Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

O Galeon vai parar no 1.2.13 - mais ou menos

Notícia publicada por brain em junho 19, 2004 09:50 AM | TrackBack


Coffeeman (pedrocc@softhome.net) enviou este link e acrescentou: "A equipe do Galeon anunciou que irá parar de desenvolver seu navegador. Estando o Mozilla (Firefox) em um estágio tão avançado, os desenvolvedores não vêem razão de continuar o projeto na versão 1.2.14. Resta ao Konqueror continuar na concorrência..." Com a necessária observação que a concorrência entre projetos abertos pode ser muito saudável, principalmente quando há compartilhamento de código e idéias entre as equipes. Atualização: como apontado pelo leitor "Eu" nos comentários, aparentemente o que está se encerrando é a série 1.2 do Galeon, e não o projeto em si.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Manoel Pinho () em 19/06 11:55

O projeto Galeon já tinha levado a primeira rasteira quando o browser oficial do Gnome passou a ser o Epiphany.

Realmente não fazia muito sentido continuar um projeto complexo como de um browser quando já existe o Firefox.


» Rauklei P.S. Guimarães () em 19/06 12:42

É realmente o Firefox e Mozilla estão bem amadurecidos. Acho que a equipe do Galeon fez um bom trabalho desde o seu surgimento. Seria interessante que a equipe do Galeon colaborasse coma o pessoal do Mozilla ou até mesmo do Epiphany.
Boa sorte a eles ....


» Rafael Rezende () em 19/06 14:19

Uma pena, eu achava o Galeon bem legal, cheguei até a usá-lo durante um tempo ao invés do Firebird, só espero que o Epiphany chegue ao estado em que o Galeon estava. Também não posso dizer muito pois usei apenas versões mais antigas do epiphany.


» Douglas () em 19/06 15:15

É uma pena. O Galeon é bem robusto (inclusive mais até que os Mozillas até a versão 1.6). O Epiphany é exageradamente simplificado, não faz o meu tipo.


» Eu () em 19/06 15:38

Engraçado, eu estou usando o Galeon versão 1.3.15:

$ dpkg -l | grep galeon
ii galeon 1.3.15-2 GNOME web browser for advanced users


Mais um exemplo de uma pessoa falando uma coisa e a "comunidade" ouvindo outra?

A série 1.2.x acaba na versão 1.2.13.

O Galeon continua sendo desenvolvido, na série 1.3.x, mas a série 1.2.x acaba.


Será que já existe um abaixo assinado pedindo para que o desenvolvimento do galeon não seja encerrado? :)


» Eu () em 19/06 15:43

Aliás, tenho que dizer que eu, depois de muito tempo usando o Firefox, voltei pro Galeon, que hoje em dia é, na minha opinião, o melhor browser feito em GTK.

É o mais rápido (comparado com Firefox, Mozilla e Konqueror, rodando no Gnome), é o com a aparência mais limpa, e é, junto com o epiphany, o que melhor se integra com o Gnome (usa a mesma interface para abrir/salvar arquivo, alt+n vai pra tab n, etc). Para ficar perfeito, só falta usar o sistema de impressão do Gnome, com aquela mesma tela que os programas como o gedit e o gpdf usam.

Já o Epiphany, por exemplo, nem pode ter vários níveis de diretórios dentro dos bookmarks... o epiphany foi feito com o objetivo de ser simples, mas acabou ficando simples de mais. (embora tenha um sistema de plugins excelentes, coisa que o Galeon podia copiar)


» Koolosh () em 19/06 18:00

Eu,


Faço das suas palavras as minhas, concordo plenamente com você.

De todos os browsers que experimentei nesse mundo Livre, o que mais gostei é o Galeon.


galeon 1.3.14a-1


» Cadu Ellery () em 19/06 19:23

Concordo plenamente com os três comentários anteriores de "Eu" e Koolosh. Gosto demais desse navegador.

E uma funcionalidade que merece destaque no Galeon é a dos "Smart Bookmarks". Com eles é possível configurar uma barra com várias caixas de texto aonde um texto digitado substitui o %s de uma url como (http://www.google.com/search?q=%s). Utilizo isso (e muito) para pesquisas no Google (essa tb tem no FireFox, mas é só :-( ), em dicionários (http://www.m-w.com/cgi-bin/dictionary?va=%s), para consultar Ebuilds do Gentoo (http://packages.gentoo.org/search/?sstring=%s) e RFCs da IETF (http://www.ietf.org/rfc/rfc%s.txt). Nesse último exemplo, eu apenas digito o número da RFC numa caixa de texto, teclo ENTER e pronto, já posso me deleitar com a leitura da RFC (bleh).

"Ache um uso interessante para o %s e seja mais eficiente e feliz navegando na internet com o Galeon e seus Smart Bookmarks!"
...
...
putz... :-P

* Este post foi escrito em uma tab do Galeon 1.3.14a


» Eu () em 19/06 19:32

Aqui eu uso os seguintes bookmarks:

- Wikipedia (keyword: wp)
http://www.google.com.br/search?q=%s+site%3Awikipedia.org&ie=UTF-8

- Google (keyword: g)
http://www.google.com/search?q=%s&num=50

- bugs.debian.org (keyword: bdo)
http://bugs.debian.org/%s

E acabei de copiar o das RFCs do Cadu Ellery :)

Assim posso procurar qualquer coisa no google digitando "g linux site:microsoft.com", ou posso usar o google pra procurar uma palavra na wikipedia com "wp bill gates", ou ver os bugs abertos do Galeon no debian com "bdo galeon". Definitivamente é um recurso muito útil.

Ah, se eu não me engano, o Konqueror também tem esse mesmo recurso. (mas o Galeon continua sendo melhor)


» Cadu Ellery () em 19/06 20:21

É "Eu"... por essas e outras o Galeon é o melhor.

Outras como os Bookmarklets, que merecem ser citados aqui. Eles são um conjunto de bookmarks que disparam ações, em vez de apenas te levar a uma página. Também são configuráveis e o Galeon já possui os seguintes:

Old versions of this page
More Info About...
--------------------------
Zoom on First Image...
Page Color...
--------------------------
Scroll Page (very slow)
Scroll Page (slow)
Scroll Page (fast)
Scroll Page (very fast)
Scroll Page... (variable)
--------------------------
Page Freshness?
Go To Selected URL
Duplicate Page
Set In-Page Bookmark
Go To In-Page Bookmark
--------------------------
Read Cookie for Site
AutoFill Anonymous
Translate to English

Desse último é fácil fazer outro que traduza para português. Os Bookmarklets são acessíveis pela barra de menu ou pelo segundo botão do mouse.

Ficou mais uma dica... t+!


» -alexandre- () em 19/06 20:26

Faz algum tempo que nao uso o galeon... eh um bom browser... mas tinha uma falha grave, pelo menos na distro em que o usava era preciso instalar o mozilla para ter o galeon.

isso faz sao aproximadamente uns 35 mb...

outros navegadores leves como firefox, dillo e outros que usam a engine do mozilla nao tinham essa dependencia...

Nao sei se essa dependecia ainda existe ou era um defeito da distro que usava.


» Cadu Ellery () em 19/06 21:09

O Galeon precisa do Mozilla sim, pois ele é apenas uma interface para a engine de renderização do Mozilla. Esse último tem a interface feita em XUL (XML+Javascript, portanto interpretada) enquanto que o Galeon é feito somente em GTK (C/C++), o que resulta num melhor desempenho (carrega mais rápido e consome menos memória/cpu).

Quanto ao fato do Galeon depender do Mozilla, acho que isso está longe de ser uma falha grave. Na verdade essa é a essência, pois não valeria a pena a equipe do Galeon fazer mais uma engine de renderização concorrente do Mozilla e do Konqueror para ter um browser bem integrado ao Gnome.


» Edson A. Santos () em 19/06 23:56

Vida longa ao galeon :-)
só por causa disto vou atualizar agora para a nova versão suportando GTK+2.4 :P

[edson@Zumbi edson]$ rpm -qa | grep galeon
galeon-1.3.13-1xterminator


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 21/06 12:47

Smart Bookmark são legais, mas depois que eu instalei o plugin needlesearch ( http://needlesearch.mozdev.org ) no meu Mozilla nunca mais precisei deles. O needlesearch permite até substituir variável em POSTs, não só em GETs...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.