Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Resultado final: Campanha Nacional de Material sobre Software Livre para as Escolas do Ensino Médio

Notícia publicada por brain em abril 21, 2004 09:04 PM | TrackBack


Chega ao final, com completo sucesso, a Campanha Nacional de Material sobre Software Livre para as Escolas do Ensino Médio. Durante boa parte dos meses de março e abril a comunidade brasileira do software livre esteve engajada em uma campanha promovida pelo site BR-Linux.org com o apoio intenso e direto de dezenas de empresas, grupos de usuários e membros individuais da comunidade Linux brasileira para disseminar a cultura do software livre e contribuir com as escolas do país.

O mecanismo adotado foi simples e funcional: cadastrar escolas do Ensino Médio interessadas em incluir o software livre em seus currículos, reunir empresas, grupos de usuários e pessoas dispostas a doar materiais, serviços ou mesmo seu tempo a estas escolas, e colocar os dois grupos em contato direto, permitindo que as doações ocorressem diretamente entre as partes.

Reunimos uma grande quantidade de doações, incluindo equipamentos (desde drives de CD até um servidor RISC completo), livros, cursos, softwares e muito mais. Mesmo assim, como já era esperado, o número de escolas interessado superou em muito a quantidade de doações disponíveis - e usamos um recurso típico da comunidade livre para escolher quais deveriam ser agraciadas: o voto direto e aberto a todos.

Após computar mais de 8000 votos recebidos no período estipulado, divulgamos a lista das escolas selecionadas para receber as doações. Algumas escolas já começam a receber as doações, enquanto outras ainda precisam responder ao e-mail enviado pelos doadores para que o processo se inicie.

As listas dos doadores, das escolas selecionadas, e das pessoas que receberão os brindes sorteados entre os votantes, bem como as demais informações sobre a campanha, você encontra abaixo, juntamente com nossas considerações sobre o resultado alcançado - e uma breve crônica sobre como uma campanha destas nasce e evolui.

Como funciona a doação

Todos os doadores cadastrados (e denominados abaixo) receberam até o dia 15 de abril as informações sobre as escolas com que deveriam entrar em contato, e desde então passaram a fazer os contatos diretamente com cada uma delas, sem nosso intermédio. As pessoas que fizeram a inscrição das escolas também receberam contato por e-mail para informar sobre o resultado, no mesmo prazo.

Importante: Exceto nos casos das doações do próprio BR-Linux, a doação ocorre diretamente entre a empresa ou pessoa que se propôs, e a escola contemplada, sem nosso intermédio - nossa participação se limita à administração da campanha. Se a sua escola demorar mais do que uma semana para receber contato do doador indicado para ela, fale conosco para que possamos tentar agilizar o contato!


Os doadores e os voluntários

Felizmente este contato foi um sucesso, e até o momento pudemos registrar uma série de itens para doação, listados abaixo (ainda há outros itens em negociação, e serão atualizados conforme avançar o processo).

Veja a lista, em ordem cronológica de doação:


- 1 Servidor RISC IBM classe RS/6000 7043 plenamente compatível com Linux, permitindo realizar atividades de laboratório tanto na área de desenvolvimento quanto na de administração dos sistemas (doação de João Negrão - veja mais detalhes e uma foto do equipamento)

- 30 cursos online de OpenOffice.org, divididos em 6 lotes de forma a poder capacitar 5 professores de cada uma das 6 escolas que venham a receber este item (Intercursos)

- 1 kit de hardware contendo placa mãe, processador 586, memória RAM e placa aceleradora gráfica (Doação de Joubert Vasconcelos)

- 20 livros "Programando com Ferramentas GNU" e 6 livros "Guia de Referência LINUX Total", divididos em 3 lotes (Seagull)

- 90 cursos online de introdução ao Linux, divididos em 3 lotes de 30, oferecidos às mesmas escolas que ganharem os livros acima (Seagull)

- 4 vagas para o treinamento de OpenWrite, OpenCalc e OpenImpress (pacote) em um
total de 60 horas/aula e uma vaga para pacote "Administrador de sistemas e redes Linux" com duração de 90 horas/aula. O treinamento é presencial e será ministrado em Chapecó/SC (Canal Livre)

- 1 livro "Squid - Proxy para Linux" (Marcello Chagas)

- 2 vales-livro de R$ 100,00 cada (BR-Linux.org)

- Complementação de 20% a mais no valor dos vales-livro acima (Livraria Tempo Real)

- 3 teclados da Leadership ABNT/OS/2 e 5 conjuntos de CD do Tech Linux 3 (LinuxMall)

- Livros "Dominando a linguagem C++" e "Site Seguro - Aplicações Web" (LinuxMall)

- 6 vagas para treinamento presencial de administração de sistemas Linux, ministrados na sede da Mygra (em Bauru) (Mygra)

- 1 livro "Squid - Proxy para Linux" e um leitor de CD ROM LG 52X (William da Rocha Lima)

- 1 livro "Linux para Dummies" e a caixa contendo o Conectiva Linux 8 (Wendell Silva)

- 3 livros do Conectiva Linux (Marcelo Paganeli Ansante)

- CDs do Conectiva 9, Kurumin 1.4 e Kokar (Márcio Viana)

- 5 treinamentos (estilo "in company" - a ser ministrado nas dependencias da escola, necessariamente na Regiao Metropolitana de Campinas - RMC) mais material didático, segundo lista de treinamentos oferecidos pela empresa. (Dvorax)

- 2 livros "Dominando Desktop Publishing", abordando Artes &
Computação Gráfica, inclusive com uso de ferramentas livres. Oferecidos
pelo próprio autor (Jairo Willian - jairo(at)progonos.com)


Além disso, há uma série de propostas de visitas técnicas voluntárias:

- às escolas que se inscreverem na área geográfica de atuação do grupo Debian-CE, por parte do Marcelo Soares e outros integrantes do grupo;

- às escolas participantes da região de Joinville/SC para treinamento e consultoria em soluções LTSP (servidor de terminais baseados em Linux) e firewalls com IPCOP, por parte do Adilson Oliveira.

- às escolas participantes da Zona Oeste de São Paulo, para apoio em Linux e Redes, por parte de Luciano M. Mercucci.

- às escolas de Laranjeiras, Petrópolis, Teresópolis, Seropédica, Itaguaí, Maricá e Niterói, por Daniel Freire.

- às escolas de São José dos Campos e região, por André Silva Coelho de Oliveira

- às escolas de Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, Casimiro de Abreu, por Henrique Pinheiro

- às escolas de Conceição do Mato Dentro, Dom Silvério, Alvinópolis, João Monlevade, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Rio Doce, Ponte Nova, Barra Longa, Santa Barbara, Catas Altas, Barao de Cocais, por Sérgio Augusto C. Gomes.

- às escolas de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Massaranduba, Joinville por João Francisco Medeiros Neto.

- às escolas do Rio Grande do Norte em soluções de rede, groupware e linux, por Fernando dos Santos Batista.

- preparação de professores (nas escolas do Vale do Sinos - RS) para ministrarem suas disciplinas fazendo uso de software pedagógicos e livres, por parte do SL-Linux.org.

- às escolas da região de Campinas, por Marcelo Oliveira.

- às escolas da região de Lapa-PR por Carlos Clara.


É importante destacar que as doações ocorrerão diretamente entre o ofertante e a escola indicada pela votação, sem intermediação do br-linux.org (exceto nos casos em que o br-linux.org é o próprio doador). Nosso papel nesta campanha é o de coordenar, entrar em contato e conscientizar sobre a importância do trabalho em equipe quando se participa de uma comunidade.

Escolas selecionadas

Veja abaixo a lista completa, incluindo os nomes das escolas escolhidas pela votação, as doações que cada uma receberá, e quem é o doador que irá entrar em contato com cada uma delas.

[591] - ETEC - Escola Técnica de Campinas (site)
Doações: Um Servidor RISC IBM classe RS/6000 7043 plenamente compatível com Linux, permitindo realizar atividades de laboratório tanto na área de desenvolvimento quanto na de administração dos sistemas (oferecido por João Negrão) e um livro "RISC System/6000 Quick Reference" da IBM, doado por Paulino Michelazzo.
Av. Almeida Garret, n° 267 - Jd. Nossa Sra. Auxiliadora - 13087-290 - Campinas - SP
Cadastrado por celso@... - Celso de Oliveira Braga (Diretor Acadêmico)

[528] - Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio "Darcy Ribeiro" (sem URL)
Doação: 4 - Conjunto de 6 livros "Programando com Ferramentas GNU", 2 livros "Guia de Referência Linux Total" e 30 cursos online de introdução ao Linux, oferecidos pela Seagull.
Rua Daniel Bernardo nº 105 - Vila Americana - São Miguel Paulista - CEP: 08010-100 - São Paulo - SP
Cadastrado por neidecerutti@... - Maria Neide Antunes Cerutti (Professora Orientadora de Informática Educativa)

[378] - E.E.E.F.M Luiz Paulino Mártires (sem URL)
Doação: 5 cursos online de OpenOffice, oferecidos pela Intercursos.
Av Polidorio Coelho S/N -Taira- 686000000 - Bragança-PA
Cadastrado por leonard.monteiro@... - leonardo Monteiro Correa (professor-facilitador do laboratorio de informatica)

[393] - Centro Educacional FUCAPI - Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque (sem URL)
Doação: um vale livro de R$ 100,00 (oferecido pelo BR-Linux) mais um complemento de 20% oferecido pela Livraria Tempo Real.
rua Gov. Danilo de Matos Areosa, 381 - Distrito Industrial - CEP 69075-651 - Manaus - AM
Cadastrado por simone.lima@... - Simone Lima (Diretora Pedagógica)


[363] - E.E.E.F.M. RIO CAETÉ (sem URL)
Doação: 5 cursos online de OpenOffice, oferecidos pela Intercursos.

Rua Oliveira Pantoja s/n - Bragança - PA
Cadastrado por vrd1@... - VALTER DO ROSÁRIO DIAS (professor-facilitador do laboratorio de informatica)

[360] - E.E.E.F.MÉDIO MARIO QUEIROZ (sem URL)
Doação: 14 - Um livro "Linux para Dummies" e uma caixa contendo o Conectiva Linux 8 (Wendell Silva)
Rua: Tv Siriaco de Oliveira s/n - Bragança - PA
Cadastrado por vrd1@... - VALTER DO ROSÁRIO DIAS (professor-facilitador do laboratorio de informatica)


[366] - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Bolivar Bordallo da Silva (sem URL)
Doação: 16 - Um conjunto de CDs do Conectiva 9, Kurumin 1.4 e Kokar (Márcio Viana)
João Paulo Ribeiro - Bragança - PA
Cadastrado por nazely-santos@... - Nazely Almeida Sousa Santos (professor-facilitador do laboratorio de informatica)

[690] - Centro de Estudos Dom Pedro II (site)
Doação: 13 - um livro "Squid - Proxy para Linux" e um leitor de CD ROM LG 52X (William da Rocha Lima)
Rua Manoel Rodrigues de Sousa, 261 CEP: 69.909-400 - Rio Branco - AC
Cadastrado por anselmo@... - Anselmo Pestana Ribeiro Costa (professor)

[321] - Centro Educacional Integrado do Seridó (site)
Doação: 18 - Um livro "Dominando Desktop Publishing", abordando Artes & Computação Gráfica, inclusive com uso de ferramentas livres. Oferecido pelo próprio autor (Jairo Willian - jairo(at)progonos.com)
Avenida Rio Branco, 805 - Centro - Caicó - RN
Cadastrado por ceispositivo@... - Alexandre Augusto Nóbrega Diniz (Membrode Cnetro Acadêmico)

[420] - Centro Interescolar Dr. Raimundo Soares Albergaria Filho (sem URL)
Doação: 5 cursos online de OpenOffice, oferecidos pela Intercursos.
Praça Júlio Soares, s/n - Ilha dos Araujos - Gov. Valadares-MG - CEP 35020-310 - Gov. Valadares-MG
Cadastrado por jhayr@... - Jair Moura Costa (Professor)


[798] - Instituto Maria Auxiliadora (site)
Doação: 10.2 - Um conjunto de CDs do TechLinux 3, oferecido pela LinuxMall.
Rua dos Pioneiros, 46 - CP 19 - Rio do Sul - SC
Cadastrado por ima@... - Fabricio Guse Ramos (Coordenador de Informatica)

[882] - Centro educacional Colméia (site)
Doação: 5 cursos online de OpenOffice, oferecidos pela Intercursos.
Rua do Aririzal nº 250 - Turu - São Luís-MA-Brasil - São Luis - MA
Cadastrado por flima@... - Fábio José de Castro e Lima (Professor)

[861] - escola estadual professor antonio de barros serra (sem URL)
Doação: 15 - Três livros do Conectiva Linux (Marcelo Paganeli Ansante)
R campos sales nº 1266 cep 15025-600 - são josé do rio preto - SP
Cadastrado por tec_linuxer@... - marcelo da silva vargas (aluno)

[561] - Escola de Ensino Fundamental e Médio Figueiredo Correia (sem URL)
Doação: 10 - Um conjunto de CDs do TechLinux 3 e Um teclado Leadership ABNT, oferecidos pela LinuxMall.
Praça da Conceição Nº 05 - Juazeiro do Norte-CE
Cadastrado por gatomestrejua@... - Washington Luís Pinheiro Lima (Diretor Administrativo)


[852] - Escola Estadual Palma Muniz (site)
Doação: 10 - Um conjunto de CDs do TechLinux 3, oferecido pela LinuxMall.
Av: Marechal Rondon - Redenção-PA
Cadastrado por redenflu@... - Thiago Costa (Aluno)

[756] - EEFM Walter de Sá Cavalcante (sem URL)
Doação: 10 - Um conjunto de CDs do TechLinux 3, oferecido pela LinuxMall.
Av. Oliveira Paiva, 550 - Cidade dos Funcionários (esquina com Av. Desembargador Gonzaga) - Fortaleza - CE
Cadastrado por ricson@... - Ricardson Rodrigues Sampaio (Membro da comunidade)

[573] - Instituto de Educação Ivoti (site)
Doação: 4 - Conjunto de 6 livros "Programando com Ferramentas GNU", 2 livros "Guia de Referência Linux Total" e 30 cursos online de introdução ao Linux, oferecidos pela Seagull.
Rua Ernesto Schlieper, 200 - CEP 93900-000 - Ivoti - RS
Cadastrado por kriesang@... - Vanderlei Kriersang (Professor Coordenador)


[750] - CENTRO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO UPF (site)
Doação: Livro "Dominando a Linguagem C++", oferecido pela LinuxMall.
Km 171 - BR 285, Bairro São José CEP 99001-970 - PASSO FUNDO - RS
Cadastrado por rabello@... - Roberto dos Santos Rabello (Coordenador de Curso)

[552] - Escola Salesiana São José (site)
Doação: 10 - Um conjunto de CDs do TechLinux 3, oferecido pela LinuxMall, e um conjunto contendo Zip Drive Epson Interno + 10 discos Zip, doação de Paulino Michelazzo.
Av. Almeida Garret, n° 267 - Jd. Nossa Sra. Auxiliadora - 13087-290 - Campinas - SP
Cadastrado por celso@... - Celso de Oliveira Braga (Assessor Tecnológico)

[399] - Centro Educacional José Augusto (sem URL)
Doação: 18 - Um livro "Dominando Desktop Publishing", abordando Artes & Computação Gráfica, inclusive com uso de ferramentas livres. Oferecido pelo próprio autor (Jairo Willian - jairo(at)progonos.com)
Rua Zeco Diniz/SN - Caicó - RN
Cadastrado por neves.oliveira@... - Maria Neves Medeiros de Oliveira (professor do laboratório)

[534] - Escola de Ensino Fundamental e Medio Johnson (sem URL)
Doação: 5 cursos online de OpenOffice, oferecidos pela Intercursos.
Rua Virgilio Bastos, s/n - Fortaleza, CE
Cadastrado por hailamag@... - Aila Maria S Magalhaes (Professora)

[438] - Escola Ténica Estadual Comendador João Rays (sem URL)
Doação: Livro "Site Seguro - Aplicações web", oferecido pela LinuxMall.
Rua: Ludovico Victório, número: 2140 - Barra Bonita / SP
Cadastrado por edrianocampana@... - Edriano Carlos Campana (Professor)

[810] - EMEM - JOÃO EMÍLIO BEGALLI (sem URL)
Doação: 10 - Um teclado Leadership ABNT, oferecido pela LinuxMall.
Rua João Lucio de Moraes, 270 - Jd. Triunfo - CEP: 13920-000 - Pedreira - SP
Cadastrado por vanervainer@... - Vaner Vainer Versore (Professor)

[846] - E.E. Reverendo Eliseu Narciso (sem URL)
Doação: 5 treinamentos (estilo "in company" - a ser ministrado nas dependencias da escola, necessariamente na Regiao Metropolitana de Campinas - RMC) mais material didático, segundo lista de treinamentos oferecidos pela Dvorax.
Rua: Sebastião Campos, s/nº - Campinas - SP
Cadastrado por taniasb@... - Tânia S. M. Battistella (professora coordenadora pedagógica)

[564] - Centro Público de Formação Profissional de Tecnologia da Informação em Software Livre (sem URL)
Doação: 5 cursos online de OpenOffice, oferecidos pela Intercursos.
Av. Artur de Queiroz, 399 - Bairro Casa Branca - CEP 09015-510 - Santo André - SP
Cadastrado por cibelepovoa@... - Cibele Póvoa Lupis (Diretora da escola)

[555] - Escola de Educação Básica Simão José Hess (sem URL)
Doação: um vale livro de R$ 100,00 (oferecido pelo BR-Linux) mais um complemento de 20% oferecido pela Livraria Tempo Real. Além disso, um lote de equipamentos e componentes (placa mãe, placas de som, de vídeo e modem, mais dois processadores) oferecido por Paulino Michelazzo.
AV: Madre Benvenuta, 463 - CEP 88063 500 - Bairro Trindade - Florianópolis - SC
Cadastrado por aromao@... - Antonio Romao de Andrade Neto (Professor)

[681] - Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo (sem URL)
Doação: 4 - Conjunto de 6 livros "Programando com Ferramentas GNU", 2 livros "Guia de Referência Linux Total" e 30 cursos online de introdução ao Linux, oferecidos pela Seagull.
Av Senador Alberto Pasqualini, 1940 CEP 95900-000 - Lajeado, RS
Cadastrado por joice@... - Aide Cristina Vargas Nolasco (Diretora)

[789] - Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Pasqualine (site)
Doação: Um livro "Squid - Proxy para Linux" (Marcello Chagas)
Rua Dr. João Freitas 75, 99010000 - Passo Fundo -RS
Cadastrado por joaom@... - João Alberto Ramos Martins (membro de departamento)

[651] - Esc. Mun. Vicente de F. Monte (sem URL)
Doação: Um teclado Leadership ABNT oferecido pela LinuxMall, um kit de hardware contendo placa mãe, processador 586, memória RAM e placa aceleradora gráfica (Doação de Joubert Vasconcelos) e um pacote de sistemas operacionais oferecido por Paulino Michelazzo.

Rua São Bento, S/N - 59.290-000 - Sao Gonçalo do Amarante - RN
Cadastrado por denilson@... - Denilson G. Rego (Supervisor Educacional)


[849] - Escola Estadual São Judas Tadeu (sem URL)
Doação Extra: Treinamento em Linux para professores ou alunos (a combinar) e apoio à instalação e configuração do sistema.
Rua 40 número 15 Bairro Landi - Belo Horizonte MG
Cadastrado por nosolo@... - Norma de Souza Lopes (Orientadora Educacional do Ensino Médio)

[792] - EE Profª Leonina Alves Coneglian (sem URL)
Doação: 2 vagas para treinamento presencial de administração de sistemas Linux, ministrados na sede da Mygra (em Bauru)
Rua Pernambuco, 183 - Jardim Cruzeiro - Cep 18.680-490 - Lençóis Paulista SP
Cadastrado por elis@... - Elisângela Moreira Lopes (sou ex aluno e atualmente trabalho na escola nos finais de semana com jogos, recreação e alfabetização pelo Programa Escola da Família)

[438] - Escola Técnica Estadual Comendador João Rays (sem URL)
Doação: 2 vagas para treinamento presencial de administração de sistemas Linux, ministrados na sede da Mygra (em Bauru)
Rua: Ludovico Victório, número: 2140 - Barra Bonita / SP
Cadastrado por edrianocampana@... - Edriano Carlos Campana (Professor)

[570] - Pueri Domus Escola Experimental Ltda (sem URL)
Doação: 2 vagas para treinamento presencial de administração de sistemas Linux, ministrados na sede da Mygra (em Bauru)
Acesso a Rod. SP.255 Km.01 - Campus Universitário - Araraquara/SP
Cadastrado por ea.souza@... - Eduardo A Souza (aux. financeiro)


O sorteio de brindes


Para estimular a votação ampla, incluindo o voto de pessoas sem relação direta com nenhuma das escolas participantes, foi proposto um sorteio de brindes relacionados ao Linux (incluindo chaveiros de metal, canetas, mouse pads e adesivos) entre os votantes.

Como cada voto podia incluir até 10 escolas, a princípio foi estabelecido um limite para evitar votação abusiva, ou votação com o único objetivo de concorrer aos brindes: o código atribuído às escolas para votação não era sequencial, para evitar votos "chutados" (quem votasse em códigos inexistentes não concorreria ao sorteio), e só concorreria quem votasse em 3 a 8 escolas de pelo menos 2 estados diferentes.

Entretanto, como o eleitorado se comportou muito bem, o limite foi suspenso, e todos os votantes puderam concorrer aos brindes - mesmo os que voaram em mais do que 8 escolas, ou os que votaram apenas em escolas de um único estado. O sorteio foi realizado por processo automatizado, e cada endereço de e-mail concorreu apenas uma vez, mesmo que tenha enviado mais de um voto válido.

Como já está virando hábito quando fazemos promoções com brindes para os participantes, a LinuxMall topou ser parceira do BR-Linux e nos ofereceu os brindes com grande desconto, permitindo que premiássemos uma quantidade de votantes bem maior do que imaginávamos com o orçamento disponível. Obrigado!

Os sorteados

As pessoas da lista abaixo foram contatadas por e-mail no dia 21/4/2004 no endereço que usaram para votar, e têm até o dia 28 de abril para responder ao e-mail informando seu endereço postal para envio do brinde. Se você é um dos sorteados e não recebeu o e-mail, entre em contato durante o mesmo prazo.

Chaveiro em metal com a imagem do Tux

nilson josé (nilson303@...)
melquizedeque souza chaves (chavesgoch@...)
raul silva (profetadoinicio@...)

Caneta em metal com a imagem do Tux

renato carvalho dias (renatodias17@...)
paula franciele herrmann (paulaherrmann@...)

Mouse pad 'Linux Inside'

arthur vidotto neto (vidotto@...)
francisco magnum de o. ferreira (magnumferreira120@...)
igor henrique costa carvalho (igorhccarvalho@...)

Conjunto de adesivos "Linux Inside" e "Linux Workgroup"

fernando deschamps (ferdes.bnu@...)
eliton de sousa e sousa (elitondesousaesousa@...)
deyvison silva (deyvison.lupama@...)
alex wellyson silva (alex.wellyson@...)
flaviano j. luzzatto (flaviano@...)

Conjunto de adesivos "Linux Inside" e "Pinguim Tux"

christian e. m. silvano (christian@...)
rogerio luna furlan (rfurlan@...)
viviane cavalcante (vivianmilhomem@...)

Adesivos "Linux Inside"

clayton (lunaticow@...)
(dherik) (dherikb@...)
juliana valandro (julianavalandro@...)

Obrigado a todos pela participação!

A resposta das escolas

Eis algumas manifestações dos representantes das escolas inscritas:

"Agradeco em nome ds EEFM Johnson. Toda e qualquer iniciativa de promover a inclusao digital so pode ter o aplauso da sociedade e especialmente dos professores." - Aila Magalhães

"Em nome da Família Bordalliana Parabenizamos a Equipe da Linux pela iniciativa e agradecemos aos alunos das Escolas de Bragnaça que votaram em nossa Escola." - Profª Clara Matos, Diretora da Escola Bolívar Bordallo

"Parabéns aos organizadores desta campanha. Pena que não fomos escolhidos! Mas... quem sabe a próxima.... E, sucesso aos escolhidos" - Prof. Milton

"Nós da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Darcy Ribeiro participamos com muito entusiasmo desta campanha, pois todos os alunos desta U.E. e comunidade, votaram e apredenderam como é importante lutar por o que se quer e melhor ainda democraticamente. Estamos aguardando com muita expectativa o resultado, porque quando foi explicado para os alunos e a comunidade escolar o porque desta campanha, todos sem duvida entenderam a importância do software livre. Desde já agradecemos por participarmos e esperemos com muito esperança o resultado, pois somos uma escola de períferia e nosso alunos na sua grande maioria não tem acesso a informatização, cabe a nós professores incluir nosso alunos." - Maria Neide Antunes Cerutti.

"Esta campanha é uma ótima idéia. Oportuniza a comunidade escolar a participar, ou seja professores e alunos, buscando conquistar os prêmios.
É uma tambem uma maneira de despertar ao conhecimento e integração do Linux no nosso dia-a-dia. Parabéns!!"
- Simone Lima


Considerações finais

Esta campanha nasceu quase por acaso, no momento em que o BR-Linux fechou um contrato de publicidade internacional e (como é nosso hábito) procurou uma forma de direcionar para projetos da comunidade uma parte dos recursos recebidos. A nossa forma usual é distribuir (silenciosamente) livros de software livre para disseminar a cultura em escolas e outras instituições onde há margem para este tipo de iniciativa.

Mas era a semana do carnaval, parecia haver tempo de sobra, e surgiu a idéia: por que não multiplicar esta doação? Parecia simples: chamar outros doadores interessados, cadastrar escolas em busca de recursos, quem sabe aproveitar para dstribuir alguns brindes para a comunidade (quem não gosta de concorrer a eles?), e todos ficariam felizes.

De fato, todos ficaram felizes - mas o volume que a campanha alcançou levou sua administração a ser tudo, menos simples. Ao invés do punhado de doações, do pequeno grupo de escolas e das centenas de votos que estávamos acostumados nas campanhas anteriores, o apoio da imprensa (inclusive a matéria de 7 páginas da revista Isto É sobre software livre dando destaque para o BR-Linux.org) e de outros setores da comunidade livre (obrigado a todos os sites e grupos de usuários que ajudaram a divulgar) fez com que o número de itens doados chegasse aos 3 dígitos, que o número de inscrições das escolas fosse contado em centenas, e que recebêssemos mais de 8000 votos para contabilizar.

Ao invés de distribuir dois ou três livros para uma escola, pudemos oferecer centenas de cursos, dezenas de livros, serviços, equipamentos, e até um servidor de rede RISC a 30 escolas, e isto é algo que certamente faz qualquer esforço valer a pena - nada mal para uma campanha gerenciada por uma única pessoa, promovida por um site mantido nas horas vagas! Mas ao mesmo tempo, o volume de trabalho dedicado a esta campanha nos últimos 2 meses foi avassalador.

Já que agradeci ao apoio da própria comunidade livre, dos doadores e da imprensa, creio que vale a pena mencionar um aspecto curioso: embora o objetivo da campanha fosse distribuir recursos gratuitamente para as escolas do ensino médio, e não contássemos com nenhum apoio institucional oficial, tanto o programa de Ensino Médio do MEC quanto a UNESCO foram contatados para divulgar a oferta entre as entidades educacionais brasileiras, e nenhuma das duas instituições se preocupou em oferecer resposta. Entendo que uma campanha que atende a apenas 30 escolas pelo Brasil, oferecendo doações que do ponto de vista do MEC e da UNESCO são de valor ínfimo, possa não atrair muita atenção dos órgãos que cuidam da educação em nível nacional, mas ao mesmo tempo reflito como tudo poderia ser diferente se estes órgãos apoiassem, incentivassem ou ao menos reconhecessem as iniciativas dos indivíduos e pequenos grupos com iniciativa.

Mas, com apoio institucional ou não, pudemos instrumentalizar uma quantidade incomum de doações, e as escolas já começam a recebê-las. O diretor de uma escola técnica do interior de São Paulo que recebeu um servidor RISC (doado pelo João Negrão, leitor do nosso site) escreveu: "Muito obrigado pela sua gentileza em nos informar e pelo seu apoio às Escolas, através da Campanha de Doação de material BR - Linux. Estamos muito felizes com a premiação recebida e por toda a atenção que nos foi dedicada. Esta doação trará muitos benefícios para nossos alunos e professores, pois teremos como disponibilizar uma instalação apropriada para o aprendizado do Linux."

E é este o objetivo que queríamos alcançar. Se em boa parte das 30 escolas que conseguimos atingir com esta campanha surgirem grupos de estudo ou interesse Linux, ou for fomentado o ensino de informática com liberdade. certamente teremos cumprido nosso propósito e contribuído para construir um Brasil melhor - e mais livre.

Outras informações

Veja outras informações sobre a campanha, incluindo a lista de escolas que se inscreveram, na notícia anterior sobre o assunto

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Andretyn () em 22/04 10:40

Só uma pequena pergunta, vai ter outra campanha igual?


» Fabio Sena () em 22/04 17:26

Gostei muito desta iniciativa, estou encaminhando para algumas pessoas que conheço na área de projetos sociais e cidadania, Parabens pela iniciativa, que ela venha seguida de muitas Outras.

[]s
Fabio Sena
Instituto Ação Empresarial pela Cidadania.


» Norma de Souza Lopes () em 01/05 12:19

Gostariamos de agradecer a br-linux e a Interface por essa oportunidade de habilitar nossos professores. Eles já começaram o curso e serão multiplicadores em nossa escola.
Parabéns a todos os envolvidos pelo sucesso


» vanessa dias de sousa () em 18/05 11:37

gostaria de saber se tem alguma escola de vitória da conquista ba participando dessa campanha e se estiver como é essa participação.
aguardo resposta

atenciosamente,

Vanessa Dias de Sousa

Estudante de Informática em Vitória da Conquista


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.