Notícia publicada por brain em maio 18, 2004 10:43 PM
| TrackBack
Segundo este artigo da eWeek, a Novell planeja lançar um produto voltado especificamente para os desktops, unindo as características do Ximian Desktop e do SUSE Desktop, ambos produtos de empresas recentemente adquiridas pela Novell. Segundo anunciado, o produto terá foco no trio Evolution, OpenOffice e Mozilla, e incluirá o melhor de cada um de seus dois antecessores. Some-se a isso o suporte, treinamento, canais de vendas, parcerias e alcance global da Novell, e você encontrará um produto capaz de ser atrativo para empresas no mundo inteiro, segundo a declaração de Nat Friedman - desenvolvedor da Ximian e um dos vice-presidentes da Novell.
Isso pode não fazer muita diferença para usuários domésticos e técnicos avançados capazes de configurar o Ximian e os aplicativos diversos do KDE e do GNOME sozinhos. Mas não há a menor dúvida de que é positivo para a maior difusão do Linux nos desktops corporativos.
pra quem não sabe o nat coordena o projeto do dashboard gnome que é uma integração de aplicativos do gnome, isso já está sendo implementado.
Quem quiser conferir...
http://nat.org/dashboard/
Pra mim eles estão tirando o KDE e colocando o GNOME e o Mozilla no SuSE.
E com pacotes RPM da SuSe, o nome disso é FEDORA.
Só troco o meu RedHat/Fedora pelo Debian, e depende da aplicação :D
Po, mas o Mozilla e o GNOME sempre fizeram parte da SUSE ;-)
Muito bem Augusto :)
Galera a novell quer ganhar grana, lógico !!! mas a gente tem visto uma série de boas ações dela. Pelo que tenho acompanhado quem está por trás dessa nova distro é mesmo o pessoal da ximian, miguel icaza, frederico, nat...Quem acompanha o planet gnome já deve ter percebido que eles tem observado vários problemas de outras distros e querem corrigir nesse Novell Linux que mais cedo ou mais tarde vai chegar. Quer ver uma coisa bem legal?
A sun processou a microsoft por não incluir seu java no windows e o resto vocês já sabem. Agora a sun tá falando que não irá colocar o mono no Java Desktop System, só pode ser brincadeira né???
Não tenho nada a favor do mono, meu lance é java, mas pô isso é muita cara de pau.
Que engraçado agora novel tambem indo em busca de uma distro desktop primeiro a redhat com esta papo agora a novel bem isso é bom porem o que estou notando é que as duas empresa estão mais valorisando o gnome do que o kde , seria por causa da lerdeza do mesmo ou o office do gnome ser melhor do que do kde
O Gnome é mais vantajoso do ponto de vista destas empresas, pois a biblioteca GTK permite o desenvolvimento de aplicativos de codigo fechado sem pagamento de licensas ou royalties. O Qt por sua vez (em bora seja livre) é gratuito apenas para desenvlvimento de aplicativos open-source.
Se você tem uma empresa e pretende ganhar dinheiro desenvolvendo alguns aplicativos de codigo fechado, é mais interessante do ponto de vista comercial desenvolver sobre o GTK.
Não sei se nestes casos a decisão tem a ver muito com o mérito técnico. Lembra-se do Frank Alcatara outro dia?
Se a Sun não incluir o Mono no JDS quem perde é ela. As próximas versões do Evolution serão escritas no mono, o IFolder está sendo desenvolvido no mono, F-spot, além de uma série de outros aplicativos importantes, tanto para o usuário corporativo quanto para usuários domésticos.
A única coisa que, acho, faltará nesse desktop da Novell é a inclusão de um autopackage da vida (melhorado, claro, porque ele ainda não está pronto).
Para quem prefere gnome ou kde e não quer um desktop pré-configurado, sempre haverá opções, mas para usuários domésticos/corporativos, é essencial um ambiente que seja o mais familiar possível e que esteja (bem) pré-configurado.
Wconserta, o Gnome e um bom desktop so que vc inverteu as bolas, ele é um Desktop pesado assim como KDE mas so que neste ponto o Kde tem uma vantagem e outra o Gnome tem um central de controle muito melhor que a do KDE.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.