Notícia publicada por brain em maio 25, 2004 11:48 AM
| TrackBack
Recebemos hoje o anúncio do lançamento da Revista Copyleft, dedicada ao software livre. O exemplar piloto, com 16 páginas, será distribuído gratuitamente aos participantes do FISL. Um aspecto interessante da nova revista é que ela será publicada sob uma licença Creative Commons, permitindo o livre uso de seus textos e idéias, seguindo a filosofia do software livre.
Na lista dos envolvidos na nova publicação, encontram-se vários nomes conhecidos da comunidade livre brasileira, inclusive boa parte do expediente de outra revista brasileira de Linux recentemente extinta ;-) O site da revista ainda não tem conteúdo, mas reproduzimos abaixo a íntegra do anúncio recebido.
Atualização: Recebi agora de manhã a informação de que já está no ar o Fórum da Revista Copyleft. Aproveitem para mandar para eles as suas dicas sobre o que esperam da revista, e sugerir que eles leiam a discussão daqui também ;-)
Segue a íntegra do anúncio recebido
Nova publicação é apresentada durante o V Fórum Internacional do Software Livre
Está nascendo a Copyleft - A Revista do Software Livre. Uma publicação sobre software livre e seus sabores, cores, telas, códigos, máquinas, cabos e dispositivos, levando para o leitor informações corretas e necessárias de forma independente, inovadora em suas idéias, seus conceitos e sua forma de ser. Uma revista objetiva e que sai da mesmice da maioria das revistas de informática existentes, onde todos os livres têm voz, sejam de quaisquer etnias computacionais, sem preconceito ou discriminação, mas nunca mudando nosso foco, essa idéia revolucionária que é o software livre.
Moderna, ágil, contundente e preocupada, acima de tudo, com a comunidade de software livre, seus usuários e seus leitores, a revista acredita que a tecnologia, a política e os negócios caminham juntos somando forças para mudar a realidade que hoje nos é apresentada. O nome não é somente uma brincadeira. Publicada sob uma licença Creative Commons, a revista permite o livre uso de seus textos e idéias, seguindo a filosofia do software livre. Copie-a, modifique-a, distribua-a, passe-a para seus amigos.
A edição zero, uma pequena amostra com 16 páginas do que vêm por aí, será distribuída gratuitamente aos participantes do 5o. Fórum internacional do Software Livre, a ser realizado em Porto Alegre, RS, entre os dias 02 a 05 de Junho de 2004. Em breve as edições regulares estarão disponíveis mensalmente nas bancas de todo o Brasil.
Sinceramente, esperamos que gostem do que preparamos para vocês.
Rafael Rigues - Editor
falecom@revistacopyleft.com.br
Que otima noticia!!!
Parabens pela iniciativa do grupo, e parabens pela escolha da licensa!!!
A melhor ideia após o falecimento da revista do linux.. simplesmente SHOW.
Existe alguma relação com esta revista e o site www.copyleft.net? Se voces perceberem, o logotipo com o "C" invertido é igual.
Puxa... que coincidência.... hoje mesmo, durante o dia estávamos a discutir sobre revistas, na matéria sobre a geek 42.. ;)!!
Ótima notícia...!!!
plagio do www.copyleft.net ?
A começar pela Licença, esta parece ser uma publicação feita pela comunidade para a comunidade.
Vida londa para a Copyleft!
Nossa, mas de onde se tirou a idéia de plágio? Copyleft é o método utilizado pela comunidade GNU para, entre outras coisas, incentivar a livre distribuição de software, e o C invertido é justamente seu símbolo, o inverso do copyright, e não uma idéia do site www.copyleft.net.
Além disso o site copyleft nada tem de conteúdo editorial, sequer revista digital ele é.
Vamos nos informar antes de sair criticando, né?
http://www.gnu.org/copyleft/copyleft.html
Parabéns a toda a equipe da nova revista pela iniciativa, fiquei muito curiosa para ver o trabalho, encontro vocês no FISL!
Faço votos que esse projeto alavanque e cresça!
Por enquanto eu tenho estado praticamente fora da internet, por isto mesmo não tenho podido ajudar muito.
Mas tenho acompanhado o que posso.
Eu não poderia deixar de manifestar, o meu incondicional apoio a esta iniciativa.
Meus mais sinceros agradecimentos, a todos os que participam de mais esta empreitada.
O mundo do copyleft e suas ideias, levarão a humanidade para um caminho muito melhor, do que se pode imaginar. :D
Muito Boa sorte a todos!
Que maravilha!!!!
Que o conteúdo seja aquilo que discutimos no tópico da Geek 42 e mais coisas úteis e divertidas para todos...
Para isso tenho uma sugestão, que tal uma pesquisa para saber o que a maioria do pessoal deseja que seja publicado?
A participação de todos é um dos fatores que diminui a quantidade de críticas, além de elevar o nível do conteúdo...
Acabar com as críticas é mais difícil pois é impossível agradar a todos, mas agradando uma boa maioria já está de bom tamanho...
Ola amigos,
Sinto falta de uma revista voltada para o software livre, espero que que este empreendimento venha preencher esta lacuna.
como colocou sabiamente um leitor aqui no forúm, espero que a informação tenha mais foco do que apenas a mera distribuição de cds.
Boa sorte para vocês.
Pierre
Uauuuuuuu!!!
Eu estava tão triste com o fim da Revista do Linux, logo qnd eu tava afim de assinar!!! Mas estou ancioso com a Copyleft, e assim que abrirem assinaturas eu serei o primeiro a assinar!!! Acredito que esta revista terá a mesma qualidade da que se extinguiu!!!
Ahh se alguem for no forum, pega uma pra mim e me manda, eu pago!!!
100+
Tchelo_Xinelo
a comunidade do software livre estava abandonada após a imprevista desaparição da revista do linux. copyleft é portanto bem-vinda. apesar de ser um fã de carteirinha de linux creio que a comunidade é muito vasta e se ressente da ausência de uma publicação eclética onde possa expor seu pensamento numa atmosfera neutra e mostrar que o software livre não é apenas um credo ou um modismo, mas uma nova forma de difundir conhecimento e de valorizar o saber das pessoas.
Eu espero que dê tudo certo, a revista saiba conciliar textos técnicos e não técnicos (eu sinceramente gosto dos textos técnicos) e principalmente tenha um esquema de distribuição bem mais inteligente que a RdL porque eu deixei de compra a Revista do Linux por um único motivo e não foi seu conteúdo, foi porque eu simplesmente não a achava em São Paulo.
Sucesso
Realmente, é uma ótima notícia.
Espero que a publicação esteja à altura das "comunidades", de software livre, empresários, formadores de opiniões, usuários finais, etc...
Desde o fim da RDL, que vinha definhando aos poucos, os profissionais e usuários ficaram abandonados, e com isso, forçados a ver aparições de reportagens e notícias de todos os tipos e conteúdos às vezes duvidosos, quando não mentirosos.
Espero seriedade e competência por parte dos profissionais, editora e anunciantes.
Que façam um ótimo trabalho e que ouçam o que temos a dizer. Dessa forma a publicação terá uma vida longa e próspera.
Que legal!
To torcendo por voces!
Infelizmente nao vou poder ir no FISL, mas com certeza vai ser mais uma coleção minha quando sair nas bancas :)
Vamos lá, façam uma força e coloquem um formulário pra assinaturas na página, aposto que vão ter uma avalanche de pedidos... E ganhar dinheiro é bom, oras.
Ratifico a sugestão do Patola com relação a assinaturas.
Vejam que o Mandrake superou uma crise financeira partindo para um sistema de assinaturas (no caso o Mandrake Club).
Pensei uma publicação com as seguintes características:
- Notícias atualizadas sobre o SL
- CD com SL, para aqueles que não tem internet com acesso de banda larga.
- Seção de História do SL.
- Entrevista
- Seção de cursos básicos sobre o SL.
Vida longa à Copyleft!!
Parabéns a Revista CopyLeft pela iniciativa.
Ainda não li a revista mas ja estou gostando dela.
Gostei da ousadia de usar um licensa copyleft em seu conteudo. É uma proposta arrojada e afrente de nosso tempo e por isso ela tem boas chances de ter sucesso.
Eu vou comprar e eu acho que muita gente estava esperando uma revista para suprir a lacuna de revistas de linux no Brasil.
Ah, sim, por favor! "Estudos de casos" são bons, mas UM por número da revista é mais que suficiente. Acho que a maioria do pessoal gostaria mais dos assuntos técnicos...
Notem que a revista do linux já tinha uma licença parecida, permitindo a reprodução do conteúdo desde que houvesse uma citação indicando a fonte.
Bem lembrado, Andreas.
Otima noticia, espero que a revista consiga colocar artigos para usuarios leigos, itermediarios e avançados...
acho que estudo do caso e legal, mas so de vez em quando,ou se tiver algum diferencial(implementação em algo que ainda não e comun),quando mandar software em cd para usuario leigo, um bom passo a passo...
do mais desejo muita sorte.
Alguem que for ao FISL, pegue uma pra mim! :)
Boa sorte, Copyleft!
A fim de não encarecer os custos (de forma fútil), favor não anexar CDs de "brinde" na revista. Revista é leitura (papel), não um repositório de dados ou uma ação em prol dos desprovidos de banda larga (que por incrível que pareça, mesmos os que usam conexão discadas, poucos usariam de fato o conteúdo do CD, dada o leque enorme de configurações, compatibilidades, interesses, etc).
Apesar de discordar do termo "encarecer os custos", eu concordo que CDs na revista talvez só serviriam pra deixa-la mais cara, e a menos que sejam live-cds (que você sempre pode lervar na casa de alguem, resolver um problema, etc) ou programas em "autopackage" (que talvez também tenha gente que prefira pacotes da sua propria distribuição), o cd não é seria muito útil na maioria das vezes.
EdCrypt, encarece os custos principalmente pelos impostos que incidem sobre os CDs, que são impostos além do da revista em si, mesmos que venham declarados como "brinde". E provavelmente é o custo mais forte do que o da mídia e a preparação do conteúdo desta.
__CDs NA REVISTA NãO!
-----------------------
Não só encarece o preço, como também impede que o leitor vislumbre seu conteúdo, em virtude do plástico que a envolve.E revista com CD-ROM nem sempre funciona. . .Muitas publicações morrem, simplesmente por colocarem este pretenso ``recurso``.
Concordo EM PARTE com a não-colocação dos CD-ROMs de brinde nas revistas, mas vamos ver estas questões de outra forma: que tal ao invés de lançar SOMENTEa revista em formato impresso, esta venha acompanhada de um CD-ROM apenas em épocas ESPECIAIS, como o aniversário da própria revista ou o lançamento de um novo ou uma nova versão de um programa (ou distribuição) de forte impacto? Por exemplo, quem não ficaria contente em ter à mão o CD-ROM de uma distribuição recém-lançada (e muito esperada - como o Slackware), ou um conjunto de pacotes e bibliotecas pré-compilados para aplicações que envolvam certa dificuldade de configuração (e ainda incluir um tutorial na revista)? É um caso à pensar, pois acredito que um CD-ROM de brinde a cada seis meses por exemplo tá de bom tamanho.
Pessoal, o CD na revista é algo muito útil (indispensavel ?) para quem não tem acesso a banda larga (maioria das cidades do Brasil), então não creio que ele seja futil, ou só sirva para encarecer a revista, a não ser que siga o exemplo da rdl, uma nova distribuição do conectiva a cada mês, ou totalmente à parte dos assuntos tratados na revista. Imaginem-se morando no interior, que nem provedor discado tem direito, pega a revista e lê sobre as maravilhas da última versão do aplicativo xyz, que (lógico) pode ser baixado e usado livremente, mas o .bz2 tem 72MB, e a revista não tem CD.
> Por exemplo, quem não ficaria contente em ter à
> mão o CD-ROM de uma distribuição recém-lançada
> (e muito esperada - como o Slackware)
Todas as pessoas que nao tem nenhum interesse em instalar o Slackware.
> ou um conjunto de pacotes e bibliotecas
> pré-compilados para aplicações que envolvam
> certa dificuldade de configuração
Isso não funciona. Esses softwares distribuídos em CD ficam desatualizados muito rapidamente.
Além disso, é muito complicado, para não dizer impossível, distribuir um pacote binário que vá funcionar em qualquer distribuição.
CDs com programas são praticamente inúteis.
CDs com uma distribuição podem ser úteis, para as pessoas que queiram instalar essa distribuição. Mas esses não devem ser vendidos junto com as revistas, para que as outras pessoas não tenham que pagar por uma distribuição que não vai ser usada.
Existem diversos sites que vendem CDs com as mais novas distribuições, por menos de R$10,00, com entraga por sedex poucos dias.
Discordo da galera que é contra o cd n revista. Eu so me interessei pelo linux por que consegui na epoca um cd do conectiva guarani que vinha na pc-master, nunca tive banda larga e até versão nova do kurumin, so quando vem em revista, coloquei o mandrake na minha maquina graças a cd de revista e achei minha distribuição preferida...
muitos softwares importantes como staroffice e openoffice so tive contato graças a revistas. e claro que alguns softwares são chatos de instalar, mas sem cd de revista hj eu ainda seria usuario windows, provavelmente estaria cursando um curso microsoft hoje, ao inves de gestão de software livre na uni-bh. Sem ter como testar como poderia dizer que o linux é bom? Realmente quem é contra cd n revista provavelmente tem dinheiro pra ter banda larga, coisa que nem todo mundo tem( na verdade a minoria da populção sequer tem acesso a internet), pra mim cd na revista e essencial assim como contéudo dela ,pois so assim posso formar minha propia opnião sobre os softwares. No dia que todo mundo tiver banda larga, e gravadora de cd eu concordo que cd possa ser desnecessario.
Sou da turma que também é contra o CD na revista.
De todos que recebi na RdL, usei uns 3 ou 4... e não tenho banda larga!
Sempre que me interessei por uma nova distribuição, ou comprei na linuxmall ou o cd oficial da distro ( como o Gentoo).
A maioria das aplicações necessárias já vem no CD da distro. Uns megas por mês via linha discada não pesaria tanto assim...
Outro ponto que dá para economizar também é no papel. Aqueles de alta qualidade, brilhantes, que não amassam, soltam as tiras, etc etc são caros e qualquer revista que trata de informática fica ultrapassada rapidamente - não sei realmente para que guardar uma por mais de 1 ano. Logo, pode-se usar um papel mais em conta (contanto que repasse para o valor de capa, hehehe)
Essas são minhas sugestões.
[]´s
Krusty
Muito bacana a iniciativa dessa revista, e o legal é ver pelo menos uma pessoa q trabalhou arduamente na Revista do Linux agora na Copyleft: Meu amigo uber-geek Rafael Rigues, MSXzeiro de carteirinha e agora BEFH (Bastard Editor From Hell) de uma revista. Muito legal, tenho ótimas expectativas c/ ela.
E o curioso é q no blog dele, ele faz surpresa... Aqui ele se denuncia. =)
Muito bom, pena q n poderei ir ao FISL, mas vou pentelhar ele por uma edição autografada. =D
Longa vida ao SL, longa vida à Copyleft. Se vier s/ CD e c/ preço competitivo, viro assinante.
Carlos Mafort, o conteudo do cd da revista do linux não era realmente maravilhoso, mas se a revista tiver um conteudo parecido com o da pc-master compensa sim...
agora comprar cd no linuxmall e uma boa alternativa pra quem ja conhece linux e sabe que vale a pena, mas para usuarios novos pode ter certeza que eles nao vão gastar seu tempo, vão se acomodar e usar seu windows pirata...
Acabando com a discussão sobre o CD:
Segundo o webmaster no fórum da própria revista o CD só estará encartado na revista quando "necessário", mas os arquivos estarão disponíveis no site da revista...
Acho uma decisão acertada, pois se é pra conviver com a ameaça de não ter revista ou não ter um bom conteúdo é melhor assim...
Se o CD é um peso que pode até mesmo fazer a revista parar de circular, acho melhor pelo menos ter a revista do que não ter nada...
Além do mais exitem fatos comprovados de possíveis compradores que deixam de comprar a revista porque não quer o CD!!!
Tem cara que diz:
"Ah, esse mês não vou comprar porque eu não quero esse CD"
Que raios de brinde é esse que faz os caras desistirem do produto principal?
É melhor que o CD seja disponibilizado quando um grande interesse pelo material for percebido! Isso dá pra saber com uma simples pesquisa! É um meio de não gastar dinheiro a toa, preservando o produto principal: a revista.
Segundo o que li no fórum da revista, ela terá um caráter predominantemente técnico. Na minha opinião isso é um bom indicador de boa qualidade...
Sobre os CDs.
Simples, mandem um encarte que quem queira o CD
o receba em casa,bastando mandá-lo ou pedir
o CD via email.
Gasta-se mais no envio, mas dependendo vc gasta menos no making deles.
Belê?
Leonardo, realmente, é uma boa!
Gostei, muito dessa noticia que haverá uma revista, para ocupar o lugar da RdL, muito bom, e sou a favor dos CD´s na revista, mas como o companheiro Leonardo falou eles podem fazer o seguinte quem quer o cd manda um e-mail e eles mandam eles pelos correios e mais uma coisinha podem fazer o seguinte para quem for assinar a revista três preços:
1º Quem quer os cd´s em todas as revistas como era na RdL que é meu caso
2º Uma revista sem cd´s
3º Uma revista com cd´s em ocasiões especiais como em casos em que a materia causa uma grande repercusão.
E claro que a repercursão deve ser medida em pesquisas no site da revista.
Vida longa a Revista CopyLeft, e como eu consigo a revista "ZERO" vão colocar on-line é uma boa para darmos uma olhada e quando poderemos assinar a revista
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.