Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

China nega boatos sobre suposto IPv9

Notícia publicada por brain em julho 6, 2004 11:11 AM | TrackBack


O final da semana passada foi marcado por uma avalanche de notícias sobre a suposta popularização na China de um protocolo chamado IPv9 que reuniria características tanto do IP como usamos atualmente (o IPv4) quanto do futuro IPv6. Dois dias se passaram, o boato se espalhou, e agora Vint Cerf (um dos pais da Internet e atualmente o responsável pela estratégia tecnológica na MCI) se encarregou de consultar os responsáveis pela Internet na China para descobrir que a história não passa de vapor - ou quase isso. Aparentemente, um instituto de pesquisa chinês desenvolveu o IPv9, com endereçamento de 256 bits, por acreditar que os 128 bits dos endereços IPv6 (que permitem que cada metro quadrado da terra tenha múltiplos endereços IP) não seriam suficientes. Mas a idéia acabou sendo abandonada e deixada em segundo plano - bem diferente da adoção em massa sugerida pelos artigos do final de semana.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Dantas () em 06/07 12:01

Pô, acharam pouco as possibilidades de endereços do IPv6??
Tem gente que é gananciosa.


» Scirious () em 06/07 12:49

E quando precisarem endereçar não só os metros quadrados da terra, mas também os espaços aéreos? Será que o IPv6 será suficiente para isso tb?

Scirious.


» dafaca () em 06/07 13:08

Daniel,
Pensar nos dias de hoje ter IP disponível para cada metro quadrado pode parecer muito, e até exagerado.
Mas se levar em conta que, estaremos respirando, comendo e dormindo internet em alguns anos (15 anos?), qualquer dispositivo precisará estar conectado a mesma. Então pense em quantos acessórios disponíveis para cada cidadão terá:
-Relógio
-Celular
-Assistentes pessoais
-Carro
-Tranqueiras adicionais para carro

E este só o que eu posso imaginar como sendo possível estarem conectados.

Depois teremos:
- terminais de acesso público
- quiosques eletrônicos para pagamentos dos mais diversos tipos, tamanho e finalidade

Fora todas as parafernalhas dentro de casa e no ar. Uns 3 minutos pessando nisso tudo, nota-se que IPV6 não vai dar conta.



» Augusto Campos () em 06/07 13:08

Se a referência do link acima estiver correta, dá para endereçar o espaço aéreo e o subsolo também: ali diz que com o IPv6 há 655.570.793.348.866.943.898.599 (6,5 x 10^23) endereços para cada metro quadrado da Terra, perfazendo um total de 3,4 × 10^38 endereços.


» Tuba () em 06/07 13:10

Meu Deus.. como vcs pensam pequeno... e quando o homem colonizar marte? lua? saturno? as luas de saturno? o sol? o universo?

Temos que já ir pensando nisso.. lançar logo um IPv18.... Qm se habilita nesse projeto comigo?

Há... não esqueçam de enviar esse comentário pra toda sua lista de contatos...


» Henrique Vicente () em 06/07 13:19

Legal, isso significa que eu terei direito a pelo menos 15 x 20 x 6,5 x 10^23 aqui em casa :) acho que é suficiente heheheh, e ainda dá para criar uma porrad de hierarquias.. acho que a China quer é colonizar toda a galáxia para poder compensar a taxa de natalidade....


» Knuckles () em 06/07 14:21

nossa.... 1 mol de endereços ips pra cada metro quadrado da terra... UM MOL! eu acho muito hehehehe


» santo () em 06/07 15:51

Bom com tantos endereços eu acho que vai ser mais facil endereçar minhas celulas com ip do que utilizar o DNA!!


» biocoded () em 06/07 17:39

que da hora. Usar IP no lugar do DNA...
Então quer dizer que meus filhos irão fazer parte da mesma sub-rede que a minha...


» hamacker () em 06/07 17:50

Cuidado com a idéia do DNA por IP, ja imaginou um ping -f (ping da morte). Ou ataque de negação de serviços a suas celulas ?
Delirei...................


» EdCrypt () em 06/07 18:32

Isso poderá ser útil na era da nanotecnologia...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 06/07 20:10

Vale lembrar que apesar dos números astronômicos de alocações pra IPv6, e apesar de ele usar política de endereçamento "CIDR" (Classless Inter-Domain Routing) que desperdiça menos que ipv4, uma parte sempre será desperdiçada. Como pode ser visto aqui - http://www.cs-ipv6.lancs.ac.uk/ipv6/systems/linux/faq/linux-ipv6.faq-3.html#ss3.5 - , 15% do endereçamento de IPv6 já é reservada, e sempre vamos ter empresas/organizações que adquirem uma grande faixa de endereços e utilizam pouco dela. Os protocolos ipv6-sobre-ipv4 também alocam uma faixa de endereços para si e desperdiçam um pouco disso.

Eu sei que no fundo a perda que vem com isso não deve chegar nem a 50% e o número continua astronômico.

Quem sabe talvez a china queira indexar, além dos átomos do Universo, partículas mais elementares? Elétrons, prótons, nêutrons... quarks... bósons...


» flaviothunder () em 06/07 23:31

O duro vai ser compilar e instalar a pilha TCP/IP nos léptons (elétrons, pósitrons e amigos), será que dentro deles tem memória suficiente ? :-)


» Ronaldo () em 07/07 01:09

Pessoal, ninguem aqui esta falando serio, esta? Vejam esta RFC de *1o de Abril* de 1994:

A Historical Perspective On The Usage Of IP Version 9
http://www.ietf.org/rfc/rfc1606.txt

Outras RFCs de 1o de Abril engracadissimas:

RFC: Really Funny Collection
http://www.linuxgazette.com/node/view/9083


» Henrique Vicente () em 07/07 02:15

Claro que estamos estamos falando sério, imagine só um quark se comunicando com outro através da Internet, que legal, pode ser uma revolução na física e química(mols de IPs!!!) e na biologia, mas é meio perigoso, imaginou o governo do USA querendo fazer o download do DNA de todo mundo para combater o terrorismo... mas tudo bem, tudo tem o seu lado ruim e o seu lado bom! Será que graças a isso aparecerão aqueles cursos: aprenda grego em dez lições básicas que você possa depois de pagar fazer o download logo para os neurônios? vai ser muito legal!


» /-//_/(¬( ) () em 07/07 09:16

não é por que podemos fazer o "IPv854" que significa que podemos por ip em tudo. não é por que podemos pôr 1^[infinito] de IPs por mm³ que iremos utilizá-los em tudo.....há um limite tecnológico nos posts acima.....


» Cobarde Anonimo () em 07/07 09:22

Passa pra cá a lombra tb, que a viajem tá demais.


» Welington R. Braga () em 07/07 10:03

Esse negócio de endereço IP é meio careta.
Se o negócio é mapear cada cantinho da terra, acho que usar LATITUDE, LONGITUDE e ALTURA é suficiente
Imagine a minha máquina mapeada em:
LAT:24°35"25' x LONG: 35°45"18' x ALT:120m

Seria muito melhor


» Daniel Dantas () em 07/07 12:53

Valeu pessoal.Ri muito.
Com tanto ip dá pra endereçar cada molécula na Terra, aproximadamente (não fiz os cálculos, por favor). E tem gente que acha pouco.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.