Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Conectiva Linux 10 será lançado na próxima segunda-feira

Notícia publicada por brain em junho 30, 2004 05:32 PM | TrackBack


Recebemos da direção da Conectiva a informação de que o lançamento da versão 10 de sua distribuição já tem data marcada: ocorrerá durante a LinuxCorp, no dia 5 de julho, em São Paulo. Todos os detalhes disponíveis até o momento podem ser verificados no comunicado da empresa, que reproduzimos abaixo para sua conveniência. Parabéns ao leitor Marcos Laureano, que mandou o link para o anúncio exatamente dois minutos antes do telefonema da própria empresa!

Com este anúncio, já podemos determinar os vencedores de nosso bolão da data do lançamento - divulgaremos o resultado hoje às 21h. E mesmo se o seu palpite não era para o dia 5 de julho, não abandone a torcida: você ainda pode ganhar um dos 11 brindes sorteados entre os demais participantes.

Conectiva Linux 10 chega ao mercado com novas funcionalidades
Data:2004-06-30 15:38:42-03

Empresa lança oficialmente a nova versão do sistema operacional durante a LinuxCorp, no dia 5 de julho, em São Paulo

São Paulo, junho de 2004 - Para desenvolver a nova versão de seu sistema operacional, o Conectiva Linux 10, a Conectiva não mediu esforços: mirou firme na comunidade Linux, realizou pesquisas junto aos usuários corporativos e domésticos para identificar pontos críticos do sistema operacional, detectou software e hardware mais utilizados, levantou necessidades e expectativas do mercado, até chegar a uma versão Beta que ficou disponível no site para ser testada e avaliada pela comunidade. Após esse criterioso processo de desenvolvimento, a empresa lança agora o Conectiva Linux 10, um sistema mais estável, leve, com acesso a diversas novas funcionalidades, fácil e agradável de ser utilizado por usuários iniciantes e avançados.

¨Nosso objetivo é oferecer um sistema operacional dotado dos mais avançados recursos disponíveis em Linux. Por isso, desenvolvemos o Conectiva Linux 10 com uma versão otimizada do kernel, que torna o sistema mais fácil de instalar e administrar, e permite incorporar múltiplas ferramentas para segurança corporativa, suporte à tecnologia de processadores virtuais - o chamado HyperThreading -, recursos de navegabilidade pela Internet, inovações no sistema de som, suporte a câmeras digitais, além de gerenciamento avançado de discos, acesso a múltiplos serviços de rede, entre outras funcionalidades¨, afirma Rodrigo Stulzer, diretor da Conectiva.

O Conectiva Linux 10 está disponível em duas versões: a Edição Desktop, mais econômica, para iniciantes em Linux, com suporte técnico de uma hora por telefone e 30 dias por e-mail; e a Professional, edição mais completa e sofisticada, voltada para usuários avançados, profissionais de informática e pequenas e médias empresas, com suporte técnico de duas horas por telefone e 90 dias por e-mail.

As principais novidades do Conectiva Linux 10 são:
Otimização do Kernel 2.6, que permite utilizar todo o potencial dos processadores Atlhon e Pentium IV, e oferece uma série de novos recursos, tais como:
- Suporte à tecnologia HyperThreading, capaz de simular, em um único processador físico, dois processadores lógicos, o que permite ao sistema operacional enviar tarefas para os processadores lógicos como se estivesse enviando para processadores físicos em um sistema de multiprocessamento;
- Maior interatividade, menor tempo de resposta e melhor escalabilidade do sistema;
- Melhorias no sistema de som com a adoção da arquitetura ALSA (Advanced Linux Sound Architecture), em substituição ao OSS (Open Sound System);
- Novo recurso Supermount, que facilita e torna mais rápido o acesso aos dispositivos de armazenamento (cdrom e disquete);
- Suporte a ACL (Access Control List);
- Gerenciamento avançado de discos com o LVM2 (Logical Volume Manager);
- Suporte e dispositivos de bloco de até 16 terabytes em máquinas de 32 bits;
- Bancos de dados PostgreSQL e MySQL;
- Múltiplos serviços de rede: DNS, Web, servidor de arquivos e impressão, entre outros.

Maior segurança do sistema: Certificada pela ICP-Brasil, a Conectiva garante o uso seguro de seus produtos e serviços nas aplicações via Internet. As novidades do CL 10 relacionadas à segurança e proteção das informações são:
- Solução de antivírus inclusa no sistema;
- Sistema avançado de senhas com tecnologia one time password;
- Instalação automática de firewall pessoal;
- Múltiplas ferramentas para segurança corporativa;
- Sistema de detecção de intrusão via rede;
- Proxy e sistemas de criptografia forte para acesso a aplicativos e serviços disponíveis no CL10;
- Anti-spam integrado ao serviço de e-mail;
- Tráfego criptografado de senhas e, opcionalmente, de dados;
- Servidores de autenticação secundários para aliviar a carga do servidor principal;
- Inclui tecnologia de senhas (single sign on);
- Autenticação centralizada;
- Criptografia forte em serviços como: servidor web (Apache), serviço de diretório (LDAP), correio eletrônico (IMAP, SMTP e POP3), criptografia e assinatura digital (GnuPG e OpenSSL); administração remota (OpenSSH), inclusão do IPSEC-tools somado ao suporte nativo a VPN para implementação de VPNs com túneis criptografados.

Aplicativos inclusos e outros recursos:
- O CL10 vem com o Conectiva Office, novo pacote de aplicativos de escritório (editor de texto, planilha e software para apresentação) baseado no OpenOffice org.1.1.1 e totalmente traduzido para português do Brasil, incluindo menus e ajudas;
- Navegador Web (Mozilla) com suporte para Java® e Flash® para facilitar o uso da internet;
- Suporte a câmeras digitais.

Novas opções de instalação:
- Perfis pré-definidos para servidores de e-mail, web, Samba e firewall;
- Ambientes dimensionados para notebooks, estações de trabalho e servidores.

Webmin: gerenciamento de rede mais fácil e flexível:
- Nova ferramenta de administração (Webmin) com múltiplos recursos para facilitar a administração do sistema;
- Maior flexibilidade no gerenciamento de sistemas através de acesso remoto ou local;
- Facilidade na inclusão de novos serviços.

Requisitos de hardware:
Recomendado computador com processador de 500 MHz (mínimo de 100 MHz); memória RAM de 256 MB (mínimo de 64 MB); video VGA, drive CD-ROM, espaço em disco recomendado de 6GB (mínimo de 2GB).

Preços:
O Conectiva Linux 10 estará disponível para entrega a partir do dia 15/07 aos preços sugeridos de R$ 99,00 para a versão Desktop e de R$ 299,00 para a versão Professional.

Atendimento a revendas e usuário final: Cia do Software (www.ciadosoftware.com.br)

Sobre a Conectiva
A Conectiva S.A é a empresa líder em serviços, desenvolvimento e distribuição do sistema operacional Linux para a América Latina. A empresa é sócia-fundadora da UnitedLinux (http://www.unitedlinux.com), uma iniciativa das principais empresas de Linux no atendimento global do mercado corporativo. Seus investidores são ABN Amro Bank e LatinTech. A Conectiva possui uma ampla rede de parceiros prestadores de serviços nas áreas de suporte, consultoria e treinamento, o Conectiva Business Channel, com parceiros nas principais localidades do território nacional, comercializando e implementando soluções baseadas em software livre em mercados verticais, corporativos, educacionais, públicos, entre outros. A Conectiva é uma empresa brasileira com sede em Curitiba, no Paraná, e representações em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Porto Alegr

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» EdCrypt () em 30/06 18:14

Poxa, eu não lembro meu palpite!!!


» Pierre () em 30/06 18:15

Pessoal,

Dia 6 é meu aniversario e meu palpite!!!
Por favor esperem!!!

Pierre


» Marcelo Vivan Borro () em 30/06 18:19

Para quem quer ver as caixinhas:

Conectiva Linux 10 Professional
http://www.ciadosoftware.com.br/produto.asp?produto=1276&lojaid=153242&ass=0&csid=c0276ec9ad164d

Conectiva Linux 10 - Edição Desktop
http://www.ciadosoftware.com.br/produto.asp?produto=1275&lojaid=153242&ass=0&csid=c0276ec9ad164d

O conteúdo dos cds é o mesmo, mas aparentemente, na edição desktop somente os dois primeiros são fornecidos. Isto deve ter ajudado a baixar o preço. Achei bem convidativo o preço da caixinha da Edição Desktop.


» Paulo, O Estranho () em 30/06 18:43

O CD1 é muito útil porque contém o instalador e todos os pacotes da configuração padrão.

O uso dos repositórios de programas via apt-get/synaptic/kynaptic compensam toda a falta de CDs que alguém possa sentir.


» Eltern () em 30/06 18:46

Uma pergunta basica, eu conseguirei fazer download de "Conectiva Linux 10 Professional" ?
Se eu nao conseguir o download e comprar 1 caixa ,, vale pra todos os meus micros ?


» Augusto Campos () em 30/06 18:57

Até hoje a Conectiva sempre disponibilizou suas distribuições para download, e até o momento não deu nenhuma mostra de ter mudado esta política.

E como a licença da distribuição é livre, não há como restringir o número de máquinas em que haverá a instalação. Só distribuições que incluem componentes proprietários têm condições de fazer este tipo de exigência, e nunca foi o caso da Conectiva.


» lilux - lilux arroba linuxmail ponto org () em 30/06 19:01

Poxa, meu palpite passou longe. Agora me restam os brindes, e falando nisso os brindes serão sorteados ou é de acordo com a data dos palpites?


» Henrique Vicente () em 30/06 19:02

Bem que ela poderia tentar um acordo com algumas montadoras de pcs para tentar vender o sistema já com pcs novos... ia ser muito bom.. imagine em uma loja a pessoa olha primeiro o windows, como sempre... ai vê aquela coisa que não é bonita na aperancia como um apple mas que o que sai na tela é.. :)


» Tchelo_Xinelo () em 30/06 19:13

Uaauuuu

To botando fé no CL 10, e as caixinhas são chiques demaisssss!!!

Acho que irei baixar pra ver :D, tem ótimos pacotes!

100+


» Manoel Pinho () em 30/06 19:16

As caixas estão muito bonitas, aliás como os ícones e o tema do CL10.

A única caixa que não gostei foi aquela das crianças carentes. Achei que não tinha nada a ver com um software. Mesmo que parte da renda fosse doada, bastava um texto na caixa.

Se alguém da Conectiva estiver lendo esse comentário eu gostaria de lembrar novamente que nós usuários do CL estamos aguardando um posicionamento oficial da empresa quanto a um "Clube Conectiva" ou qualquer atitude da empresa para fomentar uma comunidade de usuários, nem que seja bancar o site Comunidade Conectiva Linux http://www.ccl-br.com.br/

Uso o CL há um bom tempo e várias outras distribuições também e tenho muita simpatia pelo CL como distribuição mas fico muito irritado com a inércia da empresa em estimular a cooperação e uma comunidade de usuários. Com isso perdeu o trono de distribuição mais popular no Brasil para o Kurumin, que é muito boa mas tem uma finalidade e perfil diferentes do CL.


» Renato () em 30/06 19:39

Eu já encomendei a minha caixinha! Fiquei esperando pelo "Clube Conectiva", mas pensando bem, estes caras devem ter tido um trabalhão para melhorar o CL9, que resolvi comprar oficialmente o novo conectiva, e assim colaborar com o desenvolvimento do software.


» EdCrypt () em 30/06 19:43

> As caixas estão muito bonitas, aliás como os ícones e o tema do CL10.

Engraçado, por que esse é um motivo pelo qual eu não sou um fan de conectiva. Curto algo com forna mais 'organica'. Claro que gosto não se discute, e esse não é o unico (muuuuito menos o pricipal) motivo pelo qual eu não uso Conectiva... Apesar de achar ela uma distro de certa qualidade e saber da importâcia da Conectiva S.A . Inclusive eu acho que essa empresa poderia ter um marketing mais 'agressivo' (porém não desleal, claro), pois, primeiro, o produto deles tem qualidades que o publico precisa saber, e depois a Conectiva tem uma certa 'personalidade' que obtém o carisma de algumas pessoas, e isso pode ser aproveitado. Eu não conheço diretamente o marketing da empresa, isso é só uma observação, a partir do ponto de vista de usuário de informática e estudante, então me corrijam se eu estiver errado.


» Henrique Vicente () em 30/06 21:50

Olá,
eu comprei esse box do conectiva que veio com uma foto "preto e branco" de meninos carentes em toda parte da caixa.. e achei muito boa a iniciativa e achei a caixa "bonita" também, um texto apenas não bastaria para deixar os problemas mais claros... e chama até a atenção do comprador.. quem vê caixinhas de programas assim por ai? Ninguém..


» Henrique Vicente () em 30/06 21:53

Para mim a caixinha desse com meninos carentes foi muito boa, chamava atenção tanto ao problema quanto ao conteúdo da caixa, um só texto dentro ou mesmo que fora não iria chamar a atenção que ninguém, nada melhor que várias fotos em em preto e branco.. eu comprei uma e foi muito bom...


» wolvers () em 01/07 00:27

segunda já vai estar apenas para download então?
as caixinhas só dia 15? ou será que dia 15 é a data da entrega desse site ae e na semana do dia 5 já encontramos as caixinhas por ae à venda?

e aonde tem a lista dos mirrors pra baixar o conectiva?


» anom () em 01/07 08:52

Apos muito tempo sem usar Conectiva, até tenho vontade de ver como anda, mas tenho uma duvida. Como quase não há contribs para Conectiva pergunto: alguem ja testou apontar no conectiva para os repositorios freshrpms, jpackage e outros que sao para Fedora? Funciona ou dá muito problema de dependência?


» Eu uso Conectiva. Use você também. () em 01/07 10:12

Anom, essa é uma reivindicação dos usuários do Conectiva que está demorando para acontecer.

Infelizmente, quando os usuários pedem um repositório com participação da Conectiva, eles interpretam tudo errado, e acham que o que queremos é um "Clube Conectiva" ou coisa parecida. Não queremos criar um repo sem participação da Conectiva para não gerar pacotes quebrados, nem queremos que a Conectiva administre um centralizadamente, porque aí minaria a idéia da conbribuição voluntária. Queremos algo meio termo. A Conectiva tampouco consegue entender que um repo de contribs ajuda a fidelizar os clientes e que faz bem para sua marca no mercado e sua imagem na comunidade.

Espero que depois de quase 3 anos pedindo isso, os executivos e técnicos da Conectiva consigam, primeiro, interpretar direito o que queremos, depois entender que isso só traz benefícios para todos: para a distro, para empresa, para os usuários e para os clientes.


» Douglas () em 01/07 11:10

Aquela caixinha das crianças carentes foi ótima. Deu um certo estilo ao fugir do "convencional". E claro, expôs uma realidade nacional.


» Renato () em 01/07 15:54

Quais serão os programas ou pacotes que não acompanharão o CL10, caso se adquira a versão econômica?


» playmobil () em 01/07 18:00

Renato, segundo fontes fidedignas, são pacotes extras para uso com servidores, pacotes extras de desenvolvimento e documentação adicional.

Mesmo assim, daria, a princípio, para instalar servidores nas configurações mais usadas só com o CD1 e CD2.

Se você sentir falta de algum pacote, ao adquirir a caixinha mais barata, você poderá mesmo assim baixá-los do site da Conectiva, que tem pacotes suficientes para encher uns 5 cds, talvez, mais.


» CaioCaFe () em 05/07 14:34

Gostaria de saber se foram incluidos os programas de compartilhamento Gift e Apollon que usam a rede do Kazaa.
Usei o CL 10 Pre2 e gostei muito, achei até melhor que o Mandrake que na minha opinião é uma das distribuições mais práticas e quando não se tem muito tempo é o que se precisa!!!


» Andrea Doria () em 05/07 14:51

CaioCafe,

Com exceção do bittorrent, não vai haver cliente P2P oferecido pela Conectiva, aparentemente por questões legais, conforme discussão neste tíquete do bugzilla:

http://bugzilla.conectiva.com.br/show_bug.cgi?id=11040

Apesar disso, tenho ouvido falar de usuários tendo sucesso em instalar, por sua conta e risco, tais clientes, baixando-os de seus respectivos sites, normalmente.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 05/07 15:25

Ah. Que sem graça.

"Sim e ftp e wget e qquer programa que permita a transferência de dados. Esta lei está
extremamente mal escrita.
Mas se formos levar isso ao pé da letra, não poderíamos mandar nenhum programa deste tipo.
Mas o mais sensato neste momento é remover gnutella, {k}mldonkey, lopster, nicotine e afins
da distro, pois estes programas são comumente usados para este fim."

"Listando os que não devem estar no CD:
- mldonkey e kmldonkey
- lopster
- pysoulseek
- circle
- gtk-gnutella
- qtella"

O que eu não entendi: vão tirar só do CD ou do repositório do apt também? Se retirarem do repositório do apt digo sinceramente que é uma razão a menos pra eu usar Conectiva, pois são programas importantes e livres que até onde sei não são ilegais.


» Bruce () em 30/07 11:16

Também achei o Conectiva10 muito bonito e funcional, porém a restrição de alguns programas (p2p, por exemplo) e a escassa gama de repositorios me desmotivou um pouco... Tentei o Debian mas o achei meio complicado, não sou um expert em Linux por isso prefiro uma Distro que combina eficiência, praticidade e expansão... gostaria que a Conectiva colocasse mais repositorios...


» caiocafe () em 05/08 01:22

P2P - xMule, mldonkey e lopster

Agora estou usando a versão final do CL10, realmente gostei muito. Uso na república e os outros moradores não encontraram grandes dificuldades.
Coloquei nos meus repositoros os arquivos extras e alguns repositorios que estão na página da Conectiva. Encontrei os 3 programas (xMule, mldonkey e lopster) mas não consigo instalar o gift nem consigo fazer funcionar o kmldonkey.
O xMule está com um visual muito estranho (versão anterior tinha cores melhores, abas nas buscas, etc).
Não instalei o Lopster ainda.
O mldonkey tem uma interface nada amigavel, até funciona mas... A interface kmldonkey, eu ainda não consegui conectar.
Alguns problemas que não tive no CL10 pre 2 apareceram (Synaptic não faz busca nas descrições, xMule que usava parecia melhor, etc)
Mesmo assim gostei muito do CL10 e não pretendo voltar ao Mandrake e nem testar o Fedora.
A conectiva poderia disponibilizar uma lista de repositorios atualizada para o Synaptic, não poderia? Isso facilitaria muito encontrar poacotes feitos por colaboradores.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.