Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Ajude a testar os pacotes de soft modems para o CL10

Notícia publicada por brain em maio 31, 2004 11:20 AM | TrackBack


Marcelo Vivan Borro (marcelovborro@ig.com.br) enviou este link e acrescentou: "Em um tópico da lista Snapshot-users , o Arnaldo Carvalho de Melo solicitou testes de drivers de soft-modems que ele estaria disponibilizando. Pode ser usado via apt-get adicionando-se a seguinte linha ao sources.list: "rpm ftp://oops.kerneljanitors.org:2121/pub contrib snaptrib". Como não uso nenhum softmodem em minhas máquinas, imaginei que seria interessante avisar outros usuários para que testassem os pacotes e postassem os resultados na snapshot-users. Porém existem algumas restrições, conforme o próprio Arnaldo: 'Vá em frente, que fique claro que só entrarão no CL 10 os que forem devidamente testados e que tenhamos certeza de que não tem problemas legais. As partes não controversas, como adicionar as entradas no /dev para o ltmodem, smartlink, etc, serão feitas, minimizando o trabalho a ser feito pelos usuários, também posso retirar, sem aviso prévio, os pacotes que estou disponibilizando no snaptrib se por acaso ficar completamente claro que é ilegal fazer mesmo isto'"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos () em 31/05 11:28

Mentira! Conectiva dando suporte a softmodems nativamente????? Tô me apaixonando pelo CL10!
Kurumin meu amor e CL10 minha paixão!!!!!
Aonde que eu mando a resposta se funcionou ou não?


» Marcelo Vivan Borro () em 31/05 11:31

Carlos, conforme o texto, reportem os resultados na lista snapshot-users.
O drivers disponíveis até ontem eram para os modens Lucent


» Marcelo Vivan Borro () em 31/05 11:36

Ah, tem mais um driver agora: Smartlink
HAMR5600 based AMR/CNR/MDC/ACR modem cards on the following Southbridge
chips:
- Intel ICH0,ICH2, ICH3, ICH4
- Via 686A, 686B, 8231, 8233
- SiS 630
- ALI 1535.
SmartPCI56/561/562/563 based PCI modem cards.
SmartUSB56 based USB modem.

Novamente, reportem os resultados na snapshot-users
http://distro2.conectiva.com.br/pipermail/snapshot-users/2004-May/003621.html


» ThLux () em 31/05 11:39

Não uso softmodem mas taí uma grande notícia! Mais uma vez parabenizo a iniciativa e tenho certeza de que o CL10 será um grande avanço do Linux no Brasil.


» Tiago Cruz () em 31/05 11:40

Esse CL 10 vai estar demais.... parece um sonho! =)


» Wconserta () em 31/05 11:45

Bem espero muito que este conectiva 10 de certo e seja estavel e bem funcional , eu estou gostando que os desenvolvedores não estão com pressa em lançar ele , pois se ele sair bem estavel será o primeiro distro de kernel 2.6 a não da problema pois tanto mandrake 10 como fedora 2 sairam muito bugado , tanto que preferi manter meu fedora 1 na minha maquina depois dos teste que andei fazendo.

Gostei da iniciativa da conectiva em dar suporte a winmodem , espero que eles aproveitem outras ideias do kurumin , como suporte a multimidia.


» Daniel Fonseca Alves () em 31/05 12:07

Saindo um pouco do assunto, alguém sabe se existe driver para as Winmodens da US Robotics no Linux ?


» andreas () em 31/05 12:27

Pessoal, calma. Não tem winmodem no CL10 ainda e talvez nem vá ter. Tudo depende dos advogados e se os drivers funcionam ou não. O que existe agora é um repositório pessoal do acme onde ele disponibilizou diversos pacotes rpm desses drivers. Como ele mesmo disse, esse repositório pode sumir de uma hora para outra se ficar claro que é ilegal, por exemplo.


» Wconserta () em 31/05 12:38

Ih Daniel , a us robotics , não lança drives de winmodem para linux de geito nenhum, la no saite do www.guiadohardware.net tem uma materia esplicando porque a 3com tem esta atitude , o melhor que vocÊ faz é tentar trocar por um hardmodem da us robotics que ai é maior moleza fazer funcionar no linux, ou tentar entrar no site www.linmodems.org, e ver se a comunidade ja fez alguma gambiarra para fazer o winmodem da us robotics funcionar no linux


» Wconserta () em 31/05 13:09

obs: desculpa os erros de digitação , correria por aqui


» Manoel Pinho () em 31/05 13:10

Caso seja ilegal eu proponho que se façam scripts que:

a) baixem os fontes dos drivers dos locais originais
b) baixem arquivos .spec para a compilação dos pacotes rpm
c) criem os pacotes rpm
d) instalem os pacotes criados na máquina

Não seria ilegal pois os drivers não seriam distribuídos pela Conectiva.

É mais ou menos igual à idéia do http://corefonts.sf.net, em que o script baixa os arquivos .exe originais da M$, que contém as fontes, descompacta o arquivo e retira e instala as fontes...

Se o Kurumin pode ter ícones mágicos que fazem isso porque o CL não pode ter ? E a mesma idéia deveria ser feita para programas populares como Acrobat Reader, Real Player, Vmware, etc.

Eu já falei isso outras vezes e acho que não levaram muito a sério. Eu estou com vontade de formar um grupo para portar parte dos ícones mágicos do Kurumin para o CL e, quem sabe, para outras distribuições. Acho uma idéia excelente e não vejo impedimento algum para se tornar uma ferramenta para todas as distribuições linux.


» João () em 31/05 13:15

Caro Andreas

Quais são as questões legais que envolvem a liberação dos drivers dos softmodens?

Obrigado.


» João () em 31/05 13:15

Caro Andreas

Quais são as questões legais que envolvem a liberação dos drivers dos softmodens?

Obrigado.


» Wconserta () em 31/05 13:15

Poderia fazer script, de arquivos .rpm genericos que pude-se ser usado em qualquer distro que use o padrão da redhat (mandrake, conectiva e fedora), assim como faz a realplay com seu media players.

Assim teria muito mais voluntarios a colaborar com script


» depassagem () em 31/05 13:17

Não é um pouco difícil para um usuário com softmodem testar drivers no RC do Conectiva 10? Se ao menos fosse possível adquirir os cd´s offline...


» Augusto Campos () em 31/05 13:25

depassagem, da forma como eu encaro eles não estão pedindo para que alguém teste. Eles estão oferecendo a oportunidade, para que eventuais interessados que tenham a possibilidade testem.


» Osvaldo Santana (aCiDBaSe) () em 31/05 13:34

Manoel,

Tem um problema aí. Como que o script vai baixar os drivers da internet se o modem (que faz a conexão para a internet) não funciona ainda?

O caso dos modems aparentemente é o único que não é possível resolver com essa solução.

O que o Kurumin faz na verdade é distribuir os drivers de winmodems com autorização das empresas que produzem esse tipo de hardware *ou* descamba pra ilegalidade e distribui assim mesmo.

Em tempo: o problema legal com relação aos drivers de winmodem é que a licença deles não permite a redistribuição dos mesmos.


» Felipe Raposo () em 31/05 13:48

Wconserta,

você se esqueceu do Suse 9.1? Esse tem o Kernel 2.6 e está rodando muito bem na minha máquina. Até faz os updates bem ao estilo Windows Update aqui.

Tudo roda perfeitamente...


» Wconserta () em 31/05 14:01

Felipe, bem eu não esqueci do suse não, mais o suse ele é rpm porem totalmente modificado sendo incompativel com o padrão da redhat


» Augusto Campos () em 31/05 14:17

Oi Wconserta! Apenas para que fique mais claro para todos nós, você poderia nos dar uma referência sobre estas modificações e incompatibilidades do padrão RPM que você informa ter sido adotado pela SUSE?


» Manoel Pinho () em 31/05 14:21

Osvaldo,

É claro que nesse caso os scripts não poderiam baixar (eu me expressei mal nesse caso específico dos winmodems), mas poderiam dizer:

"Pela verificação do barramento PCI, o seu winmodem é da marca XXX modelo XXXX.

Pegue os arquivo http://www.algum.lugar.com/arquivo.tar.gz e salve em um disquete. Depois disso, com o disquete inserido na máquina, rode esse script novamente para prosseguir a instalação do winmodem xxx"

E aí o script, localizando o arquivo no disquete, faria a compilação.

E como o usuário se viraria para baixar ? Que use o Ruindows, o computador do vizinho, do trabalho ou de uma lan-house. O legal disso seria identificar o modem do cara pela saída do lspci (a maioria nem sabe que porcaria de winmodem tem no computador) e indicar o endereço de onde baixar o driver.

Infelizmente eu não posso ajudar muito nessa área pois nunca tive um winmodem e nem uso mais acesso discado.


» andreas () em 31/05 14:28

Esses tarballs com drivers de winmodem *já*tem* scripts de instalação bastante automatizados. Detectam seu hardware, compilam o modem, se não acham os fontes do kernel te avisam, mexem no modprobe.conf, etc. Mais fácil que isso só se viesse pronto na distribuição, mas aí entra o problema da licença e dos fabricantes malas.

Quanto ao RPM da suse, a única "incompatibilidade" que conheço com o RPM "padrão" é que a suse ainda está no tempo do RPMv3 (alguém confirma? O último que olhei era o sles 8), e não RPMv4. Mas, se estiverem com versão 3.0.5 ou posterior, então acho que conseguem lidar com arquivos da versão 4.
Ah, a suse ainda tem um patch para poder usar arquivos rpm "patch", que são pacotes contendo apenas diferenças de uma versão para outra. Mas isso não impede a suse de lidar com pacotes rpm normais.


» Marcelo Vivan Borro () em 31/05 14:34

Osvaldo, acho que a idéia do Manoel seria baixar o spec ou script mais o fonte do driver de alguma outra maneira (Kurumin ou pedindo à um amigo - com o windows não!! :-) )
e compilar o pacote rpm na instalação CL10...
Mas o melhor mesmo é aguardar um pouco e ver se não será possível fornecer o pacote pronto na distro.


» Wconserta () em 31/05 14:37

Bem Augusto, este problema do rpm da suse com os das distros baseadas em redhat, é uma assunto antigo , se eu não me engando eu tinha lido num grupo de discusão do site da redhat, infelizmente não tenho links nem fontes , pois faz muito tempo, mais eu mesmo e varios amigos ja tentaram instalar algum programa usando o .rpm do suse num redhat e não tiveram sucesso mesmo tentando o comando --force dava erro de compatibilidade. coisa que não acontece se instalar um rpm do mandrake ou conectiva no redhat sempre comigo funciona sem problema e sem a necessidade de usar --force , assim o redhat ou fedora tem que esta com os arquivos de compatibilidade com versões anteriores do redhat (6,7,8).

Assim só um aviso a todo não é recomendado instalar rpm de uma distro em outro distro pois pode apresentar problemas de segurança e travamento, só em casos de não achar o arquivo pendente para o programa que se quer instalar.


» Augusto Campos () em 31/05 14:48

Ah ta, então você se refere especificamente à dificuldade de utilizar em outra distribuição qualquer os pacotes feitos tendo em mente uma distribuição específica? De fato, é difícil mesmo, espero que algum dia elas tenham mais semelhança entre si, ou que se popularizem pacotes construídos tendo em vista a compatibilidade.

Do jeito que você escreveu, dava a impressão de que estava afirmando que alguma das distribuições mencionadas não estava seguindo algum padrão estabelecido. Fico feliz que você tenha esclarecido que não era este o caso.

Abraços
Augusto


» Augusto Campos () em 31/05 14:52

Andreas: dei uma olhada na lista de pacotes do suse 9.1 e nela consta o rpm-4.1.1. Não sei sobre as versões anteriores. A interoperabilidade entre formatos de pacotes de distribuições é mesmo um sonho difícil de realizar às vezes, mas quem sabe com a maior aderência ao LSB estes problemas realmente se minimizem mais e mais.


» Felipe Raposo () em 31/05 15:03

Wconserta,

então eu ainda não entendi porque você disse que a CL10 será a 1a distribuição linux estável com o Kernel 2.6.

Não sei se a Suse é a 1a, mas é uma distribuição estável e tem o Kernel 2.6.

Você discorda? Por que?

Desculpem-me por fugir do assunto dos winmodems.


» Carlos Manoel () em 31/05 15:25

Fico contente pela iniciativa da Conectiva em fazer isto, antes tarde do que nunca, visto que eu fui um usuário de muitos anos do Conectiva e já enviei esta sugestão, mas a resposta que eu obtive foi apenas não.
Agora com o crescimento das distribuições que dão esta facilidade aos usuários (vide kurumim) eles estão vendo que é possivel.
Espero que dê certo.
Um forte abraço a todos da comunidade Linux.


» andreas () em 31/05 15:35

O LSB infelizmente não é o suficiente para garantir essa interoperabilidade, ele é muito vago em muitos campos. Até hoje não definiu o lugar para páginas html e scripts php servidor por um servidor web, por exemplo.


» Augusto Campos () em 31/05 15:43

Concordo plenamente, Andreas. A minha esperança com relação ao LSB é que ele minimize mais e mais os problemas. Solução definitiva eu acho que ainda não temos.


» Wconserta () em 31/05 16:29

Bem Augusto era isso mesmo, apenas falei sobre a dificuldade de instalar rpm do suse no redhat

Bem Felipe eu não disse o conectiva será á 1ª distro estavel , mais sim eu torço por isso , pois tanto mandrake-10 como fedora-2 em suas versões finais apresentaram bug que espero que não aconteça com o conectiva, sobre o suse eu não o testei logo não posso opinar sobre ele.

Eu sou usuario do redhat-9, white box e fedora-1 e kurumin para manutenção , que são todas kernel 2.4 , e estou testando em qual distro de kernel 2.6 vou esta adotando para produção e servidores


» Felipe Raposo () em 31/05 16:39

Wconserta,

ah bom. Então a CL10 não será a primeira, mas uma das. ;)


» Wconserta () em 31/05 17:06

Felipe aproveitando que vc usa suse , me diz se eles arrumaram aquele problema que tinha no suse 8.2 e 9 (os que eu testei) , que o idioma mesmo colocando brasileiro ele deixava tudo em portugal, e um outro problema referente a hardmodem que tipo eu não conseguia de geito nenhum conecta no uol mesmo configurando tudo pelo yast (não sei se fui eu que não soube configurar mais tanto no suse 8.2 como 9 dava a mesma mensagem de erro (modem us roboct isa 56 hardmodem)


» Felipe Raposo () em 31/05 17:17

Wconserta,

vixi. Eu não testei isso do UOL não. E eu não tenho usuário e senha do UOL tb. Se alguém me passar um eu testo. Hehe... mas o meu modem é Lucent PCI e funciona normal com esses provedores gratis da vida. Quer dizer, no 9 funcionava. No 9.1 eu não cheguei a me conectar discado.

Quanto ao problema do idioma, eu instalei o pt-BR do KDE e tá normal pra mim. Que problema é esse q vc tá falando? Se for na instalação eu não sei pq eu usei o yast em Inglês na hora da instalação.

E eu só posso testar essas coisas quando eu chegar em casa pq aqui no trabalho é Win2k.


» Joerlei P. Lima () em 31/05 18:14

Com relação à interoperabilidade, acredito que isso não será possível apenas com rpm. O RPM é bom para manutenção geral da distribuição, mas não para programas de uso específico. O que precisamos mesmo é de um sistema universal (fontes não servem, tem que ser para binários :-) ). Um sistema que instalasse o mesmo aplicativo tanto em um debian, conectiva, suse, redhat, mandrake, slackware, etc... Andei fazendo uns testes com o Autopackage e, bingo, o mesmo pacote (gimp, supertux) instalou em diversas distribuições, sem complicações. Acredito que, com um pouco de investimento, o mesmo venha a se tornar a forma padrão de distribuição de aplicativos e ainda está planejada a interoperabilidade com sistemas nativos de pacotes (tgz, deb e rpm).
Alguém libera um espaço pra publicar uma artigo sobre ele? :-)


» darkside(Guilherm Steilein) () em 31/05 18:19

Uma boa solucao seria a comunidade junto à Conectiva formarem um CD com extras "ilegais". Com softmodens, acrobat, drives ATI (eu sei q os NVidia estão incluido mas da ATI nao sei), todos os plugins para video/som. E outras coisas mais como pacotes que nao sao encontrados em repositorios oficiais como o "SIM-ICQ", giFT+ Apollon, etc.

E o CL 10 tá bem estavel aqui..


» Roger Lovato () em 31/05 18:39

Pinho,

Esse assunto foi bastante estressado na lista e eu ainda acho que terá muita discussão ainda.

Eu sinceramente concordo plenamente contigo e essa sugestão foi exatamente a mesma que a minha postada na lista do snapshot.

É muito fácil para um usuário ter acesso a uma máquina Windows ou Linux com acesso à internet para poder baixar o driver. Sem falar que nos manuais (Guia de Referência Rápida) já poderia ter impressa essa sugestão de copiar o driver antes de instalar o CL10 na máquina. Assim, um simples script cuidaria do resto.

Sinceramente acho que isso seria muito simples de se fazer e seria uma solução em caso de ilegalidade da distribuição desses drivers.

Bem, vamos esperar para ver qual das dezenas de sugestões que essa thread da lista de discussão abriu.

[]'s

Roger


» anonimo () em 31/05 19:42

o que tem que haver é a comunidade formar uma lista com todos os hardwares mal-comportados no Linux e desestimular a compra. e uma outra com os que são indicados, não consegui até hoje acessar uma que fosse bem fá cil de acessar e dissesse cabalmente serve não serve. Será que já existe?
Me indiquem por favor.


» Wconserta () em 31/05 22:15

Felipe vejo que fizemos bem diferente a instalação , eu quando instalei o suse eu coloquei em pt-br ai quando terminou tudo ele estava em portugal, e sobre o modem tambem foi bem diferente.

Mais não precisa testar não eu só queria saber sobre isso , mais eu vou ver quando sair o conectiva 10 se será otimo ou outro desatre (7,8,9 são muito ruim) na minha opinião


» Wconserta () em 31/05 22:16

Felipe vejo que fizemos bem diferente a instalação , eu quando instalei o suse eu coloquei em pt-br ai quando terminou tudo ele estava em portugal, e sobre o modem tambem foi bem diferente.

Mais não precisa testar não eu só queria saber sobre isso , mais eu vou ver quando sair o conectiva 10 se será otimo ou outro desatre (7,8,9 são muito ruim) na minha opinião


» Arkhanjo () em 31/05 22:34

Jorlei P. Lima,

Pode me dar maiores referências sobre o Autopackage? Site, links e material sobre o assunto? Obrigado.

Sobre softmodens(winmodens) posso dizer que a atitude da Conectiva é ótima. Há, na minha opinião várias soluções para o caso. Primeiro, se os advogados julgarem que os drivers possam ser disponibilizados na distribuição, problema resolvido. Segundo, se não puder, a Conectiva ainda pode confeccionar scripts que NÃO BAIXARIAM os fontes mas, uma vez que o arquivo tarball esteja em um diretório específico, o script entra em ação compilando e instalando o driver. Terceiro, é possível haver alguma negociação junto aos fornecedores deste tipo de equipamento, um acordo para a distribuição do driver na Distro. E, pelo que eu sei, é exatamente isso que a Suse e a Mandrake fazem. Claro que estes drivers só são disponibilizados para a CAIXINHA, mas como ele pagam uma licença para poderem distribuir este driver, nada mais justo do que repassar o custo ao usuário final.

Entretanto, sou mais fã da primeira e segunda opções... e se tudo o mais não der certo, a comunidade pode desenvolver algo para facilitar a instalação destes pestes de winmodens. Há muito este equipamento deixou de ser, para alguns modelos é claro, problema. Eu por exemplo tinha um Lucent que funcionava legal. Depois adquiri uma máquina que veio com este tal de SmartLink Micromodem que nunca me deu dor de cabeça pra instalar, independentemente de distribuição. Eu instalei apartir dos fontes em RedHat, Conectiva, Slackware, Mandrake etc. Inclusive estou usando-o no CL10 RC2 agora.

Bom é isso,

Grande abraço a todos,
Arkhanjo


» Wilian () em 01/06 09:06

Seria muito bom tornar os softmodens nativo no CL10, tenho por exemplo o CL9 instalado e nao consigo drivers para instalar o modem Lucent. Estava muito interessado em estudar Linux, mas este pequeno detalhe fez com que deixasse de lado.
Caso alguem possua os drivers do Lucent para CL9 poderia enviar para o meu email, seria muito grato.

Um Abraço a todos.


» hamacker () em 01/06 11:07

Até ontem somente 1 distro havia conseguido instalar no meu notebook : SuSE, meu notebook é arrojado, mas problematico, foi feito para windows, voce sabe como é, tudo onboard e drivers fechados. Mas algumas coisas no SuSE me deixaram insatisfeito como programador (se fosse um usuario desktop estaria satisfeito com ele) e resolvi baixar o RC2 do CL10 para testar.
Puxa, me surpreendeu tudo na instalação, depois de instalado ele está no estado da arte, muito bonito e rapido. O pessoal da conectiva tá esbanjando esforços, parabens !
Só falta colocar um repositório mais decente, que aquele ftp://ftp.polinux.upv.es é lento pra xuxu.
Nao baixei o cd2 e cd3, alguem sabe onde foi parar aquela task-devel do synapic que instalava os compiladores e bibliotecas de programacao e como se chama um programa que fica monitorando o estado da bateria nos notebooks ?


» hamacker () em 01/06 11:30

O pessoal fez alguns comentarios sobre o SuSe9.1 e como estava utilizando-o a cerca de duas semanas até hoje, posso tecer alguns comentarios :
Ele (SuSe) é robusto e estável, a ferramenta de configuração de dispositivos (que vai ser GPL) facilita muito as coisas. O suporte a USB (mass-storage) tá muito bom, o dispositivos de blocos sao montados automaticamente. Mas tem alguns poréns, tá um pouco mais lento que o CL10 e infelizmente é uma distro muito modificada, O KDE "quase" não parece KDE, a localização dos arquivos é bem diferente, apesar de racional como por exemplo, colocar pacotes sempre em /opt, cria muitos symlinks para tudo quanto é lugar dificultando as coisas para usuario desenvolvedor. Foi uma luta para achar o apache e php e configurar eles.Tambem nao oferece aqueles glibc-compat fazendo quebrar a cabeça para compilar e instalar alguns programas. Mesmo com todas as bibliotecas de desenvolvimento instaladas alguns programas no ./configure queixam na inexistencia de alguns, então no SuSE voce é muito dependente do repositorio deles. Isso me fez tentar testar o CL10 (ja que o CL9 nao roda no meu note) e estou gostando muito. Se voce for um usuario que não oferece surpresas o SuSE9.1 é muito bom, mas se gosta de ter um VMWare problematico com libs, php hackeado, mozilla snapshot,... o SuSe9.1 tá fora.


» hamacker () em 01/06 11:36

Outra coisa sobre o SUSE9.1 para corroborar o comentario do Wconserta :
Todos os RPMs que puxei da internet que nao foram dos repositorios do SuSe falharam.
Ate os rpms se queixam que nao existem .spec.
Parece de proposito somente os rpms desenvolvidos pela SuSe funcionar.


» Wconserta () em 02/06 09:20

hamacker , valeu seus comentarios sobre o suse me ajudou muito pois assim eu nem perco tempo puxando 5 cds que ainda por cima são dificeis de achar, pois pelo seus comentarios mais o do felipe vejo que o suse continua do mesmo geito do 8.2 , (estavel mais diferentão dos outros), e como eu adoro instalar programas e emuladores nas hora de lazer , eu gosto de distro que segue mais padrão como fedora e debian, mais vou testar este conectiva 10 assim que sair a versão final, e se for bom vou adotar ele em produção e server, agora de for outra (opinião pessoal) bomba como foi o 8 e o 9 ai o geito é i usando o fedora 2 até sair um (se sair hehe) um novo debian (gosto muito do debian mais esta de ficar anos sem uma versão estavel mais recente enche o saco )


» Morvan () em 03/06 08:49

falando especificamente sobre o suporte aos softmodens, alguém não dispõe de um espelho destes sítios, já que aqui, por problemas específicos de política de acesso de rede, não consigo acessar estes indicados no artigo; suponho que haja outros usuários em situação similar. se alguém souber, por favor, poste.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.