Notícia publicada por brain em abril 19, 2004 10:50 AM
| TrackBack
Mantendo o seu costume de agir em sintonia com a comunidade Linux brasileira, nesta sexta-feira o ITI entrou em contato conosco para informar sobre a I Semana de Capacitação e Desenvolvimento em Software Livre, iniciativa do governo federal para trazer a cultura e o conhecimento sobre o software livre para mil servidores públicos de todo o Brasil com qualidade, e acabar com a desculpa de que não há pessoal preparado para acolher e suportar este tipo de iniciativa ;-)
O evento vai durar uma semana (26 a 30 de abril), será realizado em 50 salas (com 20 computadores cada) da Universidade Correios (em Brasília) e as inscrições podem ser feitas por órgãos públicos de todo o Brasil - e não apenas os federais. Já há mais de 500 inscritos, e você encontra maiores informações nesta notícia do próprio ITI. Segundo consta, do evento deverá surgir até mesmo uma versão do Kurumin Linux customizada para uso no governo.
E se você não é funcionário público, mesmo assim pode apoiar: grupos de usuários de Brasília serão muito bem-vindos se quiserem atuar como apoio especializado para o evento. Os coordenadores dos grupos interessados podem entrar em contato comigo, que eu repasso a oferta.
Eu pretendo estar presente, e segundo o Leonardo Marques (tux-br) informa, haverá muitos expoentes da comunidade Linux brasileira por lá. Ele comenta: "O governo federal está promovendo aqui em Brasília a I Semana de Capacitação e Desenvolvimento em Software Livre. Fiquei impressionado com o número de cursos, são mais de 50 de todos os assuntos que você pode imaginar relacionado a software livre. Parece que agora o governo vai MESMO ficar livre, ou na pior das hipóteses vai gastar menos com software. Outra coisa interessante é que os cursos são ministrados por que entende do assunto, Aurélio, Arnaldo, Rubens Queiroz..."
Acessei os dados acima e fiquei impressionado com o nivel dos cursos propostos e dos instrutores.
Parabens ao governo federal pela iniciativa e parabens a comunidade de S.L. que tem conseguido mostrar as alternarivas e sua viabilidade de implantacao nos mais diversos niveis (pessoal, privado e publico).
Fiquem impressionado também com a proposta.
Espero que funcione.
Os estados bem que poderiam adaptar estes cursos para treinamento de seu pessoal. Distância menor, realidade comum, mesmos problemas etc..
Não é necessário reiventar a roda, só lubrificando os rolamentos o carro anda mais rápido.
Espero que pelo menos disponibilizem o material dos cursos e palestras para quem não puder ir.
Infelizmente o site de inscrição parece que foi feito meio que as pressas. Vários colegas estao tendo grandes dificuldades com a interface web criada, e muitos nao receberam a confirmacao das inscricoes feitas até agora, e nao sabem o que fazer. Até sexta feira, por algum erro na configuração, sequer a grade dos eventos estava disponibilizada.
Só espero que o governo adote uma outra postura sobre o SL a partir de agora, incluindo apoio a iniciativas tais como o Kurumin e outras.A dar crédito a algumas cabeças e falas da Conectiva por exemplo, tem-se a clara impressão que o SL "nacional" ainda não saiu da rampa de lançamento por absoluta falta de compromisso do governo, o que inclui apoio ao desenvolvimento e compromisso na hora de adquirir soluções.Vamos ver se tais iniciativas deslancham, ou se ficam na mera retórica.
Atualizado o site hoje, 1392 inscrições, tomara que os participantes consigam reproduzir os conhecimentos nos seus locais de trabalho.
uso o conectiva linux 7 e gostaria de saber como posso fazer funcionar uma VPN em meu servidor?
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.