Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Desenho vetorial com o Sodipodi

Notícia publicada por brain em julho 12, 2004 11:57 PM | TrackBack


Anakin Pendragon (anakinpendragon@yahoo.com.br) disse: "O sodipodi é um software de desenho vetorial muito simples, porém com a dose certa de criatividade pode-se fazer um trabalho surpreendente com ele. Quando comecei a trabalhar com ele senti a falta de um tutorial básico pra começar, então agora que tenho um conhecimento razoável, quero passar pra frente. Então fiz esse tutorial do sodipodi, espero que seja útil para todos que se interessam pelo programa e procuram uma alternativa livre de desenho vetorial. Qualquer colaboração para melhorar o tutorial será bem-vinda. Quem quiser enviar alguma contribuição basta escrever para meu e-mail" As 21 páginas deste tutorial em PDF dão uma boa idéia do uso básico do sodipodi e podem ser uma agradável surpresa para os que não conhecem o potencial deste software.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» André () em 13/07 00:43

Deu uma bizoiada e achei muito bom. Ainda é um pouco difícil encontrar tutoriais pra desktop no linux, parabéns pela iniciativa. :)


» Patola () em 13/07 03:01

Apenas pra não deixar de constar:

O sodipodi tem um "fork" da base de código dele que, entre outras coisas, pretende incorporar recursos mais "amigáveis" junto com a reformulação da interface. Esse fork, dizem, está num estado mais avançado e se chama inkscape. A página do inkscape é http://inkscape.sourceforge.net/ - opinião pessoal: eu fiz algumas coisinhas com o sodipodi mas realmente gostei mais do jeito do inkscape.


» O heremita () em 13/07 04:30

Dei uma olhada e parece ser, o que eu procurava, para meus desenhos.
Parabéns!
E obrigado, pela iniciativa.


» Anakin () em 13/07 09:07

Valeu Andre e heremita!
Patola, já deu uma olhada no inkspace, realmente parece ser muito bom, só tem uma coisa que me incomodou, na hora que você vai usar o utilitario de preenchimento do cor o menu fica parado, sem ter como movelo na tela, assim não da pra ver como esta ficando um gradiente em um desenho atras da tela. Nisto o sodipodi ganha com seus menus estilo mac-os.


» Anakin () em 13/07 09:32

Só completando oque o André disse,realmente ainda é mais facil achar um tutorial pra montar um servidor web que um editor de texto, já existem otimas ferramentas desktop para linux, faltam agora os manuais em portugues. No caso do openoffice temos as apostilas do metro de são paulo, caso alguém se interesse por baixa-las:

http://www.acad.unibh.br/leocadio/download.php?cat=4

Esta na pagina do professor Leocadio, que da aula de software livre na Universidade Uni-Bh de Belo horizonte.


» André Déo () em 13/07 10:07

Anakin acabei de ler seu tutorial, ficou muito bom... Já trabalhei muito tempo com Corel e já fui Instrutor também... Você tem potencial, uma sugestão:
Faça uma segunda versão com calma, sabe aquelas várias vezes que você disse não vou entrar em detalhes??? Entre nos detalhes... Daqui a algum tempo você vai ter um mini manual e depois um manual e depois um big manual do básico ao avançado...
As pessoas precisam basicamente de apenas duas coisas:
* - Saber que existe uma alternativa
* - Saber como usar esta alternativa, principalmente os iniciantes..
Talentos existem, o que falta é oportunidade... O SL abre estas oportunidades...
Continue assim garoto,
Abraço,
Déo


» Paulo Zambon () em 13/07 14:21

O Patola lembrou bem do Inkscape. Eu lembro a todos também que ele vem instalado no Kurumin, pelo menos na versão que estou usando, a 3.0a.


» Edson A. Santos () em 13/07 15:59

Pô legal , é difícil encontrar material bom sobre o sodipodi , existe alguns em inglês bem básicos.
o inkscape realmente tem a interface mais bem feita
mas pequenas coisas no sodipodi funcionam melhor como o Controle dos Gradientes.
Eu gosto deste do Zeus ( Criador do Icon Theme Gartoon )
http://zeus.qballcow.nl/tutorial-sodipodi/icon/


» Everlon Passos () em 13/07 17:17

Pessoal,

Estou pensando em desenvolver um projeto voltado somente para o SODIPODI. Mas gostaria de ajuda. Estou fazenda um site tipo Fórum de imagens para comentarmos sobre os trabalhos feitos na ferramenta. Área de artigo, notícias entre outros.... Quem puder me ajudar entre em contato. Já registrie o dominio www.sodipodi.com.br, estou aguardando.
Vamos juntar materiais num site :-P


» Anakinpendragon () em 14/07 10:58

Everlon, no que eu puder te ajudar, te dou uma mãozinha. Me escreva depois no anakinpendragon@yahoo.com.br


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.