Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Ajude a levar o Software Livre ao Tocantins

Notícia publicada por brain em maio 2, 2004 10:18 PM | TrackBack


Recebemos do Wilson da Fonseca (universidadelivre@terra.com.br) esta chamada à comunidade "Indo aonde nenhum SO jamais foi, vamos levar o Software Livre ao Tocantins. Convite especial! O Projeto UL (Universidade Livre) nasceu em Outubro de 2003, em visita que fiz a alguns municípios do Tocantins (Araguaina, outros menores e Palmas), em Palmas tive a oportunidade de travar amizade com a Prefeitura de Palmas e conversamos sobre as possibilidades do SL (Software Livre) e também sobre o projeto UL; destas conversas e visitas, apareceu o convite da Prefeitura de criarmos algo em Palmas que abordasse tanto o SL assim como a educação nesta tecnologia."

Ele continua:

O objetivo da Universidade Livre é prestar apoio a centros (Universidades, Faculdades, Colégios e Comunidades) no sentido de formarmos pessoas capazes de divulgar e difundir o SL no TO (Estamos procurando pessoas de cultura intelectual diversificada não só de Tecnologia), firmando parcerias com os Governos Municipais, Estaduais e Federais expandindo o projeto Cidade do Conhecimento para outros municípios do estado e levando as comunidades alternativas educacionais em Tecnologia, a preços simbólicos (derrubando o estigma de que um treinamento tem de custar caro), esta é a idéia macro. Bom como você deve ter percebido não sou do TO e sim de São Paulo, porem fiquei apaixonado pelo TO e pela sua gente, estou muito disposto a investir nesta idéia e por isso acho que sou o primeiro a falar em SL no TO. Não tenho capital para investir nesta idéia mas tenho muita vontade e como vocês deve ter percebido também alguns contatos nas camadas Governamentais, porem antes de iniciar um negocio sem precedentes no estado do TO optei por divulgar a idéia e ver como poderia arranjar parceiros para essa empreitada, alem da Prefeitura de Palmas temos muitos amigos em Araguaina que também estão interessados no projeto. Próximos passos: Oficializar a abertura da ?Ong? em Palmas, criar Site, realizar eventos, atrair o maximo de pessoas para a comunidade, Criar o ?Projeto Software Livre - Tocantins (PSL-TO)?, Fazer ?install Fest?, conseguir Patrocínio muito Patrocínio, fortificar a parceria com os Governos. Conto com sua ajuda e com a adesão de novos amigos para fundarmos a 'Organização não Governamental Universidade Livre.'

Forte Amplexo!
Wilson da Fonseca
Contato via e-mail: universidadelivre@terra.com.br

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rodrigo Pinheiro Matias () em 03/05 00:41

Sem querer desmerecer a sua vontade mais se iniciar qualquer projeto aqui e Palmas neste ano com apoio do Governo estará perdendo tempo, eu moro aqui em Palmas há 12 anos e sei disso sou universitario estudante da UFT e até gostaria de lhe informar que o Tocantins não precisa de tanta ajuda pois a UFT hoje esta com 98% de suas maquinas usando GNU linux. O palacio tem 75% dos seus server com GNU Linux e BSDs a UNITINS tem 98% dos seus servidores com GNU Linux a ULBRA não sei lhe dizer. Mais se quer tocar esse projeto para frente deixe as VONTADES POLITICAS DO PFL + PSDB + PL passarem que tem um grande parceiro para essa pletiada. Eu fui um dos primeiros a levantar essa bandeira na antiga UNITINS que hoje é UFT em sua grande parte.


» edivaldo () em 03/05 08:36

Que tal o Maranhão? Trabalho com software livre aqui no Maranhão, no entanto, a cultura linux aqui ainda é muito pequena. As grande maioria das pessoas aqui, até estranha quando se fala em linux, ou simplesmente os grupos de usuários não saem do mesmo ponto.


» jorge caetano () em 03/05 09:28

Com muito prazer !

Posso ajudar no que for preciso.

Tenho um curso em SP onde dou treinamento em LInux
(básico - rede - Firewall) (Conectiva 9 e RedHat 9 / Fedora)

Mais informações podem me ligar: 3346-2780 - 9223-8205

Preciso de parceiros para divulgarem meus cursos e tabém para fazermos contatos com o pessoal do Tocantis


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.