Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançado o Mono 1.0

Notícia publicada por brain em junho 30, 2004 09:18 PM | TrackBack


Lucas Zechim (lzechim@phreaker.net) disse: "Ouvi falar pela primeira vez do Mono no 4º Encontro de Software Livre em Porto Alegre, por meio do Miguel de Icaza, e agora trago o anúncio do lançamento da versão 1.0." Detalhes em mono-project.com.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» EdCrypt () em 01/07 00:20

A intenção do Mono e do dotGNU realmente é muito boa. Lembra a intenção do RMS de criar um sistema pra libertar o Unix. MaS eu fico com um pé atras quanto ao Mono (apesar de não já ter intenção de usar o modelo .Net mesmo, não vejo vantagem pra mim), por causa dessas noticias:

http://www.internetnews.com/dev-news/article.php/3361991
http://osnews.com/story.php?news_id=7220

Um trecho:
"There is also a potential problem related to patents: If you write software and release it under the MIT X11 license, and then you find out that someone has a patent on some idea(s) that you used in the program, this MIT X11 licensed program which you have written is actually proprietary software under the control of the owner of the patent.

The owner of the patent can control the code in the sense that he can dictate terms on how or when it should be distributed ... And right now for Mono that is Microsoft . (L)GPL explicitly disallows this and therefore it can be taken up as an antitrust lawsuit rather than an open shut patent lawsuit."
http://www.osnews.com/comment.php?news_id=7107&offset=60&rows=75#239253

Bom, isso quer dizer que o Mono estaria mais vulnerável às patentes da MS, e todos sabem que a MS está se armando de patentes, das mas estupids possiveis até as mais perigosas. Além disso, os EUA parecem ser bastante permissivos quanto às patentes. Claro que no Brasil elas não tem efeito conforme já foi comntado, mas certamente seriamos afetados de forma indireta.

O jeito é torcer pra que nada aconteça, mas fica uma certa tensão, afinal a MS vai querer usar suas patentes...

Eu realmente aprecio muito do trabalho do Icaza, mas não concordo com todas as opiniões dele.

Eu gostaria de colaborar com alguns projetos do Gnome, e não me imagino fazendo-o em c#, como chegaram a cogitar alguns por ai... Isso já é possivel, mas a discução sobre quais linguagens deveriam ser 'padrão' no Gnome colocaram linguagens famosas da comunidade, como Python, num segundo plano.... Mas já estou divagando do assunto e escrevi demais! :)

Boa sorte ao Mono e ao dotGNU!


» Rael () em 01/07 08:50

Alguém sabe qual a compatibilidade de aplicações feitas em .NET Studio com essa versão 1.0?


» Flávio Menezes dos Reis () em 01/07 10:08

O Mono ainda não tem implementado o MonoBasic e o System.Forms, por isto, aplicações gráficas feitas no Visual Studio .NET não deve rodar.


» Job () em 01/07 10:09

Nao uso nada da plataforma MS, acho que ja existem ambientes muito bons no Linux. Em especial o Python, que comecei a conhecer a pouco. Concordo com a argumentação de migração, para quem ja usa .NET .ASP, mas penso ser mais interessante ter algo como o ASP2PHP ex: .NET2GNUnet, e o gnunet poderia ser algo totalmente novo, quem sabe python based e atual apenas como um conversor e fugir das garras da M$.



» Job () em 01/07 10:10

Nao uso nada da plataforma MS, acho que ja existem ambientes muito bons no Linux. Em especial o Python, que comecei a conhecer a pouco. Concordo com a argumentação de migração, para quem ja usa .NET .ASP, mas penso ser mais interessante ter algo como o ASP2PHP ex: .NET2GNUnet, e o gnunet poderia ser algo totalmente novo, quem sabe python based e atuar apenas como um conversor e fugir das garras da M$.



» Job () em 01/07 10:11

Nao uso nada da plataforma MS, acho que ja existem ambientes muito bons no Linux. Em especial o Python, que comecei a conhecer a pouco. Concordo com a argumentação de migração, para quem ja usa .NET .ASP, mas penso ser mais interessante ter algo como o ASP2PHP ex: .NET2GNUnet, e o gnunet poderia ser algo totalmente novo, quem sabe python based e atuar apenas como um conversor e fugir das garras da M$.



» Job () em 01/07 10:26

Olha, acabei de ler no site mono-project, que o Monobasic esta implementado sim. E o Windows.forms tb.

Se vc tem alguma coisa em .net, vai e testa.


» caciano () em 01/07 21:12

Estou ansioso para testar...
Apesar de eu nao gostar da MS(e preferir java) é importante dar valor para a plataforma .NET pois ela está aí e não tem como se esconder!
Quanto mais opcões/compatibilidade o linux tiver mais adeptos conseguiremos.


» Emilio Wuerges () em 02/07 09:00

O C# eh uma otima linguagem, pena que existem linguagens muito melhores por ai.
Python, por exemplo.
O que falta eh uma IDE grafica pra linux.
E nao tow falando de glade.
Tow falando de algo parecido com o Visual Studio.
A questao do java: A api do java eh bem maior e tem melhor documentacao.
Esta pra mim eh a grando vantagem do java.
Tambem falta a IDE eh claro.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.