Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Conheça o DNSMasq

Notícia publicada por brain em julho 12, 2004 10:42 AM | TrackBack


O CrossNodes apresenta um interessante e bastante objetivo artigo sobre o DNSMasq, um servidor capaz de fornecer a redes de pequeno porte uma solução prática e eficaz para os serviços de DNS e DHCP, provendo assim a resolução de nomes (local e cache) e o fornecimento de endereços para as estações de trabalho sem necessidade de configuração local. Claro que existem diversas outras alternativas, mas se você administra uma pequena rede local conectada à Internet, talvez ache interessante a simplicidade quase minimalística das rotinas apresentadas neste artigo.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» codex.void () em 12/07 10:53

Tenho usado o dnsmasq há um bom tempo e recomendo a todos que tenham uma conexão à internet compartilhada ou não, de banda larga ou não.
Resolução de domínios às vezes acaba sendo o gargalo na hora da navegação, por isso fazer cache é uma boa idéia.
O dnsmasq é estável, pequeno e fácil de configurar. Você pode também usar para bloquear lixo, por exemplo:
address=/ad.uol.com.br/127.0.0.1
Assim, *.ad.uol.com.br vai ser resolvido como 127.0.0.1.
Não se esqueça também de alterar seu /etc/resolv.conf e só deixar:
nameserver 127.0.0.1
E desativar a mudança desse arquivo pelo programa que você usa para se conectar, dhcp, etc.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.