Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançada versão beta para Linux do Skype, software de conversação por voz

Notícia publicada por brain em junho 21, 2004 10:44 PM | TrackBack


Mandark (mandark@rockpesado.com.br) enviou este link e acrescentou: "Foi lançada hoje a versão nativa do Skype para Linux. Para quem não sabe, o Skype é uma ferramenta para comunicação de voz pela Internet que vem se popularizando devido à facilidade de uso, configuração simples (funciona mesmo em redes com NAT/firewall, não precisa de IP Válido) e qualidade do som. Uma pena ser um software fechado. Já usava ele no Linux com o Wine, mas tinha uns contratempos."

Vannucci Santos (vannuccisantos @ yahoo) enviou este link e complementou: "Comunicador que se utiliza da tecnologia de programas P2P. Este pode e quer ser o Kazaa das comunicações via internet, pois proporciona a qualquer um, com um microfone ou headset, conversar com pessoas através do mundo, sem pagar ligações telefônicas. Resolvendo problemas de NAT e Firewall sem a interferencia do usuário. Contando também com encriptação e uma interface gráfica fácil de usar, (Parece até comercial de facas ginsu!). O único lado ruim, até o momento, é que ele é um software proprietário, ou seja, freeware, até o momento."

Aguardamos comentários sobre a nova ferramenta! E se você procura opções de conversação multiplataforma, os comentários deste artigo de hoje do Slashdot têm várias dicas interessantes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Douglas () em 21/06 23:56

Mas isso ainda vai dar muito problemas às companhias telefônicas.

Se eu não me engano, a maioria dos provedores de acesso à internet brasileiros proíbe o uso de voz sobre IP.


» User () em 22/06 01:10

What does it cost?

**During the beta period Skype is free and helps us to refine and improve our product**. Eventually, some features and services of Skype will require a paid subscription or prepayment. Our ambition is to keep the basic functionality of Skype (PC to PC calls) free forever. More information will be provided once our beta program is complete.

---------------------------

E ai? Dá pra fazer um fork, ou usar a versao beta grátis indefinidamente???


» Luciano () em 22/06 06:31

Os provedores nao podem explorar comercialmente o uso do VoIP. Tipo... eles nao podem vender um telefone IP para vc colocar na sua casa para fazer chamadas como um telefone normal.

Me parece q as companias que exploram TV a Cabo e internet estavam brigrando para conseguir isso.

Mas nao é proibido voce usar um programa tipo este nao...

Mas que vai dar problema vai... com certeza, imagina vc ter uma VPN entre suas filiais e nao precisar de usar telefone para conversar com elas com qualidade? :) Q beleza....


» Augusto Campos () em 22/06 09:05

User. só dá para fazer fork quando você tem acesso a uma versão com licença livre e disponibilização do código fonte. Não é o caso!


» Vannucci Santos () em 22/06 09:14

Pessoal, proponho testa-lo para depois discutir. Meu usuário é vannuccisantos, estou online normalmente das 18hs até as 22hs.


» Pierre () em 22/06 09:25

Eu sempre uso estes programas para conversar com meus amigos que moram em outro estado. Eu usava muito o paltalk que é free mas nao tem uma versao Linux.
Vou testar este agora, o grande problema é configurar meu microfone. Não consegui ainda, minha placa de som funcionar legal.
Mas esta é uma area a ser explorada no Linux. É bom que apareça alternativas.


» Elton () em 22/06 10:09

Ainda não usei o Skype nem o SILC, mas me parece que esse último é uma boa alternativa, além de ser GPL.

No site dele - http://www.silcnet.org/ - tem muita informação a respeito. O que vocês acham?

Além disso, ele também faz parte do projeto GAIM.


» Paulo Zambon () em 22/06 10:29

Para quem usa o Kurumin ou qualquer outro originário do Debian, basta converter o .rpm em .deb via Alien que funciona certinho. Fiz isso ontem e deu certo. Ficou a dica ;-)


» Eduardo Machado () em 22/06 10:33

Meu irmão usa todos os dias o Skype no windows. Além de ser muito bom, ele joga on-line (Global Operations) e conversa ao mesmo tempo, dá um pouco de Lag mas é divertido.
Usei pouco o Skype mas gostei muito.

Quem tiver curiosidade:
http://www.skype.com/download.html


» Carlos E. Morimoto () em 22/06 10:33


Isso instala o Skype no Kurumin:

sudo apt-get -f install
cd /packages
wget -c http://download.skype.com/linux/skype-0.90.0.3-1.i386.rpm
wget -c http://downloads-guiadohardware.net/skype-0.90.0.3-1.i386.rpm
sudo apt-get install alien
sudo alien skype-0.90.0.3-1.i386.rpm
sudo dpkg -i skype_0.90.0.3-2_i386.deb
rm -f skype_0.90.0.3-2_i386.deb
sleep 8
skype


» Paulo Zambon () em 22/06 10:35

Vannucci Santos,

Então entre as 18 e as 22 horas vamos bater um "papinho", ok. Ainda não me registrei, mas provavelmente usarei meu nome (Paulo Zambon) ou meu nick (zast). Ok!?

Também esqueci de dizer acima, mas é obvio que também serve no Debian a conversão de .rpm para .deb via Alien.


» Mandark () em 22/06 10:45

Skype pra Linux funciona bem. Alguns problemas que encontrei:
- Lista de contatos se perde ao fechar.
- Alto consumo de processador.
- Janela muito grante.

Pontos positivos:
- Funciona bem com emulação de OSS do Alsa.
- Minimiza no tray.
- Qualidade de som excelente.

Usava o Skype do Windows usando o Wine. Uma versão nativa foi uma mão na roda.


» Pierre () em 22/06 11:12

Ele usa apenas som ou posso ver video tambem?


» Eu () em 22/06 11:15

Eu uso o Gnomemeeting, que usa o protocolo H.323 e pode se comunicar com o netmeeting do Windows, ou com qualquer outro aplicativo que use H.323.

Não entendo por que tanta gente falando sobre um software fechado que faz a mesma coisa [1] que um software aberto existente faz.

Seria a mesma coisa se a MS produzisse um Internet Explorer para Linux. Todo mundo ia começar a usar?

[1] A qualidade do som do Gnomemeeting é maior. Ele suporta um maior número de codecs, o que permite que ele se adapte melhor a diversas conexões. Além disso, ele também suporta transmissão de vídeo.


Morimoto,

por que precisa do "sleep 8" no final da instalação? Fiquei horas refletindo sobre isso, mas ainda não entendi. (mas nunca usei o kurumim, então não sei se ele tem alguma propriedade especial que precise disso)

Isso é necessário tanto na versão que roda do CD, quanto na que roda do hd?


» Vannucci Santos () em 22/06 11:42

Pierre, ela apenas usa o som.


» Mandark () em 22/06 12:22

Eu,

Sou a favor do software livre, mas temos que reconhecer quando um software proprietário é superior.

Uso o Gnomemeeting a muito tempo e o Skype desde quando ele foi lançado. A qualidade do Skype é MUITO superior ao do GnomeMeeting. Dá menos lag, gasta pouca banda, é criptografado e tem qualidade melhor do que de telefone.

Outro ponto fundamental é que ele é baseado em rede P2P, o que deixa ele independente de servidor de Diretório como o GnomeMeeting. Outro ponto é que o h323 pra passar em NAT tem que aplicar patch no kernel, dá muito trabalho. O Skype funciona direto.

Se o Skype fosse aberto, seria perfeito. Tomara que apareça um projeto livre com as mesmas características ou o pessoal do GnomeMeeting incorpore a tecnologia.


» Carlos E. Morimoto () em 22/06 12:35

É que os icones magicos rodam dentro de um xterm que se fecha ao terminar a instalação. O sleep é para dar tempo de ver alguma eventual mensagem de erro antes de fechar.


» Eu () em 22/06 17:29

Mandark,

a compressão que o Skype utiliza é baseada nesse codec: http://www.ilbcfreeware.org/

O Gnomemeeting permite que se use esse Codec, além de permitir muitos outros. (edit > preferences > codecs > audio codecs)

Se a qualidade da voz no Skype está melhor que no Gnomemeeting, deve ser problema de configuração.

A única vantagem do Skype é que ele funciona, sem configuração extra, mesmo estando atrás de NAT. Isso, no Gnomemeeting, pode ser resolvido com o uso de um gatekeeper no computador com IP válido, ou então com um simples redirecionamento de portas, caso você só tenha um cliente dentro do NAT que vá usar o Gnomemeeting. É assim que eu faço aqui em casa, e funciona muito bem.

Caso você queira, aqui estão as regras do iptables que eu uso, de modo que o computador 192.168.1.2 possa usar o Gnomemeeting:

$IPTABLES -t nat -I PREROUTING 1 -i ppp0 -p tcp --dport 30000:30010 -j DNAT --to-dest 192.168.1.2
$IPTABLES -t nat -I PREROUTING 1 -i ppp0 -p udp --dport 5000:5007 -j DNAT --to-dest 192.168.1.2
$IPTABLES -I FORWARD 1 -p tcp -i ppp0 --dport 30000:30010 -d 192.168.1.2 -j ACCEPT
$IPTABLES -I FORWARD 1 -p udp -i ppp0 --dport 5000:5007 -d 192.168.1.2 -j ACCEPT
$IPTABLES -t nat -I PREROUTING 1 -i ppp0 -p tcp --dport 1720 -j DNAT --to-dest 192.168.1.2
$IPTABLES -I FORWARD 1 -p tcp -i ppp0 --dport 1720 -d 192.168.1.2 -j ACCEPT

Troque ppp0 pela interface de conexão com a Internet, e garanta que a variável IPTABLES tenha o caminho para o iptables (/sbin/iptables).

Certamente o IE ou o MS Office têm algumas vantagens que o Galeon/Firefox ou o OpenOffice não têm, mas nem por isso eu deixaria de usar o Galeon e o OO.o se a MS produzisse versões dos seus softwares para linux.

Tudo bem, eu não consigo lembrar, de cabeça, nenhuma vantagem do IE. Mas o MS Office tem o Clippy.


Morimoto,

ahnnn, entendi.

Obrigado =)


» Eu () em 22/06 17:44

Se tem alguém aqui capaz de reconhecer quando um software fechado é melhor do que um software livre, esse alguém sou eu. (Um troll num site sobre software livre tem que ter essa capacidade)

E o skype não é um desses casos.

O Skype é, basicamente, hype. (procurem no Google por "skype hype")

Ah, esqueci. Muitos aqui não dominam o inglês. (nota mental: da próxima vez usar termos em espanhol)

Hype, segundo o google, é quando se faz muito barulho sobre algum assunto. Em inglês, o google define hype como "Extreme promotion", que em espanhol, para que todos possamos entender com clareza, significa "Promoción extrema".


» Eu () em 22/06 18:02

Mandark,

Para terminar minha brilhante exposição, veja o que você falou:

"Outro ponto fundamental é que ele é baseado em rede P2P, o que deixa ele independente de servidor de Diretório como o GnomeMeeting."

Acho que você nunca deve ter usado o Skype. Para o skype funcionar, a primeira coisa que você tem que fazer é se conectar ao servidor deles. Com o Skype, mesmo que você tenha o I.P. de um amigo seu, você só consegue falar com ele se os dois se autenticarem no servidor privado da empresa que produz o Skype.

Com o Gnomemeeting você pode:

(a) fazer um conexão direta, caso você tenha o IP de destino;

(b) se conectar ao servidor público (assim como no Skype)

(c) baixar o servidor, e rodar um servidor onde você quiser, para fazer, por exemplo, um sistema de VoIP privado para uma empresa.

O servidor do Skype, pelo o que eu saiba, não está disponível, e ele não suporta conexões diretas, então a única forma de usá-lo é igual a forma (b) de se usar o Gnomemeeting.

Com o Skype você fica muito menos "independente de servidor de Diretório", já que além de também precisar de um servidor, você precisa especificamente do servidor da empresa que faz o Skype, que pode resolver cobrar pelo acesso, por exemplo.


» User () em 22/06 19:13

What does it cost?

**During the beta period Skype is free and helps us to refine and improve our product**.

Eventually, some features and services of Skype will require a paid subscription or prepayment. Our ambition is to keep the basic functionality of Skype (PC to PC calls) free forever. More information will be provided once our beta program is complete.

-------------------------

São claros: O Skype é gratuito durante o período de testes, para que nós, usuários, os auxiliemos a melhorar o PRODUTO DELES.


» Daniel Dantas () em 22/06 19:15

Eu,
Discordo de você em uma coisa. Você não deve falar em espanhol, é melhor falar em português. O skype é um modismo. Pronto. Muito melhor.
Claro, é um modismo. Tem software que já faz isso sem problemas, mas, sendo modismo, atrai os usuários finais. Não pensem besteira, os avançados já estão aqui e não vão sair por causa disso.
Se temos uma coisa que pode atrair mais gente e não prejudica quem já está dentro, por que condenar??


» Mim () em 22/06 19:17

Putz, este "EU" é chato - é o tipo de pessoa que deve ter algum complexo, em forçar as outras pessoas à aceitar sua opinião. Se um dia o office ou IE rodar em linux e não tiver custo. Com certeza eu irei utilizar.


» Daniel Dantas () em 22/06 19:19

Ah, nem falei. Já instalei aqui e rodei. A instalação é muito simples (só descompactar e rodar o programa - peguei o pacote tar.bz2 não o rpm). O legal é que ele mostra um ícone no painel no kde. Parece programa nativo do kde.
Legal!!!!


» Daniel Dantas () em 22/06 19:23

Ah, nem falei. Já instalei aqui e rodei. A instalação é muito simples (só descompactar e rodar o programa - peguei o pacote tar.bz2 não o rpm). O legal é que ele mostra um ícone no painel no kde. Parece programa nativo do kde.
Legal!!!!


» Daniel Dantas () em 22/06 19:27

Pô, mim, vacilo. Deixa o cara da a opinião dele. Se as pessoas não pudessem dar a suas opiniões onde a gente estaria agora??
Tem outra vantagem dos modismos. O pessoal que usa windows começa a usar programas de outras empresas e deixa de ficar preso à microsoft. Isso é bom, faz perceber que existe vida além da microsoft e fica mais fácil de aceitar outros programas, tipo o openoffice, o mozilla e até mesmo o linux.


» mim () em 22/06 19:34

Opinião ? vc tem que rever seus conceitos sobre opinião. Influenciar seria o correto.


» Pierre () em 22/06 19:59

Instalei, mas nao achei ninguem para testar :(
Quem quiser testar meu nick pierrefreire


» Eu () em 22/06 20:30

Mim, você está confundindo a minha opinião com fatos.

Fatos:

- o Gnomemeeting pode usar exatamente o mesmo codec usado pelo Skype, então dizer que a qualidade de voz no Skype é melhor que GM é falso. Pode ser mentira, pode ser que o Mandark nem tenha testado os dois programas antes de dar sua opinião, ou pode ser que ele tenha feito algum erro grave de configuração.

- com o Skype, o uso de um servidor é OBRIGATÓRIO, enquanto com o GM pode-se usar um servidor, ou não. Além disso, com o Skype, o único servidor que pode ser usado é o servidor da empresa que faz o Skype. Com o GM, caso escolha-se usar um servidor, qualquer um pode baixar o programa e rodar seu próprio servidor, ou então usar o servidor público existente. Então, dizer "(o Skype) é baseado em rede P2P, o que deixa ele independente de servidor de Diretório como o GnomeMeeting" só pode ser resultado de um não entendimento sobre o funcionamento de cada um desses programas.

Isso não é opinião.
Isso são fatos. Verdades técnicas INDISCUTÍVEIS.

Opinião é outra coisa.


» Eu () em 22/06 20:35

Mim,

E não, eu não tenho nenhum complexo. E se tivesse, o lugar para tratá-lo seria num psicólogo, e não no br-linux.


Daniel Dantas,

"Discordo de você em uma coisa. Você não deve falar em espanhol, é melhor falar em português."

Falo, leio, escrevo e entendo espanhol razoavelmente. (Pelo menos é o que está escrito no meu currículo)

Fiz 40% do curso de espanhol do CCAA :)


» Mac () em 22/06 22:53

Um fato que nao dah pra negar eh a facilidade de instalacao do Skype.
Grande parte do sucesso pode ter vindo daih.
Muito usuario quer instalar o software e sair falando com os amigos e a parentes distantes...
Agora imagina chegar pro seu tio que insiste em chamar o mouse de "pedal" e dizer pra ele que pra usar o GM ele tem que acessar o configurador do modem ADSL roteador dele e alterar a tabela NAT para redirecionar um "range" de portas para o ip do pc dele... Nao rola...
Extremos a parte, eu achei o GM muito bom mas a configuracao (pra quem usa NAT) pra um usuario final atrapalha e o Skype resolveu esse pepino.


» Mais um EU () em 22/06 22:58

Eu uso o Skype no windows a tempos, e acho realmente bom... Tá, o ruim mesmo é o windows, mas como a gente tem que entrar nas regras da empresa...

O skype deixa meio no ar que será como o ICQ é até hoje... ETERNO BETA e FREE... existem os RECURSOS PAGOS...

A facilidade de integração dele com windows/linux (e futuros projetos PALM) deixou ele bem interessante de se usar...

Gosto dele pelo fato de qualquer usuário conseguir usá-lo, sem precisar contactar provedor, alterar regras de nat, filtros, kernel, etc... a parte de conexão P2P (não digo conectar ao provedor SKYPE, mas conseguir conversar sem ips fixos) é uma mão na roda...

E o sistema de mensagens dele não enche o saco como o ICQ e o MSN... Estes dois acabaram enchendo de firulas...


Atenciosamente


» eu, o zé e os cara () em 22/06 23:19

Parabéns


» Eu () em 23/06 01:06

Mac,

esse esquema de usar Gatekeeper, ou configurar roteamento, só é necessário caso você use NAT, o que o seu tio, que "chama o mouse de pedal" provavelmente não faz NAT.

Para quem tem conexão real com a Internet, o GM funciona "out-of-the-box" (em espanhol: fuera de la caja)

ps.: nesse caso, a tradução para espanhol não mantém o mesmo sentido que o original em inglês. Eu sei disso, mas é só ironia mesmo.


» Ricardo Barboza () em 23/06 02:46

O Eu, não sou muito de criticar, mas vc é pedante mesmo (em português coloquial chato). Existe um aspecto que ou vocês ignoram ou estão se fazendo de desentendido, o GM até onde eu sei só funciona no linux (se eu estiver errado me desculpem), o skype funciona em ambos os sistemas linux e windows, e não se pode desprezar a massa de 99% de ususários. Não estou discutindo ideologia, se o ruindos é bom ou não, nada disso, simplesmente é mais fácil encontrar um primo, amigo ou empresa que tenho o ruindos instalado do que o linux (se Deus quiser somente por enquanto), e não venha querer dizer que não se deve desenvolver SL para sistema propietario, pois temos o OpenOffice que nos diz que esta união é possível e benéfica.


» Vannucci () em 23/06 08:08

Pierre, eu lhe adicionei nos meus contatos. Chegando em casa lhe mando uma mensagem ... Uma opinião: não seria mais interessente ao invés de condenar-mos esse ou aquele aspecto do referido programa, dar-mos opiniões sobre alternativas, que já foram testadas, ao skype?


» Daniel Dantas () em 23/06 08:47

Eu,
Eu (agora sou eu mesmo) não quis comentar a sua fluência no espanhol, mas falar que é melhor usar o português por causa dos usuários que não entendem inglês nem espanhol. Seus comentários seriam mais abrangentes, legíveis e entendidos se você falasse em português.
O skype veio não para abrir um mercado que não existia no linux. Ele veio para ser mais um programa no mercado. O gnomemeeting pode ser melhor, sei lá, mas o skype visa os usuários que não sabem porra nenhuma.
Cada um com o seu espaço. Fora o monopólio.


» Carlos E. Morimoto () em 23/06 08:48


O Skype ganha do Gnomemeeting em facilidade de uso, este é o aspecto mais importante para um programa cair no gosto das massas, não o fato de ser livre ou nao, nem mesmo de ter a melhor qualidade de audio.

Querendo ou não, ele vai se tornar o default pra comunicação por voz nos proximos meses. Vamos torcer para que consigam incluir compatibilidade com o protocolo usado por ele nos IM livres, como como fizeram com o protocolo do ICQ, MSN, etc.


» Eu () em 23/06 22:05

Ricardo Barboza,

o GM consegue falar com o Netmeeting, que vem instalado em todos os Windows (não está no menu, mas está instalado)


» Marcelo () em 24/06 14:09

"oi, estou usando linux, um OS muito melhor e mais avançado que o Windows, quer TC comigo?

Puxa que legal, liga a sua cam ae ...

Não dá, eu tenho mas não funciona aqui.

Entaum liga o mic ...

Não funciona também, só se vc instalar o Netmeeting ...

Netmeeting??? Mas esse programa é muito velho ...
Vc não disse que linux é mais avançado ? "

Ou seja, péssima propraganda. Por isso estava esperando algo "hype" como o Skype, que convenhamos qq usuàrio pode instalar em minutos e sem risco de zoar com o PC. Ainda tenho amigos que não conseguem instalar o yahoo desativando aquela barra chata ...

E a qualidade do Skype é default, assim como sua simplicidade ...


» GoldWolfBR () em 28/07 14:34

Uso o Skype todas as minhas estações,eu possuo um rotiador com CL8. Mas nunca consegui fazer funcionar o Netmeeting em todas as estações, principalmente a parte de voz, já usei até o script de iptables que o nosso amigo "Eu" colocou mas não funcinou a pessoa só escuta a minha voz e eu não escuto nada. E pelo que vi tenho que usar em uma máquina só, pois tenho que fazer NAT de redirecionamento de portas para um IP somente, não vejo vantagem de usar o Netmeeting.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.