Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Flame Wars

Notícia publicada por brain em maio 31, 2004 09:37 PM | TrackBack


Diego Protta Casati - kzaty (kzaty@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "Escrevi um artigo sobre Flame Wars e acredito que possa contribuir um pouco para o universo do software livre. Não tenho a presunção de ser um expert no assunto , estou apenas argumentando um ponto de vista que acredito compartilhar com muitos. Neste documento estou falando sobre as notórias Flame Wars na comunidade Linux e quanto estamos perdendo quando ela ocorre."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» critico[Comunidade Critica Linux] () em 01/06 08:49

O MELHOR artigo que já li. Com cabeça tronco e membro, abordando muita palhaçada que acontece por mailings lists afora e listas de discussao.
Devemos ver que desde criticas dirigidas ao slackware, aos slack kiddies contra atacando, a ofensas a jornalistas reconhecidos a ofensas a owners de projectos activos etc.

E lembrando bem que eu só nao fui vitima como até participe nesses actos.


» Julio Biason () em 01/06 11:09

Infelizmente, achei o artigo meio vago. Da' pra resumi-lo praticamente em "nao faca flames, somos todos iguais".

O que acontece e' que temos os famosos "freaks" (como Daniel Robbins descreveu no seu artigo sobre a criacao do Gentoo Linux) que querem o controle sobre aquilo que tocam e qualquer um que apresente uma ideia contraditoria aos seus desejos, deve ser humilhado publicamente para evitar que outros tenham as mesmas ideias.

Ainda, a algum tempo saiu no Slashdot um artigo sobre porque as pessoas temem escolhas. Nele, coloca-se as famosas brigas entre o pessoal do software livre e aponta-se que, na maior parte dos casos, o problema e' o medo que a escolha tenha sido errada. Por isso, quando alguem diz que algo e' melhor que outro, ergue-se o medo daqueles que sentem a necessidade de justificar porque escolheram o outro ao invez do algo. Forma-se o flamewar.

Minha opiniao pessoal sobre flamewars: eles sao impossiveis de serem evitados, mas para quem controla algum dos projetos/programas envolvidos, sempre ha' algo a mais a ser aprendido.


» Julio Biason () em 01/06 11:11

Ugh. Acabei de perceber que o comeco do meu comentario parece mais um inicio de um flame... :) [embora essa nao fosse a intencao]


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 01/06 11:17

Eu não concordo com o artigo não. Acho que ele aborda de maneira superficial e não trata do problema em si. Nada contra o autor, mas em minha opinião ele não toca no ponto mais importante que suscita uma flamewar: a LEGITIMIDADE da causa. Seja se uma distribuição A tem X melhor do que a distribuição B, ou se um SO G é melhor que um SO H em desempenho multimídia. Algumas vezes a argumentação comparativa tem mérito, tem razão, só que como as pessoas se identificam com os produtos acaba descambando pra um bate-boca emocional que é a flamewar. Assim, ela é apenas um dos sintomas de um panorama maior.

Vocês conhecem os dois enfoques de política em relação a drogas entorpecentes? Um deles é a proibição total, tentar simplesmente acabar com o problema de uma vez por todas usando o máximo de força possível. Outro é a redução de danos -- tentar 'domar' o problema assumindo que ele nunca será completamente resolvido. Eu acho que esse enfoque de 'proibição total' dos flamewars é maléfico pois não ataca realmente o problema e é quase como fingir que ele não tem suas razões. Acredito serem as flamewars uma idiossincrasia permanente da internet e que as tentativas de massacrá-la simplesmente fazem mais bem do que mal. Um esforço de controle e "domesticação" das flamewars seria, no meu ponto de vista, mais razoável e efetivo.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 01/06 12:24

s/mais bem do que mal/mais mal do que bem/


» Itamar () em 01/06 12:55

"Acredito serem as flamewars uma idiossincrasia permanente da internet e que as tentativas de massacrá-la simplesmente fazem mais bem do que mal"

"Acredito serem as flamewars uma idiossincrasia permanente da internet e que as tentativas de massacrá-la simplesmente seriam piores".

Condordo com o Patola, com certas ressalvas, mas ainda sim acho o enfoque dele mais correto sem desmerecer é claro o artigo do Diego


» Daniel Dantas () em 01/06 15:15

Eu concordo com o patola no sentido de que as flamewars devem ser combatidas de forma mais inteligente. Para mim, a melhor forma de combater uma flamewar é ser radicalmente em cima do muro. Tipo, acho que os dois programas são muito bons, acho que cada um tem as suas vantagens e desvantagens (de preferência citando-as, mas tem que ser verdadeiras, não vale mentir), acho que cada uma atende perfeitamente um público específico e que qualquer opinião sobre qual a melhor, vai ser baseada em argumentos puramente sobre gosto pessoal. Isso acaba com a argumentação de todo mundo.
Agora, o melhor mesmo para acabar as flamewars é não participar de uma. Hora ou outra, você se vê participando de uma. O melhor nesse caso é mandar um email mais ou menos falando o que eu disse. Isso quando vem de uma das partes, acaba de vez mesmo com a flamewar. Experiência própria.


» Daniel Dantas () em 01/06 15:18

Ah, sobre quando vai acabar as flamewars???
Enquanto houver uma única pessoa que tenha opinião própria, vai haver flamewars, ou seja, nunca!!!


» Leonardo Luiz () em 01/06 15:18

"pois no final das contas ele não passa de um programa de computador ... " , e você acha isso pouca coisa.

Um programa de computador nesse nível é muitas vezes o fruto de horas de esforço criativo e muita dedicação pessoal.


» Daniel Dantas () em 01/06 15:18

Ah, sobre quando vai acabar as flamewars???
Enquanto houver uma única pessoa que tenha opinião própria, vai haver flamewars, ou seja, nunca!!!


» Bode () em 01/06 15:52

Eu gosto de alguns flames! No meio de uma enorme troca de palavras inuteis voce acaba garimpando varias perolas! Quer seja uma caracteristica negativa de um programa, um detalhe que muitos desconhecem...esse tipo de coisa que se alguem nao estivesse literalmente pisando no seu calo, voce nem se lembraria! Quer um exemplo? Emuladores, todos amam o SNES9X inclusive eu, mas num flame comparando ele com o ZSNES eu soube que o segundo rodava Yoshi Island e o primeiro nao... Sou mais feliz agora com meu ZSNES que roda Yoshi Island! ;-)


» Morvan () em 01/06 17:43

concordo em número, grau e hipotenusa ao quadrado com o diego! perde-se muito em objetividade com discussões ôcas, tipo "minha distro tem isto, a tua não tem", etc. exemplo lapidar: ontem, revisitando o "link" sobre o "bug do boot duplo do fedora", só havia uns poucos comentários pertinentes! o resto era só gente "flamando", ou seja, ajudando a tornar a grande rede mais lenta e menos eficaz. um pouquinho de netqueta ajuda demais.


» Zecamann () em 01/06 18:03

É por isso que eu sempre digo: acabem as flames, usem MacOS X
:P


» EdCrypt () em 01/06 18:38

Concordo com o Patola.
As flames acontecem quando alguém foge muito do assunto e o publico a segue, a discução vai pro lado pessoal e/ou alguém não admite que se discuta tecnicamente sobre o assunto. Eu acho ridiculo quando alguém é recriminado por falar os pontos negativos/positivos de uma distro (quando isso está no contexto) só porque isso pode levar a uma flame. Perde-se a oportunidade de uma necessária discução técnica, que poderia levar pessoas a esclarecer seus pontos de vista para quem ainda tem duvidas, por exemplo, de por que alguém prefere x ou y, e o que pode ser feito para melhorar tal outro projeto.
Acho que devemso ignorar quem parecer mais hostil. Não é tão facil do que parece, mas acho mnelhor do que evitar discuções saudaveis.


» Leandro () em 01/06 19:31

Pessoal

Acho ridículo homens adultos, profissionais, não serem capazes de discutir aspectos técnicos de um produto sem descambar para a baixaria, como muitas vezes acontece.

Imagine a cena: dois médicos discutindo qual é a melhor técnica cirúrgica, A ou B. Ai um diz ao outro :

- A rulez, quem usa B é otário!
- B rulez, otário é quem usa A!

E por ai vai.

Ora, e os critérios técnicos? Esse papo que se vê muito sobre qual é a melhor distro, qual o melhor editor, qual o melhor programa, etc., isso é muito pobre, na minha humilde opinião. Para algumas coisas o programa X é o melhor, para outros o Y. Para algumas coisas a melhor distro é Debian, para outras é Kurumin ou Mandrake. Para outras é Coyote, para outras Slackware, para outras Fedora, ad infinitum...

Flames nunca vão acabar, porque sempre vai haver alguém disposto a gastar energia nisso. Mas fico pensando se um cara que diz que a distro XYZ serve para TUDO é um bom profissional.

Se eu fosse um empresário acharia muito mais sensato contratar alguém capaz de achar uma ferramenta para resolver o meu problema que contratar alguém que vai acomodar o meu problema com a ferramenta que ele domina, não importando mais nada.

Como diz um amigo meu, quando o leite das crianças está em jogo, as idiossincrasias juvenis evaporam.

Leandro


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.