Notícia publicada por brain em julho 6, 2004 11:21 AM
| TrackBack
AlphaZine (alphazine@yahoo.com) enviou a notícia: "Saiu hoje no site da Folha: O diretor norte-americano Michael Moore liberou o download de seu mais novo filme --'Fahrenheit 9/11'-- via programas para trocar arquivos pela internet, como o Kazaa, Morpheus e eDonkey. 'Não concordo com as leis de direitos autorais e não quero criar um problema com pessoas que querem apenas assistir aos filmes. Enquanto não tentarem lucrar com o meu trabalho, para mim está tudo bem', disse Moore." Aparentemente ele não usou nenhuma licença livre, mas apenas declarou que não vai tomar medidas contra quem disponibilizar para download. Quem sabe o Min. Gilberto Gil não telefona pra ele para falar sobre a Creative Commons?
Se alguem souber de arquivo de legendas para este filme em portugues, por favor indiquem aqui!
Ou mesmo legendas em inglês, o que facilita a tradução...
Seria uma boa ele liberar sob CC, liberando ou apenas falando eu confio nisso que ele disse...
principalmente aqui pelo Brasil, onde nem chegou ainda Bowling for Columbine(outro ótimo filme dele), é melhor que uma pessoa a mais veja que não veja :)
O Bowling chegou sim.. faz mais de 2 meses..
Assim como o Roger and ME...
Santo Google!!!
http://66.90.75.92/suprnova//torrents/2092/Fahrenheit.911.POT%20vcds%20reencoded%20in%20divx5-one-cd%20(this%20is%20not%20a%20fake)-by%20albonet-avi(1).torrent
http://66.90.75.92/suprnova//torrents/2031/Fahrenheit.911.CAM-POT(1).torrent
http://66.90.75.92/suprnova//torrents/2042/Fahrenheit911.torrent
http://66.90.75.92/suprnova//torrents/2042/Fahrenheit911.DVD.iso.torrent
Só um detalhe, o primeiro, se não me engano, tem 700 MB e o último mais de 2 GB. Veja antes de começar a baixar.
Essa notícia é falsa ou pelo menos mal fundamentada... Saiu em vários lugares da mídia, incluindo no slashdot, mas vejam o link da CNN abaixo pra esclarecimentos:
http://www.cnn.com/2004/TECH/internet/07/01/fahrenheit.piracy.reut/
Em particular:
"A June 27 posting on the site www.MooreWatch.com invites visitors to download the film. It quotes Moore, though it doesn't cite a source, as encouraging such downloading by saying..."
Pra quem não conhece, o site www.moorewatch.com é um site "anti-" Michael Moore.
Logo abaixo no mesmo artigo vem um quote de um dos executivos da empresa que distribui o filme:
"I think it's deplorable what enemies of 'Fahrenheit 9/11' are doing" e "We are currently looking into our legal options. We are not going to tolerate anybody trying to infringe on (this film's release)."
Ou seja: um site anti-moore atribuiu, sem citar a fonte, uma frase a Michael Moore e a partir daí a mídia passou a explorar isso como fato...
Tá certo que dá até pra esperar esse tipo de coisa do cara, mas explorar isso como verdade (excessão pra CNN até agora) me cheira sensacionalismo ou jornalismo mal fundamentado.
Em tempo: a crítica não é pro br-linux.org (que apenas colocou o link), mas sim pros jornalistas e editores das mídias que lançaram a notícia.
"Tiros em Columbine" já está disponivel em VHS e DVD pelas locadoras aqui em Joinville. Não sabia que "Roger and Me" já estava disponível também. Assisti o original sem legendas baixado da Internet, juntamente com o "The Big One", comlegenda em francês. :p Todos são muito bons.
Pretendo assistir também ao "Farenheit 9/11" embora não tenha muita esperança de que venha a passar nos cinemas por aqui. Na época, o "Tiros em Columbine" passou nos cinemas? Eu não conhecia o Michael Moor na época e não prestei atenção.
No momento, estou lendo "Stupid White Men" no palm, e já tenho "Dude, Where is my country" engatilhado pra depois. Infelizmente, só encontrei as versões em inglês pra baixar. Em português eles se chamam "Uma nação de idiotas" e "Cara! Roubaram meu país".
Não me parece que o pessoal da CNN esteja entre os maiores admiradores do Moore. O site dele em português cita apenas a matéria que saiu na folha:
http://www.michaelmoore.com.br/site/
Roger and Me passou na Band este ano, se não me engano num domingo à noite, lá pelos idos de fevereiro. Infelizmente só fiquei sabendo na hora, por acaso, zapeando a TV, e não deu pra gravar. Mas é muito bom.
Columbine vi numa cópia pirata mesmo, que um conhecido me emprestou, em cd/Div-X.
Ah! E Fahrenheit estréia no Brasil em 23 de julho, lá no site do Moore tem as cidades aonde será exibido.
Roger & Me (traduzido para Roger & Eu na abertura) foi na verdade exibido pelo SBT na madrugada de uma sexta-feira para o sábado em janeiro, AFAIK. Com legendas e uma ótima trilha sonora: Wouldn't It Be Nice dos Beach Boys, bem filho da p*** a letra enquanto o documentário mostra pessoas sendo expulsas de casa na noite de Natal na cidade em que Moore nasceu e que foi fodi** pela GM. Indispensável. E assim é pro Stupid White Men (que vem com isso na capa, mais o título que o Marco falou).
Ontem achei o Livro "Downsize this", dele também. O documentário "The Big One" mostra ele fazendo a divulgação deste livro. Ao invés de ir nos grandes centros para divulgar o livro, ele foi somente em cidades que nunca recebiam ninguém famoso. O documentário vale a pena. Logo pretendo ler o livro. É que só leio nos momentos de reflexão (se é que vocês me entedem...).
Ontem achei o Livro "Downsize this", dele também. O documentário "The Big One" mostra ele fazendo a divulgação deste livro. Ao invés de ir nos grandes centros para divulgar o livro, ele foi somente em cidades que nunca recebiam ninguém famoso. O documentário vale a pena. Logo pretendo ler o livro. É que só leio nos momentos de reflexão (se é que vocês me entendem...).
Valeu, Caio. Eu não tinha mesmo muita certeza de quando e onde passou o documentário, só lembrava que foi este ano. Mas, como eu disse, gostei muito e tive um baita susto/surpresa (agradáveis) em ver o Michael Moore numa tv comercial brasileira. A programação das nossas emissoras é, em geral, muito ruim... Quem dera elas exibissem mais filmes assim...
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.