Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Instalando um tradutor de idiomas no Linux

Notícia publicada por brain em junho 21, 2004 10:16 PM | TrackBack


Atualização: os comentários desta notícia apontam que aparentemente há uma versão anterior e mais completa do mesmo artigo, de autoria do Fábio Berbert de Paula, no site VivaOLinux. A notícia original informava que Tulio Ricardo P. Audujas anunciou: "Este link mostra como instalar um tradutor de idiomas no Linux " e convidava a comunidade a conhecer o seu site Muitação. Os autores foram convidados a se manifestar, e já o fizeram de forma exemplar nos comentários desta notícia. Mais uma vez lembramos a todos que a comunidade livre só tem a ganhar se todos soubermos valorizar o trabalho uns dos outros e a idéia do compartilhamento de informações (conforme expressa nas licenças livres), evitando a apropriação não reconhecida.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» João C. Agostini () em 21/06 23:38

Ola

São uma boa esses artigos que nos dão dicas de como instalar programs. Além disso, há a descoberta de programas interessantes como esse do artigo. O problema, para novatos, é que esses artigos são muito incompletos. No caso do dict não há qualquer referência à necessidade de uma determinada biblioteca, no caso a ltdl. Onde está está bilbioteca? Uso o kurumin, e no banco de dados da Debian não há essa bilbioteca. Assim, aproveito esta mensagem para que alguém se anime a escrever onde procurar essas bilbiotecas. No caso do artigo, não há uma clara referência ao site do mantenedor desse programa. Na atual fase de popularização do linux é necessário que a comunidade tenha algumas preocupações com esses "detalhes", pois não há no mundo Linux a quantidade de sites que dão todas as dicas como há no mundo Mirosoft, em que sites particulares se preocupam em esclarecer os novatos na computação, em como devem proceder. Além disso, no mundo Microsoft não existe esse problema dos programas virem sem as bibliotecas adequadas para a instalação dos programas. É só uma opinião de um novato.


» Anti-cópias () em 21/06 23:50

Pessoal, será que os administradores deste site não se esqueceram de mencionar os autores originais dos artigos? (já vi essa história antes)

Vejam só quanta semelhança com o artigo abaixo:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora.php?codigo=628

E:
http://www.muitacao.com/index.php?option=content&task=view&id=5&Itemid=2
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora.php?codigo=556

E:
http://www.muitacao.com/index.php?option=content&task=view&id=6&Itemid=2
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=690

e... ah, tá bom já né?

[]'s


» Augusto Campos () em 21/06 23:53

Bom, os autores estão convidados a se pronunciar. Se algum leitor tiver contato com eles, favor informar. Que chato assistir a este mesmo filme mais uma vez...


» NatuNobilis (Pablo Nehab Hess) () em 22/06 01:22

Sou amigo do Túlio, e garanto que ele não fez por mal, e sim por descuido. Uma amostra disso é que outro dia ele incluiu no Muitação um texto meu (publicado no GentooBR) sem citar a minha autoria. :) Então, se ele for um canalha, significa que eu sou um otário, e eu prefiro não acreditar nisso ;)

Agora sério, o Tulio é novo na comunidade do software livre, e já mandei um e-mail para ele explicando a importância do reconhecimento da autoria na nossa grande comunidade. Adianto até que alguns outros artigos disponíveis no Muitação provavelmente também estão em "situação irregular", mas eu garanto que isso será resolvido rapidamente.

Em nome do Túlio e do Muitação, peço humildes desculpas pelo descuido, e já consertei o artigo do Fábio Berbert de Paula.

Se isso vier a acontecer novamente (embora eu acredite fortemente que *não* vai acontecer novamente), favor puxarem a orelha do Túlio diretamente no site Muitação (www.muitacao.com). Eu sou só um cara a quem ele permite publicar textos sem precisar de aprovação, e por isso eu pude alterar o artigo do Fábio.

Espero que o caso tenha ficado esclarecido, e qualquer dúvida favor entrar em contato preferencialmente com o Túlio (tulio arroba muitacao com) ou comigo (por favor só em último caso -- natunobilis arroba gentoobr org).

Abraços,
Pablo


» Itamar () em 22/06 10:00

Sem querer criar qualquer polêmica, mas acho bom ressaltar a humildade e o pronto atendimento do Pablo em corrigir o erro. Acompanhei outras polêmicas similares sobre a apropriação de obras alheias, e vi muita discussão, ofensas e farpas trocadas. Pelo visto esse não é o caso, e acredito que a inexperiência, ou até mesmo inocência, fez o administrador do site incorrer nesse erro.
Por isso acho importante falar e elogiar o mea-culpa feito. E tomara que os problemas que a comunidade venham a ter sejam somente deste nível.... e jamais por má fé.
Errar não é o problema, mas insistir sim. E saber reconhecer o erro é uma prova de caráter.
Boa Sorte ao "Muitacao"


» Augusto Campos () em 22/06 10:08

Sim, também gostei de ver o reconhecimento e a correção imediatos, sem subterfúgios, negações ou desculpas esfarrapadas. Contrastou (muito positivamente) com episódios anteriores, em que o plagiário preferiu apagar o arquivo ou negar o óbvio.


» Fábio Berbert de Paula () em 22/06 10:20

Olá pessoal,

Levei até um susto quando vi meu nome envolvido em "polêmica" num destaque aqui do br-linux.org. Gostaria de deixar claro que não me importo com a disseminação de informação e que podem copiar meus artigos à vontade. É claro que ver nosso nome sendo citado nos trás outro conforto, mas se não tiver também fico feliz só por saber que alguém achou algo escrito por mim útil e resolveu aproveitar.

Se eu tivesse visto isso antes, teria falado diretamente com o Túlio, não acho legal tornar esse tipo de fato público, a menos que a pessoa que esteja fazendo isso tenha precedentes em excesso.

Aproveito para parabenizar o pessoal do Muitacao.com e desejar sucesso com seu projeto. Aos poucos tenho certeza que entrarão no esquema da melhor forma de se trabalhar.

Um abraço,
Fábio


» Augusto Campos () em 22/06 10:26

A reação do Fábio também é um contraste positivo com relação a casos anteriores. Parabéns!



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.