Notícia publicada por brain em maio 25, 2004 10:00 PM
| TrackBack
Hamacker (sirhamacker@vidy.com.br) enviou este link da notícia do Yahoo Biz e acrescentou as boas novas da Computer Associates: "Em cerca de 90 dias, o Ingres tornar-se-a Ca Open Ingres, e desenvolvedores poderão fazer o download do código fonte e fazer suas modificações. Para que isso fosse possivel ela anunciou uma nova licença chamada CA-TOSL derivada da CPL, na qual o Ingres se baseará." Ele acrescenta sua opinião sobre a empresa: "A CA sempre foi conhecida por destruir tudo o que ela põe a mão, ela compra a empresa que possui o software lhe interessa e depois simplesmente mata o projeto. Alguem aí se lembra do Clipper ? Será que essa decisão de liberar o Ingres é para tentar salva-lo ? Eu acho que sim."
Bom, o Ingres é bem velhinho e faz tempo que eu não ouvia mais falar nele - ao contrário do que ocorre com seu descendente PostgreSQL (que iniciou como um fork do Ingres na década de 80). Independente da motivação da CA, acredito que a liberação do fonte é positiva, e será interessante acompanhar o que vai acontecer com o projeto no futuro. Vale mencionar que a licença CA-TOSL é derivada da CPL, e não da mais conhecida GPL. Mas é aprovada pela Open Source Initiative.
Para completar as notícias da CA, ela anunciou também a criação de uma fundação para apoiar o desenvolvimento do Plone, popular gerenciador de conteúdo (CMS) baseado no Zope, usado em sites como o do SERPRO e o softwarelivre.gov.br. O anúncio é interessante, detalhando inclusive como funciona o processo de migração de licença do Plone, que vai passar da GPL para a CA-TOSL. Mais no LWN. Atualização: o site do Plone publicou um FAQ negando a mudança de licença tal como anunciada no anúncio da eWeek, e afirmando compromisso com a GPL. Aparentemente teremos uma licença dual (GPL + outra) no futuro. Aguardemos para ver o desenvolvimento da situação. Agradeço ao Sidnei da Silva pela atualização.
A CA deve ter se baseado na técnica da Borland, que tornou o Interbase bem mais popular quando abriu a versão 6.0. Ficou popular, no entanto, a versão OpenSource chamada Firebird que veio após ganhou muito mais notoriedade e recursos. Hoje só usa o Interbase7 quem realmente precisa da mão de obra da Borland (cursos, palestras, certificacao,...)
Infelizmente essa noticia eh equivocada. O Plone naio vai passar pra CA-TOSL. Por enquanto nao foi nem decidido se ele vai deixar de ser GPL. A verdade
eh que se esta cogitando uma mudanca de licenca para possibilitar o dual-licensing, mas nada foi decidido ainda.
A noticia da eWeek comete o mesmo erro.
Tem razão, Sidnei. Vou retificar a notícia. Obrigado
Tenho um cliente que usa o Ingres no AIX... Ele acabou de renovar suas licensas. Ele vai ficar tiririca com a notícia... :}
Ela só esta abrindo os fontes porque marketshare do ingress vem diminuindo a cada ano, interessante que na contra-mao disso, o MySQL tá cada vez mais restringindo sua licenca :
http://www.internetnews.com/dev-news/article.php/3358061
Aparentemente o mercado de banco de dados está fervilhando...
Hamacker
Eu acho que a palavra restringindo é ruim para esta caso, pq estão mudando de LGPL para GPL.
Daniel, a licenca do MySQL sempre foi polemica, no artigo "MySQL falha em enquietar as criticas de sobre as licencas" (o link esta logo acima), é mencionado algumas razões porque muitas distros estao criticando a nova licenca do MySQL, mas não é todo mundo, o artigo menciona que algumas distros como a SUSE colocaram o MySQL 4.x e sua dual licenca.
Alguem ai poderia confirmar se o Fedora Core2 vem o MySQL 4.x ?
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.