Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Diminuindo urls

Notícia publicada por brain em junho 16, 2004 09:13 PM | TrackBack


Éverton Massen Gonçalves (everton@zipline.com.br) enviou este link e acrescentou: "A cada dia que passa as urls ficam maiores e cheias de parâmetros que ficam difíceis de lembrar. Enviar essas urls para listas de discussões, sms, salas de chat fica difícil e as vezes é até impossível. Pensando nisso foi criado o site urlmenor.com que transforma urls enormes em urls pequenas e elegantes como 'http://urlmenor.com/1b'. O site é baseado na versão americana chamada tinyurl.com e como tal permite a criação de urls menores rapidamente sem a necessidade de fazer cadastros. O site foi totalmente desenvolvido usando software livre. Conheça o site em http://urlmenor.com"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Sandro () em 16/06 22:01

a solução é interessante, mas será que dá para explicar como isto é feito ? alguma informação deve ser guardada em algum lugar, já que se permite que outras pessoas acessem aquela URL recém criada. valeu !!


» Victor Zucarino () em 17/06 14:28

É feito um redirecionamento via servidores DNS, apontando p/ o endereço original, como é feito com sites "cjb.net" e etc... Mas o serviço citado é bem bacana pq deixa o endereço ainda bem menor!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.