Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novo driver da Nvidia resolve problemas com Fedora Core 2 e com o WineX/Cedega

Notícia publicada por brain em julho 1, 2004 10:12 PM | TrackBack


Heitor Moraes (heitor.moraes@gmail.com) disse: "Saiu o novo driver da Nvidia. Quem teve problemas de travamento com o Fedora Core 2, ou pretende instalá-lo e não quer ter problemas com o kernel oficial, pode usar o driver acima. Eu testei com o Kernel 2.6.5-1.358 (distribuído com o Fedora Core 2) e funciona. O antigo driver tinha problemas com o "stack size" de 4k do kernel e já era lugar comum instalar o kernel empacotado pela Linuxant. Um outro efeito do upgrade foi o fim de um problema comum no Fedora, ao rodar o Need for Speed Underground com o WineX ou o novato Cedega. O jogo mudava pra renderização via software quando ia iniciar a pista. Tentei várias configurações, mas só com o driver acima (e um release oficial do kernel), o jogo passou a rodar normalmente na minha máquina."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Zyk () em 01/07 22:35

Para ser sincero, nem sabia que o driver antigo NVIDIA-Linux-x86-1.0-5336 dava problemas com Fedora 2, pois uso Fedora 2 (alias desde RedHat 7) e os drivers da NVIdia sempre funcionaram muito bem comigo (para rodar tux racer, Enemy Territory, Quake III). Quanto a Winex/Cedega nada posso comentar, pois não os utilizo. De qualquer forma, nvidia sempre (pelo que lembro) disponibilizou seu driver para Linux. Uma pena que não seja Open Source, mas quem sabe num futuro próximo. Pelo menos os atuais funcionam muito bem no Linux.


» Zyk () em 01/07 22:49

Só para completar, eu costumo baixar e compilar o kernel, deixando apenas os módulos que realmente preciso e talves seja por isso que não tive problemas com o driver antigo da NVidia.


» Lordello () em 01/07 23:35

Zyk,

É exatamente isso, o problema todo é com o kernel oficial do Fedora, quem usa o kernel vanilla ou recompila o póprio kernel do Fedora a partir do fonte não tem esses problemas.

Aliás eu abro uma pergunta aqui, o stack de 4k é mais rápido ou melhor? O padrão do kernel sempre foi de 8k?

Falou procês!


» Lordello () em 01/07 23:42

Gstaria de acrescentar uma outra coisa. Vocês não mencionaram, mas agora eles laçaram um utilitário gráfico para configurar as placas nvidia, isso mesmo :-) será que o yanc vai se tornar inútil?
Bom, eu gosto de configrar sempre na mão, me deixa mais tranquilo :-P, mas esse utilitário controa coisas como:
-brilho
-gamma
-atributos do X
-temperatura
-configurações opengl

Estou louco para testar ele, claro antes fazendo um backup do meu xorg.conf :-P que não sou besta.
kekekekekekekekeke
Falou procês de novo!!!!


» anom () em 02/07 00:26

Eu acho que o tal problema no kernel do Fedora 2 não acontece com todas as placas. Tenho um fedora 2 instalado numa maquina com uma TNT Riva e o driver antigo funcionava normalmente. O kernel é o 2.6 que vem na distribuição. Quanto ao driver novo, o instalei aqui e testei o tal aplicativo. É legalzinho, lembra um aplicativo similar existente no driver para windows. Há, no entanto, um problema que persiste neste novo driver. Não consigo abrir mais de uma X-session (startx; startx -- :1). Ocorre um erro e nada acontece. O mesmo erro ocorre no Mmandrake-10CE, pelo menos com a versao anetrior do driver. Não tenho mais Mandrake instalado e não sei se o problema é resolvido pelo driver novo. O problema não parece ser do fedora, visto que com o driver generico (nv), posso abrir mais de uma sessão sem problemas. Coincidencia ou não, esse problema passou a ocorrer desde que passei a usar distribuicoes com kernel 2.6. Com Red Hat 9, Fedora 1, Mandrake 9.1 e 9.2 eu podia ter sem problemas mais de uma sessão aberta ao mesmo tempo com o driver da NVIDIA instalado.


» Lordello () em 02/07 08:29

anom,

Aparentemente esse problema de travamento é relacionado a saída TVOUT, pois ao desabilitar o TVOUT do driver ele passa a funcionar, mas continua travando com o frame buffer.
Aqui eu rodo quantas sessões eu puder no meu Gentoo, acho que o problema é da sua distribuição. Eu tinha uma TNT2 M64 e agora estou com uma GeForece4 MX.

Gentoo 2004.2 Linux-2.6.7


» CWagner () em 02/07 09:27

Realmente nunca havia acontecido do driver da NVidia tavar por aqui, mas o que realmente me chamou a atenção foi o fato dele executar o NFSU via WineX. Gostaria, se possível, de saber mais detalhes... quem sabe um tutorial de como instalar, pois nunca consegui fazer o wine executar alguma coisa no Fedora 2.


» whitefoxi () em 02/07 11:44

Também não posso abrir mais de uma sessão X com driver nvidia anterior (vou testar o novo mas já sem esperança). uso o kurumin/debian todo updateado pelo testing, um kernel 2.6.7-ck1 customizado (ainda com stack de 8k) com frame-buffer genérico (SVGA e não nv pois realmente trava quando vc inicia o X e volta para o console), e o servidor é o XFree86 e não o X.org.

Procurei muito sobre esse problema das sessões X e não encontrei solução alguma (só mais alguns perguntando a mesma coisa) em inglês, português ou espanhol.

Sei que esse não é forum de suporte, mas quem tiver essa solução, compartilhe aqui por favor.


» Heitor Moraes () em 02/07 12:35

Oi CWagner,

No site da Transgaming você vai descobrir que o Need For Speed Underground roda, mas com problemas, no WineX.

Eu já estou usando o Cedega e não notei diferença pra o WineX3.

No forum da Transgaming tem vários reports do bug que eu citei na notícia (notoriamente no Gentoo e no Fedora) e que não afeta o Mandrake ou o SuSE.

Não é necessário nenhuma configuração especial pra rodar o NFSU.

Existe um tópico no Forum do Guia do Hardware sobre o jogo. Eu usei a diga de instalação que foi postada lá - consiste em copiar o conteúdo dos dois CDs numa mesma pasta e substituir o Speed.exe original por uma versão crackeada NO-CD.

http://www.kurumin.com.br/forum/viewtopic.php?t=26926&highlight=underground


» JCCyC () em 02/07 14:53

Lordello: o que ouço é que a Java Virtual Machine roda mais rápido com as stacks menores. Não testei para comprovar.


» CWagner () em 02/07 16:18

Obrigado, Heitor...

Vou testar agora mesmo. Valeu! :)


» jcarlos () em 03/07 01:34

Estou usando kernel 2.6.7r7 /c 4k stack e a versão antiga de fato ocasionava uns travamentos no xorg (principalmente ao sair e alterar a resolução), com o driver nv do xorg funcionava /c estabilidade. Justamente ontem quando estava procurando algo relacionado a falta de estabilidade localizei o novo driver, estou utilizando ele e agora esta tudo estavél novamente =)


» whitefoxi () em 03/07 12:37

o novo drive, como esperado, não solucionou o problema de não carregar outra sessão X.

os drives antigos (4496 a baixo) funcionavam sem problema, mas não compilam mais com o kernel 2.6.x e o drive 5328 até o 6106 não carregam outra sessão X dando o erro abaixo:

(EE) NVIDIA(0): Failed to allocate external video decoder object
(EE) NVIDIA(0): *** Aborting ***

Fatal server error:
AddScreen/ScreenInit failed for driver 0


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.