Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Download do SUSE 9.1

Notícia publicada por brain em junho 3, 2004 10:41 PM | TrackBack


Rodrigo Romano (rodrigo@culturabh.com.br) disse: "Enquanto a minha caixa do Suse 9.1 não chega .Encontrei as isos e os torrents neste ftp." Embora não sejam ISOs oficiais, a SuSE já declarou que não se incomoda com ISOS distribuídas não comercialmente, mesmo na época em que o YaST ainda não era um software livre. Como no SUSE 9.1 o YaST passou a ser GPL, não deve haver nenhum problema de licenciamento com estas imagens.

Em uma nota relacionada, hoje no FISL conversei com o responsável pela comercialização de distribuições de Linux na Livraria Tempo Real, e ele me contou que quase todas as caixas do SUSE 9.1 que eles importaram já vão chegar no Brasil vendidas - as pessoas que fizeram encomendas prévias garantiram para si quase a totalidade das caixas. Não sei quanto aos demais distribuidores, mas se você planeja investir na aquisição de uma destas caixas, é bom correr ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Luciano () em 04/06 09:14

Eu ja estou usando o suse 9.1 a algum tempo e ate agora nao encontrei nenhuma erro q me chamasse a atençao.

Alguns pontos fortes dessa distro sao o kernel 2.6, samba 3 e kde 3.2, esse conjuto ai ta muito bom... esta rapido, detecçao de hardware muito boa (detectou cameras digitais que nem o windows detectou ).

Menus limpos, ambiente de trabalho agradavel...

O submount esta funcionando bem, da para configurar o samba como controlador de dominio pelo yast, muito facil...

Ainda nao parei para mexer no ldap. No DVD1 se voces procurarem na internet vao achar pacotes muito bons, como o BASTILLE e o WEBMIN. O bastille eu peguei o src.rpm e consegui instalar o webmin nao funcionou, esse é o primeiro problema a ser contornado (o RPM depois de reconstruido nao tem os arquivos de configuraçao, muito estranho)

Mas é uma excelente distro, vale a pena mesmo...

A outros problemas que eu tive: eu faço engenharia eletrica na Federal do ES, e la nos usamos o SPICE OPUS + OREGANO para simulação de circuitos, o sPICE OPUS nao funciona ainda no kernel 2.6 (ele ja vem compilado) e o kit de desenvolvimento VHDL da XILINX para Linux nao é compativel com a nova versao da GLIBC, entao simplesmente nao inicia nem o instalador.

Mas para quem nao precisa desses programas vale a pena...

AH nao vem com OpenOffice em pt_BR so pt de portugal (arght) (mas contornavel).



» luciano () em 04/06 09:17

Acho q a primeira frase q falei ficou meio sem sentido depois do texto q escrevi ne? :)

"Eu ja estou usando o suse 9.1 a algum tempo e ate agora nao encontrei nenhuma erro q me chamasse a atençao."

Mas o que eu quis dizer, é que nao encontrei falhas graves na distro :)


» Edu Lima () em 04/06 10:51

Pelo que parece a Suse/Novell liberou o acesso ao FTP do site para instalações completas da versão 9.1. Olha ai...

http://www.distrowatch.com/?newsid=01653#0

Eu baixei via bit torrent, mas ainda não instalei. Vou ver se instalo, neste final de semana.


» Paulo Zambon () em 04/06 10:57

Ei, alguém sabe se compensa usar o CD1 do SuSE para redimensionar partições, especialmente as em NTFS? Digo isso porque estou usando o CD1 do Mandrake 10 Official e gostaria de comparar com a versao da SuSE. Alguém poderia me dar uma luz? Obrigado.


» lessel () em 04/06 11:36

Viva!
Luciano , nao vem com OpenOffice em pt_BR so pt de Portugal (arght) (mas contornavel).

(arght) > mas porquê não entende Português
acho que quando encontra algo noutra lingua é bem mais dificil,não acha? No fundo a lingua mãe é o Português (PT) e você veja que ela é tão rica que em qualquer dos países que ela falam só tem evoluído. Quanto ao software não vir em ( Br ) como você diz e bem, é conturnavel e agora lhe pergunto, já que tem o SuSE 9.1 e o processo de instalação em que Português vem? De timor? Angola? Cabo Verde? Guiné ? S.Tomé e Principe ? Macau ?Moçambique ? Não, vem em Português (BR) e ninguém se incomodou com tal facto.Portanto veja tão rica é a lingúa Portuguêsa que qualquer país que a tem como lingúa oficial a entende e a respeita.
Agora quanto ao SuSE 9.1 ,poder-se-á dar nota9/10.
Um rewier interessante poderá ver aqui:
http://www.desktopos.com/sections.php?op=viewarticle&artid=18
onde foca as correcções para quem quer ter 2 SO.

Saudações de Portugal ( Y )



» halessandro () em 04/06 13:48

Lessel ,

De facto deve ser tudo igual mesmo...


» lessel () em 04/06 20:36

Halessandro, é igual , não tenha duvidas.
Agora o que pouca gente sabe é que para a
tradução e evoloção do Oo (OpenOffice) está
a ser feito em parceria com um grupo de brasileiros ,prova essa para que as coisa fiquem mais consolidadas, tem que haver parcerias destas, porque senão daqui a pouco era tudo em Yanki :-) Veja só:
http://pt.openoffice.org/html/ooopt-contribuicoes.html
Há-de reparar que há um brasileiro metido na contrução deste projecto, por alguma razão é.
Mais um exemplo, (um português ou um brasileiro) quando a gente vai num lugar em que não se fala a nossa lingua e aparece alguem que fale português nem estamos preocupados em saber se é brasileiro ou PT queremos é beber uns copos e conversar um pouco, e entendemos-nos. Portanto não vejo razão para por objecções desta natureza.


Abraços

Paulo Espinha ( Lessel)


» Augusto Campos () em 04/06 21:17

Eu tenho a impressão de que o comentário não foi por preconceito quanto ao idioma português europeu, mas sim porque existe a tradução para o português brasileiro, e ela deixou de ser incluída no pacote.


» Rodrigo () em 06/07 13:07

Eu baixei 2 dos 5 cd`s do SuSE 9.1 mas agora o ftp esta offline, como faço para baixar os outros 3???


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.