Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Conexão wireless usando o Knoppix

Notícia publicada por brain em junho 28, 2004 09:35 AM | TrackBack


Ativar uma conexão wireless no Linux pode ser uma tarefa completamente automatizada, ou um desafio impossível - tudo depende da configuração do seu sistema. Distribuições recentes começam a incluir recursos wi-fi avançados, e existem na rede vários tutoriais sobre como acrescentar este suporte se a sua distribuição não o possui. O caso deste tutorial do NewsForge é um meio termo entre as duas situações, pois ele explica como ativar o suporte a adaptadores wireless já existente no Knoppix. O exemplo é dado com um adaptador PCMCIA Linksys WPC55AG, mas deve funcionar com outros modelos para os quais haja driver para Linux.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Matheus Villela () em 28/06 18:09

Eu sou proprietário de uma WMP11 v27 da linksys, a qual não possui driver para Linux.

Uso Linux há 1 ano mas só mudei totalmente quando fiz meu modem rodar no linux, há cerca de 8 meses com o driverloader(proprietário), e depois com o ndiswrapper(GPL) que usam o próprio driver do XP pra rodar o modem no linux, simulando um ambiente pra que o driver de windows rode, da mesma forma que muitos drivers pra windows antigos não tem versões pra XP e rodam a partir de simulação(engana-se quem pensa que o XP tem mais drivers que o Linux).

Pra quem tá em uma rede wireless na maioria dos casos a conexão é por dhcp então é barbada, um comando e deu. Mesmo redes sem dhcp a conexão não é complicada só saber por onde é o caminho: iwconfig. Já pra montar uma rede entre dois computadores pode ser bem mais complicado.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.