Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Revista Isto É dedica 7 páginas ao software livre no Brasil

Notícia publicada por brain em abril 12, 2004 11:50 AM | TrackBack


A revista Isto É desta semana dedica 7 páginas de sua edição impressa ao software livre. Vários projetos pioneiros de uso de sistemas livres no governo e em outras instituições são abordados com detalhes na matéria, cuja abertura diz "Um movimento antimonopólio arrasta governos, empresas, instituições e usuários comuns, e coloca o Brasil como precursor na opção pelos softwares livres".

Isto É

A versão online do artigo é de livre acesso, mas comprando a edição impressa você pode ter a vantagem adicional de ver uma foto minha ocupando uma página e meia na abertura da matéria ;-) Fui um dos consultados pela revista, e durante a entrevista (que aconteceu em um belo dia de sol e vento, na praia da Joaquina, em Florianópolis) houve uma sessão de fotos - e uma delas acabou ilustrando a matéria.

O BR-Linux também aparece na matéria, e segundo a revista somos a página sobre software livre mais procurada no Brasil. Se for verdade, obrigado a vocês, que são a causa e o motor deste sucesso!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Renato Murilo Langona () em 12/04 11:42

Saudações,

Meus parabéns por mais essa contribuição sua à comunidade nacional e ao software livre, Augusto!

Abração!


» Toskinha () em 12/04 11:56

Que da hora!!!
Parabens Augusto, vou comprar a revista e guardar pra vc autografar :D

Que legal, veio numa boa hora, quase que em resposta à reportagem da Veja ein?


» Paulo Zambon () em 12/04 12:01

Vou ler a reportagem inteirinha. Parabéns. Adoro textos neste estilo. Devoro página a página! ;-)


» ldss () em 12/04 12:08

Parabéns pela reportagem!!!
Parabén ao Software Livre!
Com esta repostagem muitos irão abrir os olhos para o Software Livre! Show!!

E Augusto, considero este site tão importante como o slashdot! Parabéns!


» Eder Jordam () em 12/04 12:13

Olá Augusto e demais leitores do portal BR Linux.

Sem menor sombra de dúvidas, o BR Linux é um dos melhores sites de excelente conteúdo diário no Brasil.

Estou indo almoçar e logo mais, estarei adquirindo a revista Isto É desta semana. Meus amigos de faculdade vão gostar de ler esta matéria sobre o Software Livre.

Tenham todos uma excelente semana com muita paz, tranquilidade, saúde e muito trabalho!


» Adailton () em 12/04 12:15

Augusto, Parabéns

Li ontem, pois sou assinante.

Hoje, estou exibindo aos teimosos que acham Linux uma onda passageira (ainda existe quem assim pense).

Isso mostra que a 'onda' está varrendo o Mundo!
e também, que existe 'midia' e 'midia'.
Observe, ainda, que não é a primeira vez que IstoÉ traz reportagem sobre Linux/Software Livre.

Adailton
Registered User Linux 107410


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 12/04 12:20

Muito legal a matéria, mas segue aquela mesma onda genérica de matérias "introdutórias" ao Software Livre. Eu fico desanimado por essas matérias, porque Software Livre já devia ser algo mais "onipresente" - ninguém faz uma matéria introdutória ao Software Proprietário! A matéria vai indo e indo e fala dos telecentros, dos supercomputadores e tal mas não chega e diz "para substituir seu antigo sistema proprietário você precisa fazer ISSO...".

Por isso acho que não faz contraponto à matéria da Veja não, que atacou um ponto completamente específico. Aliás, essa matéria da Istoé ainda diz a mesma coisa que a Veja nas palavras do executivo da Microsoft entrevistado - e veja que ainda *NÃO* rebate a afirmação.

No fundo, ela é só mais uma matéria de auto-elogio. Precisamos de mais do que isso.


» Adailton () em 12/04 12:30

Patola,

Permita-me discordar: Só a Micro$oft acha ruim. E a resposta, do Amadeu da Silveira, está posta logo em seguida.
Mostrar casos de sucesso é importante. Como fazer deve ser procurado em midia apropriada. A revista é de informação semanal e não especializada.

Por fim, a matéria mostra várias vantagens do software livre e sua praticidade. Até pescador, que nunca tinha visto um computador, consegue usar ... Sem desmerecer os pescadores, eu só não entendo como fazem pro peixe morder a isca ...

Adailton


» Adilson Oliveira () em 12/04 12:54

Gostei *muito* da matéria. Achei-a bastante pertinente e voltada ao público leitor dela. Tomara que ajude mais pessoas a abrir os olhos.
Ah, Augusto, ficou melhor esta foto do que aquela estilo "Peter Norton" da Revista do Linux :-D

Adilson


» Alex Maia Sanchez () em 12/04 13:09

Primeiramente, parabéns Augusto, br-linux e Isto É.
Graças a revistas e pessoas coerentes que ainda existem neste pais, estamos traçando um rumo forte para o software livre.
Precisamos de exposição, não tendenciosa, na mídia, afim de mostrarmos a força e o poder de transformação que software livre proporciona.


» Pierre () em 12/04 13:20

Olá amigos,

Assim que vi o comentário aqui no site, fui correndo comprar a revista na banca.
Fiquei muito feliz, pois 8 páginas na ISTOÉ, mostra o crescimento do Software livre no Brasil.
Já que reclamamos tanto da mídia, agora chegou a vez de parabenizar a Istoé e incentiva-la a criar mais matérias sobre software Livre.
Ao Augusto mais uma vez meus parabéns pelo site e pelo seu papel na Comunidade Linux no Brasil.

Pierre


» xtcorp () em 12/04 13:36

he he he! e eu que achava que o Augusto era um sósia do Gianechini! :-) Não é... o cabelo é mais curto ;-)
Parabéns pela 'penetração', Augusto. Vamos continuar a dar audiência (não sei qual o termo certo!) ao br-linux para que possas transmitir teu conhecimento a outros canais/veículos da mídia... além de bebermos notícias direto da fonte, é claro!


» Luiz () em 12/04 13:42

Legal mais uma revista de circulação nacional não técnica falando sobre linux. Daqui a pouco, vamos ter todas as semanas alguem falando sobre linux =D

É o inicio da dominação mundial.. heheh


» Choye () em 12/04 14:10

É muito importante revistas deste porte abordar assuntos como o Software Livre. Eu espero ainda ver este assunto na seção "Economia" ou "Evolução", da revista Você S/A. Acho que vou mandar a sugestão, inclusive.

Gosto muito deste site e acredito que ele realmente foi elogiado com merecimento.


» Marcos Alexandre () em 12/04 14:29

Legal mesmo. Acho que todos devemos escrever elogiando a revista para que eles tenham um feedback positivo e façam isso mais vezes.

Introdutório ou não, é um prato cheio pra atingir as massas e levar mais gente a se informar melhor sobre o Linux. É incrível, mas se voce for no interior ainda vai ver muita gente que nem ouviu falar no Sistema.


» Knuckles () em 12/04 15:00

Parabéns a comunidade, a istoé e ao augusto... saiu bem na foto hahahahahaha.


t+ galera


» Wconserta () em 12/04 15:48

Beleza de reportagem terminei de ler agora , e é bem uma resposta a VEJA mesmo heheh , parabens a isto é por ser independente, e não fica se vendendo para tio bill como a veja fez

e parabens ao br-linux ta ficando bem famoso o site graça ao autor , e esta tendo credibilidade pois até personalidade como o Economista da tv cultura esta nas dicusões aqui no site


» Oliver Pereira () em 12/04 16:09

bom, em relação a matéria e a citação do br-linux é muito bom..parabéns ao Augusto, mais tenho que ser sincero.A sua foto não é algo que agrada meus olhos, poderia ter sido escolhido alguma "Usuária" ficaria melhor :-)


» Foca () em 12/04 16:15

Parabens a Revista que fez a reportagem pelo que eu vi online ficou muito boa, agora preciso ver a impressa.

Isso só vem a encalhar a pessoas que tem medo de colocar LINUX na sua empresa, aos adm de redes que preferen ficar com o seu RUINDOWS como serve e tendo problemas!

PARABENS AO RECONHECIMENTO
PARABENS A TODOS NOS QUE FAZEMOS DO Software livre.


» CaFeCrAfT () em 12/04 16:30

Revista Isto É > Veja ná matéria sobre Linux!... será na revista toda ??? lol


» Aijalom () em 12/04 16:38

Cara, achei interessante, especialmente os valores mencionados, indicando a redução de custos para as empresas que optaram por software livre.

Achei bem equilibrado e informativo pois menciona fatos que não conhecia, mesmo sendo leitor assíduo das notícias da área.

Assim, me desculpe Patola. Respeito sua opinião, mas você dizer, embora elogiando, que fica desanimado com matérias desse tipo... não entendo. Ao público a que se destina a revista, aos obetivos de manter pessoas em geral bem informadas sobre o que está acontecendo, enfim, ela não deixou a desejar.


» Deivison Alves Elias () em 12/04 16:52

Parabéns Augusto!


» PauloRznd () em 12/04 17:47

Augusto,

+ 1 Parabens,

Quem disse que Linux e o SL, são uma onda? Será que acompanhou o seu desenvolvimento gradativo.
Quem vê este fenomento como uma onda avassaladora, é por que fechou os olhos para o crescimento do movimento SL e do Linux, que agora alcançam a maturidade fortes e sólidos.


» walfredo junior () em 12/04 17:54

Parabens Augusto. ta se achando agora né!
Mas ve se atualiza as informações, vc vai deixar assim até quando !!!!

hehehehehehe.


Realmente o br-linux é muito bom.

Eu espero que o linux vire febre no Brasil e que tenha todo o respeito que merece, abrindo os olhos dos gerentes de TI que tristemente ainda acham que o linux é apenas uma brincadeira. Coitado dos Donos dessas empresas que gastam uma nota preta em soluções windows , com um resultado que não chega nem aos pés de uma solução linux ,com um custo muito menor do que eles imaginam.


» ThLux () em 12/04 19:22

Parabéns Augusto pela participação na matéria da Isto é!
Ha um ou dois anos atrás, lí duas reportagens, uma de John Hall e outra de Richard Stallman. Nas duas matérias, os dois profetizavam que em menos de dois anos, o Linux (software livre) estaria chegando com força total aos desktops. Hall foi mais categórigo nesta afirmação. Passado este período, posso dizer que ambos estavam certos. Hoje, após ler a matéria no site da Isto É, pude confirmei mais uma vez a assertiva dos dois acima e pude notar que muito foi feito e muito ainda será feito. É interessante ver que muitos ignoram o SL e ainda insistem em pagar caro para obter às vezes sistemas inseguros e bugados. Ainda em relação a matéria, tive a oportunidade de visitar o site da prefeitura de Solonópole no Ceará e ver o quanto estão adiantados em relação ao restante do país. Mais uma vez parabéns pela matéria, parabéns à Isto É, parabéns ao Site BR Linux que para mim tem sido uma referência em Linux e parabéns à todos os envolvidos nesta grande caminhada.


» Henrique Vicente () em 12/04 19:39

Essa matéria com certeza vai ajudar aos teimosos que dizem que software livre isso, aquilo.. a mudarem um pouco da opnião :)
Eu tou esperando para ver na próxima edição da IstoéÉ se vai ter uma propaganda da M$ dizendo Get The Facts (hahaha) :) e claro, os comentários dos leitores na seção de capa... agora Augusto sobre essa foto, seria melhor se tivesse um ambiente gráfico bem bonito aberto apenas para chamar a atenção do curiosos :)


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 12/04 20:08

"Assim, me desculpe Patola. Respeito sua opinião, mas você dizer, embora elogiando, que fica desanimado com matérias desse tipo... não entendo. Ao público a que se destina a revista, aos obetivos de manter pessoas em geral bem informadas sobre o que está acontecendo, enfim, ela não deixou a desejar."

A minha reclamação foi que a matéria na verdade é igualzinha àquelas matérias de 3 anos atrás falando que o Software Livre "está chegando lá". Porra, como pode? Ele já chegou, ele já é usado, ele já tem desktops completos e aplicações robustas orientadas por GUI, ele engenheirou inversamente protocolos proprietários para conseguir conectividade com eles, ele permitiu criações como o Kurumin e o Kurumin Games... A matéria não passa de informação contemplativa: "olhem, lá longe, aquele pessoal lá pobrinho usando o tal do software livre..." ou "aquela empresa com centenas de computadores, puxa, eles usam Linux!", mas não traz exemplos concretos, na cara, não fala nada de útil e no fundo só diz: "Existe Software Livre e até tem gente que usa!" Baaaaah, isso não é novidade, me lembro uma matéria de uma revista chamada "Amanhã" em que eles foram BEM mais específicos - isso deve fazer uns dois anos -, chegando a mostrar como era dentro da sede da Conectiva e como fazer se você queria entrar nesse 'maravilhoso mundo'.

Matérias meio 'puxa-saco' e genéricas demais como essa já não fazem mais bem, porque todo mundo que devia saber o que é software livre no fundo já sabe. Mais útil seria se a matéria viesse refutando de cara os pseudo-argumentos do "Get The Facts!" da Microsoft (e não, ela NÂO refutou, vamos abrir os olhos, pessoal?) com MUITOS dados, falasse nome de produtos pra instalar pra migrar (Openoffice, Mozilla, aquele CD com várias aplicações de Windows pra migrar pra Software Livre), com dicas para uma migração ou experiência sair o melhor possível ("contrate uma consultoria especializada em migrações e não um primo do amigo do filho...") e muitas outras estratégias.

Mas nãããããão, tivemos outra matéria que enche os olhos de quem gosta de software livre mas faz pouco mais do que isso. Ainda o trata como uma excentricidade distante que de vez em quando dá certo, como um sonho de hippies cabeludos que um dia até poderia ganhar a cena, e coisas assim.

Vejam as matérias do Luiz Nassif pra contrastar. O nível de informação é muito maior! Mesmo que alguns argumentos dele estivessem equivocados, ele não fez um levantamento vago e idealizado. A matéria dele convence ou desconvence; a matéria bobinha sobre software livre só faz você dizer para sua mãe que leu a revista: "Viu, mãe? Eu mexo com isso!" - Mas desista, ela não vai deixar você substituir o Windows dela só por causa disso.


» Sandro () em 12/04 22:35

Patola comentou :
"Mas nãããããão, tivemos outra matéria que enche os olhos de quem gosta de software livre mas faz pouco mais do que isso. Ainda o trata como uma excentricidade distante que de vez em quando dá certo, como um sonho de hippies cabeludos que um dia até poderia ganhar a cena, e coisas assim."

Conforme já comentado, penso que ao publico que se destina, a matéria foi cumpriu seu papel no sentido de informar que , ao contrário de uma excentricidade, os programas livres tem seu lugar tanto no setor privado (Petrobrás, Itautec, Varig,etc) quanto no público, informando os investimentos do Governo nos mesmos. Uma notícia que acho desanimadora mesmo : http://www.cipsga.org.br/article.php?sid=4969&mode=thread&order=0&thold=0


» nobody () em 13/04 01:35

Parabéns nerd :-PP


» heber a . santos () em 13/04 03:27

Estamos chegando la!!! :) Parabens a todos da comunidade e especialmente desse site. Felicidades


» bebeto_maya () em 13/04 03:39

__A Revista IstoÉ proclama-se independente, e sempre foi. . .Só leio ela. Veja e Época uso de combustível pra fogueira do São João. Parábens ao Augusto.


» IF NOT () em 13/04 04:46

Isso é bom mesmo para informar as pessoas Leigas que elas tem alternativas convenientes que é uma realidade. Claro, que acredito que ninguém que vai ler a matéria vai pedir para um técnico instalar Linux no micro.
Ter um Computador é o que interessa. Isso ainda é a novidade, a Internet. As pessoas se sentem o maximo por poder fazer compras na submarino e textos no word.

Quando você diz que o Linux é gratuito o leigo nem bota fé.
A grande maioria (Leiga), quer realmente saber são:

-Vou poder ter uma conta de e-mail usando Linux?
-Vou poder fazer compras no Submarino?
-Vou poder baixar videos e musicas pela internet?
-E o Word tem no linux?

Essas perguntas são frequentes as pessoas ainda são muitos desinformados e não tem grande interesse sobre segurança e estabilidade.

As pessoas ainda vão pelo Marketing. Microsoft banca comerciais e paga bem para treinadores do Sistema. É mais chamativo um comercial do que uma matéria em uma revista. O numero de leitores ainda é bem pequeno comparado lógico com T.V e outros meios de fazer propaganda.

O que interessa como disse é a novidade o Computador e a Internet seja com Windows ou não. Windows pirata ou original. Tem que informar a pessoas que podem ver videos, escutar mp3, usar um editor de texto e comprar na submarino usando O Sistema Operacinal Linux e estando Legal.


» Leonardo () em 13/04 08:28

Concordo plenamente com o Patola.
MUITO superficial.
A Istoé tem um público que vai acabar dizendo que "Linux é coisa de pescador" pra não o usar.
Recomendaria numa próxima oportunidade (ei Augusto, faça um SÉRIE sobre Linux na Istoé) comentar de jogos para Linux, planilhas, browsers, da NÃO NECESSIDADE de antivírus, onde baixar, etc etc etc.
Fale de pessoas (como eu) que não usam Windows pra nada há anos e anos...
;-)
Acho que a Istoé é um bom lugar pra começar uma curiosidade do "grande e leigo público" sobre que "nhaca é esse tal de Linux"


» Márcio Inácio () em 13/04 09:03

Se ta bom tá ruim; se ta ruim tá bom!!! não vamos colocar a carroça na frente dos bois!.
Parabêns Augusto, o BR-Linux realmente é muito bom e você merece o destaque.
Quanto as reclamações, não sei na revista, mas na reportagem on-line tem alguns links no topo, logo após a foto do Augusto, no primeiro fala das diferenças entre software e hardware e depois em software proprietário e Open Source, onde inclusive foram muito felizes em deixar claro que livre e diferente de grátis, e também falam bem do SO Linux. "O linux é o melhor e mais usado sistema operacional livre."
No segundo falam onde tem mais informação, inclusive citam o br-linux, o foca-linux, o softwarelivre.gov e o cipsga.
e principalmente, no meu ponto de vista é claro, o terceiro que fala dos programas Open Source, foram muito felizes em dizer qual o software, o que ele faz e o seu site, e ainda por cima disseram o que ele faz e não a quem ele e compátivel, o exemplo mais simples foi o OpenOficce: "Pacote de escritório, composto por editor de texto, planilha
de cálculo, editores de apresentações e desenhos"; Notem bem que eles não disseram Pacote de escritório compátivel com o MSBlablabla.
E isso ai, estou satisfeito, parabêns a Isto E e novamente parabêns ao Augusto.


» Hélio Rios () em 13/04 09:26

Parabéns Augusto.

Você representa muito bem o Movimento Software Livre Brasileiro.

Sucesso !


» Wconserta () em 13/04 11:07

Pessoal a materia foi feita mais para o empresario lêr afinal quem compra "veja" "isto é" são mais empresarios que mal sabem mexer no word e no seu e-mail por exemplo e para esta publico a materia esta otima pois deu exemplo de empresas grande usando em larga escala o linux


» Augusto Campos () em 13/04 11:59

Obrigado pelos comentários, pessoal.

Só para esclarecer para quem me encaminhou sugestões, eu não escrevi a matéria nem tenho relacionamento próximo com a revista - eles apenas me consultaram. Fui uma fonte, e não o autor.


» Josué (bit) () em 13/04 15:02

Comprei a revista muito boa. A foto ficou muito simpática. :)
E a matéria também.


--bit


» Cleyton Fábio () em 13/04 15:56

Acho que este e uma das grandes provas que temos o melhor para mostrar.

Augusto Campos meus parabens e continui o otimo trabalho da BR-Linux.

Acho que você merece os meus agradecimentos e de todos aqui, então obrigado por defender a nossa causa.


» Rodrigo Messias Barros () em 13/04 16:16

Pessoal e Luiz,

Eu trabalho na área financeira, e posso dizer que na Gazeta Mercantil(há umas duas ou três semanas) saia todos os dias uma matéria na seção Telecomunição&Informática sobre o Linux. Então Luiz, não foi toda semana e sim todo dia. Concluíndo, isso(a "onda" SL) já chegou no setor financeiro das empresas... E é, no setor financeiro, que as verbas são ou não liberadas, de acordo com o custo/benefício.

Deu pra imaginar o que irá ocorrer?!

Parabéns Augusto! Você mostra, com iniciativas como a do site, o que é possível fazer pelo software livre neste país. E a Isto É, por conseguinte, também...com reportagens como essa. Parabéns, Isto É! Vou adquirir meu número.

Grande abraço a todos!

Rodrigo Messias Barros
Campinas-SP
UserLinux#259.148


» Bofe () em 13/04 16:44


Ateh que vc eh simpatico Augusto... precisando de um bofe ? hahah . to brincando.

Parabens cara por representar tao bem a comunidade de S.L

.

Obs; Nao sou gay e nao sou o Patola :)


» Ildenir () em 13/04 17:38

Realmente o BR-Linux eh uma referencia em linux. Eu visito o site mais de uma vez por dia. Ele eh minha principal referencia em linux, e uso tambem como fonte de links.
O site eh um exemplo a ser seguido.


» CaFeCrAfT () em 13/04 18:52

Galera, aproveitando o bonde!.. a br-linux ja tem camisas pra vender ???


» Bill Gates () em 14/04 11:07

O Patola ta indignado porque ele queria estar no lugar do Augusto. Se liga Patola! De gente como você a comunidade não precisa!
Você é um daqueles típicos usuários que querem o GNU/Linux só pra você; que ele seja underground para sempre. Mesmo você dizendo que a IstoÉ deveria dizer que não, o GNU/Linux não é novidade e tal. Lamentável! Eu, Bill Gates, agradeço!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.