Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux.com apresenta o Midnight Commander

Notícia publicada por brain em julho 7, 2004 10:10 AM | TrackBack


O Linux.com publicou um artigo introdutório sobre o Midnight Commander, tradicional aliado dos usuários de modo texto, capaz de centralizar e simplificar muitas tarefas do dia-a-dia. Se você não conhece esta ferramenta, não deixe de investigar. Se já conhece, pode se interessar pelo artigo mesmo assim - sempre se pode aprender um ou outro truque novo.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Adilson Oliveira () em 07/07 16:00

Uso o MC desde que me entendo usando linux e nunca mais parei. Uma mão na roda. Talvez advindo do meu vício em usar o Norton Commander em DOS.


» Manoel Pinho () em 07/07 16:13

Mesmo gostando dos ambientes gráficos KDE e Gnome eu nunca uso o konqueror ou o nautilus para gerenciar os arquivos. Quando não estou usando os comandos no terminal eu uso o mc.

Nunca gostei desse negócio de ficar abrindo e arrastando "pastinhas" (ainda sou do tempo em que chamávamos de diretórios) pois se bobear a gente faz besteiras ao esbarrar no mouse, especialmente se estiver como root., e a demora é maior.

Os gerenciadores do KDE e nautilus fazem coisas demais e se tornam pesados para quem não possui micros rápidos. O sistema de dois painéis do mc é também bem mais prático.

Um gerenciador de arquivos legal para o KDE é o kommander:

http://krusader.sourceforge.net/home.php

que junta a praticidade do mc com a integração com o kde.


» Morvan () em 07/07 16:35

mão na roda! a ainda dá uma nostalgia tremenda do PCTools. quem se lembra?


» Renato () em 07/07 16:58

Me lembro do Pctools !
Era ele e o norton que eu mais utilizava.
Tempinho bom aquele ! Não tinha mouse, daí não tinha m... Quando o sistema que você desenvolvia dava pau, a culpa era do próprio, não de terceiros. Adorava o tempo que nos matavamos para que o sistema feito em clipper utilizasse menos de 640k. Ô tempo bão sô !


» jgtyler () em 07/07 17:04

Já que é para lembrar de velharia... vamos ver quem se lembra: XTree Gold!!!!! :-)


» Wconserta () em 07/07 17:25

Realmente o MC é uma ferramenta muito boa uma mão na roda mesmo eu tambem não gosto de gerenciadores grafico são muito lerdo e os que são rapido (xfe ) da muito problema , nada como o bom MC


» Marco Aurélio(FoundDeath) () em 07/07 17:25

Po... velhos tempos das aulinhas de DOS que eu peguei com um funcionário do Banco do Brasil.
Eu sentado na frente daqueles computadores COBRA...
MC rochas!
horns up!


» Alexandre de Arruda Paes () em 07/07 18:06

A tecla no MC para marcar os arquivos e depois deletálos, movê-los, etc. é uma achado. Quem tiver vergonha de falar que usa por ser xiita de demais, use escondidinho que não haverá arrependimentos... :)


» Adilson Oliveira () em 07/07 19:15

Ah... bons tempos onde homens eram homens, diretórios eram diretórios e se escrevia scripts (.bat) com copy con
:)
Ah, e eu nunca gostei do pctools. Era mais o xtree mas geralmente as ferramentas do Norton Utilities.
O Norton Guides era uma boa também, assim como o sidekick, lembram deste? Programas TSR... ah quando eu aprendi a escrever os meus foi a glória...
Bons tempos...

Mas já ficou muito off-topic isso :-D


» Pierre () em 07/07 22:10

O MC é bem legal. Programadores Clipper que estao migrando para o Linux agora, com certeza vão adorar ele.
Como o Manoel Pinho disse, "eus ou do tempo em que as pastas eram diretórios". Xtree, Pc-Tools e o Norton. Um tempo romântico que com certeza ensinou muita gente.

Um abraço a todos.

Pierre


» nestor () em 07/07 23:25

Agora eu entendo porque voces não conseguem largar o windows também.


» Wagner71 () em 08/07 14:44

Me lembro bem do SideKick. Com ele, o MS-DOS parecia ser multitarefa :o)


» Morvan () em 08/07 15:24

lembro-me bem também do SideKick, Wagner71. o impressionante era como aquele TSR com editor de texto, calculadora e vários outros recursos comprometia tão pouco dos esparcos recursos das máquinas de então. tempo em que se fazia muito com pouco!


» Adilson () em 11/07 11:12

MC é bom para quem tem um lixo de computador. Não sei qual o prazer de se ter uma tela de cristal usando uma trolha de programa invertebrado. Mas cada um usa o que quer, tanto faz.


» RJP () em 13/07 15:18

Olha, eu tentei usar o MC mas nunca consegui muito bem... Acho q é pq eu nunca gostei daquele esquema de 2 painéis... Sim, prefiro 1000000x o esquema do XTree Gold, inclusive existem vários clones para Unix. Um site onde vcs podem ver isso (se quiserem, claro), é o http://www.xtreefanpage.org
Dos clones que estão citados lá, tem esses 5:
UniXTree (esse eu acho q n é GPL, mas tem p/ várias plataformas).
ytree
XTC (esse eu uso, o autor do projeto deixou de lado, não tinha tempo para continuar. Eu achei o melhor de todos, o + parecido com o XTree original).
LinuXTree
utree

Eu particularmente gosto do XTC e do UnixTree. Alguém + usa?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.