Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Apoio da comunidade no anúncio da expiração do processo contra Sérgio Amadeu

Notícia publicada por brain em julho 8, 2004 10:46 PM | TrackBack


Esta é uma notícia que merece comemoração. Ajude a torná-la ainda mais memorável acrescentando seu comentário! Após o final da semana, o link será enviado a Sérgio Amadeu como uma singela homenagem e um registro do reconhecimento da comunidade pela postura mantida neste momento crucial para o software livre no Brasil.

Sérgio AmadeuEm um exemplo da colaboração entre os diversos sites que ajudam a compor a comunidade brasileira do software livre, o Lucas Martinez, do LinuxDicas, enviou ao BR-Linux o link para a notícia da Agência Carta Maior que ele reproduziu em seu site, informando que após a repercussão negativa (no Brasil e no exterior) da provocação judicial da Microsoft contra o presidente do ITI, Sérgio Amadeu, a multinacional emitiu um desmentido e deixou passar o prazo para entrar com um processo. Neste meio tempo, o apoio da comunidade ao ameaçado só cresceu - por exemplo, o abaixo assinado a favor dele, promovido usando recursos de um site internacional especializado no suporte a campanhas populares, é o sétimo maior de todos lá hospedados - considerando todos os países e todas as categorias. Aparentemente, foi um grande tiro no pé por parte da empresa, que talvez reconsidere a atitude antes de no futuro voltar a pensar em intimidar dirigentes do governo encarregados de ajudar a definir as políticas de aquisição de software de seus países.

Selecionei trechos: "Mais de 10 mil assinaturas recolhidas em apenas três semanas. A expressiva resposta que a Microsoft recebeu por ter firmado uma interpelação judicial pedindo explicações a um funcionário do governo brasileiro por causa de matéria publicada em uma revista semanal (leia mais: "Microsoft questiona funcionário do governo federal na Justiça") surpreendeu o próprio “alvo” da manobra. 'Foi uma surpreendente enxurrada de solidariedade', disse Sérgio Amadeu, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República, à Agência Carta Maior. A iniciativa da representação brasileira da Microsoft 'micou'. Amadeu não foi prestar esclarecimentos oficiais dentro das 48 horas estabelecidas pela Justiça Federal – que se encerrara em 15 de junho - e a empresa de Bill Gates, que vive às turras por causa da iniciativa do governo brasileiro de incentivar a adoção do software livre (com código aberto e não proprietário), evitou dar seguimento ao caso. Dona do sistema operacional Windows, a Microsoft teria de entrar com um processo até 17 de junho, quando expirou a janela de três meses decorridos após a publicação do texto veiculado em edição datada de 17 de março. Em nota divulgada um dia depois do fim do prazo para a formalização de um processo contra o presidente do ITI, a Microsoft do Brasil afirmou apenas que 'gostaria de ressaltar que está comprometida em trabalhar com o governo de modo respeitável e colaborativo para atender às necessidades econômicas, sociais e educacionais do país'. A Microsoft afirmou ainda na nota que “sabe que o Brasil tem liberdade para escolher a melhor tecnologia para as suas necessidades'"

Veja também esta nota do Notícias Linux sobre a reação de quem lamentou esta vitória da soberania.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Gabriel CP () em 08/07 23:05

Parabéns Sérgio Amadeu.


» Marcelo Vivan Borro () em 08/07 23:45

Simplesmente fantástico :-)

Imagino como deve ter sido a reunião na MS Brasil para discutir a repercussão do assunto.
Augusto, além de uma cópia do abaixo assinado para o Sérgio Amadeu, envie uma para o pessoal da MS.....


» André Mariano () em 09/07 00:18

Sérgio,

Sua postura fortaleceu ainda mais a comunidade de desenvolvedores e usuários de software livre no Brasil.

Agradecemos.


» FatTux () em 09/07 00:25

O mais divertido foi ver a reação no site Baboo, que perdeu a classe ao mostrar fotos montadas de pinguins terroristas:

http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=11835&z=15

É ruim ter que lamber as botas dos outros, não é mesmo? A dignidade passou longe.


» Roberto () em 09/07 00:27

Show de bola. Nada como ver o valentao pensar direito e fingir que nao eh com ele.


» rafael () em 09/07 00:58

...mais uma vez a microsoft descobriu um "bug"....pelo menos esse teve como consertar..iauhauihiauhiuahia....desculpa pela "piada" sem graça,eu naum me aguentei,mas PARABENS Sérgio Amadeu e toda a comunidade LINUX!!!


» TCCamargo () em 09/07 01:40

Pois é, acho que agora a Microsoft está vendo que não está lidando com algo fácil de manipular. A força da comunidade Linux é grande e a tendência é crescer cada vez mais.
Parabenizo o Sr. Sergio Amadeu pela sua postura correta e firme diante das ameaças da Microsoft.
Isso é só o começo.


» Sérgio () em 09/07 01:44

Sérgio(meu xará, por sinal),

Parabéns pela iniciativa. Apesar de estarmos vivendo ainda sob a batuta de um governo que não alterou em nada sua política econômica, é sempre bom vermos que existem pessoas empenhadas e com bom senso dentro da política.

Meus sinceros agradecimentos.


» O Heremita () em 09/07 05:08

Parabéns a Ségio Amadeu.
Vencemos mais uma batalha.
Os monopolistas, estão percebendo a cada nova derrota, que Software Livre não é nenhuma brincadeira.


» Solano Krabbe () em 09/07 07:19

Acho que toda a comunidade está de parabéns e tenho certeza de que se houvesse mais pessoas (além de todas que já existem), como o sr. Sérgio Amadeu no Governo, esse país sairia mais rápido da situação de exclusão digital a qual está jogada a maioria da população.


» ThLuxx () em 09/07 08:06

Que o governo Lula anda pisando na bola em diversos setores a gente sabe, porém, não podemos deixar de registrar o belíssimo trabalho feito em prol do soft livre, que é defendido e encabeçado por Sérgio Amadeu. Fica registrada aqui a minha satisfação em saber que ainda existem pessoas que acreditam e defendem os interesses de uma nação.


» midnight () em 09/07 08:12

Fico feliz em ver que a comunidade livre do brasil está cada vez mais forte e além de tudo pode contar com pessoas como o Sérgio que colaboram para o desenvolvimento intelectual deste país ! Parabéns !


» lcmetzger () em 09/07 08:15

Parabéns a todos nós!

Que sirva de lição para todos os outros setores do governo e também da iniciativa privada!


» Hitoshi Hyodo () em 09/07 08:27

Tive oportunidade de ouvir o Sérgio Amadeu na FIESP no evento da camara-e.net. De fala simples mas de convicções firmes, postura clara e com uma excelente visão de futuro, percebi que o Sérgio está fazendo um grande trabalho pela disseminação do software livre, pelo Brasil e pelos brasileiros. Parabéns Sérgio, parabéns ao governo brasileiro por ter talentos como ele em seus quadros.


» Eduardo Jr. () em 09/07 08:33

Sérgio,

aproveita e pede pro pessoal do Baboo ler a "Cartilha Amarela"... Quem sabe eles comecem a entender o que é Software Livre. Parabéns!


» IVan JS. Diana () em 09/07 08:51

Sérgio Amadeu,

Já dissemos aqui várias vezes e por isso gostaria de repetir, para que fique registrado: cara, tu és um herói!

Continue o bom trabalho. Estamos contigo.

Ivan JS. Diana
Porto Alegre/RS


» Vicente () em 09/07 09:23

Parabens por sua posicao firme em defesa do Software Livre. Estamos todos juntos construindo um futuro solidario e cooperativo.


» Rafael B. Pitrovski () em 09/07 09:24

Acredito que nada mais justo poderia ter acontecido. Mas o mais importante foi a postura do Sérgio Amadeu, que permaceu "firme" onde muitos teriam corrido, que merece respeito.
Também devemos aplaudir a nossa iniciativa, de assinar e mostrar que somos unidos!
E que venham as grandes empresas capitalistas e monopolistas!


» Armando () em 09/07 09:35

Sérgio,

quero parabenizar pelo profisionalismo que vc agiu nesse processo.


» Wagner Eduardo Bidin () em 09/07 09:51

Sérgio

Parabéns pela postura e continue com seu trabalho junto ao SL.

Abraços


» Pedro Spoladore () em 09/07 10:01

Parabéns, Sérgio!
Ufa, dessa você escapou, hein? Mas eu acredito - e espero estar errado - que o pior ainda está por vir. Se queremos mudar esse Brasil, devemos lutar. Talvez seja essa a bandeira que os jovens precisamos levantar hoje. Somos os caras-pintadas da era digital, hehe. Essa vitória me traz muita alegria, esperança num futuro melhor, de inclusão digital, de liberdade e democracia.

Pedro Spoladore
Curitiba-PR


» Helvécio Guimarães () em 09/07 10:04

Parabéns,
Fica provado que o Sr. Gates não é Deus.

Atenção, o Gigante esta caindo, sai de baixo.
Madeiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.


» valdo () em 09/07 10:06

Serjão!

Esse episódio me lembrou um dito antigo que confirma a força da Comunidade Livre: "E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se rompe facilmente."(Eclesiates 7.12)

Sergio Amadeu, O Software Livre e a Comunidade: UM CORDÃO DE TRÊS DOBRAS!!! :)

Parabéns pela firmeza!

Valdo.


» Hélvio Mota () em 09/07 10:35

Meus parabéns ao Sr. Sérgio Amadeu e à Comunidade (assim mesmo, com C maiúsculo) do Software Livre no Brasil.


» Daniel Cordeiro () em 09/07 10:39

Grande Sérgio, continue na luta, você sempre terá o apoio da comunidade!


» Cadu () em 09/07 10:46

Parabéns Sérgio!
Continue com sua luta por Software Livre! Estamos torcendo e lutando também!


» Eduardo Nogueira () em 09/07 10:48

Estamos com você! Como diz o Beto Guedes, mineiro como eu:

Um mais um é sempre mais que dois ;)

O grande lance agora é arrebanhar o maior número de usuários domésticos possível (Kurumin caindo igual luva ;), pra que eles mesmo constatem que o Pinguin é muito superior às janelas, e deixar o boca-a-boca funcionar ;)

Porque o governo não faz umas campanhas incentivando o uso do linux nos PCs da moçada? Rolava de vender ou distribuir uns CDs com linux a 1 real com guia e tudo, dar descontos à empresas que já vender os PCs com linux...

Bom, eu tô fazendo minha parte: pelas minhas contas já converti umas 50 pessoas, e só crescendo =) Próximo semestre vou distribuir e sortear CDs do Kurumin no meu DA da faculdade aqui em BH.

Quem quiser, só entrar no site (www.dacoi.org.br) e ficar ligado


» Antonio Augusto () em 09/07 11:13

Caro Sérgio,

Graças à sua liderança, o ideal do Software Livre têm ganho a devida dimensão para o Governo e para a Sociedade.

O volume de apoios que vc conseguiu arregimentar nesta primeira das muitas batalhas que virão pela frente demonstra sua força de convencimento e de persuasão quanto à validade e importância desta luta, que também é a de todos nós que, direta ou indiretamente, estamos envolvidos e ansiamos por um mundo mais justo e livre.

Parabéns!


» whitefoxi () em 09/07 11:22

VIVA O AMADEU!

Paladino do Soft Livre.


» Olivier () em 09/07 11:38

Caro Sergio

Nos conhecemos no LINUERJ em Nov. 2003 e nos revimos no V FISL em POA.

Devo às suas iniciativas e determinação o empuxo que o conceito de Software Livre esta ganhando em todas as classes de usuários, gerando interesse e oportunidades de negócios para nós brasileiros.

Tenho recebidos chamados das maiores instituições governamentais e privadas, que hoje estão interessadíssimas nas soluções de SL que desenvolvo e implanto: OpenOffice e OpenGroupware.

Sou devedor da postura e visão de Estado presente nos executivos do governo relacionados à tecnologia de informaçao, no qual Vsa se destaca.

Meu forte abraço

Olivier Hallot
http://www.scinergy.com.br


» Célio Duarte Mendes () em 09/07 13:02

Parabéns ao Sérgio e a toda a comunidade que soube fazer frente a truculência da Microsoft, mas atenção isso serviu para mostrar que o jogo é pesado e que eles não estão para brincadeiras como diz a célebre frase "O preço da liberdade é a eterna vigilância".


» Anderson C. Santos () em 09/07 13:03

Parabens ao Sergio Amadeu e a Comunidade Linux, demonstrando de ontem, hoje e sempre a sua capacidade de mobilizacao e articulacao.
E viva a liberdade de escolha !

Abracos,

Anderson C. Santos


» Leonardo Serra () em 09/07 13:36

Parabens Sergio, e obrigado pelo exemplo que você eh, um exemplo para toda uma Sociedade que precisa de pessoas que fazem o que será melhor para o todo e não ficam pensando apenas em seus interesses pessoais.


» Marcio Dornelas () em 09/07 13:37

Isto é apenas um começo de todo o conflito que a microsoft vai querer fazer,porque é uma decisão segura e totalmente viavel, não só do governo brasileiro, mas de qualquer um que queira ser realmente livre e tomar realmente suas próprias decisões. (www.nalox.inf.br)


» Adailton () em 09/07 15:40

Parabéns ao Sérgio, seus colaboradores e a toda a Comunidade


» Deyson Thomé () em 09/07 16:05

Microsoft do Brasil afirmou apenas que 'gostaria de ressaltar que está comprometida em trabalhar com o governo de modo respeitável e colaborativo para atender às necessidades econômicas, sociais e educacionais do país'. A Microsoft afirmou ainda na nota que “sabe que o Brasil tem liberdade para escolher a melhor tecnologia para as suas necessidades'"........

Demontrar que sabe falar bonito, mansinho, depois de tudo..... é uma mostra clara do perigo que essa empresa representa. Ela apenas recuou, para atacar em momento oportuno no futuro.
Nossa comunidade demonstrou estar preparada e consciente de que só pela união de todos, poderemos apoiar as pessoas que detém poder constituído, para decidir.
Sei que sou apenas um grão de areia, mas sou um grão de areia nessa praia bonita, que é a comunidade do Linux, do software livre.
Fiquei muito feliz ao saber desse resulatado...
Se depender de nossa força...a coisa VAI em frente. Parabéns ao Senhor Sérgio Amadeu e conte sempre com nosso apoio.
Abraços para todos.
PS: Nota zero para o BaBoo


» Miguel Figueiredo () em 09/07 16:46

Devido ao comentário do colega acima, resolvi dar uma olhada nos comentários tecidos pelo tal site Baboo.

Realmente não se deram nem ao trabalho nem de assinar. Alguém que coloca uma opnião tão divergente da maioria, deveria ao menos se identificar, para que possamos saber quem concorda e quem discorda.

É muito fácil criticar a atitude correta de um servidor público ( coisa rara e digna de aplauso ) e nem ao menos se responsibilizar por isso.

Não é nota 0 para o Baboo, é -n.


» Igor Montezano dos Santos () em 09/07 17:14

Grande Sérgio Amadeu!!

Parabéns por mais esta vitória e siga lutando com a mesma bravura pois em todo e qualquer momento difícil, ESTAREMOS COM VOCÊ!!


» Leonardo Faria Coelho () em 09/07 17:31

Parabéns Sérgio pela postura!
Minha assinatra tá lá no meio!


» teste () em 09/07 20:03

Sr. Babou Ta com inveja? Vá vc, ver se o bill gates te olha na cara.
Quanto ao baboo, os caras ofendem...Acho legal dar uma alfinetada ma Microsoft. Vamos criar um movimento Anti-Microsoft.


» Daniel Varella de Oliveira () em 09/07 20:29

Achei muito importante a decisão tomada pelo Sr. Sérgio Amadeu, ao não abaixar a cabeça para uma gigante empresa que acha que todos deveriam ser forçados a utilizar seus produtos SEM QUALIDADE e acessibilidade ($$$). Isto mostra que o Brasil está caminhando para a modernização, entrando para um grupo de voz ativa na comunidade mundial.
Parabéns à todos que participam destas iniciativas que buscam igualar a capacidade e qualidade de nosso povo, mostrando que todos podem se ajudar e serem livres de qualquer monopólio a ser imposto por um empresa que não respeita o direito de escolha !
Que o movimento de Software Livre cresça mais ainda, e com força total.


» Jhonny Quest () em 09/07 20:35

Parabéns Sérgio.
"Primeiro eles te ignoram, depois sorriem de você, e então resolvem lutar, então você vence."
Longa vida ao Software Livre, e que ele faça do mundo um lugar melhor e mais justo.


» PauloRZnd () em 09/07 21:55

Parabens ao Sr. Sergio

Pela postura ante ao episódio, por aceitar e reconhecer o apoio da comunidade, e não dar as costas a sociedade.
Como sabemos, muitos na mesma situação, teriam sucumbido em algum tipo de negociata que auferice alguma vantagem pessoal.

Mais uma vez parabens

Paulo de Rezende


» Dirceu Jordão () em 10/07 10:02

Fico muito feliz em saber deste grande resultado. E a única coisa que gostaria de dizer ou escrever é uma parte que está no nosso Hino Nacional, que segue-se abaixo. Parabéns ao Sérgio e parabéns a toda a comunidade de SL, comprovamos que estamos todos juntos por um ideal que acreditamos.


"Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!"

P A R A B É N S P A R A T O D O S !!!


» ChErNoBiL - Rede Virtualife () em 10/07 14:25

Parabéns Sérgio Amadeu. Voce tomou a decisão correta e disso sabemos. Estamos apenas no começo!!!


» flush () em 10/07 14:36

Não se esqueças de na mesma trilha que você está abrindo com garra, ética e principalmente "Espirito de Liberdadede", hão de passar centenas de milhares de pessoas, que assim como você tem grandes idéias. Idéias estas que não mais serão oprimidas por insuficiências geradas pelo software pago....

Valeu Amadeu, são pessoas como você que ajuda esse país a conquistar a sua tão sonhada liberdade.
"TENHO ORGULHO DE VOCÊ"


» Ednardo Lobo () em 10/07 19:20

Parabéns Sr. Amadeu!

É muito animador ver o quão positivamente o nosso governo está recebendo os apelos de toda uma comunidade de cidadãos conscientes e preocupados com o bem estar da sociedade como um todo. E não só isso, com o epsódio em questão, nossos representantes têm demonstrado estarem fiéis a sua sociedade e conscientes de que Software Livre é o caminho certo. Que esse espírito de colobaração e participação ativa demonstrado pela comunidade do Software Livre também extenda-se a outras comunidades que atuam nos demais setores de nossa socidade.

Continue firme! O Sr. tem o apoio de uma grande, unidade e participativa comunidade.


» Eduardo Veríssimo () em 11/07 02:08

Parece ser unânime aqui a defesa ao senhor Sérgio Amadeu. A defesa do Software Livre é uma virtude, e concordo plenamente com isso. No entanto, eu não acredito que o Sérgio tenha sido feliz ao fazer aquele tipo de comparações com uma empresa que, nacionalismos à parte, paga impostos e emprega pessoas.

Imagine como seria encarado um prefeito que, antes de cumprir a lei, derrubando casas construídas em áreas de mananciais, declarasse que elas usaram as mesmas artimanhas do tráfico de drogas, aproveitando a falta de fiscalização pública, para construir casas em lugares proibidos? Isso, por si só, seria suficiente para que se colocasse a opinião pública contra o prefeito.

E é essa a comparação que eu gostaria que fosse feita aqui. Não estaríamos tornando o Sérgio um herói inconsequentemente? Tem se tornado muito comum neste governo imputar culpas a quem não deveria. O próprio presidente Lula, na semana passada, fez um discurso em que colocava a culpa dos altos juros bancários em quem tomava empréstimos! Como se quem tomasse empréstimo não tivesse outra alternativa neste país. Bem, o que eu quis dizer com isso é que uma pessoa pública tem que tomar muito cuidado com o que fala para não dizer uma besteira e colocar uma boa causa em jogo.

Minha opinião pessoal é de que ele errou. Não é porque é a Microsoft a empresa ofendida que eu vou colocar esse homem num pedestal e dizer que ele está certíssimo. Há que se separar as coisas. Se queremos vencer alguém de maneira justa, temos que jogar limpo. O software livre tem qualidades suficientes para vencer esta briga sem recorrer a expedientes como esses.


» Augusto Campos () em 11/07 06:29

Encerrou-se a semana e, conforme prometido, o link para esta sessão de homenagens será remetido ao homenageado. Obrigado a todos os que participaram - tanto aos 46 comentários positivos quanto à pessoa que postou um contraponto.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.