Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Ultrapassando a barreira do DVD

Notícia publicada por brain em junho 25, 2004 10:23 AM | TrackBack


Por uma série de questões práticas e até mesmo legais, o suporte à exibição de DVDs incluído em algumas distribuições de Linux é incompleto e falho. Mas este breve tutorial pode ser a chave para incluir suporte completo a DVD na sua distribuição através da instalação do player Xine sem as restrições que alguns distribuidores são obrigados a acatar. Detalhe interessante: os arquivos apontados residem em um servidor brasileiro. Consulte antes um advogado se tiver dúvidas sobre a legalidade desta instalação em seu país, cidade ou planeta ;-) E se você conhece algum repositório de pacotes multimídia adicionais com instalação facilitada para a sua distribuição favorita, informe nos comentários.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Flavio Moreira () em 25/06 10:32

Prá quem usa o Kurumin

K (iniciar)
>> Instalar Novos Programas
>> Vídeo, Som Multimídia
>> Instalar Suporte a DVDs protegidos


... e pronto !

bom filme :-P ;-)


» Solano Krabbe () em 25/06 11:29

Esta semana mesmo eu tive este problema.
Uso o Slackware 9.1 e tentei assistir um filme usando o Xine. Surgia mensagem de erro, ora dizendo que a fonte não podia ser lida, ora avisando sobre a proteção legal.
Uma busca na Internet me levou a este link: http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=1023
aí foi só baixar a libdvdcss, instalar via pacote já para o Slackware e pronto.
Obs.: agradecimentos à Eduardo B Kienetz.


» Marcelo Vivan Borro () em 25/06 11:54

O milagre citado no link é simplesmente ativar o dma do dispositivo de dvb (hdparm -d1 /dev/dvd).

Ao contrário do que sugere o artigo, é possível habilitar automaticamente o dma ao invés de fazê-lo manualmente simplesmente adicionando o comando em /etc/rc.local ou configurando algum eventual serviço hdparm que esteja instalado na máquina.


» Renato Aquino () em 25/06 13:48

Os usuários do Fedora Core 2 podem baixar os RPMS do xine e suas libs e/ou videolan-client do repositório http://tettnang.freshrpms.net
Para outras distros, http://freshrpms.net/packages/


» athalyba () em 25/06 15:46

Detalhe sobre o Kurumin: não tente fazer isso com o sistema rodando do CD ... Não dá certo ...


» #startx# () em 25/06 16:49

Só pode ser brincadeira. Falho? Não vi falha nenhuma. Comprei um combo LG e fui tentar rodar um dvd no ruindows e nada funcionava. Logicamente não vou pagar uma fortuna num player de dvd. Não tem coerência num negócio desses. Aliás, não consegui até hoje. Tentei FreeDVD, FreeNãoSeiOQuê e não encontrei um diacho de um software para testar a bosta do aparelho. Parece até que o Windows te pergunta: "DVD? Que isso? É de comer?!". O Bill Gates depois que fez o Mer... Edition, parou e disse: "Gente, esquecemos do DVD! Ah! Deixa prá lá, agora é tarde! Precisamos lançar o produto!" Aí, então, rebootei o computador para entrar no bom e velho Mandrake. Rodou de primeira com som, legenda em português e tudo o que tem direito. Não me venha dizer que é falho e incompleto.


» Augusto Campos () em 25/06 18:53

startx, que bom saber que na distribuição que você usa o suporte é completo e de qualidade. Certamente é uma informação que pode ser útil para outros usuários.

mas só para esclarecer, o que a notícia afirma é que o suporte é incompleto e falho em algumas distribuições. não em todas. e aí ela dá um link para que as pessoas com este suporte incompleto possam corrigir a situação.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.