Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Emulando jogos de Playstation no Linux com o EPSXE

Notícia publicada por brain em junho 30, 2004 09:19 AM | TrackBack


A busca por maneiras de usar os jogos do Playstation no Linux é uma das campeãs na nossa estatística mensal de acesso, principalmente na época das férias escolares. Julho está chegando, e para facilitar a tarefa de quem procura uma maneira de aproveitar a velocidade dos micros atuais rodando com qualidade os jogos do PSX de alguns anos atrás, publico novamente o link para o artigo de Carlos Morimoto sobre o Epsxe: Emulador de playstation no Linux. O artigo é de pouco mais de um ano atrás, e o autor relata que na época jogava títulos como Resident Evil: Nemesis próximo da velocidade original - em um Celeron. Se você tiver relatos atualizados sobre o desempenho de emuladores de jogos, ou quiser indicar outros softwares para esta finalidade, compartilhe seus comentários conosco.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Cabral () em 30/06 10:19

Saiu um MOD da Segunda Guerra pro UT2004
http://redorchestramod.gameservers.net/
parece ser bom igual ao Call of Duty, a vantagem que o UT2004 roda sem emulação tem uns grafico muito Rox e super leve e ainda vem com instalador nativo pro Linux.


» mOOdy () em 30/06 10:24

O link pra baixar o emulador não está funcionando...
Alguém sabe de algum que esteja ativo aí?


» unistd () em 30/06 10:24

Os dois links do epsxe que estão no site do Morimoto estão quebrados, fui no site do epsxe e achei esse aqui: http://www.epsxe.com/files/epsxe160lin.zip


» dhck () em 30/06 10:33

alguem sabe se eh possivel emular jogos de ps2 tambem?


» Lordello () em 30/06 11:51

Ae dhck,

Gostaria de saber se o epsxe roda PlayStaion2 também, mas posso adiantar que existe um outro programa para isso, é o pcsx2, na verdade são duas versões, pcsx e pcsx2, PlayStation 1 e 2 :-P
http://www.pcsx.net/
http://www.pcsx2.net/
Falou!


» Douglas () em 30/06 12:14

Para baixar o completo va a esse link:

http://www.projectlinux.com.br/download.php?file=53

Até !


» FoundDeath(Marco Aurélio) () em 30/06 14:09

Sem ilusão pessoal ainda não existe emulador de Playstation 2 que rode jogos comerciais... no maximo rodam alguma demo feita pelo proprio programador do emulador.
Os isos de Playstation 2 tem aos montes aí pela internet(ilegais claro).
Esse emulador de Playstation 1 funciona que é uma maravilha.
Recomendo!

[]´s


» Anakin () em 30/06 16:40

Sem querer ser chato,mas pelo hardware do playstation 2, e mais lucro vc rodar o linux nele do que tentar rodar seus jogos no pc...
Agora alguem ja conseguiu rodar decentemente n64 no linux? tem um emulador mas é lerdo que nem uma carroça é o mupen64...
Agora complicado é emular mega drive,todos os emuladores que conheço para linux são mais lentos que o kega que eu uso emulando pelo winex.


» Matheus Villela () em 30/06 19:16

FoundDeath, o PCSX2 roda jogos comerciais sim, lhe digo que uma lista de mais de 20, e desses talvez algo que chegue perto da metade que não travam.

Como citaram, tem o PCSX: http://www.pcsx.net/ pra emular o Play 1, ele é um pouco mais lento que o epsxe e uma compatibilidade levemente(bem) inferior à do epsxe, mas tem uma grande diferença, é GPL, epsxe é proprietário.

Por último o Mupen64, o Mupen64 não tem um recompilador dinâmico, todas as intruções são direcionadas à uma função, tudo programado em alto nível, o que deixa o emulador lento.
Porém qualquer 1.3ghz dá conta de rodar a maioria dos jogos a full speed, lógico que a pessoa tem que ter uma placa com aceleração 3d pra isso, além de escolher os plugins de som corretos, pode parecer que o som é a última coisa a deixar o emulador lento, mas no caso de n64 é gritante a diferença de velocidade ao se trocar de plugin de som, recomendo jttl sdl e o guilherme alsa pro mupen64 no linux, o plugin default e o do azimer são lentos demais.

Por falar em Mupen, a versão 0.4 tá no forno, deve sair em breve ;)

Quem curte emuladores não deixe de passar no linuxemu, tem um banco de dados legal sobre emus e notícias diárias(quando elas existem)
http://linuxemu.retrofaction.com/


» Rael () em 01/07 08:56

Anakin: pra Mega, procura o GenS. É sem dúvida o melhor.

http://gens.consolemul.com


» anakin () em 01/07 09:27

Valeu Rael, mas ja tentei usa-lo, mas a velocidade dele nem se compara com a do kega para windows emulado no winex...
quem lembra do genecyst e kgen para dos, eles rodavam a velocidade real em pentium 133, 32mb ram. O Gens não roda a velocidade real em meu atlhon 1500, 256mb ram , video riva tnt2 32MB de ram , com os drivers da nvidia instalados....
:( . Matheus, valeu pelas dicas dos plugins, aonde eu os consigo? na pagina do mupen tem? ou vc achou no www.zophar.net? ja estava quase instalando windows na minha maquina só pra rodar zelda decentemente.


» Rael () em 01/07 11:48

Anakin: caramba! Eu não tinha testado o GenS no Linux ainda... mas pelo que você falou tá meio lixão... a versão Windows é o melhor emulador de Mega que eu conheço, em qualidade (roda beleza num Pentium 233).
Tenta usar o wineX+versão Windows pra ver se não fica bom...


» Anakin () em 01/07 13:22

Rael! tenta usar o kega para windows pra vc ver a diferença de performance perto do gens pra windows, e distruidor, vc acha ele em www.zophar.net , la tem todos os emuladores do mundo de video games e arcades, windows e linux.


» Rael () em 01/07 16:57

Valeu Anakin, vou testar sim! :)


» WillyUDI () em 01/07 17:40

Alguém sabe onde posso baixar as ROMs para Playstation 1 ou ISOs?

Abraço.
WillyUDI


» alex-sds () em 04/07 20:07

quanto a emulador de mega eu uso o generator roda perfeito (com drives de som alsa) no meu athlon 700@750 com uma geforce2, uso mandrake 9,2 e o kurumin 2,21 (já vem com ele).
quanto ao epsxe eu tive problemas com o som quando ativei o mesa (pra usar o opengl da minha placa) troquei os drives oss pra alsa ele melhorou bastante,
quanto ao ps2 emular um 128 bits em maquinas de 32 vai ser meio (muito) complicado...
mas como todas sabem: resistir é inutil e um dia vão conseguir pena que eu não vou ter poder de processamento para usar!


» Victor () em 26/07 18:21

Cara, consigo rodar playstation 2 no pc sim... Jogoso comerciais.... que baixei na net, com o pcsx2, mas é tão lento que quase que ñ sai da tela de entrada onde tem os creditos iniciais e td mais...o problema é que o emulador ainda tá em fase de crescimento, mas é isso quem acompanha a vida da emulação sabe mutio bem que foi assim com os emuladores de vários consoles no inicio.... como o GBC que dava pau em vários jogos, o Snesx que ñ rodava alguns jogos como o F-zero, o GBA que noooossa, demorou mas funcionou e hj tá ai como um emulador perfeito, mas esses são consoles pequenos e que as roms são fácil de manusear, o código é fácil de trabalhar, um ps2 exige muito mais conhecimento então quem sabe com muita esperança até o final do ano não saia um emulador que acredito que se sair vai ser pela equipe do pcsx2 que rode os jogos em tempo real...
Também vi alguns comentários sobre N64, cara foi meio complicado aqui pra botar N64 pra funcionar pq é o mesmo problema do Ps2 e 1, exige bios, plugin de vídeo e essas coisas, mas consegui e roda em tempo nmormal, to zerando pela milésima vez Zelda OoT... hehehe :D usem o 1964 (é esse o nome mesmo, "1964") ele é rápido, mais fácil de manusear e a qualidade eh mt boas!


» Erick () em 10/10 22:06

eu nao uso linux porque nao roda os jogos que o windows roda ,mas se nao fosse por isso eu usaria o sistema operacional linux


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.