Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Saldo preliminar do V FISL

Notícia publicada por brain em junho 2, 2004 09:15 PM | TrackBack


Como prometido, segue um pequeno relato deste meu primeiro dia de Fórum Internacional do Software Livre. Como hoje foi um dia de eventos preliminares, não há muito o que relatar ainda. Mas o pouco que já vi, relato para vocês (com fotos) abaixo.

Como de hábito a véspera de abertura do evento é o dia dos últimos preparativos. Todos os integrantes da organização do evento ouvidos por mim afirmaram que está tudo correndo bem e teremos um primeiro dia sem imprevistos - e o que eu pude perceber confirma esta tendência. Os stands da maior parte dos expositores já estão montados, e já tem até Coca-Cola gelando na lanchonete (ainda fechada) que fica dentro da área principal do evento.

Já mencionei durante a tarde que em cada canto do prédio 41 da PUC-RS era possível encontrar algum nome conhecido da nossa comunidade. E é interessante perceber como a nossa é de fato uma grande comunidade: a cada novo encontro com um conhecido dos eventos anteriores, surgia um rápido bate-papo como se todos trabalhassem em uma mesma empresa ou morassem na mesma quadra - mesmo nos casos em que as pessoas nunca haviam conversado pessoalmente antes.

Alguns dos que pude encontrar estavam profundamente envolvidos na preparação de tudo que precisa estar pronto amanhã. Outros estavam tranquilíssimos: quando encontrei o Pablo Dall'Oglio, ele estava completamente à vontade fazendo um trabalho acadêmico em um dos computadores disponibilizados para o público. Mas em seguida ele compensou isto: quando passei pelo stand da Livraria Tempo Real, lá estava o Pablo fazendo uma sessão especial de apresentação do projeto Tulip para o André Wolff, que escreve as resenhas de livros para a newsletter do BR-Linux.


O ambiente era descontraído: o Júlio Cezar Neves, por exemplo, estava sempre em movimento, mantendo contatos aparentemente com a finalidade específica de estimular a livre distribuição de 'causos' e piadas. O pessoal do GUS-BR também não perdeu uma chance de sacanear o Scorpion, do UnderLinux, como mostra a foto abaixo. Mas não se engane, são todos amigos entre si.

Aliás, o stand do GUS-BR tinha uma impressionante coleção de pinguins:

Na foto abaixo, vemos o Paulino Michelazzo (do Quilombo Digital e agora também da revista Copyleft) muito à vontade tentando fazer o adaptador wireless do seu notebook com teclado espanhol funcionar, enquanto ao fundo o Júlio Cézar Neves conta algum 'causo' para o Pablo Dall'Oglio.

Abaixo estamos eu e o pessoal da Cooperativa Solis que estava lá no momento em que passei pelo stand deles: o Pablo Dall'Oglio e o Marcone Theisen. Em seguida o Pablo me presenteou com o livro dele sobre PHP-GTK, que eu pedi que ele autografasse. Vir ao FISL vale mesmo a pena ;-)

Para completar a sessão de fotos, confesso que tremi na base quando fui tirar a foto abaixo, que é do salão principal - e isso se reflete na pouca nitidez dela. Ano passado minha palestra foi nesta sala, e dá um certo alívio saber que a deste ano vai ser numa das salas com apenas 200 cadeiras.

Amanhã retorno com notícias mais substanciais ;-) Veja também as fotos do encontro do kurumin que foi hoje de tarde durante o evento.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Tomas () em 02/06 21:27

Po, legal as fotos, encontros como estes deveriam ser mais frequentes e menos centralizados no eixo sul/sudeste mas mesmo asism é um grande evento, e a internet possibilita essa diminuição de barreiras, legal ;-)


» Pierre () em 02/06 21:30

Infelizmente, mais uma vez não irei ao evento. Ainda bem que tem as fotos e as histórias para termos um gostinho.
Augusto, não tem como filmar sua palestra, e colocar um video para nós baixarmos aqui?
Boa palestra.

Pierre


» Augusto Campos () em 02/06 21:35

Acho que o pessoal do evento filma algumas das palestras e divulga no próprio site deles. A minha parte eu garanto: logo que sair da palestra, publico as transparências aqui no site para quem quiser ver, ok?


» Marcelo R. Minholi () em 02/06 23:58

Se tiver a oportunidade, pergunte pro Julio do GPS, ele vai te contar a história... hehehehehehe..


» bebeto_maya () em 03/06 04:11

__Teve um encontro, infinitamente menos prestigiado, aqui em Recife-PE, divulgado em cima de hora.Infelizmente, mesmo residindo na cidade, não pude comparecer, pela ineficácia da divulgação do mesmo.Acho que o modelo do FISL deve ser seguido em congressos, palestras, fóruns etc. . .Não em termos de estrutura, pois seria muito caro, mas em divulgação preliminar e organização!
__Infelizmente não pude comparecer,(mais um), mas fiquei de boca aberta! ! !


» Patrick () em 03/06 09:24

Gente, quando é o do ano que vem? Preciso marcar minhas férias para esse período :).


» Chabert () em 03/06 18:21

Cara, muito bom! Vou ter que marcar as ferias do ano que vem pra ir!!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.