Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Patentes de Software: Parlamento holandês força ministro a mudar voto

Notícia publicada por brain em julho 6, 2004 08:56 PM | TrackBack


Nota: Esta notícia foi publicada originalmente como sendo referente ao parlamento da Alemanha. Felizmente nossos leitores são atentos e alertaram sobre o erro. Agora trata-se de uma notícia em duplicata, pois já havíamos tratado do assunto da Holanda há alguns dias. Fica mantida a publicação, mais como curiosidade, acompanhada do meu pedido de desculpas.

Pablo Lorenzzoni (pablo(at)propus.com.br) enviou este link para a notícia do PSL-BR e acrescentou: "Na semana passada o parlamento holandês decidiu ordenar ao Ministro Brinkhorst e ao Secretário de Estado van Gennip (Assuntos Econômicos) que retirassem o voto da Holanda de apoio ao texto do Conselho de Ministros da União Européia para a Diretiva das Patentes de Software. Esta é a primeira vez na história da União Européia que tal medida fora adotada. Em 18 de maio, por uma pequena maioria, o Conselho de Ministros da União Européia votou a favor de acabar com os esforços que o Parlamento Europeu estava empreendendo para manter as patentes de software fora da Europa. Com a mudança no voto da Holanda para 'abstenção', a diferença diminui em favor da não adoção das patentes de software na Europa. Apesar de ainda não ser suficiente para reverter a decisão do Conselho de Ministros, a mudança do voto da Holanda pode abrir caminho para que outros países (muitos dos quais foram pressionados para votarem a favor) façam o mesmo. Agora é o momento dos cidadãos europeus de pressionarem seus governantes para seguir o exemplo holandês."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Ramom Flores () em 07/07 07:07

Alemanha ou Holanda?, ou ambos paises?


» gbitten () em 07/07 07:55

Não foi na Alemanha e sim na Holanda. Acho que confundiram pois Holanda em inglês é Dutch.

O estranho é que essa notícia é antiga e já tinha sido publicada aqui mesmo do BrLinux:
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/002798.html


» depassagem () em 07/07 08:06

Gente, dutch é holandês. Deutsch é alemão. Quem tomou essa decisão foi o parlamento holandês.


» Augusto Campos () em 07/07 09:00

Vocês têm razão. Seu editor viajou e acreditou na notícia submetida, sem avaliá-la. Ainda bem que vocês foram mais atentos do que eu.

Já retifiquei, e também retirei esta notícia do topo da página. Obrigado.

Vou ali pegar a palmatória para um reforço didático em mim mesmo...

Abraços
Augusto


» Manoel Pinho () em 07/07 10:47

A M$ deve estar subornando bem os parlamentares holandeses. Depois o pessoal diz que os políticos brasileiros são corruptos e que isso é coisa de terceiro mundo...

Ainda bem que os portugueses botaram os holandeses para correr no passado, senão a gente estava andando com tamanco de madeira e tomando tóxicos livremente nas praças :-)


» Augusto Campos () em 07/07 11:03

Manoel:

O parlamento deles mandou o representante RETIRAR o apoio às patentes de software. Acho que você inverteu os sinais ;-)

Abraços
Augusto


» Manoel Pinho () em 07/07 12:36

Foi mail... Isso é o que dá ler as coisas correndo. Já li tantas vezes essa notícia que acabei confundindo tudo. Então quem foi corrompido foi o governo da Holanda...


» Daniel Dantas () em 07/07 12:44

Não entendi nada. Tanto voto a favor de contra manter fora da europa que complicou tudo.
Deixa ver se entendi. A Holanda tinha votado a favor de uma investida para acabar com a intenção de manter fora da europa as patentes, mas agora se absteve. Isso?? Então, ela está "votando contra" as patentes na europa??
Vi essa notícia aqui e em mais dois sites e não entendi até agora. Me desculpem a minha burrice.


» Incógnito () em 07/07 13:23

Simplificando, afinal a Holanda está contra ou a favor das patentes?

A Holando é uma país historicamente a favor da liberdade de pensamento, seria uma lástima vê-los apoiando esse tipo de idéia


» miojobob () em 07/07 16:03

"Em 18 de maio, por uma pequena maioria, o Conselho de Ministros da União Européia votou a favor de acabar com os esforços que o Parlamento Europeu estava empreendendo para manter as patentes de software fora da Europa"

Ou seja o Parlamento Europeu esta tentando manter as patentes de software fora de Europa, pelo que parece o Conselho de Ministros da União Européia fez uma votação para acabar com esse esforços (seja lá qual for) do Parlamento Europeu e com isso abrir o caminho das patentes de software.

"Com a mudança no voto da Holanda para 'abstenção', a diferença diminui em favor da não adoção das patentes de software na Europa. Apesar de ainda não ser suficiente para reverter a decisão do Conselho de Ministros, a mudança do voto da Holanda pode abrir caminho para que outros países (muitos dos quais foram pressionados para votarem a favor) façam o mesmo"

A Holanda mudou o voto para abstenção, antes o seu voto era a favor das patentes. A decisão da Holanda é boa mas não o suficiente para reverter a decisão do tal Conselho de Ministros.

Resumindo. A decisão da Holanda foi boa para o SL.

Espero que tenha ajudado a compreender mais do que tumultuar mais ainda :-P


» Incógnito () em 07/07 17:33

Obrigado pelas explicações miojobob, parece que agora eu consegui entender todo o "rolo".

PS: eu quis dizer Holanda, onde escrevi Holando.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.