Notícia publicada por brain em abril 15, 2004 12:32 PM
| TrackBack
O convite vem de Welington Braga (welrbragaNOSPAMyahoo.com), acompanhado deste link para maiores detalhes."Fiquei devendo à comunidade, desde o lançamento do site há alguns meses atrás, um tutorial sobre programação com Glade/GTK. Depois de bastante trabalho e falta de tempo posso orgulhosamente anunciar a todos que o tutorial está lá pronto pra todos que quiserem ler e aprender a usar estas poderosas ferramentas. Convido portanto a todos que leiam e enviem seus comentários, elogios e criticas. Obrigado e um grande abraço!"
Geocities informa:
"Desculpe, este site está temporariamente indisponível!"
Sabem informar se já há algum mirror do documento?
Obrigado.
Eu copiei o tutorial e o código fonte do hello world.
Está em:
http://200.228.204.202/mirror/
Boa sorte!
Parabenizo o Welington Rodrigues Braga pela obra e pela iniciativa.
Porém tem um ponto a destacar, o qual não diminuirá o meu apreço pelo autor.
Tendo isto esclarecido vamos ao ponto.
Notei nesta obra que o autor fez uso da Licença de Documentação Livre GNU (GNU Free Documentation License version 1.2), assim gostaria de saber, talvez do autor, o que o levou a escolher esta licença em detrimento das licenças:
- Licença Pública Geral do GNU (GPL) [General Public License] [http://creativecommons.org/licenses/GPL/2.0/legalcode.pt];
- Licença Pública Geral Menor do GNU [http://creativecommons.org/licenses/LGPL/2.1/legalcode.pt].
Só levanto este fato para mostrar que, mesmo sendo o Brasil o primeiro país a adotar uma licença homologada pela FSF em língua não-inglesa, ainda não tomei conhecimento de nenhum software ou até mesmo documento (visto que suas versões em inglês já foram utilizadas em documentos). E que muito tem se falado que o governo brasileiro esta muito devagar ou, para alguns, não esta rapido o suficiente na adoção de programas livres para computador (PLC), a comunidade brasileiro de fomentadores de PLC também não se mostra receptiva a estas licenças, visto que não as utilizam. Assim gostaria de ter este assunto melhor discutido aqui pela comunidade BR-LINUX.ORG.
Desde já agradeço a todos.
Augusto por favor corrigir o erros de ortografia a gramática.
1)
"...Porém tem um ponto a destacar..."
para
".. Porém tenho um ponto a destacar..."
2)
"...comunidade brasileiro de fomentadores..."
para
"...a comunidade brasileira de fomentadores..."
Me desculpe por não ter conferido antes de postar.
Saudações Leonardo S. R.
Em resposta a sua questão, não houve qualquer motivo em especial que me fizesse optar por uma ou outra. Apesar de já ter lido a Licença da CreativeCommons e a ter achado interessante, eu simplesmente segui o que já noto a algum tempo na Net ou seja, a maioria dos sites sobre GNU/Linux e afins adotam a FDL e no mais acredito que a licença em questão é mais apropriada para documentação do que a GPL que por sua vez é mais apropriada para os softwares em si
Parabéns pela iniciativa, Wellington!
Precisamos de mais produções desse tipo por aqui. Eu estou começando alguma coisa sobre glib e gtk+ e muito provavelmente adicionarei um link pra seu tutorial.
Tem alguns erros e 'práticas ruins de programação' que eu acho que poderiam ser revistos para uma próxima versão como falar que glade é uma linguagem, que a libglade não 'converte para GTK' e que é bom especificar o caminho completo para o arquivo .glade -- a localização do arquivo glade deve ser encontrada pelo ./configure e definida no programa por meio de uma constante definida durante a compilação pelas CFLAGS ou coisa do tipo.
Abraço!
Wellington,
Muito bem escrito e muitíssimo útil seu tutorial. Virou referência aqui. Parabéns mesmo!
Saudações Gustavo,
Obrigado pelo Incentivo e pelas criticas.
Realmente admito que há algumas práticas de má programação, mas a ideia realmente foi mostrar que a coisa pode funcionar de forma tão simples quanto se queira, pra quem está começando ver aquele monte de arquivos que o Glade, Anjuta, Diasce, Autoproject e outros criam acabam dando nó na cabeça.
MAs certamente que isso será aperfeiçoado futuramente conforme sua sugestão e conforme estava já previsto!
Parabéns pela iniciativa, Wellington!
Precisamos de mais produções desse tipo por aqui. Eu estou começando alguma coisa sobre glib e gtk+ e muito provavelmente adicionarei um link pra seu tutorial.
Patola,
Valeu pelo apoio. Não esperava que repercutisse tanto assim e já estou providenciando para migrar o site para um outro servidor que aguente rojão de verdade, pois o Geocities pecou ao me deixar na mão!
Só para avisar, o site pode ser acessado a partir do endereço http://gtk.por.com.br .
Valeu amigão!!!
Não seria melhor remover a página antiga e redirecionar o acesso para a nova (ou criar um atalho que faça isto)?
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.