Notícia publicada por brain em junho 9, 2004 09:41 PM
| TrackBack
EdCrypt (Eduardo O. Padoan) enviou este link e acrescentou: "Ao contrário do que a Microsoft vem afirmando em sua famosa campanha, o Linux geralmente tem bons resultados no TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade), ao menos segundo os especialistas convocados pelo IT Managers Jornal (parte da OSDN). Bom de ouvir depois de tanto FUD..." A matéria apresenta a opinião de representantes de organizações como a IBM, META Group, e aparentemente nenhum deles concorda com as conclusões da campanha 'Get the Facts' da Microsoft ;-)
Se em algum momento me der coragem, eu faço um banner e coloco um umas tags pra colocar esse banner nos sites de quem se interessar, linkando pra essa matéria (dá pra sacar?)... Se alguém gostar da idéia e fizer isso antes, comente ai.
Ah, Augusto, o nome certo da campanha da MS é 'Get the FUD' ;-)
Nõa que eu espere que vc escreva errado, só brincando :)
OSDN?
Se o resultado fosse contrario seria divulgado?
Da mesma forma que questionamos pesquisas de TCO ligadas a MS devemos questionar esta.
Eu acho que é interessante como um contraponto. Mesmo assim, certamente deve-se levar em conta que a matéria foi escrita por partidários do software livre. Creio que foi por esta razão que o submissor mencionou o detalhe da origem.
Sim foi. :)
Por outro lado, se assumirmos a parcialidade de benchmarks que são antagônicos aos da Microsoft assim como os dela, fica ótimo, talvez até ideal, como contraponto. Porque aí se analisando as condições ideais consideradas em ambos vê-se o que foi realmente feito para manipular os resultados - cada um puxando a sardinha pro seu lado. Por exemplo, suponhamos que o Linux seja melhor pra multiprocessamento, enquanto o Windows Server 2003 é melhor pra multithreading. Os benchmarks querendo enaltecer o Linux escolherão cenários do primeiro caso, enquanto que os do Windows escolherão os do segundo.
No final, aí sim, a gente fica com parâmetros BONS de o que um sistema tem melhor que o outro ou vice-versa. E fica com argumentos de verdade. Um benchmark bonzinho, que escolhesse cenários neutros demais, não oferece o contraste necessário...
No fim, cabe ao publico alvo ponderar.
No fim, tudo continua na mesma ;)... e sem previsões de que saia uma pesquisa em que ninguém tenha como questionar....
Mais um que não concorda com o "Get The Facts":
http://osnews.com/story.php?news_id=7328
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.