Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novell Connector vira GPL e permite a conexão com servidores MS Exchange

Notícia publicada por brain em maio 12, 2004 10:21 AM | TrackBack


"A Novell anunciou a liberação do antigo Evolution Connector da Ximian agora sob a GPL. Este plugin permite que o Evolution se conecte com Microsoft Exchange, espero que tambem com o opengroupware que acabei de instalar, mas de qualquer forma é uma boa noticia e acho uma boa prova que a Novell esta trazendo muitos beneficios a comunidade." A contribuição vem de Charles Bambineti (charles@furb.br), acompanhada deste link do produto para maiores detalhes.

E o Jose Pissin (pizza) complementou com este link do Slashdot e seus comentários: "A Novell anunciou que vai liberar a partir do dia 14/05 a versão para Linux e Solaris do Ximian Connector, uma ferramenta que permite o acesso a servidores Microsoft Exchange 2000 ou 2003 Server como se o mesmo estivesse sendo feito através do Outlook. Desta forma clientes Linux rodando o cliente de email Ximian Evolution poderão ter acesso a todas as funcionalidades dos servidores Exchange, como pastas particulares, pastas públicas e catálago de endereços. Serviços antes somente disponíveis para clientes Windows+Outlook. Com certeza está é uma excelente notícia par o meio corporativo, principalmente para alguns setores públicos que tem os serviços de troca de mensagens ainda baseados em Exchange."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos Araujo () em 12/05 10:27

Essa foi uma ação decisivamente positiva e, pode fortalecer o Evolution.A propósito, também sairá uma versão nova do Evolution para o ambiente windows.


» LinuxMan () em 12/05 10:34

Porrada neles Morima!!!!!!!!!!!!!!


» Daniel Fonseca Alves () em 12/05 10:55

Evolution para Windows ? Quando ?
Só me falta o Evolution mesmo para mandar para o Espaço o Office 2000 como o OpenOffice.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 12/05 10:59

Ué.

O Evolution Connector era uma das fontes de lucro da Ximian. Como a Novell pretende lucrar com isso?


» Daniel Fonseca Alves () em 12/05 11:21

Alguém poderia noticiar o funcionamento deste Evolution Connector com o OpenGroupware aqui ?
Será muito interessante pois estaria pronto uma solução opensource nos moldes do Exchange/Outlook usando o Openldap,Cyrus Imap,Opengroupware,Postfix, Ximian Evolution e Ximian Evolution Connector.
Será o fim deste maldito Exchange !


» Daniel Fonseca Alves () em 12/05 11:23

Patola.

Há outras formas de se guanhar dinheiro.
Creio que a Novell está passando para uma nova estratégia de negócios.


» Charles Bambineti () em 12/05 11:32

Patola, a venda do connector para a Ximian devia ser importante, para a Novell deve ser uma ninharia por isso melhor abrir para comunidade e conquistar sua simpatia ;-)

Daniel, estou testando o opengroupware quando tiver algo mais concreto, devo escrever alguma documentação.

Valeu


» Jair () em 12/05 12:20

Excelente notícia! Quase comprei esse Connector alguns dias atrás!


» Joerlei P. Lima () em 12/05 12:24

Acho que isso tem muito a ver é com a nova estratégia da Novell, inclusive pra desktop. Se os amigos testarem o evolution 1.5 verão que ele traz suporte nativo ao Groupwise, integração com Gaim (e suporte ao Groupwise também no Gaim), etc.
Do ponto de vista de uma empresa como a Novell, o connector não é lá tão lucrativo e é mais interessante liberá-lo para a comunidade e ganhar alguns pontos. Podemos esperar para breve a migração do Evolution para o Mono e sua integração com outros componentes. Essa entrevista do Miguel de Icaza mostra isso: http://www.osnews.com/story.php?news_id=6989&page=2
Aliás, acredito que o Mono revolucionará o desktop linux. Junto com ele teremos algumas aplicações bem interessantes, como, por exemplo, o f-spot (alguém já ouviu falar do iPhoto?), iFolder (http://forge.novell.com/modules/xfmod/project/?ifolder ), Vault (http://www.sourcegear.com/vault/), Virtuoso (http://www.openlinksw.com/virtuoso/index.htm).


» Jair () em 12/05 12:32

O código fonte já está disponível:

http://ftp.ximian.com/pub/source/evolution/ximian-connector-1.4.7.tar.gz


» andreas () em 12/05 14:00

Pacote RPM para o Conectiva Linux Snapshot (precisamos de testadores!!):

http://fr2.rpmfind.net/linux/conectiva/snapshot/i386/RPMS.gnome/ximian-connector-1.4.7-60138cl.i386.rpm


» Alex Maia Sanchez () em 12/05 14:28

Pra quem duvidava da posição da novell quanto ao apoio a software livre ! Chupa !


» Biocoded () em 12/05 16:54

Qto a posição da novell com software livre não sei...mas que eles e a IBM querem ganhar dinheiro com tudo isso, isso eu sei.


» Jose Pissin (pizza) () em 12/05 17:16

Andreas,

Baixei o rpm e instalou beleza no RC1, inseriu as opções para exchange no evolution, porém ainda não consegui autenticação, estou avaliando o problema, mas acredito que a versão do servidor exchange que estou testando é anterior ao 2000, por isso não conecta.


» andreas () em 12/05 17:48

Jose, acabei de testar com um Exchange 2003 evaluation e funcionou, mas com uma pegadinha: só com usuários criados após a instalação do Exchange. Devo ter pulado alguma opção de migração/criação de caixas postais para as contas existentes.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 12/05 18:42

Não se esqueçam que o Exchange precisa ter a interface web ativada. Não que o Connector use esta interface, nas na ativação da interface web o Exchange ativa recursos de WebDAV e autenticação que o Connector utiliza (esta foi a explicação que me deram, se bem lembro).


» Manoel Pinho () em 12/05 21:09

Nunca usei esse M$ Exchange, talvez por sempre ter trabalhado/estudado em locais onde sempre se usou muito mal a plataforma Windows (não passam de win9x, sem login centralizado, redes ponto a ponto).

Mas de qualquer jeito é uma boa notícia para quem precisa dessas coisas.

Alguém usa em produção algum groupware livre rodando no linux e que tenha esses mesmos recursos ?


» Joerlei P. Lima () em 13/05 10:47

Manoel, há o OpenGroupware, muito bom e pode ser utilizado com o Evolution através do Connector.
Se quiser testá-la, a melhor forma é através de um cd do Knoppix, que pode pode ser baixado na url abaixo:
http://darkstar.ist.utl.pt/opengroupware/en/knoppix/index.html
Esse tipo de solução ajuda e muito. Há também o Kolab, mas esse não está integrado às distros ainda e dá um pouquinho de trabalho pra configurar. O Mandrake 10, PowerPack+ traz esse servidor, prontinho pra ser instalado e configurado. O cliente já está disponível em qualquer distro atualizada (SUSE 9.1, Conectiva 10 RC1, Mandrake 10, Fedora não sei).Há clientes para Windows também.
A vantagem do OpenGroupware é que você pode utilizar tanto o Evolution, Outlook (através de um plugin proprietário), Mozilla Calendar, entre outros. E com o porte do Evolution para o Mono, haverá um cliente Windows também.


» O Pregador () em 13/05 13:19

A Paz, sei q talvez não seja o local apropriado, mas aproveitando que se fala do Evolution...

Como consigo importar meus emails (Outlook Express

6) para o Evolution 1.4 ??? Eles estão num .DBX

Caso não consiga alguém sabe onde encontro o

Evolution 1.5 pro Conectiva Snapshot ??? Pelo que

vi essa versão do Evolution importa direto.


obrigado


» Fabio Marques () em 28/05 17:52

Senhores,
trabalho numa empresa gorvenamental e estamos traçando metas para migrarmos para software livre. como todos sabem para efetuar qualquer compra precisamos de processos licitatório, logo para não tomar "volta" de nenhum licitante, gostaria de saber como eu faço para descobrir qual a versão do Kernel de uma maquina qualquer?


» Augusto Campos () em 28/05 19:47

O jeito mais simples é digitando "uname -a"


» clayton () em 18/06 18:39

Instalei o ximian connector em um conectiva 10 RC3 e aparentemente funcionou (reconheceu minha caixa de email no exchange mostrando inclusive o numero de mensagens nela) mas quando tento abrir a caixa de entrada me retorna a mensagem que não consegue abrir/pegar novas mensagens. Pelo que deu pra ver o caminho de minha pasta no exchange não é respeitado pelo connector (ele coloca um /personal no caminho da pasta). Alguem sabe como manter o padrao da opção IMAP (nome da conta/pastas) e não nome da conta/personal/pasta?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.