Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

McDonald's começa sua migração para o Linux

Notícia publicada por brain em junho 11, 2004 11:06 AM | TrackBack


O McDonald's era apontado pela SCO como um dos maiores usuários de seu Unix proprietário com tecnologia sobrevivente das décadas passadas. Era. Porque hoje a Novell publicou um anúncio do início da migração da infra-estrutura de TI do McDonald's para o Linux. A distribuição escolhida foi o SUSE Linux Enterprise Server, e o anúncio menciona especificamente softwares e serviços como DNS, FTP, proxy, Apache, Tomcat, JRun e o Oracle. Neste momento a migração ocorre especificamente nas 1200 instalações do McDonald's na Alemanha,

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 11/06 11:17

Só falta aumentarem o tamanho daquele Bigmac! :-).


» Roberto Valle () em 11/06 11:44

Eu quero um Big-Mac-Linux-Lanche-Feliz para viagem, com o bonequinho do pinguim por favor...


» EdCrypt () em 11/06 11:59

Hehe, será que vão fazer daqueles papeis que colocam nas bandejas, falando sobre FOSS e GNU/Linux?..


» Patola () em 11/06 13:00

Eu lembro daquela época em que o MacDonald's usou GNU/Linux para seus quiosques de acesso à internet aqui no Brasil. E depois mudaram pra Windows XP. =[ Espero que não repitam na Alemanha o fracasso com a implantação de software livre.


» Augusto Campos () em 11/06 13:09

Patola, espero que você não esteja querendo dizer que o McDonalds não deveria estar tentando colocar sua infra-estrutura em Linux, porque ele já tentou colocar quiosques de acesso usando este sistema operacional uma vez e não deu certo ;-)

O Patola tem essa propriedade: quando não dá de achar algo para criticar na notícia em si, ele encontra algo extra que pode dar errado, só para não deixar de mencionar que não vivemos em um mundo perfeito! :-)


» Incógnito () em 11/06 13:22

Aqui em Porto Alegre, o McDonald's continua usando Linux no acesso a internet, não posso garantir, mas tenho quase certeza que é o Mandrake.


» Manoel Pinho () em 11/06 13:25

"Dois hamburgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um sistema pingüim". Rimou... :-)

Devem ter usado Windows XP nos quiosques porque o linux não é compatível com o Sasser e outros worms populares :-)


» Henrique Vicente () em 11/06 15:11

Vai que Tio Bill deu umas licenças e uma taxa mensal para mantimento dos vírus, oops, quiosques..


» rafa () em 11/06 16:39

bom, pelo menos em relação a tecnologia, o mcdonalds resolveu adotar um sistema mais em forma, pois os sanduíches continuam sendo prejudiciais a saúde, hehe:

Diretor de documentário antiMcDonald's virou celebridade nos EUA
http://www1.uol.com.br/diversao/reuters/2004/06/08/ult26u16763.shl

Supersize Me
http://www.apple.com/trailers/independent/supersize_me.html

X-)


» B.G. one U.W.S () em 11/06 17:30

Tsc...tsc..., o Mc Donald's com o tamanho que tem,nâo deveria se arriscar no mundo do software livre só por causa de alguns trocados pelo software proprietário.


» povoacao () em 11/06 17:34

Não é pq eles colocaram linux que eu vou achar que os lanches do MC são bons.
Mas de vez em qdo eu como, apesar de serem ruins e fazerem mal a minha saúde


» Psantos () em 11/06 20:00

Será que a SCO vai querer processar um de seus maiores clientes (senão o maior)?


» MM () em 12/06 01:17


O patola é o chamado pessimista Augusto. :)


» Ghost () em 12/06 01:51

O patola não e pessimista. Tem apenas os pés no chão.


» bebeto_maya () em 12/06 05:18

__Mão gosto do McDonald's, (o Jose Bové que o diga), mas na luta contra a MS, tudo é válido.O patola é realista sim, o problema é que todo realista tem um fundo de pessimista!

__Agora, a internet com Linux da McDOnalds, não deu certo porque não prestava, não era o Linux propriamente dito. . .Eles, se não me engano, botaram o Window Maker pra navegar. . .WM é coisa de hacker e não de filhinho de papai gorducho que vai se empanturrar de gorduras saturadas na dita lanchonete.

__Bota uma Internet em Banda larga com Mozilla e KDE, pra ver se não estoura, de quebra, bota a integração com o Kaffeine MEDIA player, e os plugins do Flash, mais os mime-Types pra mp3 linkando no Xmms.Conjuntamente com o Apollon pra acessar redes Kazaa. . .


» Gustavo () em 12/06 08:58

Discordo de sua opinião Augusto Campos com relação a opinião do Patola. Ao meu ver ele não deseja que se fracasse na implantação de software livre na Europa assim como fracassaram aqui no Brasil. Só isso.


» Augusto Campos () em 12/06 10:28

Beleza, Gustavo. A interpretação é livre...


» Joerlei P. Lima () em 12/06 16:41

Usaram Windows XP pelas mesmas razões que já citei em comentários anteriores e que o mesmo Patola, pra não perder o hábito, criticou tão veementemente. O mania, gente. E por que será que ele está criticando( ou agourando?) o uso do linux pelo MacDonalds? :-)
O uso de Linux em um quiosque de acesso à internet, em um McDonalds, que não é exatamente freqüentado pelo "povão" é meio complicado. O pessoal acostumado a suporte completo a multimídia (pra não falar nos plugins proprietários que se utilizam na maioria dos sites), IE, ambiente familizar, etc, claro que ia reclamar. Nesse caso, melhor pagar pelo Windows XP, que, sozinho, mais um bom anti-vírus, não sai tão caro assim.
E pro Patola, fique à vontade pra rebater essa. :-)


» Augusto Campos () em 12/06 17:03

Dá pra discutir durante vários meses a razão que pode ter levado uma empresa a fazer determinada opção para um serviço adicional que ela presta. Dá pra transformar isso na semente de várias discussões também. Por outro lado, o tempo gasto com isso poderia ser bem aproveitado em outras coisas também, sem ficar comentando desafios e pedindo para os outros rebaterem.


» Ivan ... () em 12/06 17:52

O fato dos quiosques não terem dado certo, muito se explica pelo fato das ditas pessoas "mais esclarecidas", serem um tanto intolerantes, e por que não dizer ignorantes também quanto o assunto é tecnologia.
Meu sistema no trabalho usa o bom e velho unix, não sei o que quer dizer "travamentos, resets, virus, etc" por lá, e certo dia um dos recepcionistas da oficina (uma concessionária de veículos) mais uma vez havia destruido um teclado com sua já famosa delicadeza ao digitar, quando o cliente esperando para ser atendido e vendo eu trocando o teclado do terminal veio com um discurso tipo "isso é pré-histórico, só tem texto, por isso não está funcionando, coloca windows, se fosse windows não teria dado problema, ia funcionar mais rápido".
É o tipo de pessoa que se não ver a banderinha colorida no canto da tela com um "iniciar" escrito ao lado com certeza mandaria chamar o gerente do mac, reclamando que não era possível acessar a internet, pois não achava o "Internet explorer", só um atalho chamado "Internet" ou "Navegador da Internet" ou "Internet Browser" que ele não sabia do que se tratava...
Precisei mudar o nome dos links para o Oppenoffice, colocando como "word" e "excel", pois ninguem tinha capacidade de pensar e ler as coisas escritas...
Isso é a realidade... infelizmente...


» Joerlei P. Lima () em 12/06 17:59

Ivan, trabalho com consultoria, conheço esses problemas de migração muito bem. E eu sempre digo, em se tratando de desktop, migre primeiro as aplicações, depois o SO. Dessa forma, o impacto é menor e o usuário não vai culpar o linux por isso ou aquilo.


» Wilfredo () em 12/06 18:39

Será que um dia a comida do McDonalds será tão saudável quanto o sistema operacional que irão adotar?

Agora entendo porque o Tux é tão gordo!


» Paulo () em 12/06 20:36

O McDonalds já utiliza Linux aqui em Uberaba-MG há uns 2 anos...


» Patola () em 13/06 01:11

Uau, eu faço um comentário sobre a migração frustrada do MacDonald's e ao invés de ver as pessoas comentando minhas mensagem, falam sobre mim, o mensageiro. Que inversão de papéis! Gente, se eu sou isso ou aquilo ou faço determinadas coisas por quais razões sejam, não acho que é isso que tem que ser comentado aqui. Que tal se concentrar mais no problema que eu apontei - as migrações que falham?

Augusto, inclusive me desaponta o fato de você ter sido o primeiro a adotar esse comportamento, falando que eu tenho "essa propriedade". Pensei que poderia ter sido mais ponderado.

Bom, agora, tratando a questão em especial, eu aproveitei sim o gancho da notícia da implantação no servidores para falar da tentativa nos desktops. É outro ambiente, outras estratégias são usadas, eu sei, mas ainda assim é relativo ao software livre e se falhou uma vez pode falhar duas.

Eu tive a sorte de conhecer o sistema quando usava GNU/Linux e depois, quando passou a usar Windows XP com o tema Luna. De propósito o sistema tem habilidades restritas, como todo bom quiosque. No caso do GNU/Linux ele usava um ambiente bastante personalizado com o Netscape antigão (4.77 ou algo assim) como browser. No caso do Windows, dá pra reconhecer o tema Luna do XP. Ambos são, na verdade, não muito familiares ao usuário, e francamente não senti diferença de navegação nos sítios acessados (bom, o ambiente GNU/Linux era francamente mais feio, desajeitado).

Acho engraçado até que a gente reclama muito de a imprensa especializada não falar muito sobre o sucesso do GNU/Linux, mas do mesmo jeito não li sobre este fracasso em lugar nenhum. Parece que às vezes o ostracismo é uma dádiva.

Joerley, eu não estou agourando o uso de GNU/Linux pelo MacDonald's, pelo contrário. Eu havia achado uma bela iniciativa a tentativa nos quiosques, e certamente acho da tentativa nos servidores. Também não concordo contigo que as capacidades do browser sejam assim importantes num caso como o dos quiosques. Sim, não fecho os olhos para o fato de que o IE, com seus plugins proprietários etc. etc. etc. leve vantagem por ter alguns sítios exclusivos para ele, mas esses poucos sítios são quase irrelevantes em um quiosque de internet, que tem que ser estritamente controlado e quaisquer recursos "a mais" (como esses plugins proprietários) põem em risco a segurança. Então o meu ponto é querer descobrir o motivo... não pode ter sido o xaveco de algum gerente da Microsoft ou semelhante razão não-técnica? Não precisa buscar confronto ("rebater essa"?), só estou querendo discussão para almejar entender melhor a questão.

Seria bom mesmo o software livre alcançar ubiqüidade. A Novell bem poderia aproveitar a oportunidade e uma vez iniciada com sucesso a migração dos servidores, propor também a migração destes quiosques todos, mundialmente.


» Toskinha () em 13/06 01:21

blá blá blá blá, blá blá blá blá blá. Blá blá blá blá blá, blá blá blá blá blá. Blá blá blá blá blá, blá blá blá blá blá. Blá blá blá blá blá, blá blá blá blá blá.


» Cassio Eskelsen () em 13/06 01:53

Parece que todo aquele que ouse andar com os pés no chão na comunidade é taxado de pessimista ou chato.


» jcassale () em 13/06 02:01

Pelo que entendi o caso do McDonald's foi de migração de SL para SP com a justificativa de que o SL não atendia bem aos clientes. Eu acho que o Patola tem razão quando fala de uma investida comercial da MS, mesmo porque eu conheço um projeto da ACM aqui de São Paulo, para sócios e não sócios, com servidor e 20 terminais rodando SamuraiLinux (alguém conheçe?), interface QVWM, Ópera, galeon e OO, e ninguém reclama. Muito pelo contrário. Há filas com tempo de espera até maior que o tempo de uso do terminal. Crianças, jovens e adultos, de todas as classes sociais, o utilizam sem problemas. Por esse caso de sucesso que conheço, é de estranhar a justificativa do McDonald's no caso dos quiosques.


» Augusto Campos () em 13/06 10:46

Patola, questionei a mensagem, e em seguida comentei que era típica do mensageiro. Fico feliz que você não goste da idéia de ter essa propriedade de colocar comentários críticos nas mensagens que poderiam ser comemoradas, e até gostaria que isso servisse de fonte de reflexão para quando você estiver prestes a fazer isso de novo no futuro.


» Peter Parker () em 14/06 08:04

Solta um Big Mac do Pinguim, com um Java Café! :)
Augusto, pq sempre tanta pegação no pé do Patola? Acho que a variedade de audiência no site é um fato positivo. Se só tivesse todo mundo sempre aplaudindo toda notícia, aí seria sinal de que algo está errado. Você geralmente é imparcial, mas no caso do Patola... será que quando você tava na escola, ele era aquele cara grandão e mais velho que ficava no seu pé querendo te bater? Patola, desvende o mistério :P


» murillo () em 14/06 16:04

Aqui em Santo André tem Mac com estação Linux para os Usuários, eu não sei qual LINUX mas tenho certeza que eh linux.


» RJP () em 16/06 17:30

Mas eu sempre preferi Bob's ao McDonald's... Habib's tb é bom.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.