Notícia publicada por brain em maio 2, 2004 10:14 PM
| TrackBack
Arkhanjo (rodrigomessiasbarros@terra.com.br) enviou este link da Folha e acrescentou: "Conforme notícia da semana passada aqui no br-linux.org, a TurboLinux lançou sua nova versão do sistema operacional com a compatibilidade de audio e vídeo da Microsoft. No link da matéria da folha, há detalhes de como isso foi possível. Também há um acordo com a Ciberlink para a reprodução de DVDs com essa tecnologia. 'O Windows e o Linux podem não ser tão incompatíveis quanto aparentam ser. Pelo menos é o que mostra uma versão do Linux produzida pela Turbolinux, empresa japonesa que comercializa versões do sistema operacional de código aberto, compatível com o formato Windows Media Player, produzido pela empresa de Bill Gates.'"
Continuo a perguntar: Pra que eu vou querer pagar por um decoder do WMA sendo que o MPlayer reproduz esse e outros vários tipos de arquivo de mídia perfeitamente?
Nelson, eu entendo que você não queira pagar. Eu também não quero, e se eu quisesse assistir a este tipo de arquivo, certamente procuraria por alternativas em software livre (embora me pareça que as bibliotecas que o mplayer usa para exibir este tipo de conteudo nao sejam livres).
Mas tenho certeza de que os criadores do Turbo Linux não estão querendo vender seu produto para você, nem para mim. Eles acreditam haver um mercado interessado em pagar por este tipo de recurso, e com o tempo descobrirão se estão certos ou errados...
Concordo que eles querem vender o sistema para usuários finais, mas acho que se analisassem eles perceberiam que não necessitariam do $window media player$, e sobre as bibliotecas realmente não são livre, embora eu ACHO que ouvi em algum lugar que alguém por ai conseguiu através de engenharia reversa criar uma biblioteca livre com essa finalidade.
Bom, a intenção é apenas informativa, mais nada. Afinal eu também JAMAIS usei o formato WMA. Mas o que poucos estão percebendo é que ACORDOS desse tipo(Microsoft x Distribuições Linux) são raríssimos... e isso é, talvez, inédito até o momento. Mostra, mais uma vez, a força do Linux! A Microsoft poderia não liberar a utilização de seu formato que, por ser proprietário, pode ser vendido ou não à quem ela quiser.
Arkhanjo,
Campinas-SP
USERLINUX#259.148
http://ffmpeg.sourceforge.net/ffmpeg-doc.html#SEC20
Pelo que consta no site do ffmpeg, ele tem decoder de wma nativo.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.