Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Extensões para o Mozilla e Firefox

Notícia publicada por brain em julho 9, 2004 10:58 AM | TrackBack


Lisangelo (lisangelo@linuxmail.org) enviou este link da Wired e acrescentou: "Texto bem bacana comentando algumas extensões para o Mozilla que podem ser muito úteis. Achei interessante a afirmacao de que o Firefox é um 'Mozilla Reforçado'." Trecho: "A maioria das pessoas que troca seu navegador de Internet padrão pelo Mozilla rapidamente percebe que o programa é bastante enxuto. Ele possui exatamente os recursos necessários para navegar na Web, nada mais e nada menos. E embora haja muito a se dizer sobre as vantagens de usar um programa limpo e simplificado, às vezes você pode sentir falta de um pouco de funcionalidade extra. É aí que entram as extensões, pequenos programas que você pode acrescentar ao Mozilla ou Firefox".

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcelo R. Minholi () em 09/07 11:19

Só para desfazer possíveis mal entendidos: O artigo fala de "Extensões" para o mozilla e firefox e não de "Plugins". É claro que para bom entendedor fica claro o que é uma coisa e o que é outra, mas fica aqui a minha observação.


» anonymous () em 09/07 11:24

Desculpem a minha ignorância, mas "plugins" e "extensões" basicamente não é a mesma coisa?


» Augusto Campos () em 09/07 11:30

Para o bem de todos e felicidade geral, traduzi o termo. Agora consta como extensões.


» hamacker () em 09/07 11:38

'Extensoes do browser' refere-se ao acrescimo de funcionalidades novas sob as coisas já existentes no Mozilla, por exemplo, uma extensão que permita catalogar melhor os bookmarks, outra que permita aparecer os popups como tabs, ... tudo isso é extensão do que já existe.
'Plugins' refere-se a funcionalidades extras que nao estão presentes no browser.
Até podemos chamar 'Plugins' de 'Extensão do browser' porque gramaticamente (e até tecnicamente) está certo, mas o inverso não é.
inte+


» jcassale () em 09/07 13:07

Para mim continua sendo a mesma coisa. Nos próprios programas, extensão é usado como tradução de plugin.


» Xtian Xultz () em 09/07 14:52

Deixe-me tentar explicar entao.
O Mozilla consegue manipular varios arquivos, como html, gif, png, jpg, etc etc. Existem tipos de arquivo que ele nao consegue manipular, como por exemplo Flash, realMedia, mpeg, pdf, e coisas do tipo. Para estes tipos diferentes de arquivo, voce precisa de um plugin.
Uma extensao nao tem a ver com isso, mas ajuda no funcionamento do browser, como nos exemplos citados acima.
Me fiz entender?


» gbitten () em 09/07 14:56

A diferença entre plugin e extenção é sutil porem significativa:

Os plugins sugiram nas primeiras versões do moribunndo Netscape (talvez tenham sugirdos no Mosaic, não sei). Seu uso principal é permitir que os browsers exibam formatos que inicialmente não estavamapreparados, como: pdf, vrml, svg, quicktime. Para isso quem desejasse fazer um plugin tinha que recorrer a uma API, no caso do Mozilla ao "Netscape Plugin API" ( http://devedge.netscape.com/library/manuals/2002/plugin/1.0/ ).

Uma extenção faz uso das tecnologias que permeiam toda a familia Mozilla: XUL, Javascript, XPCOM, XBL, RDF. Através de outra tecnologia chamada XPI, é possível alterar qualquer comportamento do Mozilla com apenas um clique. Menus, janelas, botões, comportamento, layout, tudo pode ser alterado e extendido pelas extenções. E na maioria das vezes só é necessário um editor de texto, um compactador zip e um pouco de tempo de pesquisa para fazer uma extenção. Por isso existem tantas e para umas infinidade de objetivos.

Referências:
http://www.xulplanet.com/
http://br.groups.yahoo.com/group/braxul/
http://twiki.im.ufba.br/bin/view/XUL/WebHome
http://www.rau-tu.unicamp.br/mozilla/
http://www.mozdev.org/
http://forums.mozillazine.org/viewforum.php?f=19&sid=4180a9ab79a688eafbe15d2bbb260c81
http://extensionroom.mozdev.org/
http://update.mozilla.org/extensions/
http://texturizer.net/firefox/extensions/


» jcassale () em 09/07 16:54

Ainda, para mim, continua sendo só uma questão semântica. Discussão sem sentido.


» Marcus Moreira () em 09/07 21:10

jcassale,

Se pra você é tudo a mesma coisa, me mostre uma 'extension´ para o Internet Explorer??? A extension que nos referimos é um conceito novo, implementado pelo Projeto Mozilla usando uma palavra já conhecida. Talvez se os caras tivessem nomeado a novidade de kavookavala você não acharia que fosse a mesma coisa. Idenpendente da terminologia adotada, plugins tem objetivos distintos das extensions.


» gbiten () em 09/07 22:57

Relaxa Marcus, o cara só está afim de trollar um pouco. Ignore ;)


» jcassale () em 09/07 23:13

Eu já estou ignorando essa discussão boba faz tempo.


» Douglas Augusto () em 09/07 23:27

Uma extensão é uma parte de código extra que atua no funcionamento do navegador. Por exemplo, tem-se o mouse gestures, que agrega a possibilidade de "envio" de comandos ao navegador através de movimentações específicas do mouse.

Na terminologia dos browses, plugin é a capacidade adicional do navegador reconhecer e interpretar novos formatos de conteúdo web. Como o plugin flash, o visualizador djview, pdf, etc.

Voltando ao artigo, não entendi o que o autor quis dizer com "o Firefox é uma versão reforçada do Mozilla"?!?

Uma extensão bastante interessante é a FlashBlock[1], que em vez de sair tocando um arquivo flash (agora muito usado em publicidade), ele exibe apenas um botão. Se o usuário desejar, basta clicar para iniciar a animação. Isso evita que muito lixo em flash seja carregado.

1. http://extensionroom.mozdev.org/more-info/flashblock


» jcassale () em 09/07 23:31

Só para não dizer que sou chato vá em:

www.mozilla.org.br/ajuda/firefox/extensions/

e leia a primeira frase.

Abraços.


» gbitten () em 10/07 00:18

jcassale, obrigado pelo aviso, frase corrigida ;)


» cristiano () em 10/07 01:02

uma outra extensão muito boa é a linky, que permite que se abram vários links ao mesmo tempo através do botão direito do mouse. dá para selecionar um conjunto de links, etc. tem tambem alguns outros recursos, trabalha com imagens, enfim. o curioso é que ela não está mais no site de extensões, está em http://gemal.dk/mozilla/linky.html
pensei até que tinham parado de trabalhar nela, mas não.


» hamacker () em 12/07 12:59

Achei que tivesse feito entender.
Coisa simples, extensao=continuacao de algo ja existente. Plugin=nova funcionalidade ainda nao existente no browser.

Exemplo de plugin : java, pdf, wmv, ... eles nao existem no navegador e o navegador desconhece arquivos nestes formatos. Ai voce instala o plugin e pronto. Nao é extensao porque eles nunca existiram dentro do browser.

Exemplo de extensao : adBlock, o mozilla ja vem com um programa para bloquear imagens, mas esta extencao acrescenta novos recursos ao bloqueador que ja existe no mozilla. Um link interessante :
http://extensionroom.mozdev.org/

E ai ? Vai continuar nao entendendo nada ?


» Douglas () em 12/07 19:28

hamacker,

Extensões não necessariamente são continuação (ou melhoramento) de algo já pronto, é algo mais amplo. Por exemplo, existe uma extensão que adiciona um calendário no Mozilla, bem como outras que são jogos.

Extensão poderia ser sinônimo de plugin, mas convencionou-se designar por plugins a possibilidade do navegador reconhecer e interpretar formatos do conteúdo da internet, enquanto as extensões para adição de funcionalidades no próprio browser (como o calendário, jogos, etc).


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.