Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

DVD Player "oficial" para Linux

Notícia publicada por brain em julho 10, 2004 02:13 PM | TrackBack


Conforme antecipamos há pouco mais de 2 meses, o Slashdot informa sobre o lançamento de uma versão do TurboLinux que incorpora um DVD player "autorizado" para Linux - ou seja: nada de recorrer a bibliotecas feitas para outros sistemas operacionais, ou a rotinas criptográficas alternativas.

DVD comercial oficialmente no Linux

Embora muitos usuários estejam satisfeitos com as alternativas (como as oferecidas pelo Xine e pelo MPlayer) disponibilizadas no Linux sem a bênção dos detentores das patentes e outras restrições do formato de armazenamento dos DVDs tradicionais, é interessante poder mencionar que agora existe a possibilidade de usar um DVD player "oficial" em um ambiente livre.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» FatTux () em 10/07 14:43

Vou dar uma de Augusto, hehehe...

O lado bom: isso mostra a tendência de crescimento do Linux no Desktop. Não deixa de ser bom ver mais e mais iniciativas comerciais de produtos para o Linux. Além disso, a interface do PowerDVD é muito amigável e bonita. Vamos encarar, o usuário já se acostumou com isso no mundo Windows.

O lado ruim: vamos ser obrigados a assistir trailers, avisos de copyright e propagandas. Além disso, esses softwares licenciados obrigam o usuário a fixar a região do DVD. E por fim, o pessoal mais "purista" vai reclamar que não é FS ou OSS.

Por mim, continuo no MPlayer, mas boa iniciativa assim mesmo...

Abraços a todos.

FatTux


» Augusto Campos () em 10/07 14:46

FatTux, não seremos obrigados a nada não. As outras alternativas continuam a seu alcance. Aliás, aparentemente a alternativa "oficial" só está disponível para os usuários do Turbo Linux, neste momento.


» FatTux () em 10/07 15:13

"não seremos obrigados a nada não"

Por enquanto, Augusto, e espero que continue assim. Nos EUA as outras "alternativas" são ilegais. E os tios imperialistas vivem procurando desculpas para endurecer as leis de "Propriedade Intelectual" (argh!) por lá, e pior, pra tentar exportar essas leis para outros países.

Abraço.


» Alexandre Martins () em 10/07 15:43

Olha gente, quando compramos há dois anos nosso notebook toshiba satellite 1005, antes de conseguir driblar a instalação pardão que "metia" o rWin XP Pro ocupando todo o hd (e há dois anos era impossível para um usuário intermediário reparticionar um hd todo NTFS) e depois poder instalar o então RH 8.0, utilizei este software na plataforma rWin. Ele é espetácular em termos de usabilidade e performance, lembro que na época também usei o Real One e o PowerDVD dava de 10. ainda que seja software proprietário (é mesmo?), fico feliz de que possamos ter acesso a ele. Quem sabe mais adiante seus detentores não sigam o exemplo de outros softwares de código fechado e avancem, afinal estão aí os mozilla (fire, thunder...) para mostrar que não é impossível.

Muito Bem-vindo PowerDVD!!!


» Henrique Vicente () em 10/07 16:41

Acho que já usei esse programa em um laptop que parou nas minhas mãos para assistir a um filme, ele é funcional porém tem interface feinha e é proprietário... eu quero é que essas patentes explodam..


» Adilson Oliveira () em 10/07 16:45

Pois vou comentar uma curiosidade, este é o primeiro DVD player "oficial", digamos, separado para linux pois já existem semelhantes "oficiais" a pelo menos uns 5 anos. O que acontecia era que o produto só poderia ser utilizado como componente de um outro sistema como um PVR. Eu trabalhei para um projeto de um sistema de entretenimento doméstico para o mercado asiático que usava este componente.


» Cadu () em 10/07 20:00

Hahaha!
Oficial ou não, gosto mais do MPlayer. Quem vai me proibir de usá-lo? euhauhuehuaheha


» lilux - lilux arroba linuxmail ponto org () em 11/07 04:56

Se ele for igual os players de vídeo do Windows é melhor não tentar usá-lo, pois, os players do Windows são uma porcaria perto do mplayer ou do xine. Quem já viu os tais de RedLIghts ou o WindowsMediaPlayer, e usa o Mplayer ou o Xine sabe a diferença que eu estou citando, não apenas pela qualidade do programa e dos vídeos sendo executados, mas também quanto ao desempenho e/ou o número de formatos que são suportados, etc etc etc...
Ou assistimos o vídeo ou ficamos olhando as gororobas dos programas com um monte de luzes piscando e umas bolas coloridas que ficam girando.


» lilux - lilux arroba linuxmail ponto org () em 11/07 05:08

Lembrando que não usamos o Sistema Operacional, mas sim os programas. Se este for realmente tão bom quanto dizem, então que seja bem vindo à plataforma Linux. Não vejo a hora de experimentar esse programa para assistir os meus DVDs.
Mas ainda faltam o Corel Draw, Dreamweaver, AutoCad... Nossa... conheço gente que usa Windows em gráficas porque os clientes levam os arquivos pra abrir em CorelDraw e etc... Por isso que é válido dizer que as pessoas não usam o sistema opreracional, mas sim os programas.
(need for speed underground, counter strike... nossa, lista enorme!!)
Conheço também pessoas que não trocaria o windows por nada. É uma questão de escolha, mas que ainda não temos muito o que escolher. Pelo menos por enquanto.


» Arkhanjo () em 11/07 13:12

Bom,

eu já usei o PowerDVD. É bom que as empresas enxerguem o Linux como oportunidade comercial... que essa lista de programas disponível para Linux, antes só win, aumente a cada dia... são os meus votos. Mas eu ainda uso e prefiro o Kaffeine. Eu ainda moro/vivo e prefiro o Brasil ao EUA que, por suas leis absurdas, só barra a liberdade e a democracia... tão "VENDIDA" por eles...

Muitos acusam órgãos brasileiros, diretores, e o próprio governo de usar o SL como ideologia, sem ter uma avaliação/qualificação técnica...(acho que assistimos isso a pouco tempo)... mas a verdade é que um dos povos mais idelógicos e nacionalista que existe hoje são os americanos... alguém já assistiu algum filme americano em que não aparece algum símbolo do "Império", bandeira, música... etc???

Por isso, podem me acusar de IDEOLOGICO, NACIONALISTA, e o que for... sou BRASILEIRO e adotei o Software Livre como filosofia de vida!

Arkhanjo


» lilux - lilux arroba linuxmail ponto org () em 11/07 15:41

Offotopic

Eles falam da ideologia, mas quando eles dizem isso já estão praticando a ideologia deles. Então vamos falar da ideologia deles: A ideologia da microsoft é que todos temos que usar o Windows!

Offtopic


» bob Esponja () em 12/07 20:32

É meio off-topic mas, alguém sabe se a ATI vai liberar a especificação do iDCT para as plaquinhas Rage128 ? Só falta isso pra eu assistir DVD no linux. Eu até escreveria o driver XvMC ... :)


» Alexandre Martins () em 12/07 22:32

Arkhanjo,

Concordo em partes contigo. Os filmes Ianques são obrigados por lei, pelo menos uma vez mostrar em alguma cena durante ums tantos segundos a bandeira do império norte-americano. Mas já que estamos off-topic, o que tu acha de uma empresa do governo brasileiro, uma estatal bem conhecida de tempos passados (a COBRA) que pertence ao Banco do Brasil, ter lançado uma distro baseada no Fedora Core com nome em inglês (freedows), pagamento de licença anual por máquina e tendo como grande atração "rodar programas win em forma nativa", sabemos, através do crossover. Puta meu, sinceramente é muito decepcionante. Enquanto isso o que há de novo no softwarelivre.gov.br ??? Temos que ser autocríticos também. Adoto postura anti-imperialista, mas não dá pra fechar os olhos pras merdas quando são excretadas aqui!


» alvaro guimaraes () em 13/07 23:52

o PowerDVD é ótimo!
vamos ver como fica no linux >:)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.