Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Imagens de disco rígido usando Linux

Notícia publicada por brain em julho 6, 2004 09:46 PM | TrackBack


Alexandre Pedroso (aplinux[@]aplinux.com.br) enviou este link para o artigo de Germano Barreiro e acrescentou: "Está disponível no Aplinux um artigo que demonstra como copiar a imagem de um HD para outro. Muito útil para quem precisa realizar várias instalações em máquinas iguais ou até mesmo parecidas (estilo Ghost). Serve também para cópia de HDs com outros sistemas operacionais."

O artigo apresenta a técnica baseada no comando dd. Existem várias alternativas diferenciadas para esta função, como o g4u. Qual a sua favorita? Comente!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Stauer () em 06/07 22:05

Nós utilizamos o partimage para todas as nossas estações, tanto para windows como linux.
Em conjunto com o trinux(ou até mesmo o knoppix) ele se torna uma solução eficaz em relação aos softwares pagos.
O g4u era muito "cru" qdo testamos.

[]'s


» Matheus Villela () em 06/07 23:12

Prefiro usar um livecd e fazer assim:

Criar uma partição pra enviar
cp -a /mnt/partição_sistema_a_copiar/* /mnt/partição_de_envio/
E jogar o lilo no hd que se copiou

:D


» depassagem () em 07/07 08:13

A vantagem do partimage (http://www.partimage.org) é que ele cria uma imagem da partição, porém ocupando o espaço referente apenas aos dados. Costumo usá-lo porque vem no ótimo liveCD system rescue cd (http://www.sysresccd.org/). Mas gostaria de ler opiniões sobre o seu funcionamento em partições NTFS.


» Morvan () em 07/07 08:40

uso, há bom tempo, o Partimage, citado pelo DePassagem (tenho até um mini-tutorial sobre ele neste sítio: http://br-linux.org/noticias/002131.html), mas estou à cata de uma alternativa, pois o Partimage não tem a flexibilidade, malgrado a compactação dos dados, de se extrair um arquivo ou diretório em particilar.


» Welington R. Braga () em 07/07 09:56

Tenho usado o live-cd do Kurumin com o partimage. É ótimo, pelo menos até me apresentarem algo melhor e livre.

Se existir algo em modo gráfico seria bom também.


» Fabricio Moeller () em 07/07 11:42

Uso a ferramenta UDPCAST que funciona com dois disquetes (um para o micro origem e outro para o destino) e a rede.É muito facil de usar, vale a pena.
Veja um tutorial da ferramenta no endereço:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=923


» Wconserta () em 07/07 12:07

Excelente artigo muito facil de ler e vai me ajudar em uma maquinas que preciso instalar aqui no trapo


» Enderson Maia () em 07/07 12:08

Aê! Tem um muito bom, ele faz replicação de 10 ou mais maquinas na mesma velocidade que fazendo de 2 ou 3 maquinas pela rede.

http://www.systemimager.org/


» Germano Barreiro () em 08/07 12:46

Fico feliz que meu artigo tenha causado boa impressao e mais feliz ainda ficarei quando souber que esta sendo util. Alias, ate eu lucrei, pois os comentarios sobre ele me fizeram conhecer o partimage, que sequer tinha ouvido falar ate agora. Quanto a pergunta que alguem colocou aqui sobre ntfs, bem eu ja li em algum lugar que o debian, dentro do pacote ntfstools, tem um tal de ntfsclone. Eu mesmo nunca fui atras assim nao sei dizer se e bom mesmo ou nao, mas fica aqui a dica.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.