Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Transforme seu PC num Mac

Notícia publicada por brain em maio 14, 2004 09:58 PM | TrackBack


Charles Bambineti (charles@furb.br) enviou este link do Yahoo que informa que "'os programadores Sebastian Biallas e Stefan Weyergraf conseguiram o que por muitos é considerado o 'santo graal' no mundo da informática: emularam um Mac PowerPC em um PC rodando Linux. A façanha é possível com um software chamado PearPC, recém-lançado. Com o programa, ainda em versão preliminar, dá pra rodar num PC vários sistemas operacionais desenvolvidos para máquinas PowerPC, como o Darwin, sistema operacional Open Source da Apple, versões do Linux (como o Mandrake PPC) e, surpresa geral, o Mac OS X.' Para os Usuários do Gentoo que estão afim de uma aventura, tem um ebuild. Parece que precisa de uma maquina razoável pra rodar, alguem tem o cd ai do Mac OS X pra me arrumar? Estou brincando mas se alguém conseguir rodar isso seria interessante postar sua análise."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» bebeto_maya () em 15/05 21:18

__Ainda está muito embrionário, e acho que só é possível pelo fato da versão atual do Mac, ser baseada em núcleo UNIX, FreeBSD, o que ajuda bastante em termos de códigos e informações disponíveis.O entrva se encontra na plataforma, eu acho, o POwerPC tem hardware pré-configurado e imcompatível com os PCs do mercado.
__A principal vantagem em caso de êxito, é usar os aplicativos gráficos disponíveis para Mac, como Photoshop, Flash, etc. . .


» pink () em 17/05 06:40

Por enquanto tà muito mais que lerdo mas o projeto è interessante (Jà pensou tirar onda daquele macintosheiro que olha o linux de nariz empinado rodando panther no seu P4 )brincadeira a parte,espero em um desenvolvimento bem acelerado.
Por enquanto vale a curiosidade.

P.S. Pra onde è que eu mando o CD do OSX? ;-))


» anon () em 17/05 09:04

bebeto_maya nao fale bullshit, eles emularam o hardware e qualquer S.O. pro PPC vai rodar no emulador.

Diferente de virtualizadores como o vmware, esse software eh um emulador completo (todas as chamadas a CPU, MMU, GPU, I/O, etc, precisam ser tratadas e "convertidas" para que o PC entenda) e justamente porisso a coisa eh _BEM_ lenta ... nao esperem mais que um ambiente de testes com ele...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 17/05 11:10

Segundo o sítio do projeto, de 40 vezes (num PC -i386) a 500 vezes (em outras plataformas de Linux) mais lento que um Mac.

Só não sei o que seria esse "mais lento que um Mac", seria comparação de MHz? Porque velocidades de plataformas são de difícil comparação.


» Kez () em 17/05 11:32

Por favor, quem testar posta os benchmarks, ok?
Olha que diziam q essa emulacao ia acontecer no minimo daqui a 3 anos...
q bom :-D


» Irresponse () em 31/05 01:49

Não seria melhor emular um PC num power mac? seria mais vantajoso, teriam o melhor dos dois mundos...
E que tal rodar Linux no PPC, emulando OSX e Windows, massa não? Qualquer aplicativo imáginável rodando numa máquina sem ter que rebootar...
Aff, to delirando...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.