Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Transferindo arquivos via clones do MSN?

Notícia publicada por brain em junho 8, 2004 09:17 PM | TrackBack


O leitor Hugo (ofusque) enviou um questionamento sobre a possibilidade de transferir arquivos via clones do MSN na sua configuração de rede específica (com filtro de pacotes e proxy). Não tenho conhecimento sobre a situação, mas resolvi publicar para abrir o debate, mesmo sabendo que o protocolo MSN foi projetado para uso por clientes proprietários.

Segue o texto do Hugo: "Isso não é uma notícia, nem um artigo. É uma solicitação de informações para esclarecer este assunto que vem se tornando um problema para alguns usuários. Existem diversos ótimos protocolos de IM, como Jabber e ICQ. Mas assim como o caso Internet Explorer VS Netscape, estamos vendo agora o caso MSN VS Demais protocolos... Nossos clientes usam Windows Versão 3,1415.'rata'. :) E utilizam MSN. Para atendê-los temos que usar clones do MSN. Cybers Cafés tentam utilizar Linux, que fazem tudo, navegam na internet, rodam jogos diversos, têm Office, se conectam perfeitamente com contatos ICQ, Jabber, etc... Mas 'não enviam arquivos para contatos do MSN'. Já testei vários clones do MSN no Linux, e o que, ao meu ver, o que se saiu melhor (clone do MSN) foi o AMSN, pois exibe as fotos do uruário, e com ele consegui receber arquivos de contatos que estavam usando o MSN no windows. Porém, não consegui enviar nenhum arquivo. O AMSN tem esta opção, e ao tentar utilizá-la, o programa passa a 'ouvir' na porta 6891. Utilizo NAT, e nas configurações do servidor, não faço nenhuma referência a estas portas. O MSN no windows envia e recebe arquivos normalmente. Se ele usa a porta 6891, não seria no firewall o problema. No firewall está liberada a porta 1863, usada pelo MSN. Se não me engano, o MSN ao não encontrar a porta 1863 aberta, tenta se conectar pela porta 80. Além disso, o MSN aceita se conetar via proxy, e via socks. Será que os desenvolvedores dos clones do MSN estão tentando utilizar estas alternativas para transferir arquivos, ou se limitando às portas 6891:6900? E no caso do audio, o MSN usa a porta 6901. Quando a porta 1863 está fechada, o MSN utilizaria a porta 80, proxy, ou socks para fazer a conexão de áudio ou de tranferência de arquivos? Tem aqueles que recomendam usar o clone do MSN para se comunicar, e enviar arquivos por email. Mas como li em algum canto pela Internet, ninguém gosta de ficar mandando o cliente verificar o email para receber uma simples foto, ou um simples arquivo TXT. Como disseram, a transferência de arquivo em um sistema de comunicação é fundamental. Assim como comunicação por áudio e vídeo. Então, para resumir, que soluções a comunidade adota para estes problemas do dia-a-dia, para o uso de clones do MSN com tais recursos de transferência de arquivo, comunicação por áudio e vídeo?"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Morvan () em 09/06 09:44

antes de tudo, parabéns ao hugo; este questionamento feito por ele é mais onipresente do que se imagina! na minha rede local, por exemplo, uso o AniazPopUp (excelente - leve e só funciona na rede local, no nosso propósito). ainda não consegui um equivalente do mundo livre - a maioria é uma tentativa de clonar o MSN. o envio de arquivos no Aniaz é moleza. por isso que necessito também de um messenger similar em linux. sugiro ao pessoal a publicação de um tutorial do AMSN, do Gaim, etc. quem se habilita?


» Any () em 09/06 13:07

http://amsn.sourceforge.net/modules.php?name=FAQ

Q: I'm using amsn behind a firewall, or using IP-Masquerade. Sending files
won't work, can I fix it?
A: Maybe the firewall is blocking incoming connections. File transfers work
this way: When you want to send someone a file, you send an invitation with
your IP address and a port number. Then the remote client must connect to
your IP:port to start the transfer.
The used port is usually 6891, 6892 and so on (first transfer is on port 6891,
but if you start a new file transfer while the first one hasn't finished yet,
then it will use 6892, and so on).
So, if using a firewall, you must make sure that it allows incoming
connections to port 6891 (and next ones if you want to be able to make more
than one transfer at the same time).
If you're inside a private network with private addresses, like 192.168.0.x,
then it's more difficult to make file transfers work. You need to send the
real internet address (you can enter it manually or tell amsn to guess it
from a web page), instead of the internal address, and tell the gateway (the
computer with direct connection to the internet) to forward incoming
connections to port 6891 to your computer inside the private network.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.