Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Por que a Dell voltou atrás sobre PCs com Linux na Europa?

Notícia publicada por brain em julho 7, 2004 09:53 PM | TrackBack


Este artigo do NewsForge comenta as razões que levaram a Dell a desmentir que esteja vendendo PCs desktop com Linux no mercado europeu. Se você não leu a notícia de ontem (atualizada com o desmentido hoje de manhã), cabe uma breve explicação: Ontem a imprensa mundial noticiou que a Dell passaria a vender PCs Desktop com Linux na Europa. Hoje a Dell fez circular desmentidos, informando que quem está vendendo estes PCs é a Questar, uma empresa que compra os micros da Dell, instala o Linux neles, e os vende (mantendo a marca e - principalmente - a garantia de 3 anos da Dell). Ocorre que a Questar é um distribuidor autorizado da Dell - e está tendo muito sucesso após o anúncio. Por que a empresa norte-americana negou ter participação no acordo?

Segundo o Newsforge, "Não é necessário ser gênio para imaginar o que aconteceu nos corredores da Microsoft e da Dell nas últimas horas. A Microsoft não quer este tipo de semente seja plantada, e não quer que ninguém saiba que agora é possível comprar pela Internet um computador com a marca Dell pré-configurado com o Linux, com 3 anos de suporte de hardware e um ano de acesso ao catálogo de softwares da Linspire." Claro que são apenas especulações, mas quem não se surpreende a ver uma empresa bem-sucedida tentando se dissociar de um empreendimento lucrativo?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Avelino de Almeida Bego () em 08/07 00:05

Olha, se o empreendimento é lucrativo, pra que reclamar? Vamos esperar pra ver no que essa história vai dar!

Abraços.

Avelino.


» bonzinho () em 08/07 00:51

Qual a relação da DELL com a Microsoft??? Eles tem algum tipo de acordo?


» wolvers () em 08/07 01:00

é um "acordo"
que funciona daquele jeitão

"faça do jeito que eu quero e somos os melhores amigos... não faça do jeito que eu quero e você vai ver só..."

( igual o chaves brincando com o kiko com a bola do kiko =] )


» Adilson Oliveira () em 08/07 01:21

Bom, isso é novidade nos desktops porquê nos servidores a Dell vende com Linux e windows igualmente. Eu comprei um para um cliente a alguns meses e tem garantia igualzinho, CDs de instalação, etc.


» bonzinho () em 08/07 03:22

>>> Wolvers: é um "acordo"
que funciona daquele jeitão

"faça do jeito que eu quero e somos os melhores amigos... não faça do jeito que eu quero e você vai ver só..."

( igual o chaves brincando com o kiko com a bola do kiko =] )
-------------------------

Nada vê o que disse... se não tem o dizer não diga!!


» bebeto_maya () em 08/07 04:25

A DELL é decepcionante. . .Os seus executivos me causam asco. . .Será que a satisfação do usuário vale menos que os acordos sujos com a Microsoft??

Estou apenas especulando, mas tudo me leva a crer que trata-se de práticas ílicitas da MS com a Dell para sedimentar o Monopólio da Redmond.

Só quem é cego que não ver. . .Em praticamente todos os anúncios da DELL há:
``Dell recomenda WinXP``

Puxa vida, não dá pra negar o óbvio!


» Marcos Alexandre () em 08/07 08:23

Não acredito que seja algo conspiratório não. A Dell oferece garantia de software para Windows e a Questar (um distribuidor oficial) a garantia para o Linux na Europa.
Como existem várias distribuições Linux e elas possuem diferenças de configuração, a Dell deve ter preferido deixar livre para os distribuidores escolherem a distro que desejarem vender, já que cada mercado pode ter uma distro mais adequada.

Vale lembrar que a Dell vende e oferece suporte a servidores com Linux já há muitos anos.


» Adilson Oliveira () em 08/07 09:51

Acho que o que a gente precisa é uma ação federal coletiva para gerar uma jurisprudência que determine, de uma vêz por todas, se a venda computador + Sistema Operacional é venda casada ou não de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Posso estar falando bobagens mas acho que esta seria a única maneira de haver uma regra clara sobre o assunto, ao menos aqui no Brasil.
Algum advogado na lista ou com acesso fácil à advogados (Augusto?) que pudesse ao menos verificar a viabilidade disso?


» /-//_/(¬( ) () em 08/07 10:50

Não vejo nada de mais em computadores já vendidos com S.O., desde que haja direito de escolha.

Se a Dell não vende sem o Windows (que não é o caso, é só pedir), então não compre dela!

Simples assim.


» Marcos Alexandre () em 08/07 10:58

Concordo. O importante é ter opção de escolher o SO. A Dell e HP já oferecem isso.


» Augusto Campos () em 08/07 10:58

Adilson, eu não tenho este acesso não. Mas concordo com você!


» Henrique Vicente () em 08/07 17:01

Não concordo que seja obrigatório vender com sistema operacional... mas é preferivel poder escolher entre algum sistema que ser imposto a receber um no pc... não concordo porque por algum motivo que eu não vejo agora alguém poderia querer um HD sem nada :) e se vim com sistema instalado é para ajudar o consumidor, eu tenho certeza que nenhuma empressa por ai iria querer vender computadores sem sistemas para usuários finais...


» nelson () em 08/07 18:51

Eu por exemplo, gosto de montar meus computadores, comprando gabinetes, placas, drivers e processadores das melhores marcas. Tá certo que a dell vendendo linux só serve para promover o sistema, mas se todos pensassem como eu penso, montar um computador com as melhores peças, seria bem melhor! Sem falar que sai mais barato até. (eu não levo mais que duas horas para montar um PC bem feito, não é tanto tempo assim)


» Adilson Oliveira () em 08/07 22:48

Nelson, eu também monto as minhas próprias máquinas pois gosto de escolher a placa mãe X, com memória Y, Vídeo Z e por aí vai.
Mas, por exemplo, até o comecinho deste ano eu trabalhava dando consultoria de software. Se o cliente precisava de um servidor, eu não vendia, mas sugeria algumas pessoas de minha confiança ou que fosse comprada uma máquina que tivesse qualidade e estrutura de suporte como o caso da Dell. Teve um ex-cliente meu que, por problemas de energia elétrica, teve dois HDs pifados. Ele nem piscou, ligou pra Dell, passou os dados da máquina e no dia seguinte um técnico estava lá para instalar os HDs novos e eu depois fui restaurar o sistema. Este tipo de garantia, vale à pena pagar e muitas vezes, quem fornece máquina montada não pode bancar.


» Henrique Vicente () em 12/07 18:54

Eu não sei porque o povo por ai vive com problema por causa de energia e eu nunca tive um sequer desde que uso pc(uns 6 anos atrás...), se bem que teria sido bom que tivesse tido algum problema.. talvez eu tivesse largado o meu 586 133mhz com 20mb mais cedo :)
quanto a ser melhor montar para servidores eu acho que é muito relativo mesmo mas para desktops eu concordo, mas o problema é a pessoa saber montar ou conhecer alguém que realmente saiba, não dizer que sabe.. isso é muito diferente... ou então vai ter que confiar no técnico que pode fazer a pessoa gastar uma fortuna ou colocar uma porcaria cara... se bem que hoje em dia aqui no Brasil tá melhor arriscar que comprar de fábrica...


» office () em 12/07 20:56

mach os


» Odair José () em 12/07 21:09

eu naum sou troll, mas acho desnecessário toda essa briga, pois qualquer plataforma serve pra mim como sistema operacional, tanto linux (qualquer deles: mandrake, fedora, conectiva e etc). ou windows e outros que nunca testei antes, pois apesar de trabalhar com isso, não sei a complexa discussão merece tanta vantagem pra aparece na mídia por causa da Dell.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.