Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Artigo de John Dvorak sobre a "estratégia Linux" da Microsoft

Notícia publicada por brain em julho 12, 2004 10:24 AM | TrackBack


Dalmo Cirne (dalmo@hotlink.com.br) disse: "Li uma artigo interessante contendo a análise que o John Dvorak faz sobre a estratégia usada pela Microsoft na competição com seus concorrentes - nesse caso específico o Linux. Decidi então traduzi-lo, e o resultado está publicado no CIPSGA. O link para o original também está disponível, para aqueles que quiserem lê-lo em inglês."

Trecho do texto de Dvorak: "Essa estratégia de bater-e-correr, baseada em uma variedade enorme de insatisfações, é nova para mim. No passado, a Microsoft tentou varias campanhas 'Astroturf' onde a maioria falhou. Uma campanha 'Astroturf' é baseada em uma empresa de relações públicas tentando criar um movimento de falsas raízes para dar suporte a uma determinada posição, estratégia ou produto. Se a Microsoft, por exemplo, estivesse tentando destronar o Adobe Photoshop, ela encontraria uma empresa de pesquisa que embasasse o conceito que o Photoshop é muito difícil de usar e que não é uma ferramenta tão poderosa assim. Essa campanha seria casada com anúncios do produto da Microsoft, veiculados através de outros locais. A campanha 'Astroturf' então apresentaria resultados que há um movimento de usuário debandando do Photoshop, mesmo sabendo que isso é uma tremenda mentira. Fazer uma campanha dessas requer muitos recursos, trabalho e habilidade, sem falar no sigilo absoluto também. Uma vez que nos últimos tempos eu não vi nenhuma campanha dessas, eu suspeito que a estratégica básica deve ter mudado. Nós podemos estar testemunhando uma nova maneira de destruir um produto – um ataque maciço e eclético a todos os frontes de batalha, e até a criação de alguns novos."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Job () em 12/07 10:42

Achei interessante o artigo, faltou cobrir os patrocíonicio a escolas, "pessoas" que fazem escolhas e websites Linux, que fazem subliminar anti-linux, como tem acontecido com o LinuxToday.
Notei, que varias vezes eles divulgam noticias que parecem uma coisa mas na verdade é um ant-linux.
Money Count


» Juliano () em 12/07 10:51

Sinceramente, não entendo este Dvorak, até a edição de junho da Info eu gostava muito dos artigos dele, mas no de junho ele falou abobrinhas (INFO Exame, ed. 219, pag 32, aquela mesma edição que na capa diz que Ballmer lavou a alma para o editor da info, oq não aconteceu)! Se vocês não se lembram, ele disse que o Linux era uma ameaça que não existia e que a M$ alimentou o mesmo. Embora este último artigo seja bom, ele perdeu muita credibilidade comigo, estou em alerta com ele!


» Wconserta () em 12/07 11:20

Eu quero é ver a info publicar este artigo na revista hehehe, eu duvido que ele vão por este artigo , provavelmente iram escolher um outro artigo que Dvorak fez


» Adilson Oliveira () em 12/07 11:36

Eu também tenho estado meio cabreiro com o Dvorak mas essa frase dele me ganhou o dia: "Linux is like a Night of the Living Dead zombie that cannot be killed. It can only be slowed down." O site do CIPSGA traduziu erroneamente. Para mim o correto seria "Linux é como um zumbi de A Volta dos Mortos Vivos que não pode ser morto. Apenas retardado." De qualquer modo achei a comparação muito engraçada :)


» Morvan () em 12/07 11:46

muito bom o artigo. concordo com as observações, com algumas reservas, ao Dvorak. mas o artigo está muito bom. sugiro ler, na relação de artigos do autor, onde tem "Mais na PCMag", http://www.pcmag.com/article2/0,1759,1601482,00.asp, ("Microsoft, Gaste O Seu Dinheiro"). bem ácido. bem real.


» André Déo () em 12/07 12:30

Concordo com o amigo Juliano, tb estou esperto com o Dvorak, mas o artigo desta vez é muito bom.
Mas gostei do comentario do amigo Wconserta, quero ver a Info publicar isso... Eu cometi a infelicidade de renova-la por dois anos.. Ainda bem que está acabando e não pretendo continuar assinando e muito menos comprando avulso.
Que venham as concorrentes!!!!


» André Simões () em 12/07 13:01

Eu estou esperando a minha assinatura da Info acabar, vou assinar a Linux Magazine e a CopyLeft, estou pensando em assinar a PC Master maas ainda estou meio com o pé atrás.

Eu sempre gostei do Dvorak, mesmo quando não concordando com ele. Colunistas devem ser assim mesmo.


» Wconserta () em 12/07 13:21

Bem amigo agora falando em revista , eu tambem estou com pé atra não só da info mais a pcmaster tambem anda meia estranha pois não se tem mais distro de grande porte (mandrake, fedora, conectiva) sendo distribuido na revista , esles andaram aceitando popaganda da m$ (aquela que ataca o linux ), e e tirando a ultima edião que fala bastante do linux as outras edições tinham muitas matéria de windows e quase nada de linux, enfim tambem estou na espera da Linux Magazine e a CopyLeft, espero que sejam boa e que não façam materia apenas copiada da net mais sim novidade mesmo


» Ricardo Rabelo Mota () em 12/07 13:43

Quanto à PC Master, ela está lançando edições especiais. Agora mesmo saiu o Fedora Core, com 04 cd's. Acho que a empresa, neste ponto, tem razão. A PC Master comum variava muito de preço, ficando difícil até mesmo calcular o preço da assinatura. Desta maneira, não se paga a mais por uma ou outra revista que vier a sair com cd's a mais. Só não comprei esta especial pois já tinha comprado o Fedora na Debianmall.


» Fábio Emilio Costa () em 13/07 20:20

Bem, gosto do Dvorak, e sempre gostei... Aliás, as únicas coisas que prestam na Info são o Dvorak e aquele Marquezi (o que parece um desodorante roll-on :-D). A coisa dele é a seguinte: mesmo quando a gente não concorda, procura entender o que ele fala, pois usa argumentos inteligentes.

Olhei por alto a matéria e, pelo que notei, é o Dvorak que sempre gostei: inteligente, crítico, sem medo de ser ele próprio.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.