Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Segundo piloto da newsleter BR-Linux em PDF

Notícia publicada por brain em maio 29, 2004 10:02 PM | TrackBack


A exemplo do que ocorreu na semana passada, criei uma versão especial da edição desta semana da nossa newsletter para testar a diagramação e outros recursos de layout para uma futura edição especial mensal. Faça o download da edição 17 em PDF e comente sobre os aspectos visuais e de layout.

Vale mencionar que esta edição é a que marca o retorno das nossas entrevistas inéditas, e escolhemos o Pablo Dall'Oglio (autor do Agata Report e de um livro sobre PHP-GTK) para nos contar como é viver como desenvolvedor de software livre. E lembre-se: para assinar a versão TXT da nossa newsletter, basta enviar um e-mail em branco para assinatura@br-linux.org.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» lindaLDR () em 29/05 22:36


Parece um Jornal :-)
Gostei.


» Juliano Dorneles dos Santos () em 29/05 22:40

Achei muito legal a iniciativa de distribuir a news em PDF. Quanto a diagramação, está show (achei muito interessante a parte "Imprima esta ..."). Com certeza estará todas as semanas disponíveis para os meus alunos aqui no SENAI.

E, se me permite, acredito que a médio prazo, a news poderá vir a se tornar uma excelente "revista eletrônica" contendo dicas, macetes, entrevistas, notícias, publicidade relacionada a área, classificados, etc.

Só uma pergunta (que pode ser até besta) ... tu fez ela em utilizando qual software, OpenOffice??? Antes de baixar tinha quase certeza que esta seria escrita utilizando o ótimo conjunto txt2tags + HTMLdoc.

Parabéns!!

[ ]'s
Juliano


» Marcelo Vivan Borro () em 29/05 23:14

Augusto, a adição do logo do Br-Linux na primeira página junto ao título tornaria o arquivo muito maior?
Acredito que um pouco mais de colorido na diagramação tornaria a newsletter mais atrativa visualmente.
Gostei das caixas de texto em destaque na entrevista. Só de "passar os olhos" já dá para se ter uma boa idéia do conteúdo.
Você tem a idéia de criar uma identidade visual para esta newsletter nos moldes de uma revista?
Seria fantástico, inclusive preencheria uma lacuna deixada pela finada RdL.


» XMANUM () em 29/05 23:22

Ficou legal, está evoluindo muito e acho que vai virar mania em todos os lugares por onde circular...

Pra incrementar e deixar mais atrativa, concordo com os comentários dos colegas que sugeriram logos e fontes coloridas... Acrescento outras sugestões: Fotos e gráficos também seriam recursos para dar mais vida ao conteúdo...

Parabéns Augusto...


» Augusto Campos () em 29/05 23:24

Obrigado pelos comentários!

Quanto a cores e figuras, elas vão surgir se houver necessidade. Resisto a acrescentá-las só como enfeite, a não ser que futuramente possa verificar que não influem no tamanho do arquivo.

Quanto a revistas impressas, por favor não confundam. Encaro a newsletter como um complemento e um apoio ao site. Tem bastante gente no mercado com interesse e capacidade para fazer revistasimpressas, e eu inclusive estou colaborando frequentemente com a Geek e a Copyleft. Não penso em lançar minha própria, nem vejo minha newsletter como concorrente delas!

Abraços
Augusto


» Wilfredo () em 29/05 23:37

A diagramação não está muito ergonômica. Não é muito agradável de ler, mesmo quando impressa. As notícias estão muito 'coladas', os títulos estão muito próximos ao texto anterior e posterior. Fica cansativo ler os 'Destaques da Semana' num texto com linhas tão compridas, porque os olhos precisam se deslocar mais do que seria necessário. O olho humano precisa concentrar o foco para permitir a leitura, e linhas muito compridas cansam os olhos.

Pode parecer contraditório, mas o visual do boletim em PDF é simples porém não é um visual limpo. Bem diferente do site, que tem visual simples e limpo, organizado, agradável de ver e não cansativo de ser lido.

Além disso, como se trata de um boletim semanal, é mais prático e adequado veiculá-lo na forma atual: via correio eletrônico com formatação em texto puro. Poderia também, *opcionalmente*, ser distribuído em formato HTML. Ainda não entendi muito bem o porquê dessa versão em PDF.


» Augusto Campos () em 29/05 23:40

Wilfredo, eu expliquei na semana passada, repeti ao longo desta semana, e repito agora mais uma vez: a versão em PDF está sendo testada para uma futura edição especial, e não para substituir a newsletter semanal por e-mail.

Obrigado pelos comentários sobre ergonomia, entretanto!


» Wilfredo () em 29/05 23:48

Esse projeto virá a ser um apanhado dos boletins?


» Augusto Campos () em 30/05 00:11

Não


» tux-br () em 30/05 00:14

augusto tpa nota 10


» Augusto Campos () em 30/05 00:18

Wilfredo, fui analisar agora os pontos que levantaste. Estou de pleno acordo quanto à questão da leitura dificultada no trecho do texto que ficou em apenas uma coluna, mas aqui para mim os títulos estão com destaque suficiente e são facilmente identificáveis. E não consegui achar quais as notícias que você disse estarem coladas, você pode apontá-las?


» Wilfredo () em 30/05 00:22

Augusto, acho que só entenderei o projeto do material em PDF quando sair da versão pré-alfa. Mesmo assim, continue com os ensaios.


» André Simões () em 30/05 00:22

A versão PDF poderia ser uma compilação mensal da Newsletter semanal, com todas as entrevistas, resenhas e até com destaque para um ou mais tutoriais do site.

Seria o e-zine do br-linux, realmente como uma revista, mas sem a intenção de "competir" com as resvistas impressas.


» Wilfredo () em 30/05 00:55

Sobre a formatação, eu quis dizer que as notícas estão 'coladas' porque estão muito juntas na diagramação. Essa sensação é dada pela largura das margens da página e entre as duas colunas. Elas estão estreitas.

Os títulos das notícias devem estar distantes da última linha da notícia anterior em pelo menos 1,5 linha. Isso facilita encontrar mais rapidamente o título (fica mais fácil para 'bater o olho' no jornal e achar o que se quer ler). A distância entre o título "As 10 notícias mais lidas" e a última frase do texto "Queremos saber sua opinião!" é de 1 linha. O mesmo acontece com o título "Expediente e contato" e o texto de "Anuncie no br-linux.org!".

O cabeçalho está junto demais dos títulos "Queremos sua opinião!" e "BR-Linux no 5o. FISL".
Além disso, o título do jornal ficou grande demais, não só em relação ao restante do jornal como em relação ao restante do cabeçalho. Este deve ter seus elementos com tamanhos mais equilibrados.

Decida também se a diagramação será voltada para produzir um texto para ser lido impresso ou na tela do computador. Dependendo para quem você for veicular esse jornal, os leitores talvez prefiram lê-lo diretamente no computador, sem imprimir. Você o confeccionou para ser lido impresso, e não está muito prático de lê-lo no monitor.

Por fim, evite usar a exclamação (!) e os emoticons nesse tipo de texto ;) , principalmente nos títulos! Isso dá um ar apelativo e sensacionalista, tipo tablóide de fofoca. Esses recursos são mais adequados em mensagens particulares, fóruns e listas de discussão e outros textos mais informais, como o boletim por exemplo.


» Augusto Campos () em 30/05 01:08

Wilfredo, agradeço as colocações. Você pode me dar a referência destes valores e sugestões? É porque para mim parece plenamente aceitável o título estar a uma linha do fim do parágrafo anterior, por exemplo. Inclusive é o formato default da ferramenta de composição que usei. Mas eu acharia interessante ver a tua referência sobre o assunto.

Sobre a distância entre cabeçalho e os títulos na primeira página, acho que você tem razão, preciso separá-los melhor.

Quanto à altura do título da publicação, eu achei simpática. No olhômetro, parece ter o dobro da altura dos demais tipos, e era isso que eu procurava atingir. Ali não busquei o equilíbrio, e sim o contraste.

Quanto à decisão, acho que esta deve ser de cada leitor. Eu confeccionei para impressão mesmo. Se fosse para ler no monitor, publicaria no site mesmo ;-) A última caixa de texto da última página deixa isso bem claro, com letras garrafais inclusive.

Para completar, eu gosto de pontuação completa, smileys e tom pessoal nas minhas publicações pessoais. É por isso que incluo textos em primeira pessoa na newsletter também. Não é um boletim científico, nem uma revista de notícias, nem uma ata de reunião - é uma publicação do Augusto Campos! E ele exclama e sorri enquanto escreve o que pensa ;-)

Obrigado pelas considerações mesmo assim, é para obter este tipo de retorno que estou publicando estes pilotos.


» Diogo Tozzi () em 30/05 01:29

A melhor coisa q voces ja fizeram! Todos estao de parabens!!!

Uma dica seria fazer o uma versão em HTML pra ser enviada por email pois acho o arquivo em TXT muito "extenso" e pouco convidativo a primeira vista


Falowz pessoal


» Wilfredo () em 30/05 01:42

Como essa é a veiculação de material de caráter mais pessoal porém com formatação de jornal, você deve justificar essa impessoalidade com uma notinha explicitando isso. Pode ser uma frase de rodapé na primeira página ou no cabeçalho do jornal.

Sobre a separação entre o fim de um texto e o título de outro, isso é uma regra de diagramação já consagrada, usada a pelo menos um século e meio. É regra presente em normas de textos científicos e amplamente usada em periódicos científicos e jornalísticos. Basta pegar uma revista (como Veja ou Carta Capital) ou um jornal bem conhecido.

Caso você queira referência, posso passá-las amanhã, em mensagem particular. Estou cansado agora para procurar isso.

Só mais uma coisa. O uso de artigo antes de nome próprio (o Carlos, a Vanessa) em textos denota intimidade entre quem escreve, quem lê e quem é citado. Você provavelmente os conhece pessoalmente e é amigo de alguns. Mas nós, pobres mortais usuários de computadores, talvez não. Como muitos de nós só os conhece por causa de notícias sobre eles ou os viu em umas poucas palestras e encontros, não temos essa intimidade toda. Seria melhor evitar isso no jornal, uma vez que esse poderá estar impresso e afixado em qualquer lugar.


» Augusto Campos () em 30/05 02:04

Oi Wilfredo!

O caráter pessoal está explicitado no expediente (falando que não tem vinculação com nenhuma empresa), no cabeçalho da primeira página e no rodapé da segunda página ;-) (o smiley é só pra reforçar a pessoalidade) ;-) (de novo)

Quanto à regra da uma linha e meia, fico no aguardo. Mas não acho a comparação com as revistas citadas válida. Quisera ter os recursos (incluindo pauta, conteúdo, espaço, alcance) delas... Preciso comparar meu boletim com outros boletins de 5 a 6 páginas.

Aliás, se eu estivesse escrevendo para leitura na tela, ou se não estivesse preocupado em manter a contagem de páginas baixa para o pessoal poder imprimir sem ficar lamentando a tinta e as páginas gastas, eu mesmo teria tomado a iniciativa de deixar espaço duplo antes do título, uma linha depois, margem para perfuração, boxes e "olhos" em profusão. Mas não é esse o caso, certo?

Quanto a referenciar as pessoas utilizando artigo definido antes do nome, é característica de texto pessoal, não é? Essa parte eu acho que já expliquei a razão.

Para finalizar, não acho que a possibilidade de a newsletter (que não é um jornal) estar colada nos murais por aí afora seja razão para eu deixar de escrevê-la como desejo, ou para largar o tom pessoal. Pelo contrário!

Abraços
Augusto


» Wilfredo () em 30/05 02:47

No expediente você deixa claro que a publicação é feita por quem cuida do site br-linux.org. Só falta dizer que o site é mantido e editado apenas por você. Com isso, fica justificado o tom mais pessoal.

AC> Aliás, se eu estivesse escrevendo para leitura
na tela,
AC> ou se não estivesse preocupado em manter a contagem
AC> de páginas baixa para o pessoal poder imprimir sem ficar
AC> lamentando a tinta e as páginas gastas, eu mesmo teria
AC> tomado a iniciativa de deixar espaço duplo antes do
AC> título, uma linha depois, margem para perfuração,
AC> boxes e "olhos" em profusão. Mas não é esse o caso, certo?

Errado. Não é porque há uma preocupação com o número de páginas que a formatação mereça ser sacrificada. Não trate seu boletim de notícias como se fosse um rascunho. Faça-o bem caprichado, inclusive para que outras pessoas, ao verem, fiquem impressionadas com a aparência. Porque um texto sem boa aparência, por melhor que seja o conteúdo, não chama a atenção do potencial leitor.

Um texto bem formatado demonstra o interesse do publicador em facilitar a leitura e torná-la agradável para o leitor, e mostra que quem escreveu dá valor ao conteúdo ali veiculado. Pois quem escreve mostra um pouco de si ou do que faz. E quem não capricha na apresentação do que escreve, não mostra ao leitor ter o hábito de caprichar nas atividades rotineiras que faz.


» Augusto Campos () em 30/05 03:11

Obrigado por todas as sugestões, Wilfredo. Claro que quero caprichar no visual, e é por isso que pedi sugestões dos leitores. Mas não acho que optar pelos títulos com espaçamento reduzido comprometa a legibilidade ou o conforto visual do leitor a ponto de justificar o sacrifício do formato compacto. Com o tempo, talvez seja possível mudar isto (dependendo do número de páginas), mas por agora mantenho esta escolha.


» Wilfredo () em 30/05 03:45

O boletim é seu, você sabe o que quer dele. Desejo que você encontre um formato adequado para editá-lo e veiculá-lo, conforme seus objetivos.

E boa sorte ao futuro jornalzinho * . Sim, jornalzinho, porque um boletim de notícias editado e veiculado com formatação de jornal não deixa de ser um jornalzinho informativo.

(* 'jornalzinho´ no sentido de tamanho pequeno, não de conteúdo fraco)


» XMANUM () em 30/05 09:30

Adicionando recursos gráficos as metas são:

_Beneficiar e enriquecer o conteúdo;
_Facilitar a leirura;
_Aumentar a velocidade de interpretação do texto por parte de quem lê;
_Estabelecer um elo entre conteúdo e entes físicos visuais para possibilitar melhor memorização...

Desculpe, mas não foi a minha idéia usar recursos gráficos como enfeites, as sugestões que dei estão mais ligadas à preocupação com um bom entendimento e uma boa assimilação do conteúdo por parte de quem lê. Estudo didática e ministrei alguns cursos, por isso minhas sugestões expressam esses pormenores.

No caso de fotos, por exemplo, na entrevista caberiam bem... visa estabelecer um vínculo visual do conteúdo com o entrevistado.

Quanto aos que falaram sobre cores e fontes, disse que concordo com a idéia, afinal um texto com contrastes e uma harmonia entre cores e fontes não faz mal, a apresentação fica mais leve, os recursos podem ser até considerados acessórios, porém o resultado é notável na quantidade de leitores e na abrangência final do texto (minha experiência própria)- se não é algo desejável para você, tudo bem, fica a seu critério...

No caso de gráficos, outra vez apelo para o objetivo de proporcionar aceleração da leitura e um entendimento mais rico em detalhes - Interessante seria, por exemplo, se - nas seções de notícias mais lidas, mais comentadas, etc... - a lista de notícias em ordem descendente ou ascendente fosse substituída por um gráfico do tipo pizza...
Para gáficos é isso que vejo como objetivo, obviamente há um componente de beleza, porém isso seria algo para sua apreciação, mas, para o leitor, a riqueza de detalhes que o gráfico traria retiraria o peso do texto em lista tornando-o menos cansativo para quem lê, além de agregar inúmeras outras informações... no restante da seção seus comentários permaneceriam junto com os links para as notícias. Além do mais, isso seria um recurso facilmente implementável, já que o molde do gráfico seria o mesmo, mudando apenas os títulos das matérias mais lidas/comentadas e suas respectivas percentagens... Claro que o tipo do gréfico que citei ---pizza--- talvez não lhe seja apropriado, mas a idéia aqui foi apenas apresentar o objetivo do gráfico, você poderá escolher o molde de gráfico que mais lhe agrade e que lhe pareça mais adequado.

No caso de emoticons, não acho que atrapalhem, a formatação do texto também é algo que considero como pessoal... Alguns cuidados ergonômicos não fazem mal, porém acho que é algo para você ver com tranquilidade, pois tenho certeza que você tem uma boa experiência em formatação de textos e com certeza encontrará a melhor formatação...

Mais uma vez parabéns, Augusto, pois como eu já disse várias vezes para meus alunos:

Se há algo para criticar é porque há algo que foi feito... então, antes, temos que reconhecer o valor do que já existe e depois ajudar a melhorá-lo.


» PauloRZnd () em 30/05 09:47

Augusto,

Como foi dito pelo próprio Pablo Dall'Oglio na entrevista citando uma passagem do livro "O pequeno prícipe" de Antoine de Saint- Exupéry "Como na história do príncipe e da raposa, uma vez que você cativa alguém, você é responsável por ela."

A newsletter vem reforçar o seu compromisso com a comunidade.

Não cheguei a imprimir, portanto não posso comentar muito sobre a diagramação, embora o conteúdo tenha ficado muito bom.

Sobre os comentários do Wilfredo, são válidos sim, embora eu não ache que a news deva ser um modelo de perfeição editorial.

Obs: A frase original do livro é "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.". O interassante mesmo é ler o livro todo, para contextualizar a frase.


Abraços
Paulo Rezende


» ThLux () em 30/05 11:18

Augusto, tá de parabéns, nota 1000! É isso mesmo, continue assim que a comunidade agradece.


» Wilfredo () em 30/05 23:01

Xmanum, foram muito boas suas sugestões. Mas acho que poucas, ou nenhuma, das sugestões serão acatadas. Ele está preocupado com o número de páginas mais do que com formatação.

Quanto ao formalismo, acho bom observar ao menos as principais regras. Dá um ar de maior credibilidade ao conteúdo. Eu, pelo menos, não imprimiria um material informativo de terceiros para distribuir ou afixar em local público que tem uma linguagem típica de blog.


» XMANUM () em 31/05 06:47

Wilfredo,

Conheço bem as idéias do Augusto e acho que ele é uma pessoa de alta capacidade e coerência, portanto:

_Mesmo que ele não considere boas TODAS as minhas sugestões talvez eu fique um pouco :(

_Considerando que minha idéia aqui é de dar SUGESTÕES e não IMPOR o que eu quero, fico :) de ter participado.

_Pois se ele leu as sugestões já está bom pra mim, talvez ele decida usar em alguma outra publicação ;)

_Como não sei os limites que ele estabeleceu para o texto, tenho que respeitar suas restrições pois afinal a publicação é dele...


» spectra () em 31/05 08:28

Eu não consegui ver o PDF corretamente, acho que deve ser alguma coisa relacionado com a codificação de caracteres.

Eu estou abrindo com o GPDF, Dropline Gnome 2.6 Slackware 9.1.

Ou pode ser algum bug do GPDF??


» Augusto Campos () em 31/05 09:47

Obrigado pelas sugestões. Sempre achei desnecessário afirmar este tipo de coisa, mas tendo em vista o comentário acim, esclareço: claro que todas serão consideradas. Elas serão aceitas na medida do possível, pois não dá de atender a todos os critérios simultaneamente.

Algumas que certamente vão ser acatadas serão as que apontaram as linhas muito longas em um trecho do texto, e as margens muito estreitas em outro. As outras vão ficar, como de hábito, anotadas para consideração futura, atendendo a disponibilidades que poderão surgir.

Por outro lado, se algum de vocês tiver interesse em publicar a sua própria newsletter, atendendo a seus próprios critérios, estou à disposição para disponibilizar conteúdo.

Quanto à dúvida do(a) spectra, aparentemente o arquivo em formato PDF está íntegro sim.

Abraços
Augusto


» Alan () em 31/05 10:05

Augusto,

A única coisa que senti falta foi links que na versão texto nos levam direto para a matéria.
No resto ficou muito bom!


» Zecamann () em 31/05 10:07

Gostei também....


» gbitten () em 31/05 10:08

Augusto, concordo com Wilfredo sobre o espaçamento entre o título e a matéria anterior. Acredito que isso não deva comprometer a necessidade economia de espaço. Outra idéia, que tal uma fonte serifada para o corpo das notícias, não sou entendido nisso porem tenho a impressão que é mais adequada para esse tipo de publicação.


» XMANUM () em 31/05 10:18

Augusto,

Como disse: Confio nos seus propósitos, sugestões estão ai para serem aceitas se possível, se não talvez sejam úteis em outra implementação...

Portanto, não se preocupe, o pessoal está satisfeito com o que você decidir colocar, pois tenho certeza que você tem uma ótima percepção das idéias e saberá aproveitar aquilo que lhe convém para deixar a newsletter na forma que você pensou e com as boas dicas das pessoas que participam dos debates aqui no site...

Acho uma boa idéia abrir a oportunidade para quem quiser publicar a newsletter, no meu caso permanecerei contribuindo com sugestões, por pura falta de tempo, não por falta de vontade de publicar algo!!!


» ýutiíýž () em 13/06 12:14

fj


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.