Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Freedows: nova distribuição nacional

Notícia publicada por brain em junho 4, 2004 09:23 AM | TrackBack


fulvio (NOSPAMfulvio_longhi at yahoo_com_br) disse: "A Cobra Tecnologia colocou no ar o endereço www.freedows.com.br que anuncia seu sistema operacional baseado no Linux. Ele vem com a interface Gnome customizada para ficar igual ao Windows (XP e 98) e roda softwares como Office XP e Photoshop. 'O Freedows Professional é uma versão complementar ao Freedows Standard. O grande diferencial deste produto é uma ferramenta específica para execução de programas Microsoft de maior complexidade.'"

Segundo o site, o desenvolvimento do Freedows se deu a partir da reunião de um grupo de empresas nacionais – o Freedows Consortium, com o apoio da Associação Brasileira das Empresas de Software Livre (a ABRASOL, cujo presidente é Sandro Nunes, ex-executivo da Conectiva). Atualmente, estas empresas são a Cobra Tecnologia e a Free Software. No mesmo site está disponível a informação de que o Freedows é uma resposta a uma demanda percebida por seus criadores no sentido de 'valer-se dos benefícios do Software Aberto em harmonia com a realidade alcançada pelo Software Proprietário – isto é, conseguir mudar sem gerar resistências'.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» PoolS () em 04/06 09:48

Longe de querer criticar, mas se eu pegar um tema, pagar pelo crossOver, e instalar o Office, etc... Posso criar uma distribuição?


» CWagner () em 04/06 10:00

Só o fato de você intalar o Office já fere a licença de distribuição do software proprietário. Acho que o Freedows nã vem com o Office instalado, mas sim possibilita a sua instalação e uso.

Agora... se eu tenho um Open Office, para que eu ia querer o M$ Office? em relação aos demais softwares proprietários, que não têm equivalentes livres, tudo bem... posso usar o Wine, CroosOver, Winex, etc... para executá-los no Linux, BSD, etc..


» Felipe Raposo () em 04/06 10:05

CWagner,

quanto a sua questão sobre o OpenOffice, porque esse não supre todas as necessidades de todos os usuários. Tem usuário que precisao de MSOffice. Apesar de que a maioria se sentifia satisfeito com o OO, ainda existe quem não se sinta.


» Marcelo R. Minholi () em 04/06 10:28

Achei interessante a idéia de montar uma distribuição com a cara do Windows XP, apesar de já existirem tantas distribuições, e de que suporte técnico pode ser obtido para qualquer uma delas em chats, fóruns e listas.

Quanto à interface gráfica idêntica a do windows XP, assim como qualquer coisa no linux (isso não tira o mérito da distribuição), pode ser recriada... Ao meu ver o Freedows é uma compilação do Fedora Core com o tema 1in1-xp-GTK - http://themes.freshmeat.net/projects/1in1-xp-gtk/ - aplicado no Gnome e uma recompilação do OpenOffice.org denominada FreeOffice, pois a versão que vem com o Fedora Core tem problemas de tradução e também é uma recompilação, feita pela Ximian, do projeto original.

Além disso, um tema de ícones muito bom e uma edição esmerada do menu de aplicações surtem o mesmo efeito.


» CWagner () em 04/06 10:47

Olá Felipe,

Ok! já ouvi essa argumentação, mas gostaria de algo mais concreto, tipo o que eu uso no M$ Office que não existe no OO.

Sei que existem diversas funcionalidades no M$ Office e que elas fazem diferença, pricipalmente algumas dlls que são usadas em conjunto com o VB ou Delphi para gerar relatórios e planilhas com dados de aplicativos personalizados (controle de estoques, aplicativos de análises de dados, etc...). Nesses casos, com certeza o OO deixa a desejar, ou não, depende do nível da aplicação, se conseguir gerar um arquivo XML, o OO pode, muito bem abrir relatórios, etc...

Já no caso de usuários "comuns" o que eu vejo é simplesmente uma questão de capricho em ter a última versão de um programa da M$ (nem sempre adquirido de forma legal).


» Flavio Moreira () em 04/06 12:49

Vamos ver se a M$ entra hoje ou segunda-feira na justiça contra o uso do nome "freedows" ...

lembrem-se do Lindows ...


... o nome não poderia ter sido mais infeliz ...


» anom () em 04/06 13:07

Screenshots, screenshots, screenshots?


» Luciano () em 04/06 13:14

A suite office que vem no freedow é o Open Office?


» Luciano Giordani Bassani () em 04/06 14:00

EXCELENTE NOTÍCIA!!!

Vamos ter uma empresa com capital para investimento (por trás da Cobra tem o Banco do Brasil) e que está de olho no mercado de usuários Microsoft! Show!

Marcelo R. Minholi não menospreze o trabalho dos "homens"... Eu dei uma olhanda nos screenshots e posso falar um pouco mais sobre isso, pq estava trabalhando num MOD do Kalango para ser instalado e deixar o visual do Kalango similar ao WinXP e a coisa não é tão fácil...

Primeiro: Este tema que tu indicou não funciona. Eu instalei aqui e está totalmente incompleto, não tem nem 100k o arquivo tar... Contudo, existe um outro tema que deve ter sido usado como base. É o eXperience (estou usando ele) e está disponível no art.gnome.org. Este sim deixa bem parecido, contudo tive que fazer algumas alterações nele.

Segundo: Dei uma olhada em alguns screenshots e já pode determinar que eles fizeram algumas alterações no Nautilus, inclusive criando alguns tipos de serviços novos.

Terceiro: Sobre colocar o CrossOffice para rodar em sua distro, qualquer um pode fazer, mas quantos realmente fazem isso? Existe uma diferença muito grande em vc instalar o CrossOffice e vc já ter o CrossOffice insatalado. Um usuário leigo poderia ter dificuldades em instalar o CrossOffice... Além disso eles estão dando suporte (será que finalmente vou conseguir rodar aquela aplicação de VERDADE em Access dos meus clientes com software legado???)

Para quem quiser ver mais informações e uns screenshots maiores:

http://www.ciadosoftware.com.br/produto.asp?produto=1254&lojaid=c4a141&ass=0&csid=2ba4019ab33e89



» Marcelo R. Minholi () em 04/06 14:19

Luciano, acho que você está certo, me precipitei quanto à colocação, olhando os screenshots que você sugeriu dá pra ver que tem mais coisa por trás do trabalho do pessoal. De qualquer forma, é como disse inicialmente, acho a idéia interessante, mas não chega a ser uma proposta matadora.


» Marcelo R. Minholi () em 04/06 14:21

Luciano, acho que você está certo, me precipitei quanto à colocação, olhando os screenshots que você sugeriu dá pra ver que tem mais coisa por trás do trabalho do pessoal. De qualquer forma, é como disse inicialmente, acho a idéia interessante, mas não chega a ser uma proposta matadora.

Alias, com a abertura que se tem ao usar tecnologia baseada em software livre, nada é impossível de ser reproduzido, o maior exemplo disso é a proximidade com o XP que conseguiram.


» ricardo () em 04/06 14:38

Olha o autor do artigo... hehehehe


» ricardo () em 04/06 14:43

peço para desconsiderarem o comentário acima..


» Felipe Raposo () em 04/06 14:49

CWagner,

o computador que eu usava aqui na empresa onde trabalho era um Duron 800 MHz e o OpenOffice fazia ele parecer uma carroça. Com o MSOffice ele era bom.

Agora que eu to com um Athlon, eu uso OO 1.1.1.


» Lordello () em 04/06 15:09

Bom, acho ridículo essa aparência estilo "teletubies" do WinXP, odeio isso, sempre retiro isso quando vou trabalhar em uma máquina com WinXP.
Claro, isso é a minha opinão, tem gente que gosta de gastar espaço no desktop com uma barra azul :-P

Colocar o nome deles no projeto dos outros é uma forma de unificar o nome da distribuição, mas no meu ver chega a ser um desrespeito com o projeto original.
Freedows Áudio = xmms
Freedows Media = mplayer
FreeOffice Writer = OOWrite
FreeOffice Calc = OOCalc
Freedows Mail Express = Evolution
Na minha opinião, ridículo e uma falta de respeito.

Pelo que vi nos screenshots eles mudaram o padrão de instalação dos pacotes, não existe mais o /usr /lib /var etc.. pelo menos nos shots não existem essas pastas, existe no lugar uma pasta "Arquivos de programas", afffe... Para um usuário encontrar um programa na internet e instalar nessa distribuição vai ser foda! Será que o Freedows vem sem as ferramentas de desenvolvimento igual ao XP?!?!

A única altração no nautilus foi a inclusão desse drives://... pra mim é inútil :-) Você vai dizer que isso pode gerar um choque menor ao usuário, mas eu acho que não existe choque algum, é só criar um atalho no desktop.

Concluindo: Usuário Brasileiro e principalmente usuário que usa Linux QUER TUDO DE GRAÇA! Esse projeto está me cheirando igual ao "Lycoris Desktop/LX", até para baixar um papel de parede deles vai ter que pagar :-)
As pessoas não compram Box nem suporte, elas compram CDs na esquina com o camelô, por isso acho que o futuro desse sistema pode ser:
- Agradar o pessoal corporativo, que talvez instale o novo sistema sem que o usuário perceba e gaste menos fazendo o mesmo com o sistema da M$.
- O brasileiro mudar de hábito e parar de achar que software se compra na calçada por "10 real".
- Chuverem cópias "piratas" dele na calçada das ruas :-) Esse piratas é uma sátira, claro, pois quase todo software dentro dessa distribuição é livre.

Quanto ao nome, não vejo nada de Free nele :-)
Mas com certeza ele não corre o mesmo risco que o Lindows, preste atenção:
LINDOWS --> WINDOWS
O que a Linspire fez foi mudar uma letra :-P
Falou procês!


» Adriano Bonat () em 04/06 15:10

Muito legal, boa iniciativa, mas, voces jah viram o codigo fonte da pagina? Dreamweaver... e ainda por cima quem programou o site fez includes com arquivos mal feitos, e por isso ha ocorrencias de tags no meio do codigo, hehe, loucura...

Era isso!


» Aldemari () em 04/06 15:12

Quero fazer o download em qualquer lugar na net...
Não existe....
Pode???
O Linux não é livre???
A licença não funciona para essa distro???


» Adriano () em 04/06 15:24

Retificando, tags title no meio do texto :D


» dafaca () em 04/06 16:45

Aldemari, software livre não tem nada haver com "baixar de graça". Entenda que, o livre é:

- Tenho o direito de ter o código fonte.
- Tenho o direito de mudar de acordo com minhas necessidades, sem que para isto, precise pagar ou pedir autorização.
- Posso queimar, apagar, dar e até revender novamente, desde que os direitos acima continuem intocáveis.

Mas, como deverá ser adiquirido pode variar, desde pagamento, mensalidade e gratuito.


» Frodo () em 04/06 17:36

Será que não existe a possibilidade do Dreamweaver estar rodando no Freedows?

Se os caras falaram que o Freedows roda produtos do Windows... Vai saber.

Além disso, ouvi dizer que tem muita coisa diferente no sistema operacional, algumas coisas diferentes.
É esperar para ver...


» Luizão () em 04/06 18:17

Nossa, gostei muito desse Freedows, semprei usei o Windows e detestava o linux, pois tinha que ficar configurando as placas, era um tal de entrar em modo texto, e agora me parece que configura automaticamente. Se for assim, nunca mais MS e só Freedows....pois ficar bancando 700 pila pelo windows é uma sacanagem......
Falow


» Wrochal () em 04/06 19:58

Caros,

Esta noticia já foi publicada no linuxit.

até


» Marco Aurélio () em 04/06 20:49

Alguém sabe como será a forma de atualização de pacotes? Se é baseado no Fedora, terá algum apt-rpm? E o licenciamento para empresas? Se comprar uma "caixinha" e não quiser suporte, pode instalar em quantas máquinas quiser? Por incrível que pareça, um cliente meu já sabia desta distribuição há mais de 1 mês e está "maluco" para trocar o Windows XP por ela. Pode até dar "náuseas" na gente em ver um Linux com cara de WinXP e rodando M$Office, mas gostemos ou não isto têm espaço e ajuda a ganharmos mercado.


» André () em 05/06 00:57

Quem disse que não é possível evoluir através da repetição (leia-se COPIAR hehehe)? Será que a inovação nem sempre é o caminho mais lógico? Mas sem dúvida não deixa de ser um diferencial em relação às outras distros.


» Guilherme () em 05/06 12:01

Acho que o Linux ainda não está preparado pra alguém chegar e falar: "Olha, agora fiz uma distro independente, parecida com o Windows e vai funcionar que nem ele" Lembram do Lindows? Oh, vai ser que nem o Windows oh \O/ e é essa coisa ridícula aí, que você precisa pagar pra baixar softwares que são gratuitos!! Tenha santa paciência!
Simplesmente ridículo! Se o cara vai usar Linux, ele vai querer ver as vantagens que ele tem sobre o Windows, e não simplesmente trocar banana nanica por banana maçã! E quando morder a banana maçã, pode descobrir que ela não tem o mesmo gosto da nanica, e isso pode ser muito decepcionante! :P


» Diego Eis () em 05/06 20:41

Que dia vão fazer o Photoshop ou o Illustrator para linux? Sinto mó falta.
E é horrível ter que sair do linux para entrar no windows só pra fazer um layout.


» a () em 05/06 20:58

"O preço do Freedows fica entre US$ 27 e US$ 30 dólares. Apesar de ter código aberto, ele não é gratuito pois para utilizá-lo os usuários têm que pagar uma taxa de contrato de serviço anual que dá direito a suporte e atualizações do sistema operacional que podem ser baixadas da Internet no endereço www.freedows.com.br."


» Cassio Eskelsen () em 06/06 11:53

Essa novela é velha.. o Lindows também prometia rodar programas Linux e Windows ao mesmo tempo.
Depois viram que seria uma bucha e ajustaram seus planos de negócio.


» Cabral () em 07/06 15:04

Gostaria muito que o Freedows rodasse o BDE e o SQL, será que roda?!?


» e-carta () em 11/06 15:54

Apesar de reconhecer que é uma grande iniciativa e que promete ser de qualidade por preço mais justo, não psso deixar de fazer os comentários a seguir:

A utilização do termo "free", no nome "Freedows", sugere que o Freedows é de uso livre. Porém o que se pode observar é que ele apenas é baseado em software livre, mas não é livre.

Pergunto, a quem puder responder:

A licença GPL, na qual certamente se baseiam algumas das ferramentas usadas no Freedows, não prevê que softwares desenvolvidos a partir dos que se baseiam em GPL devem seguir as regras GPL? Não há uma infração às regras GPL?

Por que o nome Freedows e a referência a ele como sendo livre, se seus termos de uso indicam que é devido o pagamento de "licença" a partir do momento que se resolva utilizá-lo? Entendo que se é devido o pagamento por seu uso, este não é livre.

Caso eu instale uma cópia adquirida em camelô, seu uso será realmente ilegal?


» Manoel Pinho () em 11/06 16:10

e-carta,

Ainda não ficou claro (pelo menos para mim) o que será liberado para download em ftp público, mas deixe eu esclarecer algumas coisas (corrijam-me se estiver errado):

1- o fato de uma distribuição como essa conter softwares livres não implica que tem que ser distribuída gratuitamente. Livre é diferente de gratuito. Eles podem cobrar R$5000 e você também tem a liberdade de não comprar e usar outra distribuição.

2- A licença GPL, não obriga ninguém a distribuir binários gratuitamente, mas obriga a disponibilização do código-fonte (sob a mesma licença) que foi usado se houver qualquer alteração dele pelo fornecedor. Esse código fonte não precisa nem estar num ftp público; pode até ser distribuído em CDs junto com os binários (ou seja, só verá quem comprar a distribuição), mas não pode, em hipótese nenhuma, fechar o código modificado.

A cobrança de licença pode ser feita, mas eu creio que eles não podem impedir o uso de uma versão comprada no camelô ou por uma linuxmall da vida. No máximo poderão se negar a dar suporte (com toda a razão) e impedir o uso da marca "Freedows" nessa cópia, assim como aconteceu recentemente com a Red Hat.

Aproveitando o embalo e consultando os especialistas de plantão, uma distribuição de linux comercial poderia restringir o uso de uma cópia a um único computador e usar recursos de ativação, como no Ruindows ? Poderia cobrar diferenciadamente por número de CPUs (como Unices comerciais) ?


» e-carta () em 11/06 16:26

Caro Manoel,

O projeto Freedows parace muito bom e fico contente por estar sendo liderado po brasileiros.

Seus comentários são realmente procedentes e se existe estratégia de marketing por trás do nome Freedows, esta já está dando certo, pois as discussões que já estão sendo geradas prometem ainda mais polêmica, o que certamente contribuirá para a popularização do projeto.

Espero que os mais esclarecidos que nós se pronunciem com uma boa resposta para a pergunta que você lançou, apesar de pensarmos já sabê-la.


» Teco Teco () em 11/06 21:37

Pelo que estou sabendo, a Cobra já pagou antecipado para a Free Software (empresa do Sr. Sandro) uma baba de dinheiro para comercializar o Freedows.

Agora a Cobra tenta vendar para o BB o Freedows, que na minha opiniao, é muito fraco.

O mais estranho ainda, é que o VP de Tecnologia do BB que era contra o Linux no banco até uns 2 meses atras (e super fã da M$ - comprou 30 mil licenças de MS-Office)ta dando o maior apoio, inclusive abrindo a Cobra-Europa para "comercializar" o Freedows.

Muito estranho. Se alguem trabalha na PF, fique de olho nos VAMPIROS do Linux.....


» Inacio Fernandes () em 13/06 13:46

Só algumas observações a respeito do último comentário.
1. É estranha esta informação de que a Cobra está tentando vender o Freedows para o BB uma vez que a Cobra é uma empresa do Banco do Brasil.
2. Nunca ouvi falar que alguém no BB fosse contra o Linux e a favor da MS. Prova disso é que já há muito tempo o BB usa o Linux em algumas áreas e TODAS as agencias usavam, até há poucos meses, o sistema OS/2 da IBM. Hoje existem algumas agências usando Windows ou Linux, mas a maioria ainda usa OS/2.


» Renato Merli () em 14/06 09:04

Uma porcaria: mais uma entre milhares de outras distribuicoes que pipocam todos os dias por ai
Mas o pior mesmo, o cumulo do ridiculo, é que esses palhacos estao querendo cobrar por esse lixo.
Use slackware, acostume_se a pesquisar software em repositorios como freshmeat e sourceforge, e tera uma plataforma flexivel e extremamente estavel .
Chega de enganar usuario leigo (ou burro) vendendo lixo por preco de caviar.


» Marco Andrade () em 30/06 17:39

A coisa deve ser olhada por um ângulo (muito) diferente. Há uma determinação de pessoas importantes do Governo Federal (a Cobra e o Banco do Brasil são estatais) em disseminar o uso do Linux e do software livre, e a maior barreira são os aplicativos (Office, Outllok, etc) e as aplicações comerciais em uso. Não dá para uma empresa ou um órgão do governo trocar Windows pelo Linux e jogar fora tudo que investiu em software e treinamento até hoje.
O principal mérito do Freedows não é sua semelhança com o Windows, mas sua capacidade de rodar aplicativos construídos para o S.O. do Bill Gates. Desta forma, a Microsoft pode criar quantas versões quiser do Windows e afins (Office, Outlook, IE) que você instala o Freedows e continua utilizando as versões que já comprou destes aplicativos.
Para as software-house que ficaram "a pé" com a morte do Kilyx, é uma promessa importante poder continuar desenvolvendo para Windows e saber que esta aplicação também vai rodar em Linux.
Estes, com certeza, foram os objetivos de seus criadores que devem ser aplaudidos até pelos mais puristas.


» George () em 02/07 09:03

Seguinte, testem antes de comentar... eu vi o FreeOffice, e apesar de baseado no OpenOffice, ele tem uma interface muito melhorada, inclusive menus agrupados de forma semelhante ao Office 2000 ou XP. Fica bem melhor pra quem quiser migrar para o OpenOffice/FreeOffice desta forma, uma vez que a identidade visual é mantida, bem como os menus.

Quanto ao resto do sistema, dá pra ver que é baseado no Red Hat desde a instalação, que é feita pelo Anaconda. O Kernel usado é o 2.4.alguma coisa... antigo, mas estável.


» Dias () em 08/10 16:17

Gostaria que os especialistas de plantão me explicassem algumas coisas:

1ª - O que ganham (R$) os desenvolvedores de sistemas distribuídos gratuitante?

2º - Será que um dia empresas como a Adobe e a Corel irão começar a distribuir seus programas livremente?

3º - Como será a qualidade desses programas feitos para serem distribuídos gratis?

4º - Será que essa onda de códigos livres, distribuição gratuita irá inibir os futuros desenvolvedores.

5º - Que organização que não seja sem fins lucrativos irá apoiar uma iniciativa que gera grandes custos e não visa retorno financeiro?

6º - Quem paga as contas dos programadores de sistemas livres?

7º - Linux é um hobby?


» Augusto Campos () em 08/10 18:11

1 - Depende. Alguns usam o software livre para alavancar alguma outra atividade que lhes gere renda, outros são pagos para desenvolver software livre, e outros ainda simplesmente não estão nesta atividade por razões financeiras.

2 - A Corel já distribuiu programas livremente. Empresas como a IBM e a HP distribuem regularmente. Até mesmo a Microsoft possui programas com licenças livres. A pergunta não procede, a não ser que você esteja se referindo a todo o conjunto de programas de cada uma destas companhias.

3 - Depende dos exemplos que você quiser escolher. O servidor web mais usado no mundo é um software livre chamado Apache, por exemplo. Como é a qualidade dele? O fato de ele não ser desenvolvido com o objetivo de ser vendido reduz sua qualidade? Por que softwares comerciais competindo no mesmo mercado não o suplantam há vários anos?

4 - Por que inibiria? Você parece assumir que o modelo de desenvolvimento livre é incompatível com renda, mas não é esta a realidade comum.

5 - Não sei sobre iniciativas que geram grandes custos e não geram retorno financeiro. Imagino que organizações sem fins lucrativos tendam a não apoiá-las. Quanto ao software livre, empresas como a IBM e a HP o apóiam, e o retorno que obtêm é óbvio.

6 - Talvez você possa perguntar caso a caso. O Postfix, por exemplo, é financiado pela IBM. O Apache recebe recursos de diversas fontes. Os principais desenvolvedores do kernel do Linux são pagos por diversas empresas (HP, Fujitsu, NEC, Cyclades, etc.) Qual mais você gostaria de saber? Podemos pesquisar para você.

7 - Para alguns, certamente é. E um hobby bastante interessante, até. Para outros é um sistema operacional que lhes garante um modelo de negócios viável.


» Anonimo () em 08/10 18:14


Hum ...

Parece questionário de algum trabalho escolar.



» devnull () em 08/10 21:11


>1ª - O que ganham (R$) os desenvolvedores de sistemas distribuídos gratuitante?

>6º - Quem paga as contas dos programadores de sistemas livres?

'Free' não significa necessariamente de graça.

Existem empresas que produzem Software Livre e são reconhecidamente um sucesso, como a Red Hat, SuSE (agora adquirida pela Novell), MySQL AB, Zope Corporation,... Elas ganham dinheiro de várias formas (como consultaria e suporte, por exemplo)

Outros projetos são apoiados por Universidades, como o Berkeley ou empresas fora do ramo de software (ex: AT&T)

>7º - Linux é um hobby?

É um kernel que serve para muitas coisas e até como hobby :o)

>5º - Que organização que não seja sem fins lucrativos irá apoiar uma iniciativa que gera grandes custos e não visa retorno financeiro?

Software Livre pode dar retorno financeiro, tanto que a IBM investiu 1 Bilhão no Linux e obteve lucro (lembrando que a IBM vende hardware e serviços)

Mas, respondendo a sua pergunta diretamente, várias. Basta haver outras coisas envolvidas, como melhorar a imagem da empresa, por exemplo.

>4º - Será que essa onda de códigos livres, distribuição gratuita irá inibir os futuros desenvolvedores.

Ou pode estimular uma geração que seja melhor, pois existe mais código aonde aprender ou se basear para novos projetos (até copiando código mesmo, se não houver conflito de licenças). Ex: um programador C pode aprender muito com o código do Kernel.

Com o código livre, é possível reaproveitar código (e conhecimento) como nunca aconteceu antes. E isso é algo bom, não?

>3º - Como será a qualidade desses programas feitos para serem distribuídos gratis?

Com o código disponível, mais pessoas pode encontrar (e eventualmente corrigir) bugs.

Leia 'a Catedral e o Bazaar', de Eric Raymond. O livro é curto e é bem interessante. Muitas das suas perguntas serão melhor respondidas ali.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.