Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Vaga para desenvolvedor Kylix e PHP em SC

Notícia publicada por brain em maio 18, 2004 11:45 PM | TrackBack


Recebi de fonte que solicitou o anonimato este anúncio para uma vaga de desenvolvedor que, embora não seja exclusivamente de tecnologias livres, pode interessar a alguns de vocês. Um detalhe importante é que os candidatos devem ter condições de trabalhar em horário comercial integral no escritório da empresa na região metropolitana da capital catarinense. Segue a íntegra do anúncio recebido"Empresa catarinense de grande porte busca colaborador para Grande Florianópolis. Fundamental: Experiência comprovada em Kylix e PHP; Conhecimento em Webservice e em linguagem SQL; Disponibilidade integral no horário comercial. Desejável conhecimento adicional: Linux, Java e Photoshop para tratamento de imagens. Currículos para prog@th.com.br"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Dyego Souza Dantas Leal () em 19/05 08:29

Kylix ? alguem ainda programa nisso ?
Mesmo com total abandono da borland... sem atualizacoes... e cheio de paus... ?

Tem louco pra tudo :P


» JUIZ () em 19/05 10:16

Concordo que o kylix foi abandonado pela borland ...
mas é uma excelente ferramenta, e uma linguagem muito elegante ...
Na empresa que trabalho, temos alguns programas feitos em kylix (console, intraweb ...), que rodam muito bem ...


» Dyego Souza Dantas Leal () em 19/05 11:22

Quanto a linguagem...
Object Pascal eh uma linguagel extremamente intuitiva e poderosa...

Já quanto a fazer problemas com o kylix... me desculpe... mas atualmente da maneira que ele tah abandonado... soh serve pra "quebrar galhos"...

Sem condicoes de fazer um sistema completo...

Para projetos grandes o negocio ainda eh recorrer a uma QT , GTK da vida... para nao acabar passando raiva.

Digo isso prq a empresa em que trabalho iria comecar um projeto grande em kylix...
Acabamos desistindo... eh tanto o descaso... que eh suicidio financeiro apostar em uma ferramenta morta.


» Fabiano Rech () em 19/05 11:34

O kylix, foi abandonado, mas o object pascal ainda tem um grande folêgo, vejamos por exemplo um projeto SL que é lazarus, bem não está estável ainda, mas pode promete proporcionar uma Ide parecida com o kylix, acredito que ainda é cedo para empresas que apostaram no kylix, estarem fadadas a falta de suporte. sem contar na praticidade de se programar em pascal.
Sem contar que uso o kylix e particularmente achei uma ótima opção, não é tão bugado assim, faltava ai uma coisa que é provavelmente um sonho distante, mas não impossivel, a borland liberar o código fonte dele, mas convenhamos, está fora de cogitação.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 19/05 11:49

hehe... se voce acha que 2 anos de total omissão e uma declaracao da propria borland de que nao vao continuar fazendo o kylix nao eh motivo para "desistir dele" , entao tah neh :) o investimento financeiro eh seu.

Quanto ao lazarus... ele está a anos luz do kylix... ANOS LUZ... nao tem o debugger dele nem integrado nao eh com o IDE... mas está caminhando a passos largos... espero que logo isso seja arrumado... acredito muito no lazarus... mas da maneira que ele tah... nem pra fazer um "controlinho de estoque" nao dah...

Quanto ao pascal... nao discordo do que vc disse... realmente pascal eh MUITO bom... Delphi (1-7) eh um belo exemplo do poder do Object Pascal.

"... provavelmente um sonho distante, mas não impossivel ..."

hahaha... eu acho IMPOSSIVEL... ainda mais agora que ela e a Microsoft estao de maos dadas... nao ve o delphi 8 ? SOH GERA .NET, nem EXE nao gera mais para o Win32 normal... SOH .NET...


» Marcos Alexandre () em 19/05 11:59

Corrigindo, o Delphi 8.NET gera sim executaveis e a Borland já avisou que vao sair versoes do Delphi com VCL sim, e está estudando o mono para gerar para Linux.

A ideia da Borland é matar a IDE para Linux. Dentro do seu Delphi no Windows teria uma opçao de gerar o executavel para linux, que poderia usar o Mono ou nativo.

Enquanto isso o JBuilder segue firme e forte para as duas plataformas.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 19/05 12:05

"Corrigindo, o Delphi 8.NET gera sim executaveis e a Borland já avisou que vao sair versoes do Delphi com VCL sim, e está estudando o mono para gerar para Linux."

Gera nada... Gerará.... entao... UM DIA... vai gerar... eu duvido muito que esse dia chegue tao rapido...

Essa estoria de que "estamos estudando"... vindo da borland... sempre deu em NADA... a meses atraz eles estavao estudando a versao 4 do kylix...


O exe que o D8 gera hj... soh executa dentro de computadores com o .net instalado... eh igual o java... que tmb pode gerar um .exe... que chama jvm :PPP ou seja... eh mais elegante gerar .jar :PPP que pelo menos nao ilude o fregues :PPP

Enquanto nao sair... estou certo.


"A ideia da Borland é matar a IDE para Linux. Dentro do seu Delphi no Windows teria uma opçao de gerar o executavel para linux, que poderia usar o Mono ou nativo."

Bem... imagine que isso realmente seja realidade , que essa "ideia" um dia se torne economicamente viavel para a borland...
Entao o kylix esta morto... prq o kylix use CLX
, .NET vai usar VCL.NET... entao... todos os projetos em CLX estao mortos... ou seja... Kylix esta morto, a questa eh... voce apostaria financeiramente em um produto morto ?



» Anderson Livramento () em 19/05 12:28

Sei não, tenho o Lazarus, no Windows 2000, achei muito bom, tanto que depois que eu terminar um projeto aqui, vou tentar ajudar no seu desenvolvimento, pois pretendo utilizar essa ferramenta para futuros projetos (e portar alguns já existentes) para o Linux. E dá sim, pra fazer um "controlezinho de estoque", mas não no Windows, o pra Linux parece estar mais estável, entretanto, a IDE é uma ferramenta que ajuda bastante o desenvolvimento, mas o freepascal, assim como qualquer outro compilador, possibilita vc desenvolver mesmo com o VIM...

Paz


» Fabiano Rech () em 19/05 13:42

Porque gastaria dinheiro com o kylix se existe uma versão gratuita e eu penso somente em desenvolver software livre, o que está de acordo com a licensa da borland, é lógico programas comerciais será nescessário adquirir o produto original. agora quanto ao lazarus não possibilitar nenhum controle de estoque, discordo, creio que o Anderson Livramento, tudo vai da capacidade do programador, se ele for bom, com freepascal e o vi, ele não vai precisar de nenhuma ide, é lógico que isto demandará um tempo muitoooo maior, mas não é impossivel.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 19/05 13:43

Muito bom ? vc chama uma IDE sem debug integrado de Muito bom ? Bom... nao sei ateh onde vai os seus propositos... mas acho que qualquer programador necessita de debugger...

Se nao for com a IDE... nao eh RAD , se nao eh RAD... ae da na mesma do que programar em C++ usando GTK ou QT... soh muda a linguagem...



» Dyego Souza Dantas Leal () em 19/05 13:48

Fabiano Rech,

"Porque gastaria dinheiro com o kylix se existe uma versão gratuita "

Nao falo no PRECO do kylix... e sim no investimento de TEMPO e MAO DE OBRA... vc faria tal investimento em um software que está morto ?

"tudo vai da capacidade do programador, se ele for bom, com freepascal e o vi, ele não vai precisar de nenhuma ide, é lógico que isto demandará um tempo muitoooo maior"

Concordo plenamente... se voce prefere transformar algo simples e rapido em algo que vai demorar 20 vezes mais e tem a possibilidade de nao dar em nada... Ae eh questa de escolha...

Lazarus está crescendo e se desenvolvendo em passos largos... o que eu to dizendo que HOJE ele AINDA nao tem seu valor expressivo dentro da comunidade realmente ativa... aqueles que jah programao em delphi e estao procurando alternativas...

O negocio eh ajudar o lazarus... porem dizer que ele "eh muito bom" eh um exagero... ele vai ficar "muito bom".

Lembrando que a questão primaria era:

O Kylix tem futuro ?

e nao o lazarus :P , prq o lazarus eh Free , e isso jah diz tudo... futuro ele tem.



» Fabiano Rech () em 19/05 14:04

Bom eu digo que programas básicos, ainda podem ter como ótima solução o kylix, alêm que o investimento em mão de obra nunca será morto, ora se hoje uso kylix que por enquanto atende minhas nescessidades, em um amanhão posso usar o lazarus, ou quem sabe migrar tudo para java, ou até em python que umas da linguagens que mais cresce ultimamente. hoje dia, devemos ser mais flexiveis, hoje em windows eu uso delphi , em linux uso kylix, mas estou me reciclando e estou tentando migrar muitas coisas para pygtk (projetos pessoais), mas não creio que o kylix já possa ser considerado um software morto. ainda terá por algum tempo a sua fatia do mercado.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 19/05 14:08

"alêm que o investimento em mão de obra nunca será morto, ora se hoje uso kylix que por enquanto atende minhas nescessidades, em um amanhão posso usar o lazarus"

Claro !!! seguindo a sua maneira de pensar... entao devemos investir no re-trabalho... pra q fazer a coisa uma vez soh neh ? vamos refazer varias e varias vezes...

Quando vc fala de projetos pessoais... ou que nao "tragao despesas" para voce... tudo bem... concordo plenamente...

Mas quando esta fazendo um PRODUTO... ae a coisa muda... imagine se fosse ficar tendo retrabalho de TODO software o tempo todo ? cade o lucro ? vc soh vai ter dor de cabeca...

Isso faz parte da analise do mercado... tecnologias... eh ISSO que faz vc investir em softwares Free... prq se for pensar desta maneira... o negocio eh sair fazendo... nem analise nao se faz mais...


» Fabiano Rech () em 19/05 14:26

Concordo, mas analize o mercado hoje, não olhe para o abandono da borland pelo kylix, o kylix ainda tem uma cliente-la, tenho um amigo que desenvolve em cobol, e ganha muito dinheiro com isto, pergunte se ele quer migrar ? pois o cobol a anos foi esquecido, não ele por enquanto não precisa mudar, pois o cobol atende ainda as nescessidades dele, quem sou eu para jugar que ele esta investindo tempo e dinheiro em algo perdido, se ele ganha muito mais com o cobol, do que eu com o delphi/kylix ? é um bom exemplo, a ferramenta ainda continuará existindo mesmo que borland pare com todo tipo de manutenção. As vezes não é interessante investir em tecnologia de ponta, sem ao menos saber como o mercado reagirá. estão lembrados da febre dos ponto-com? e o grande tombo de muitas? para que migrar agora se ainda funciona? acho que tu não me entendeu, se eu fosse escolher uma plataforma para desenvolvimento, não escolheria realmente o kylix, talvez java ou python, mas para quem já conhece o abiente porque não é rentável continuar?


» Dyego Souza Dantas Leal () em 19/05 14:43

Caro Fabiano Rech,

Vc esta comparando LAranjas com bananas...

Kylix nao pode sofrer o mesmo exemplo do COBOL... sabe prq ? Kylix nao eh uma linguagem... eh uma FERRAMENTA... a linguagem eh Object Pascal..

Cobol nao morreu prq existem MUITAS ferramentas para ele... jah o kylix... usa a CLX... , a CLX eh uma biblioteca FECHADA... ou seja... se a borland nao desenvolver mais nada para CLX... vc vai ter um BOM trabalho para converter para VCL...

Digamos que o problema do kylix sao os bugs que nao sao corrigidos... as tecnologias que nao sao atualizadas.... e nao a ferramenta em si.

Infelizmente... Kylix eh suicidio financeiro...

ps: eu acreditei MUITO no kylix... mas estou profundamente decepcionado com a borland ...

sabe o que eles disserao do C++ BuilderX ?

"Agora o C++BuilderX eh MUITO mais parecido com o Visual Studio da Microsoft"

Isso tah no Help dele...

O que temos aqui ? uma empresa que revoluciona ou alguem que quer ser igual a microsoft...

Decepcionante.


» Fabiano Rech () em 19/05 15:02

Caro Dyego Souza Dantas Leal

Quando comparei o kylix com cobol não me referi que o kylix era uma linguagem, seria enorme o erro :)
Foi só um exemplo que citei, mas quanto sua decepção com a borland concordo e confesso que acho que esta parceria com microsoft é realmente intragável, mas o que eu quero dizer para ti, é que ainda pode existir empresas desenvolvendo com kylix, pelo simples motivo de ainda existir mercado para elas, se eu estivesse começando do zero hoje, confesso que ai sim não seria esta a escolha correta, mas para quem já estava e apostou desde o inicio, talvez seja mais caro migrar do que apenas continuar! mas entendo sua posição você apenas quer mostrar que não vale a pena demandar conhecimento e investimento no kylix para que está começando agora, se for neste caso, concordo plenamente.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 19/05 15:07

Caro Fabiano Rech ,

Agora vc entendeu o que estava querendo dizer... concordo que se vc jah tah na chuva... tem que se molhar mesmo... agora para novos projetos... nem pensar...

Aqui tive a decepcao de liderar uma forca tarefa de "migracao" do delphi para CLX e Kylix... meu deus... quando cheguei a conclusao que era INVIAVEL... fiquei totalmente de cara...

MESES de pesquisa jogadas no lixo.

:(



» Fabiano Rech () em 19/05 15:23

Agora sim no entendemos :) conversando tudo se resolve :)

Mas o papo foi bom! :)

[]´s


» Ricardo () em 20/05 04:15

Vale a pena dar uma olhada no Rekall - www.rekallrevealed.org, além da possibilidade de fazer forms e reports de maneira bem amigável, trabalha diretamente com postgresql,mysql e a linguagem utilizada para programação é Python... Estou com ele em testes e até agora não deu nenhuma dor de cabeça.

Abraços.


» Alexander () em 11/06 12:14

O mais novo produtos, Maguma Workbench, é um editor cross-platform source-level também conhecido como IDE (Integrated Development Enviroment). Maguma Workbench agora está disponível para Windows e Linux e em breve também para o Mac OSX. Esse produto da nova geração é construído em torno de uma arquitetura plug-in, que proporciona diversos benefícios em comparação com a arquitetura tradicional.


» fernandez () em 11/06 12:17

Com o lançamento da versão 2.0.3 do Maguma Workbench, nós lançamos a versão Linux do Workbench!!! !também versão 2.0.3. Para fazer o download da versão teste siga o the Workbench downloads links, preencha a pesquisa e o email conterá informações para todos os downloads.

www.maguma.com


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.