Notícia publicada por brain em maio 24, 2004 10:54 PM
| TrackBack
Wilfredo (perguntad0r@click21.com.br) enviou este link e acrescentou: "Segundo notícia da Wired News, Linus Torvalds propôs mudanças no processo de desenvolvimento do kernel Linux, com o objetivo de esclarecer quaisquer questões relativas à origem e propriedade do que está presente no código-fonte. Por causa dos processos movidos pela SCO, surgiu a necessidade de documentar detalhada e cuidadosamente o processo de desenvolvimento do kernel." Mais na InfoWorld e no Newsforge.
Segundo o luminar da cultura Unix e presidente da USENIX Marshall Kirk McKusick, trata-se de uma evolução necessária. Nesta entrevista ele explica a razão. E ele deve saber, pois na década passada esteve ativamente envolvido na defesa do BSD em processo semelhante ao que a SCO hoje move contra a IBM (pelo Linux).
Enquanto isto, o Groklaw anunciou um novo projeto para documentar a história do UNIX. Já há vários documentos sobre o assunto (por exemlpo, eu tenho um exemplar do "A quarter century of Unix", do Peter Salus, e recomendo a quem puder ler), mas a idéia do Grokline é documentar tendo em vista a proteção contra futuros ataques baseados em patentes ou propriedade intelectual.
não consigo entender por que linus e a comunidade desenvolvedora demoraram a perceber um fato óbvio como a necessidade de documentar todo trecho do código-fonte do kernel. podemos dizer que essa é a conseqüência benéfica das ações da sco: afirmar com clareza que linux não é um mero plágio da criatividade alheia, mas uma alternativa eficaz e eficiente aos produtos comerciais, com o mérito extra de compartilhar conhecimentos, façanha impossível para os produtos comerciais.
Hein ??
Codigo-fonte documentado eh prova de que nao eh plagio ?!?!?!?!
Sou totalmente contra a SCO, mas voce viajou nessa...
sem mais
--toledo
Pergunta inocente : O uso do CSV no desenvolvimento do kernel, já é uma baita documentação. Como concluir que o hamacker usou codigo fonte proprietário num desses commits de versão ?
Se o codigo é proprietário talvez o hamacker esteja mal intencionado, talvez ele seja um espião da SCO tentando implantar codigo proprietário. Como se resolve um problema desses ?
CSV ou CVS? Só lembrando, o kernel usa bittorrent (um sistema de controle de versões proprietários e com uma cláusula que impede qualquer pessoa que o use a colaborar com outros controles de versões) há relativamente pouco tempo e tem um gateway para CVS. Mas até pouco depois do ano 2000 não tinha.
CSV ou CVS? Bit Torrent ou Bit Keeper?
Só para esclarecer, o desenvolvimento do kernel ainda não usa bittorrent. Mas usa BitKeeper ;-) As duas confusões involuntárias acima são comuns.
Viajei mesmo, Augusto. =P Obrigado pela correção. Que vergonha...
CVS né :), é tanta sigla que fica até dificil : CVS, CSV, SVG, SCO, ops! :P
Mas o importante foi a pergunta : Se hamacker a serviço da SCO colocar código proprietario no kernel do Linux, como os outros colegas desenvolvedores vao descobrir isso antes do processo ? Acho que não há como.
O que eu achei legal foi ele ter falado numa entrevista à ComputerWorld: http://computerworld.terra.com.br/AdPortalV3/adCmsDocumentoShow.aspx?Documento=27234
que o Linux deve ser baseado em OpenGL, assim seu desempenho em aplicativos 3D seria bem superior, e a interface X seria mais para aplicativos 2D. Achei muito interessante esse projeto, tomara que não coloquem areia em cima.
"Mas o importante foi a pergunta : Se hamacker a serviço da SCO colocar código proprietario no kernel do Linux, como os outros colegas desenvolvedores vao descobrir isso antes do processo ? Acho que não há como."
Peer review - análise pelos pares. O mesmo processo que guia as publicações científicas... Processo aliás muito, muito mais confiável que o pífio peer review de software proprietário, que não deixa uma dezena de pessoas ver o código. No caso do kernel fica difícil levantar uma estatística de quantos lêem, mas com certeza mais do que dezenas de milhares de pessoas.
Existe ainda um atenuante: mesmo se o código for 'proprietário', isto é, parte de um programa sob copyright, se ele for suficientemente pequeno pode ser considerado como algo óbvio e portanto sem proteção de direitos (fair use).
Nao digo inserir um codigo tao descaradamente com CTRL+C e CTRL+V, digo pegar o fonte de um driver por exemplo, camuflar o codigo fonte dele fazendo-o parecer que foi desenvolvido do zero e por na arvore CVS. Talvez se passem meses ou anos e o codigo fica adormecido lá até que um dia enfim alguem descobre. Talvez o exemplo foi ruim, porque um driver é um modulo e fica a parte do kernel, mas voce entendeu o espirito da coisa, né ?
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.