobertura do Magnet: "Pelo que parece, a Mozilla (cujo navegador de código aberto é baseado no Communicator) foi a maior beneficiária na desistência de um em cada 100 usuários que desistiu de utilizar o browser da Microsoft, já que houve um crescimento de 30% no número de usuários em apenas um mês. De acordo com a WebSideStory, a Netscape e a Mozilla, juntas, detinham 3,21% do mercado em junho. Agora, elas detêm 4.05%. Pode parecer pouco para os mais leigos esses ganhos em porcentagem, mas o fato de haverem tantos usuários deixando de usar o IE é algo ignorado pela Microsoft até agora."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Henrique Vicente () em 14/07 00:12

A M$ sempre vai fingir que está tudo sobre controle... tomara que aumentem cada vez mais a quantidade de gente deixando o Exploder :) e cresçam as que usam Mozilla, é claro, esses órgãos oficiais de segurança do governo norte-americano deveriam alertar também que o windows é um sistema inseguro e dizer para migrarem para outros, heheeh :)


» Junior () em 14/07 09:59

Ééééé....

Quando um "linuxer" recomenda uma troca dessas, acaba sendo visto como tendencioso, fundamentalista islâmico, etc... Mas quando vem de alguém/algum alheio 'a "open/free" e declara uma coisa assim, isso muda.
A meu ver, isso nada mais é do que aversão 'a mudança, na qual já estou calejado. Já fiz muita migração de servidor por aí, mas os clientes só ficam calmos quando vêem o negócio funcionando, por mais garantias que se dê. É o ver para crer.
Acho esta situação do mozilla interessantíssima, pois abre os olhos do consumidor (usuário final) 'as alternativas. Não precisa ser Mozilla, existem vários, mas passa-se a ter em mente que a qualidade não é só do IE, se é que ela existe.


Junior


» Juliano () em 14/07 10:16

O maior problema enfrentado com os outros navegadores é a incompatibilidade de certas páginas com eles. Os Webmasters (a maioria) planejam e testam suas páginas só no IE, e isso deveria mudar!
Um exemplo prático é que o Mozila não abriu a parte corporativa do site do Bradesco aqui na empresa. E os usuários não querem ter diferentes navegadores, por ex. um pra entrar na web em geral e outro pra abrir o banco e outro pra ver flash, etc.


» Klaatu () em 14/07 10:17

Concordo 100%, e tabmém acho importante colocar na cabeça dos webdesigners da vida que vivem fazendo páginas que só rodam bem no IE, que não estamos sós neste universo... Já tive até problemas de aplicações em ASP que não aceitavam bem o mozilla, a saída foi o Opera que é um ótimo browser também. Mas aí havia um sistema do governo em Java que só abre no Mozilla / IE...
Outra coisa muito chata é quando um site te diz: Faça a atualização de seu navegador para abrir esta página, e aponta direto para www.microsoft.com/IE....
Acho que navegadores e páginas devem "navegar" juntos.


» Dherik () em 14/07 13:42

Concordo com o Juliano... um problema de navegadores alternativos ao Internet Explorer é que muitos usuário assimilam que uma certa página não abre porque o tal navegador é ruim e problemático.

O triste é que não adianta explicar isto para um usuário... ele quer ver a coisa funcionando, não importando como foi feita. Muitos não concordam quando o Mozilla se ajusta a alguns desses erros, mas creio que seja necessário.


» Michel Thadeu Sabchuk () em 14/07 14:46

O pior pro webdesigner é quando o browser alternativo tem funcionalidades que o IE não tem, principalmente quando se fala de folhas de estilo, o internet explorer tem uma rendenização estranha em geral, fora da lógica eu diria...


» Henrique Vicente () em 14/07 15:32

Michel, com certeza isso é terrível, eu tinha decidido fazer minha página compatível com browsers decentes, leia-se: todos com exceto o M$ Exploder, porém tive que dar uma boa mexidinha no final se não os usuários do Exploder, que infelizmente ainda são a maioria, não poderiam visualizar se quer o conteúdo por alguma causa extremamente sem lógica.. daí que eu tiro que os programas da M$ tem vida própria, só funcionam quando querem, fazem coisas sem sentido, etc... são excepcionais!

Esses que se dizem webdesigners e planejam a página apenas para um determinado browser não merece o título de ser chamado webdesign :) porque isso acaba passando uma vista ruim de algum ou outro webdesign verdadeiro que exista em algum ponto remoto da Terra..

Klaatu, na verdade o problema não é da tristeza do asp que fica no servidor, ao menos que ele identifique o seu cliente... para fazer alguma sacanagem, deve ser algum código html podre por exemplo.

E infelizmente, o usuário final normalmente só quer usar um browser... mesmo que o outro possa substituir em 90% do tempo e que tenha um sistema de abas ótimo... ai acaba escolhendo por o pior, M$ Exploder, graças ao monopólio..


» Wconserta () em 14/07 16:25

Sabe pessoal o grande problema da adoção do mozilla firefox , para usuario comum e leigo, é que o programa demora mais para abrir do que o Internet explorer que abre quase sempre instataneo, este é o grande motivo de resistencia, sei pois aqui onde trabalho tive muito usuarios que reclama disso e queria o IE mesmo com bug virus e tudo , para mim o projeto mozilla tem que se concentra em otimizar o maximo que der o mozilla firefox


» Matheus Villela () em 14/07 16:40

4^1.3*10 = 60%

60% do mercado em 10 meses se continuar nesse ritmo, a microsoft deve estar de cara com essa migração.

Lógico que esse ritmo dificilmente se manterá, mas 20% em 10 meses seria excelenta já, afinal nenhuma empresa deixaria de prestar serviços online aos mais de 20% que não usam IE, prática muito usada sempre com aquela desculpa dos 3~4%.

Sinceramente não me importo de que a maioria do povo use IE, pois isso é uma questão de inteligência e conhecimento, coisa que ainda falta muito, precisa melhorar a educação na escola pro povo aprender a usar um SO decente e um navegador decente mas não me conformo em conhecer pessoas inteligentes e que pagam pau pra essa empresinha criminosa e tosca.

IE só acaba se botarem o gates na cadeia porque sempre vai ter asno pra usar.


» depassagem () em 14/07 16:43

Editar, Preferências, Avançado, Quick Launch. Pronto, o seu mozilla vai carregar tão ou mais rápido que o Explorer. Em contrapartida, do mesmo jeito que o IE, vai ficar ocupando memória.


» Henrique Vicente () em 14/07 19:29

depassagem, isso mesmo, o talvez IE demore para carregar e nós nem sabemos :) e nem saberemos, afinal, ele se carrega quando o pc inicia, então, como saberemos? Uma vez que é impossível desabilita-lo... então, pronto, "problema" resolvido...

Eu não duvido nada que o Mozilla cresça rapidamente mas eu acho que o rítmo não vai se manter tão alto assim, mesmo assim... :)


» Douglas Augusto () em 14/07 20:29

Acredito que as pessoas que usarem o Mozilla tenderão a não voltar para o Internet Explorer. Afinal de contas, um grande passo foi vencido: a preguiça/conformismo em baixar um software externo. Não há dúvidas que tecnicamente o Mozilla é superior ao Internet Explorer, em aspectos que vão além da segurança.

O que pode criar uma expectativa frustrada é o mau design de muitos sites na internet, culpa da ignorância (ou má vontade) acerca dos padrões estabelecidos. De qualquer forma, maior o número de usuários, maior a pressão sobre desenvolvedores de sites.


» Henrique Vicente () em 14/07 20:57

Para os webdesigners sérios isso vai ser uma coisa ótima, afinal, talvez o cara que se diz webdesigner sem ser não se importa se o seu cliente perca 0.4% de usuários por exempo, até que com certeza o cliente não vai notar ou talvez o webdesigner arranje alguma desculpa, mas será que se esse valor chegar a 1% o cliente não vai ficar chateado? :)


» Wconserta () em 14/07 21:24

bem no mozilão da para usar o Quick Launch, mais o firefox que é o que esta levantando a mozilla como opção viavel contra o IE ??

fora o fato da maioria dos usuarios usam micros ledos como amd k6 duron celeron p2 p3 , p4 e atron ainda são poucos que tem dinheiro para comprar


» wolvers () em 15/07 17:07

fui fazer confirmação da minha matrícula na UFSC hj, e o pessoal lá(funcionários) tudo do Mozilla =]


» tijucas () em 16/07 08:36

wolvers,
a matricula pela iternet tava dando problema no mozilla. :)
nao versao 1.7 soh..


» DeLucca () em 16/07 11:13

ATENÇÃO:

MÉTODO FÁCIL PARA QUE O EXPLORER NÃO FIQUE OCUPANDO MEMÓRIA

Desinstale o Windows e instale uma distro Linux! >:-))))


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.